Aliança Batista do Brasil pede perdão por omissão e colaboração com a ditadura militar: “Erro lamentável”

15

Na semana em que se lembra o 50º aniversário do golpe que resultou na ditadura militar, a Aliança Batista do Brasil (ABB) emitiu nota pública pedindo perdão pela postura conivente, omissa e colaborativa com o regime instaurado pelas Forças Armadas e que resultaram no cerceamento das liberdades individuais por 21 anos.

De acordo com o documento, a ABB considera a postura de muitas igrejas e lideranças à época como um “erro lamentável”, e afirma que se calar a respeito desse capítulo seria um equívoco “ainda mais pecaminoso e vergonhoso”.

“Por ação e omissão pecamos contra os princípios de amor, liberdade e justiça que são as marcas do Evangelho de Jesus Cristo, e por isso pedimos perdão”, sintetiza a nota.

No entanto, a ABB pondera que lideranças e igrejas batistas resistiram ao regime, entre os anos de 1963 e 1985, quando a democracia foi restabelecida, e cita como exemplo a Igreja Batista Nazareth, de Salvador (BA), que se manteve firme “erguendo sua voz de denúncia profética durante o período da ditadura”, e também os pastores Djalma Torres e David Malta.


O encerramento da nota da ABB diz que o gesto pretende honrar “todas as demais lideranças batistas que não se calaram e enfrentaram corajosamente o regime que atentou contra as liberdades fundamentais do ser humano e do povo brasileiro”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


15 COMENTÁRIOS

    • Me digam qual a igreja que não tem participado com os poderosos em oprimir os mais fracos? Todas se envolvem na politica suja e corrupta! E isso é nogento!

      • Lamento mas penso que os senhores deveriam sinceramente buscar a história para ver se de fato “todas” as religiões se envolveram politicamente nos conflitos políticos do mundo. Não gosto de religiões mas sei que isso não é verdade. À César o que é de César.

        • É vdd Alexei, agora é moda colocar todos e tudo em uma sacola furada! Afinal ninguém é perfeito pois tá escrito: Seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso. Será que a familia de Noé era a pior familia e aquele povo bom demais para perecer não Deus sempre tem aqueles que o reconhece como senhor da sua vida!

  1. ” Depoimentos da Igreja Universal são armados

    A Record vem exibindo há cerca de um ano, nos intervalos comerciais de sua programação, histórias em formato de depoimentos de profissionais bem sucedidos, após ter começado frequentar a Igreja Universal. Os vídeos da campanha chamada ‘Eu Sou a Universal’ chegam a impressionar pela veracidade que passa, porém, o que ninguém sabia é que esses depoimentos são falsos, uma armação.

    Segundo uma fonte, que chegou a participar da seleção de atores, os personagens que contam suas histórias e falam de sua trajetória bem sucedida, após ter conhecido a igreja Universal, são atores contratados e não são seguidores da Igreja Universal, praticamente todos envolvidos não são evangélicos. Os personagens foram escolhidos através de agências e receberam como cachê o valor de R$300,00. Porém, 30% desse valor fica para agência que indicou o profissional.

    No final de 2012 houve um teste de VT na Record, para a seleção dos atores. A exigência da produção que gravou os depoimentos, era que os atores fossem rostos desconhecidos do meio televisivo e publicitário.

    O difícil é entender qual o motivo da igreja não fazer os depoimentos com pessoas reais. Será que entre todos os fiéis da Igreja Universal não há nenhum que tenha uma história bem sucedida?”

    FONTE: observatório da televisão

    • ESTRANHO: coloquei o nome de um deles no Google: Gustavo Boccoli. E os resultados confirmam que ele realmente é um jogador de futebol.


      Assine o Canal
  2. pois he!
    depois falamos mal, da igreja católica, quando o papa pio XII, foi tmb omisso, conivente e participante no hitherismo, o certo eh. quando nossa liberdade está em chek, e estamos sem graça, recuamos diante das mazelas do inimigo!

  3. A primeira coisa que temos que ter em mente é que o movimento revolucionário de 1964 foi absolutamente NECESSÁRIO. Em 64 não havia nada de democrático, tínhamos um governo fraco, corrupto e francamente pró-comunismo estava aboletado no poder. Institui-se um arremedo de parlamentarismo que beirava o patético, e o caos político era a norma.
    brizola_jango

    Convenhamos, a normalidade democrática não dá motivos para a instauração de um golpe, seja ele de qualquer natureza. O fato é que, durante o governo do presidente João Goulart, aqui haviam comunistas para todos os lados, prontos para dar o bote. Há relatos de atividades de treinamento de guerrilha feitos no Brasil por agentes cubanos, desde 1961.

    Outro fato deixou a sociedade alarmada: na Central do Brasil, em 13 de março de 1964, ao lado de Jango, Brizola sugeriu a criação de um governo que funcionasse à revelia do Congresso. Mas isso pouco importa à corja que hoje comanda as instituições do país; o que realmente importa é o fato de que eles tiveram seus sonhos de dominação adiados pelo regime militar.
    Pela sua própria natureza, o cristianismo é conservador. Nosso papel é preservar a palavra, a revelação e os feitos sob a terra para todas as gerações, as revelações e o legado da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de forma alguma podemos nos esquecer disto. Assim, para conseguir alcançar seus objetivos, as forças militares conseguiram reunir junto a si as forças conservadoras que estavam atuando de maneira dispersa na luta contra os comunistas.

    O momento de instabilidade política de 1964 exigiu que providências enérgicas fossem tomadas, e as Igrejas não tiveram outra alternativa: boa parte dos religiosos brasileiros apoioaram os militares para a tomada de poder. Era preciso evitar que o país seguisse o rumo desastroso de Cuba.

  4. FUI BATISTA E FIQUEI DO LADO NA TOMADA DE PODER PELOS MILITARES,APESAR DE SER ATEU HA 40 ANOS EU NAO QUERIA UM PAIS COMUNISTA NO PODER ENTAO PREFERI A ORDEM HOJE VIVO ACUADO EM MINHA CASA SEM TER LIBERDADE DE IR E VIR O PAIS SEM SAUDE EDUCAÇAO E MUITO MENOS SEGURANÇA. FELIZ E A NAÇAO CUJO DEUS SEJA A EDUCAÇAO SAUDE SEGURANÇA.

  5. Pedir desculpas aos guerrilheiros,comunistas e outros tantos que tentaram na época implantar o comunismo no Brasil e que hoje estão no poder fazendo o que vocês estão vendo é certo,porque não pedir desculpa a tantas as famílias que foram destruídas por eles, estes tais guerrilheiros que hoje estão no poder,sabemos que não é feito nenhum pedido de desculpas,poque eles não são nenhuma ameaça,e também não pode satisfazer os vossos interesses,quando mudar vocês pedirão desculpas interessadas,que DEUS nós livre de vocês.

    • Concordo com você.
      Hoje viveriamos uma ditadura esquerdista atrelado a Venezuela, Cuba e Rússia.
      E olha que se algo acontecesse aqui, a Rússia nos anexariam como ocorre na Criméia.

  6. Assim diz o Senhor: O ÚNICO PROVENTO que devera chegar nas mãos das Igrejas para suprimento da minha casa é verdadeiramente a oferta semanal que devera ser individual e estipulada de livre e espontânea vontade de cada filho meu em um envelope limpo de qualquer engano de propósito,ou corrente, ou voto etc… Este provento devera ser ofertado a mim o seu Senhor com muita alegria no coração e mais, se o meu filho precisar pedir perdão a outro irmão de fé ou de sangue por alguma transgressão cometida,( jamais e em hipótese alguma ), deverão dar a oferta enquanto não ir até a este irmão pedir perdão e lavar os pés do mesmo em respeito e humildade ensinado por mim o seu Senhor Jesus Cristo para todos vocês pois a oferta ao Senhor é Santíssima.

    Assim diz o Senhor: Todos os Pastores que eu mesmo escolhi para levar a minha palavra estão me desobedecendo e eu não estou mais alegre com eles e com o rumo que as coisas estão hoje nas Igreja.

    Assim diz o Senhor: Parem com este engano e mentira de ensino egoísta usados por vocês para levarem ao meu povo as Igrejas dizendo a eles que receberão riquezas + milagres+dinheiro no banco + saúde,(apenas preguem a minha palavra pois ela já basta para minhas verdadeiras ovelhas irem atras de seu pai e se entregando a mim em verdade sim conseguirão misericórdia + amor+libertação+tudo e este tudo é de graça com a minha graça e paz para todos )

    Assim diz o Senhor: Pregando a minha palavra, ensinem ao meu povo para observar a minha palavra todos os dias, ENSINEM E PRATIQUEM nas minhas Igrejas como ser misericordiosos com o seu próximo levando aos necessitados, alimentos, amor, e a minha palavra ao mundo todo, é assim que eu gostaria que todos aqui na terra fossem Salvos e se entregassem a mim seu único Deus vivo e não da maneira que vocês Pastores escolhidos por mim aqui na terra estão fazendo,não me agrado mais de vocês, peçam misericórdia e me obedeçam para eu retornar a todos vocês,(ASSIM DISSE O SENHOR )

    Povo de Deus, leiam imediatamente na Bíblia Sagrada, livro inteiro do Profeta Oseias e do Profeta Joel. TODOS OS OBREIROS DE DEUS MAIS TODOS MESMO !!! DE TODAS AS DENOMINAÇÕES, deverão ouvir o CD abençoado e ungido do Pr.Juliano Son – pra que outros possam viver e o CD também muito abençoado do Ministro Fernandinho – Sede de Justiça.

    Sou uma simples serva do Senhor, não conheço nem o Pastor Juliano e nem tao pouco o Ministro de louvor Fernandinho, apenas tive revelação de Deus e antes de mim compartilhar com vocês fui atras dos louvores abençoados e conclui o que Deus queria de mim,( pertenço sozinha apenas como serva de Deus do Assim Diz o Senhor).

    Entendendo as Promessas de Deus Quanto às Bênçãos Materiais

    (Mateus 6:25-33)

    Em seu poderoso sermão do monte, Cristo tratou de nossa necessidade de bênçãos materiais, dadas por Deus. Em Mateus 6, Cristo reafirmou a seus ouvintes da época, e reafirma aos Cristãos de hoje, que Deus proverá as necessidades básicas daqueles que buscam seu reino. Assim como ele alimenta as aves e veste as ervas, quanto mais dará ele aos seus filhos que são criados a sua própria imagem. Um verdadeiro filho de Deus nunca deveria se preocupar com suas necessidades materiais. Desde que o cristão não seja indolente, Deus proverá.

    Há, no entanto, religiões e pregadores, hoje em dia, que levam a promessa de Deus muito além do que ele disse. Estes grupos e homens ensinam que, por servir a Deus, podemos ganhar riqueza bem além do que é suficiente para as nossas necessidades materiais mínimas. Geralmente, estes grupos ensinam que o cristão pode também ter boa saúde e que os problemas físicos terminariam se ele servir a Deus fielmente e se contribuir generosamente para “sua causa”. Ainda que estas promessas soem muito bem, Deus em nenhum lugar de sua palavra deu tais esperanças ao seu povo. Aqueles que ensinam tais coisas enganam os ouvintes e condenam suas próprias almas, por acrescentarem à palavra de Deus (Apocalipse 22:18). Se estas doutrinas estão em conflito com as Escrituras, então por que os homens as ensinam?

    Primeiro, como em todas as coisas, há alguns que ensinam estas doutrinas simplesmente para aumentar seus próprios ganhos. Usando os desejos daqueles que querem uma vida financeiramente melhor, ou uma melhor saúde física, estes falsos mestres prometem resultados para aqueles que contribuírem “generosamente”. Esse dinheiro é então usado para o ganho pessoal, em vez da obra de Deus, o pretexto para o qual foi dado. Esta prática é muito similar à dos falsos mestres, descrita na Bíblia. Note uma descrição em particular em 2 Pedro 2. Descrevendo os falsos mestres, Pedro disse:

    . . . tendo olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos (vs. 14).

    . . . abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça (vs. 15).

    . . . porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões car-nais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir daqueles que andam no erro (vs. 18).

    Os falsos mestres, tanto na-quele tempo como agora, fre-qüentemente procuram ganho financeiro ao enganar, de propó-sito, aqueles que sinceramente se esforçam para servir a Deus.

    Este texto acima , Entendendo as promessas de Deus, foi tirado da revelação e Inspiração que Deus abençoou o nosso irmão Dennis Allan do O que esta escrito e andando na verdade.

    MEU SENHOR DEUS, ABENÇOE A CIDADE DE JERUSALEM E TODA A TERRA DE ISRAEL, EM NOME DE JESUS CRISTO MEU SENHOR E SALVADOR DE MINHA HUMILDE VIDA, QUE ASSIM SEJA PARA SEMPRE.

  7. Povo de Deus, me ajudem a divulgar isso pois agora o pastor das multidões esta pedindo R$100,00 por pessoa para orar em nome de Deus, tenho medo que o povo acredite e aceite fazendo assim o nosso Senhor chorar de tristeza pois Deus nunca nos cobrou nada para nos abençoar.

    Povo de Deus, volte para Jesus de graça imediatamente,leia na Biblia Sagrada( livro inteiro de Daniel +Jeremias + Oseias+ Joel +Colossenses ) DEUS VAI FALAR MUITO COM VOCE DE GRAÇA.

    Não esqueçam de ir atrás dos Cds abençoado do Pr. Juliano Son-para que outros possam viver e o Cd do Ministro de Louvor Fernandinho – Cede de Justiça. Estes dois Cds é para todo obreiro da Obra Verdadeira do Senhor ouvir -URGENTE.

    Jeremias 23

    1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

    9 Quanto aos profetas, já o meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido de vinho, por causa do Senhor, e por causa das suas santas palavras.

    10 Porque a terra está cheia de adúlteros, e a terra chora por causa da maldição; os pastos do deserto se secam; porque a sua carreira é má, e a sua força não é reta.

    11 Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor.

    15 Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.

    16 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor.

    17 Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.

    18 Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?

    19 Eis que saiu com indignação a tempestade do Senhor; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.

    20 Não se desviará a ira do Senhor, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente.

    21 Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.

    22 Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.

    23 Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?

    24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.

    25 Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.

    26 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?

    27 Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.

    28 O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.

    29 Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?

    30 Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.

    31 Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.

    32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor.

    33 Quando, pois, te perguntar este povo, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é o peso do Senhor? Então lhe dirás: Este é o peso: Que vos deixarei, diz o Senhor.

    34 E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: Peso do Senhor, eu castigarei o tal homem e a sua casa.

    35 Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o Senhor? e que falou o Senhor?

    36 Mas nunca mais vos lembrareis do peso do Senhor; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus.

    37 Assim dirás ao profeta: Que te respondeu o Senhor, e que falou o Senhor?

    38 Mas, porque dizeis: Peso do Senhor; assim o diz o Senhor: Porque dizeis esta palavra: Peso do Senhor, havendo-vos ordenado, dizendo: Não direis: Peso do Senhor;

    39 Por isso, eis que também eu me esquecerei totalmente de vós, e tirarei da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais;

    40 E porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida.

  8. Quem foi que deu essa declaração?

    É pastor em qual lugar?

    Eu pergunto, não apenas por perguntar, mas por entender que a maioria dos supostos pastores que contribuíram se não morreu, está gagá.

    Necessita-se de dados, de mais ênfases nas notícias, senão daqui a pouco vou dizer que, a associação dos blogueiros pedem desculpas por terem apresentado apenas notícias mentirosas e de propósito, por exemplo.

    Evidente que não é assim, então que digam quem são os pastores da batista, a quem deduram, pois deve desculpas diretas aos parentes dos que sofreram sendo ou não apreciadores do comunismo.

DEIXE UMA RESPOSTA