Brasil

Após votação do STF que descriminalizou aborto de anencéfalos, lideranças cristãs se manifestaram lamentando decisão

Comments (30)
  1. isac disse:

    Pastor Ricardo gondim apoia decisão do STF em seu twitter.
    Alguns de seus comentários de apoio ao STF não se restringem ao aborto de anencéfalos, mas a embriões de forma geral comparando-os à amebas e ao câncer em sua suposta a “ausência de humanidade”. Em outro tweett declara que acha “uma tremenda estupidez querer manter um corpo em funcionamento apenas por que funciona… Apoio o STF.” estendendo seu apoio à eutanazia. Eis, na integra, alguns de seu tweetts:
    “Acho uma tremenda estupidez querer manter um corpo em funcionamento apenas por que funciona… Apoio o STF.”
    “Romanos 13.1 – #STF”
    “Células se multiplando não significa humanidade – as amebas e diversos tipos de câncer fazem o mesmo. #ApoioSTF”
    “Esperança, senhora que reverencio. Ela nunca para de repetir “não desista”. #STF”
    “Quem leu “Chatô, o rei do Brasil” sabe como o Brasil pronvinciano mudou; a ética caminha, cheia de idas e vindas, mas caminha… #STF”
    “Faz poucos anos, grupos conservadores lutaram desesperadamente para evitar o fim da escravatura; a ética caminha, lenta… #STF”
    “Na Idade Média, condenados à morte eram esquartejados e pendurados em estacas por dias; a ética caminha, lenta, com idas e vindas… #STF”
    “Na Idade Média, crianças trabalhavam até a morte; a ética caminha, lenta, com idas e vinda, mas caminha… #STF”

  2. mauro disse:

    Acardia, agenedia renal, hipoplasia pulmonar, atrofia muscular espinhal, holoprosencefalia, ostogênese imperfeita letal, trissomia do cromossomo 13 e 15, trissomia do cromossomo 18. São todas afecções congênitas letais.

    O Aborto é a solução?

    1. Rogerio disse:

      Obviamente que é,não sejamos hipócritas…

    2. L.Borges disse:

      Mauro, faltou incluir o caso de quem nasce HIV positivo.

      A solução é matar também?

      É claro que o STF acabou de abrir precedente para eugenia. O próximo passo é legalizar o aborto até o final do governo Dilma.

  3. Aline disse:

    A decisão tem que ser exclusivamente da mulher. Não só em casos de anencefalia mas em qualquer situação. Não vejo diferença entre permitir o aborto em caso de estupro (pois pode causar danos psicológicos na mulher), ou o aborto de uma gravidez indesejada (que também pode causar danos a mulher se esta não quer ser mãe). As pessoas que são “pró vida” o são para o feto mas a mãe e a criança (essa sim tem que ter seus direitos assegurados pois se trata de uma vida independente da vontade de outro) que tenham seus problemas.

  4. Marco Antonio disse:

    Mas não proibida a eutanásia no país?…

    1. Marco Antônio___ Outra coisa que eu não entendo… proibir a eutanásia… doenças degenerativas graves e câncer terminal, por exemplo, arrancam a dignidade de uma pessoa e acho que se essa pessoa deseja morrer de maneira assistida para deixar de sofrer, sua vontade deveria ser respeitada…

  5. Marco Antonio disse:

    Digo, não é proibida…

  6. é o espírito que atuava no hitler,
    que queria uma nação de pessoas supostamente puras, e perfeitas,
    que até proibia de ter filhos, casais que tinham históricos de deficiências na família,
    para não correr o risco de nascer mais um deficiente, por herança genética.

    só no sapatinho !
    da pra se percerber bem, a astúcia malígna entrando sorrateiramente na sociedade mundial, quebrando os princípios éticos morais, que até então , servia de proteção a vida na sociedade.

    e como sempre, a corda arrebenta no lado mais fraco.

    os algozes do profeta Daniel, criaram uma lei, dizendo que era pra uma coisa,
    mas a intenção real era outra. MATAR UM INOCENTE.

    se estes governantes, adéptos da filosofia religiosa, chamada de ESTADO LAICO, que em outra palavras quer dizer: DEUS , NÃO INFLUÊNCIE !
    estão realmente preocupado com algumas mães, e seus supostos direitos ;
    por que os setores da saúde esta um caos, enquanto se gasta dinheiro público com carnaval e futebol.

    todos os dias, noticias e mais noticias de hospitais pelo brasil inteiro , numa mazela sem fim.
    ´so pode ser coisa do cramunhão. ou os governantes não estão usando o cérebro , quer pensam que é perfeito.

    1. Edna Barreiros disse:

      Disse tudo, Gilmar! É muito triste ver no que está se transformando o nosso país!

    2. mas sempre se começa sorrateiramente, só no sapatinho, o capeta é astuto, sabe como trabalhar a mente humana. tudo na vida começa aos pouquinhos, debaixo. hitler, começou marcando o povo judeu com um exagrama ou parte dele. por fim , tratores empurravam milhares de corpos nas valas.

    3. é a rotação do mundo que me deixa assim, muita coisa a processar.

    4. e os negros, não lembro o que tinham .

    5. afinal, as idéias podem até não bater, mas daí ,intentar contra a vida do outro, seja gay,judeu , negro, deficienciente, feto, só pode ser por influencia do cão.

    6. hitler era um protótipo do último lider genocida que haverá na terra. aí de quem estiver no seu caminho.

    7. pior que pode ser, considerando que Pr, é apenas um título, e a bíblia, fala em apostasia.

    8. vc brincou que pode ser um pastor, porém a bíblia diz que ele desprezará o amor das mulheres.

    9. de qualquer maneira, segundo nossa interpretação, não pretendo estar aki nesses dias, seja um pastor apóstata, ou um gay, ou um hitler,

    10. Jose Gilmar de Souza é o cara… fala com a autonomia cristã… que deveria ser a instituição com menos credulidade pra falar de ética e moral… ademais moral não é má nem ruim, uma pessoa moralista é uma pessoa que segue um comportamento que ela e seu grupo julga MORAL, sendo assim Nazistas, Crstãos, Assasinos, padres, Pastores e todo o resto são moralistas pois defendem cada um a sua moral, então deixemos de lenga-lenga, por que de santa as religiões não tem nada..

    11. Francisco Pinheiro ,
      por isso mesmo, prefiro ter com meu senhor e salvador, o próprio JESUS CRISTO , a religião encarnada em pessoa, em cujo carater não há sombra nem variação,
      considerando que a palavra religião vem do verbo religar, JESUS é a própria religião que liga a DEUS PAI TODO PODEROSO, todo aquele que por meio da fé, reconhecer sua condição de pecador, sujeito a condenação pela segunda morte, para que seja resgatado e ainda em vida assinar o contrato da VIDA ETERNA , AMÉM.
      A JESUS, religião em essência, seja a glória, o poder e a magestade para todo o sempre.
      e eu como pecador por natureza, dependente DELE para santificação , sem a qual ninguem verá a DEUS.
      o resto é resto. QUEM NÃO TÁ NA MÃO DE DEUS, TÁ NA UNHA DO CRAMUNHA.

    12. Jose Gilmar de Souza uhauhauha…. Pow véio vc até que argumenta bem é inteligente e convicto de suas crenças, admiro isso nas pessoas… Mas as vezes sai com umas que são meio "marcas de rebanho" QUEM NÃO TÁ NA MÃO DE DEUS, TÁ NA UNHA DO CRAMUNHA. Desculpe-me é cômico

    13. Jose Gilmar de Souza, a questao da saude publica é fato, esta um absurso..mas isso é outra questao.

      O que esta em jogo é o fato de uma mae ter direito de acabar com o sofrimento dela e de sua familia, ja que a criança não vai viver. E mais: a mae corre risco..

      Somos uma sociedade laica, devemos pensar em todas as pessoas, independente se acreditam em jesus, ala, ou buda, ou nao acreditam. Todos devem ter direitos… Voce fala de Hitter, ele acabou com os direitos das pessoas e ainda foi mais longe.

    14. Tomara que esse seu deus todo poderoso não ponha um anacéfalo na sua familia. Em outros países o aborto de um feto normal é permitido. Pare com esse moralismo, só quem está na pela dessas famílias que passaram por uma situação como essa para saber.

    15. Jose Gilmar de Souza vc fala tanto da biblia, mas nao entende nem o minimo do que esta em jogo aqui. É facil falar que estão matando um ser. Dificil é provar que um anencefalo esta realmente vivo. Que ele pode ser uma pessoa independente e racional algum dia. VC esta defendendo um boneco de carne. Se informe mais sobre o caso.

    16. VC não é capaz de me provar que um anencefalo vira a ter vida de verdade algum dia. Não é capaz de me provar que ele podera pensar, falar, procriar ou aprender. E vc age como se fosse haver um genocidio em massa no país quando na verdade eles só aprovaram que casos de anencefalia PODEM ser abortados CASO O FETO SEJA DIAGNOSTICADO COM CASO DE ANENCEFALIA E SE A MAE QUISER ABORTAR. VC tem tanta fé na biblia, mas tão pouca nas pessoas. ACredita também que o mundo acabara em 21 de dezembro ????? e que o 666 já esta entre nós??? kkkk paranoico

    17. Hitler era cristão… ponto final.

    18. Sergio Draco disse:

      Nossa… Quem decide que vai ter o filho anencefalo nao é a justiça não… VAI SER OS PAIS, então a decisão fica nas mãos dos PAIS… LIVRE ARBITRIO.. NAO FIQUE FALANDO QUE A JUSTIÇA QUER MATAR OU CARALHO A 4…

  7. alguém aí gostaria de ter nascido sem cérebro?

    1. os que são a favor do aborto , nasceram sem o cérebro.
      por isso lutam pelo aborto, porque não querem que outros passem , o que eles estão sofrendo,
      alguns até tem o cérebro, mas não funciona.

      pois intentar contra a vida de inocentes, é prova da ausência do cérebro.
      na hora de fazer o diagnóstico, falha humana, falha da máquina e outros motivos, porá um fim
      na oportunidade de viver.

      se bem que viver neste mundo dominado por pessoas ,que querem afastar a todo custo, a influência dos princípios morais de DEUS; e que lutam contra os cristãos, por estes seguirem os conselhos de JESUS, não será nada agradavel.

    2. Jose Gilmar de Souza, sou a favor parcialmente do aborto, e nasci com o cerebro..sou bem inteligente.

      Voce cricita a sociedade por isso, fala de Deus, de principios, mas usa palavras ferinas.

    3. Jose Gilmar de Souza Pimenta no cu alheio a refresco, né? ficar falando de ética, Deus, e todo esse bla bla bla que, na pior cara de pau, é o maior pilar da corrupção religiosa (leia-se Edir Macedo e CIA), cujo usam exatamente argumentos como os seus pra extorquir, com garantias da LEI, os bens de trouxas que acreditam em quaisquer porcarias que saiam de quaiquer mansões bem decoradas (leia-se UNIVERSAL)… agora, se um ser está condenado a nascer sem cerebro e supondo que ainda sobreviva após o parto, O QUE EXATAMENTE ESTE SER TERÁ PARA VIVER? Tome vergonha na cara, os bispos só estão afetadinhos pq é um argumento a menos pra usar nas UNIVERSAIS. Se Deus fosse tão contra assim, não permitira toda essa CACHORRADA criada pelos próprios bispos!
      Oh, sim, eu acredito e confio totalmente em DEUS, mas não acredito nem engulo uma só palavra que saia de nenhum bispo ou religioso, especialmente os dessa corja!
      E não venha me dizer que DEUS se comunica conosco através deles, caso contrário, responderei prontamente que "Não é Deus, é o Diabo se comunicando através deles".
      Guarde sua opinião e falsa ética moral para si próprio… de boas intenções o inferno está cheio ¬¬

    4. Jose Gilmar de Souza e os que nasceram com ele e acha que abortar um anencefalo é chamar o diabo nao usa nem 0,000001% da capacidade dele….

    5. Joao Paulo Brassanini ,
      aos pecadores, JESUS oferecia a salvação pelo perdão.
      aos dissimulados inimigos dos princípios de DEUS, os chamava de raças de víboras, e lhes proferia juizo.
      e sua proposta ainda ta de pé, tanto para um, como para outro .
      os prevaricadores e zombadores passam, mas a palavra de JESUS permanece para sempre.

    6. Marcio Seabra ,
      edir macedo e a Empresa universal do reino dos bispos ???

      aí você pegou pesado, me rendo; sou obrigado a concordar com você.
      vou falar bem baixinho , táh ?
      dizem que lá, se você não DÁ, tem que DESCER ; pra que outro venha e DÊ.
      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
      SABE COMO É QUE É ? É DÁ OU DESCE, OU ENTÃO SE DANE.
      ele escapou da lei do aborto.

  8. é muito dificil comentar sobre isso, porem eu acho que o STF fez a coisa certa, se acriança já vai morrer, praque prolonga o sofrimento da Mãe, isso é questão de sensatez, coisas que muitos "cristão não tem!

    1. vc concordaria se sua mulher tomasse essa decisão , sobre o seu filho?
      so pra saber!!!

    2. Valter Ferreira ,se a criança fosse doente ,sim

    3. Valter Ferreira de Araujo – A decição que minha família tomar é baseada em valores nossos, se optarmos ou não pelo aborto isto não vem ao caso, a questão é "que direito tenho eu (ou minha família) de impormos a mesma escolha para terceiros. Oras minha situação social é diferente daquela mãe que além de abandonada pelo pai da criança ainda é gestante de um feto anencéfalos… como posso impor meus valores se a realidade dela é outra?

  9. começam pela anencefalia, a sociedade aceita,
    logo se a criança for ter uma verruga, já será motivo para aborta-la ;
    é exagero ???
    profecia de paulo, na carta a timótio capítulo 3.

    1 -" sabe porém isto : que nos últimos sobrevirão tempos trabalhosos,
    2- porque averá homens amantes de sí mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos , BLASFEMOS (edir macedo),
    desobedientes a pais e mães, ingratos e profanos,

    3- SEM AFETO NATURAL, irreconciliaveis, caluniadores , incontinentes, CRUÉIS, sem amor para com o bons,

    4- traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de DEUS."
    e ainda : " O SUJO , SUJE-SE AINDA MAIS. "

    as profecias bíblicas indicam o aumento do dominio das forças das trevas,
    a sociedade ficará cada vez mais, a favor do cão.
    apoc. 13-3,4 :
    " …e toda a terra se maravilhou seguindo a besta, 4- e adoraram o DIABO (dragão)… "

    1. Amigo, se voce estudar a historias dos povos, antiga, verá que o que tem hoje é bem santo, comparado com o que se fazim antigamente.

    2. ah por favor… a biblia é um documento historico… FODA-SE se acha que lendo a biblia vc sera um santo.

    3. José Gilmar de Souza____ A sua bíblia não serve para o Estado… para o Estado serve a constituinte… a bíblia é para igrejas e para os membros dessas…

    4. Jaqueline Perla Rondon ,
      ooooh ! mas eu não escrevi bíblia nenhuma !

      apenas creio que DEUS dará a palavra final,
      e os opositores de DEUS ,em especial os governantes, como os outros que já palmilharam esta terra,
      e se posicionaram contra DEUS as coisas relativas a ELE,
      vão saindo de cena na medida em que o tempo vai passando .
      são como capim, pode até ser verde e bonito, mas depois seca e apodrece e desaparece.

      onde estão todos aqueles que se levantaram contra JESUS, atacando o cristianismo ?
      tirando os que fazem nesta geração , cujo destino já está profetizado ???

      os escritos sagrados sobreviveu a ataques a mais de 2 mil anos, e JESUS disse: tudo passa, mas as minhas palavras não passarão.

      para o CRAMUNHA, que é o que mais deseja que a palavra de DEUS caia no descrédito,
      só lhe resta lamentar, sua sorte já está sentenciada.
      a palavra final é do DEUS todo poderoso.
      AMEEEEEEEEEM, OH GLÓRIA A JESUS !!!!!

    5. Jose Gilmar de Souza ___ Essa é a sua fé… seu Deus… seu manual… você não pode impor isso a outras pessoas, ninguém deve fazer isso, se a sua esposa for vitimada de uma gestação de um anencéfalo e desejar ir até o fim com isso, é um direito dela e seu… agora isso não poderia ser a regra para todas as mulheres e famílias… não há liberdade sem escolhas… tão antigo quando o seu livro tem um monte por aí… e você é indiferente a esses outros manuais religiosos… cada um no seu caminho… o STF acertou em legalizar o aborto de anencéfalos… antecipa ou prorroga essa dor quem quer…

  10. DAVID disse:

    Quem acredita que o STF julgou mal, (discussão da anencefalia)) certamente é um ANENCÉFALO!!! E chega de hipocrisia, pois só fala assim quem não tem na barriga um anencéfalo…..!!!

  11. Pitagoras disse:

    Quanta ignorância dessas auto-nomeadas “lideranças”. Estão se fazendo de bobos, para defenderam suas teses e dogmas. Ninguém está implantando aborto no Brasil. Leiam com atenção sobre o que votaram os ministros.

  12. mauro disse:

    Não está em debate teses e dogmas, essa é uma cantilena daqueles que querem reduzir o teor do debate pautado basicamente na constituição e na biologia.

    1. Pitagoras disse:

      E em que mais o Supremo deveria se basear ? E note que estão apenas preservando o direito de opção pela gestante, e esta sim então se baseará em suas convicções pessoais.

      1. Marcio disse:

        É desse jeito mesmo caro Pitagoras… a mula alí (Valter), já passou a rolagem até os comentários e, sem ter lido a entrevista, já escolheu entre os comentário de que lado ficaria e pronto.
        A ignorância da criatura foi tanta que não se deu nem o trabalho de ler a matéria!

  13. Bira Birne disse:

    Que cada um desses energúmenos que se posicionam contra a medida do STF seja inscrito para que, automaticamente, e obrigatoriamente, recebam um anencéfalo nascido para criar! Resolvido o problema!!!…

  14. Taiz Franco disse:

    Indepêndente se vai morrer ou não todos temos direito a vida e ninguem tem pode tirar isso, é uma vergonha o STF ter essa falta de ética diante disso, agora cabe cada mãe ter sua consciência!

    1. Taiz Franco___ Queria ver se você estivesse grávida de um anencéfalo e fosse obrigada a velar um corpo dentro do seu por meses… ah mas eu queria ver mesmo… pimenta no dos outros é um refresco e tanto, não é mesmo?

    2. Taiz Franco disse:

      Jaqueline Perla Rondon a minha opinião será sempre a mesma, Ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém, se o corpo que estiver dentro de mim for do meu filho, velo ele por quanto tempo for necessário, jamais teria coragem de mata- lo dentro de mim ou fora cabe a Deus saber a hora de leva-lo, a decisão não é minha diante da vida de outro ser humano, mesmo que ele não tenha cérebro.

    3. Taiz Franco ___ Que bom Taiz, se resolver velar um anencéfalo é um direito seu… é fúnebre no meu ponto de vista… mas a lei não obriga a abortar, logo se pode escolher ir em frente ou simplesmente escolher não perpetuar a tortura… só não era justo impor isso a todas as mulheres… ainda mais as mulheres ateias e inteligentes que não vislumbram propósito algum em seguir adiante velando um morto dentro do corpo… agora as coisas estão justas, cada qual no seu lugar… que cada uma faça a sua escolha e seja respeitada por essa…

    4. Taiz Franco disse:

      Jaqueline Perla Rondon é isso mesmo, como disse a lei não obriga cabe a consciência de cada um diante do fato, as mulheres ateias e inteligentes com seu ponto de vista e as mulheres cristãs inteligentes ou não também com seu ponto de vista…

    5. Taiz Franco ___ Bem por aí… se não há escolha, não há liberdade…

    6. Taiz Franco disse:

      é isso mesmo mas temos que defender nossos pontos de vista sempre, é bom socializar eu com meu pensamento e você com seu, talvez possamos tirar algum proveito da discussão.

    7. Taiz Franco ___ Na franqueza e civilidade de um debate nunca há prejuízo…

    8. Raphael Rgb disse:

      Jaqueline Perla Rondon na biblia não fala também só sobre o poder da vida, ela fala também de pessoas como você
      (II Corintios 4:4) – nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos INCRÉDULOS, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
      Ef 2:2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA;

    9. Raphael Rgb ____ Eu sei que tão antiga quanto a racionalidade humana é o ateísmo… fácil fazer previsões com seres que se repetem tanto, qualquer estúpido pode fazer isso apenas pela observação… a bíblia fala de um monte de coisas sobre pessoas e seus sentimentos pitorescos… sempre existiram pessoas com intelecto e sentimentos medíocres…
      Agora falando da realidade dos fatos… a sua bíblia serve para reger a sua vida… das pessoas com o mesmo credo que você… não para governar o estado… este solo abaixo dos seus pés e o céu por cima da sua cabeça pertencem a um estado laico… para que pessoas que creem e incrédulas possam coexistir usufruindo de uma mesma lei… em igualdade…

  15. luiz Henrique disse:

    Não é sobre o aborto mas já era hora de tb se discutir isso…¨Tanto espírito no feto e nenhum no marginal…¨Chega de hipocrisia!!!!

  16. Se Deus centralizou no cérebro humano, atrávés de uma mutação fundadora, a faculdade de simbolizar, se um fato biológico, uma aberração inibe esta qualidade, mais ciorretta será a interrupção, que pode até acontecer por uma condução neuronal, um aborto espontâneo. Os contrários talvez não levem em conta o sofrimento da mãe, tanto do ponto de vista físico, quanto psicológico. Acredito que Deus não deseja o sofrimento de ninguém.

    1. é "veio" sua batata tá assando vai se achando …. logo a eutanásia vai pegar os hospitalizados, idosos e enfermos ..

    2. Rafael Rocha disse:

      Se deus nao deseja, porque as pessoas sofrem?

    3. Top Cook by Arlete Romero ,
      é verdade, apesar de muita gente achar que é paranóia, mas há projetos pelos governantes mundiais, de eliminar as pessoas que não tem mais utilidade para a nação, ( pessoa muito pobre,que não produz para o país, deficientes, véio aposentado, doentes,presidiários, etc.)

      tá tudo debaixo dos panos, só aguaradadno o momento.que é pra sociedade não se assustar.

      e pretendem despedir mais cedo. parece absurdo ???
      e o que não é absurdo neste mundo chamado pós -moderno ??

      a palavra de DEUS, que é a única coisa sensata, é considerada por muitos como coisa absurda,
      o problema para estes, é que só podem blasfemar, mas não podem contestar sua veracidade.

    4. Rafael Rocha ,
      por causa da maldade humana, que preferiu mais as trevas do que a luz, preferiu o diabo a DEUS.
      este mundo jáz no malígno,as consequencias pertencem ao próprio Homem.

      viver bem ou sofrer nesta vida, não é o importante, aproveitar a oportunidade de viver esta, para receber vida eterna é a razão de viver.
      se o homem rejeita DEUS, é sua escolha, juntamente com suas consequencias.

    5. Jose Gilmar de Souza, Essa é a idéia mais ridicula que existe…essa coisa de Iluminatis….se voce estudar um pouquinho a historia humana, verá isso….

    6. Jose Gilmar de Souza , a palavra de Deus não é considera absurda…o que é absurdo é a alienação, achar que o que esta na Biblia é a verdade absoluta. Tem muitos absurdos na Biblia, o rei Davi por exemplo, era um lider extremamente cruel….enfim, ta la na Biblia, em açoes dele…

  17. VALTER disse:

    A CIÊNCIA E O STB NÃO TEM ESSA AUTORIDADE DE DECISÃO DE ESCOLHA QUEM MORRE OU QUEM VIVE SO DEUS. SE DEUS OS CRIOU ASSIM OU NÃO FOI PERMISSÃO QUE ELES NASCESSEM DESTA FORMA.

    1. Pitagoras disse:

      Valter, você está confuso. Nem a ciência, nem o STF. estão se concedendo autoridade sobre vida ou morte. Preste atenção sobre o que o STF decidiu.

    2. Marcio disse:

      Diga-me Valter… Em que paragrafo desta entrevista você leu que o STF quem decide isso?
      Francamente… nesse mundo, cada um é mais ignorante que o outro.
      O STF não decide absolutamente nada, apenas criou o direito de escolha DA MÃE, tornando opcional ter a criança sem cerebro ou não, sem que isto caracterize-se em CRIME.
      A decisão do que fazer nesse caso fica tão somente entre o PAI, a MÃE e DEUS!

  18. Alberto Cesar disse:

    Lideranças cristãs se manifestaram lamentando decisão?

    A para com isso, lideranças cristãs são multidões não tem que lamentar tem que se manifestar! Como uma lei que feri a constituição federal pode vigorar? Está lei é uma a fronta ao direito a vida:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    VII – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    1. Alberto Cesar disse:

      Mauro Pedro meu amigo vc concorda comigo?

    2. Alberto Cesar onde a lei esta ferindo a cosntituiçao? Essas leis não se aplicam a um natimorto. E continuar a gestaçao de um anencefalo é sim submeter a mãe a tortura e a tratamento desumado degradante.

    3. Alberto Cesar ___ Anencéfalos não são compatíveis com a vida… o que a indignação dos boçais desse país não entendem é que perpetuar a gravidez de um natimorto deve ficar a cargo da mulher, pois é o seu corpo que estava sendo transformado em uma um longo velório. Observe que não é obrigatório o aborto de anencéfalos… por que ao invés de golpear a laicidade do estado, os psicóticos sádicos religiosos desse país não orientam as mulheres de seus templos a seguirem esse rito fúnebre?
      Parabéns ao STF… já estava na hora de humanizar essa questão e livrar as mulheres dessa tortura…

    4. Rafael Rocha disse:

      'FERE' a constituição e gramática! hahaha!

  19. Cidália disse:

    Acredito q/ as pessoas q/ opinaram sobre o assunto devam entender profundamente do mesmo.Eu,já necessito ler mais, pensar mais, pq/ ñ sou dona da verdade e me nego a criticar os participantes da decisão.Jogar pedra é muito fácil.Vou procurar discutir o assunto com autoridades competentes incluindo legisladores e religiosos.Cidália.

  20. Francisco disse:

    Alleluia!!! Falam as vozes do obscurantismo… Quando religiosos se preocuparem com algo que não seja suas contas bancarias e em dominar mentes quase anencéfalas me falem…

  21. SONIA Maria Felberg disse:

    O aborto está aí. Já era bandeira de campanha do PT; como a opinião pública era contra o aborto,mudaram o discurso para ganhar as eleições. A porta para legalização do aborto está aberta;para descarte de crianças mal formadas e até indesejadas podem ter certeza era tudo combinado.GRAÇAS A DEUS COM O MEU VOTO NÃO COLABOREI PARA ISSO!

  22. Celso Skora disse:

    Essas "lideranças cristãs" são um bando de bitolados, ignorantes. Querem retirar da gestante de um natimorto o livre arbítrio de manter ou não essa gestação infrutífera, de manter ou não o sofrimento de saber que carrega em seu ventre (e terá que mantê-lo por 9 meses) o seu "vegetal", que irá morrer em poucas horas ou minutos, ou até pode já nascer morto. Por que e para que ? Ser contra o aborto de feto normal é uma coisa, já, de um vegetal é outra completamente diferente. Mas, pelo visto, esses "bitolados" não conseguem perceber a diferença entre ter cérebro ou não tê-lo. Até parece que são seres anencéfalos.

  23. Diga sim pra vida! animais, são criados e muitas vezes adorados e contanto, são irracionais, agem por instinto. porque não um filho? que o amor assuma a sua devida posição, no coração de quem náo tem mais afeto natural, eis a causa da injustiça!

  24. Qual o porque de tanto alarde contrario a medida na questão de fetos anencefalos: no Brasil o sistema de saude está falido, e os orgãos oficiais que deveriam dar assistencia as pessoas carentes simplesmente os deixam amontoados nos corredores dos hospitais, então qual a solução para as familias sem recursos para conviverem com tal drama?!?Se supõe que os pretensos defensores da vida irão socorrer mulheres que prosseguirem com essa gestação tão dolorosa, será ou simplesmente dirão salvemos uma vida de um bebê com anencefalia, agora o problema é dos pais já fizemos a nossa parte?!? Hipócritas disfarçados de moralismo pretensamente cristão!!!

  25. ronaldo costa disse:

    Quando da morte de Lazar após 4 dias Jesus vai ao seu encontro e o ressuscita. (Biblia), como pode o homem (comedor de arroz e feijao) definir o futuro de uma vida. Concordo que se trata de uma situaçao muito dificil esta, mas Deus é Deus e a Ele pertence a vida ou a morte, nao ao STF.

  26. carlos henrique disse:

    Só no Brasil mesmo para vermos uma discussão tão TOSCA como esta, tudo por culpa da ARROGÂNCIA e IGNORÂNCIA causada pelo PIOR CÂNCER DE TODOS: A RELIGIÃO, que tanto sofrimento, opressão e trevas trouxe para a humanidade (além de vários milhões de mortes)

  27. Religiosos que veem vida onde não há…. quando me provarem que vcs estão absolutamente corretos… aí veremos…

  28. Devemos procura saber se esse dr. ministro é dono de quantos laboratório ou hospitais, com certeza ai loby.

    1. João Medrado Medrado___ Tá falando sério? Lobby? Com certeza não conhece nada sobre o caso…

  29. Todo furacão surge como uma pequena ventania. O primeiro passo para descriminalizar qualquer aborto já foi dado. Aqueles que são a favor do aborto, já nasceram. E pelo visto dos comentários, hoje em dia, acreditar em Deus e/ou ler a Bíblia é coisa de ignorantes. Cada dia mais aumentam os ataques a quem segue uma fé em Deus. Para mim, muitos desses não são ateus: apenas tem preguiça de acreditar – dá muito trabalho. Não quero dizer que não existem ateus. Mas assim como os que acreditam, estão ficando raros. Há uma juventude descompromissada não só com a vida de quem ainda vai nascer, mas também sem o mínimo respeito para com quem já nasceu. Agora, quando são atacadas ou prejudicadas, ou feridas pela vida afora, choram como criancinhas indefesas.

    1. Comentário publicado com o login errado. Pertence à Carlos Carvalho.

    2. Andrea Carvalho ___ Realmente quem pensa que religiosos são ignorantes… muitas vezes estão certos… e vocês corroboram amplamente com essa constatação… parabéns, passas-te teu atestado de ignorante… de quem não sabe o que fala… fica a dica… anencéfalos NÃO SÃO compatíveis com a vida…

  30. infelizmente , o ministro do supremo tribunal , esta cego , dizendo que a bíblia não pode influenciar a decisão de um governo ou nação , e´ porque ele não leu , onde esta escrito que o pecado e o opróbrio das nações , mas bena-venturada e´ a nação cujo Deus e o Senhor , e mais, ai dos que decretam leis injustas aiaiaiai sem mais att araujo

  31. Até quando a religião tentará manipular nossas vidas ?

    1. assista the giovanni show no youtube

    2. Ela tem todo o direito de orientar os seus fiéis que, voluntariamente, optaram por seguir a doutrina. Não é certo tirar esta capacidade das religiões e neste caso me alinho favoravelmente aos cristãos praticantes… Bispos, padres ou seja la qual for a designação tem todo o direito de orientar seus fiéis a não praticarem o aborto… o que eles tão tem direito é de tentar impor seus dogmas ao restante da sociedade que é plurireligiosa. Muito certo que cristãos vivam sob os preceitos cristãos. Simples assim.

  32. renato disse:

    Deixe a lei vigorar cabendo quem é de direito decidir, e não uma igreja que não revela verdades.

  33. Ed Maciel disse:

    Não me admiro com essa decisão do STF. São mortos dando interpretação de leis para mortos. Quem entende sabe o que digo.

  34. somente Deus tem o direito de tirar a vida, conheço caso que uma mãe descobrira que ia te um filho com problema e com muita oração fé e suplica deus restaurou essa criança e hoje é um adolescente saldavel eu acredito inteiramente no poder de DEUS sei que ELE tem poder para restaurar vidas, e um aborto que é mulher sabe que pode gerar varias coomplicaçoes futuramente..

  35. D´us em Sua Grandeza nos ordenou em seus mandamentos a manter e a respeitar cortes de justiça. As decisões tomadas pelo Supremo com relação aos anencéfalos refletem Sua Magnânima Verdade e o cumprimento da decisão Sua Suprema Vontade. Parabéns e obrigado aos ministros do STF por terem ponderado e votado de forma acertada em tão difícil decisão.

  36. Luiz Soares disse:

    Á CNBB quer crussificar um cristo por dia. Eles não estão preocupados com o sofrimento que um anencéfalo causaria a mãe. A CNBB não está preocupada com a noção de causa e efeito.Deus não exige sacrifício de nenhum ser humano. Permitir que a mulher continue a gravidez de um anencéfalo é exigir o sacrifício da mãe.É permanecer na época da inquisição. É preciso dar um basta neste tipo de ignorância da crendice de quem deveria, antes de mais nada, combater a pedofilia dentro da igreja católica.

  37. Cortem os pulsos, bando de ignorantes… desprezível essa bancada inútil e anti-bíblica evangélica…

  38. Adhony Wlandswelker disse:

    Tem gente que apoia o aborto de anencefalos, mas eu pergunto, Fora DEUS QUEM É IMORTAL???????Fica a pergunta!

  39. Qdo se coloca uma criança saudável, é um trabalhão, imagine um ser doente, q/ só vem ao mundo pra sofrer. É melhor prevenir do q/ remediar…..

    1. o pior doente , é aquele que está governando, sem o menor temor de DEUS, e respeito pela vida humana, e ainda declara discaradamente dizendo: "DEUS não se meta na nossa maneira de governar. por que o estado é laico"
      daí se acham no direito, de desviar o dinheiro público, mantendo o sistema de saúde falido,
      a segurança da sociedade, é uma vergonha,
      e com hipocrisia,e maior cara de pau, e vem dizer que está preocupado com o sofrimento da mãe.

      e o que eles fazem pelas mães que há no país inteiro ???
      só sofrem as mães de anencéfalos ???

      não nos mostra os noticiários ? um pequeno percentual, das desgraças que está acontecendo no país inteiro ? em decorrencia da negligência desses mesmo governantes ???
      assassinar crianças vai resolver o problema do país ???
      sofrimento por sofrimento, quantas mães cuidam de filhos com vários tipos de deficiencias, uma pior que a outra;

      deveriam ter matado também ??

  40. Tomar certos cuidados, é muito melhor. Já chega de nascer pessoas pra sofrer ainda mais, pois o q/ vale é a qualidade de vidas e ñ a quantidade. Assistência melhor para as grávidas e os fetos serem gerados saudáveis.

  41. Geovane Santos Souza disse:

    s.f. Qualidade de quem é sensato; juízo, siso, equilíbrio, prudência, circunspecção.
    Pouca gente tem.

  42. Luciene disse:

    Quem deu a vida é quem tem o direito de tirar…!

  43. e quando vamos votar para matar os "veios" que logo vão morrer mesmo, também poderemos incluir alguns cuja genética não é tão boa pra ser proliferada .. enfim Hitler também começou matando "fazendo caridade" … de vagar até chegar ao objetivo …. "Inútil a gente somos inútil" Ultraje a Rigor

  44. O que os cristãos não entendem é que o fato de existir a lei isto não obriga as suas fiéis a praticarem o aborto… assim como ninguém é obrigado a seguir os dogmas cristãos. Simples assim. As leis são feitas para todos e não apenas cristãos.

  45. Quando será que votarão a descriminalização do não pagamento de impostos, e vão confiar na nossa maturidade e responsabilidade, e não descontar na fonte ???

  46. Raphael Rgb disse:

    pra começar uma guerra e mutilar milhões é preicso de um motivo, começou em nosso país país o sacificio em massa de milhares de inocentes, pois depois dessa vai ter a desculpa que a mãe não tem condição que a cirança vai ser abandonada e poraí vai…

  47. Raphael Rgb disse:

    outro dia o STJ absorveu um carinha acusado e com fortes indicios de ser o culpado de 3 estupros de crianças foram criticado até pela ONU, STF diminuiu a rigidez da lei seca dando liberdade para os bebados do volante matarem a Camara dos deputados tiveram que intervim em alguns pontos senão a merda estava feita, agora vem com essa, nem demora vão mandar liberta todos os detentos do país, se o nosso país estiver na mãos desses homens, só Deus mesmo na nossa vida!

  48. Kadaj Elric disse:

    Religioso sempre qrendo mostrar pra todo mundo q é mais burro q os outros… pqp

  49. Toni Rocha disse:

    O STF fez o certíssimo. Gerar um feto anencéfalo é como gerar uma samambaia na barriga – são vivos mas não têm interação consciente alguma com a realidade. Parabéns aos ministros!

    1. ninguém posta né? hehehe… TABU.

  50. Eder disse:

    Vejo muitas pessoas se mostrando contrárias à decisão, tristes, revoltadas, falando besteiras, etc. Entretanto, não vejo se quer um único argumento racional para tomar decisão contrária à tomada.

  51. Olha eu tive um chefe que é ateu, aquilo sim era um ser inteligente. e aprendi muito com ele, aprendi tanto que percebi a manipulação. me digam onde que esta o capeta???? isso tudo e criado por nós seres imperfeitos e que gostamos de viver nas custas dos outros. porque tenho certeza que tudo isso que estamos vendo e sendo votado ja era pra ser feito meses depois das descobertas. É que nem comprar uma televisão nova que economiza mais energia. na medicina e a mesma coisa temos que cortar gastos. Outra coisa Hemodialise tem que se fazer a cada 2 ou 3 dias. se a maioria fisesse doacao caso venha a obito, o mundo seria muito melhor para os que estivessem vivo. quem sabe eles paravam de viver nas custas do governo e seriam uns doutores da vida. tudo nessa vida e caso de se pensar. para que as coisas melhorem. estamos atrasados milhoes de anos

  52. Na escola em fisica eu aprendi "a formula do Sorvete, e velocidade media" na faculdade eu aprendi fisica quantica " medi a velocidade de cada foton(a luz) em determidados meios por onde passa. e milhares de coisas". na vida olhando as coisas percebi milhoes de coisas novas. SE DER UM TIRO DE CANHAO A 45º A 28MIL KM/H SE COLOCA A BALA EM ORBITA NA TERRA. Na biblia eu aprendi que se fiser alguma coisa que ta lá e porque alguem deixa e se sair da linha alguem me mata ou vo pro inferno. =-(

  53. Everaldo Ferreira disse:

    Cada dia + pessoas vao para faculdade e + saem da igreja e percebem que somos uma evolução. Resumindo. uma pessoa a Menos outra a mais não faz diferenca, desde a hora de fazer se tem uma seleção dos melhores. entao se for um ser defeituoso. se os pais nao quiserem ver sofrimento. que se faça. melhor que ver o ser sofrer de agonia. ate os seres perfeito passam por poucas e boas nessa vida

  54. se fosse pena de morte: um ser humano nao pode julgar a vida de outro só deus. agora deixa um bandido invadir e matar a sua familia toda. nao adianta falar que ele estava com o diabo, porque o maximo que ele estaria e sem dinheiro, sem emprego e preferiu o caminho mais facil. um dia discutiremos isso aki. t+ =)

  55. Rafael Rocha disse:

    Na hora que nascer um anecéfalo, pede pra deus colocar um cérebro na cabeça!
    deixem a familia do feto ter o direito de escolha!

  56. ANDREJ disse:

    LEIO E FICO ME BELISCANDO … PARA VER SE ESTOU ACORDADO !!! COMO A RELIGIAO FAZ AS PESSOAS FICAREM TAO FANATICAS , BURRAS… PARECEM-ME AQUELAS MULAS … QUE COLOCAM OS “”ANTOLHOS”” PARA ELAS PUXAREM A CARROCA.. E SOH VEEM PARA A FRENTE… SEM ENXERGAREM NADA PARA OS LADOS … SE A HUMANIDADE DEPENDESSE DELES … AINDA ESTAVAMOS NA “”ERA DA PEDRA LASCADA”””!!! EH BIBLIA PARA CAH EH BIBLIA PARA LAH … SOH SABEM FALAR – AH PORQUE NA BIBLIA , DIZ ASSIM… AH PORQUE NA BIBLIA DIZ ASSADO… ESSAS IGREJAS “”DO DIABO””… POIS FALAM MAIS NO SATANAS, DO QUE EM DEUS, COM ESSES PASTORES QUE ROUBAM O IGNORANTE POVO, QUE VAI LAH DAR “”O DINHEIRINHO”” PARA ELES … POVO BURRO QUE NAO SABE, QUE DEUS ESTAH EM TODA A PARTE… E PORTANTO NAO PRECISAM IR “”AO TEMPLO”” DISTO E DAQUILO, PARA FALAREM COM “”ELE””… E ESTES SUJEITINHOS ESTAO SE ESPALHANDO PIOR QUE RATOS (QUE JAH SAO).. PARA DAREM AS TRISTES OPINIOES DELES… SEMPRE CONTRA, E ESPALHANDO SOH PRECONCEITOS, E ODIO !!! GRACAS MEU PAI … QUE TU NAO ES O “”DEUS”” DELES … ELES SAO CONTRA OS GAYS… AH PORQUE EH PECADO… AH ELES SAO CONTRA O ABORTO… PORQUE EH PECADO… TUDO PARA ESTES INFELIZES EH PECADO … NA BIBLIA DE QUE ELES TANTO FALAM , SOH VEEM O QUE LHES CONVEM … NAO MATARAS, NAO ROUBARAS, NAO COBICARAS A MULHER DO PROXIMO… AH ISSO NAO INTERESSA !!! CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS… AH ISTO EH BOM …””ELE”” ESTAH MANDANDO A GENTE TRANSAR BASTANTE… E EH MUITO GOSTOSO…(TAMBEM SE DOESSE… NINGUEM QUERIA…) E ASSIM A GENTE TEM UMA “”BASE”” PARA ATACAR OS GAYS,, POR EXEMPLO, POIS ELES NAO PODEM SE MULTIPLICAR… NOS ENTAO EH QUE ESTAMOS CERTOS… VIVA !!! SOMOS OS DONOS DA VERDADE !!!… CAMBADA DE HIPOCRITAS !!! NAO TEM MORAL PARA JULGAR NINGUEM !!! VCS “”NORMAIS”” VEJAM O QUE FIZERAM COM O MUNDO DE MEU PAI !!! ESTAS RELIGIOES INVENTADAS POR VCS (ARROGANTES) !!! “”ELE”” NAO PEDIU !!! SOH QUER PURA E SIMPLESMENTE QUE ACREDITEM “”NELE”” ISTO COM O “”VOSSO CORACAO””… NAO COM OS BOLSOS !!!

  57. Thiago disse:

    Ninguém tem o direito de obrigar uma mãe carregar um feto “morto”, que contenha expectativa de vida de apenas algumas horas durante nove meses, fato este que somente serve para aumentar a dor da perda.
    O STF está com toda a razão em passar para a mãe a decisão em realizar ou não o aborto.

  58. Recohecemos que, realmente é dificil e um incomodo psicoçogico para a mulher leva a frente uma gravidez dessa natureza; nove meses nao é pouco tempo. Mas matar um ser indefeso é covardia. imagine vc sendo torturado e algemado……
    basta confiar , Deus pode mudar o rumo da historia.

  59. Aleister Crowley disse:

    Não se trata de vida ou morte, de certo ou errado, mas sim de que alguém tem que decidir (E NÃO É DEUS!), sendo o STF o guardião da Constituição Federal em nosso país, essa decisão foi muito bem fundamentada nos pontos de vista ético, político, social e jurídico, sob outros aspectos não cabe à religião tão somente responder se foi justo ou não, não existe algo 100% justo, alguém sempre fica descontente, achando que seu direito foi ferido.

  60. Pimenta nocu do outro não arde. Vou propor aqui que todo cristão aos 33 anos seja submetido a surras e a crucificação para sofre e morrer e provar que viveu em nome dele a fim de ir pro céu e ter seus pecados perdoados pelo Deus "clemente" e adorado. Um psicopata sádico e punitivo.

  61. Adelmo ferreira disse:

    A mulher tem relação com o marido e não evita aí fica grávida e diz que foi Deus que que quis…Mentira Deus deu o livre arbítrio você decide o que quer Deus não tem culpa…

  62. Pitagoras disse:

    Sra. Rondon (do face), Seu comentário foi o mais correto, contundente e perspicaz sobre o assunto.-

  63. Celso Skora disse:

    É, parece que os "bitolados" religiosos põe a religião acima de tudo. Perderam a noção, o discernimento. Esquecem-se que o Estado tem de ser neutro em questões religiosas, tem que concentrar esforços na saúde física e mental das pessoas. Não pode e não deve ceder a a pressões desta ou daquela religião. Vocês não pensam, em nenhum momento, no sofrimento da mãe que espera um filho anencéfalo… Um ser que irá morrer logo após o nascimento e nem vai saber ou sentir nada, pois não ter cérebro. Já a mãe, vai carregar esse sofrimento pelo resto de sua vida. Os fanáticos religiosos que me perdoem, mas vocês estão equivocados, no meu ponto de vista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *