Nova série de TV apresenta o Apocalipse em tom de comédia, mas propõe reflexão sobre o fim

1

As Escrituras se tornaram uma fonte de inspiração para o entretenimento, seja no cinema ou na TV. O Apocalipse, descrito na Bíblia, já foi pano de fundo diversas vezes para filmes, e agora, é o contexto de um novo seriado.

Em You, Me and The Apocalipse (“Você, eu e o apocalipse”, em tradução livre), o fim do mundo é anunciado, com previsão de acontecer em 34 dias, devido a um cometa em direção à Terra, e apenas alguns poucos privilegiados terão a oportunidade de tentar a sorte de sobreviver em abrigos especiais. Tudo isso em tom de comédia.

Embora o apocalipse da série não seja uma reprodução fiel das revelações bíblicas, usa muito do que o livro do Apocalipse descreve como ingrediente para seu enredo cômico. Dentre os personagens, há um padre e uma freira que se propõem a dedicar seus prováveis últimos 34 dias para descobrir quem é o falso profeta que abre alas para o anticristo.

Co-produzida entre Estados Unidos e Inglaterra, a série tem 10 episódios e uma única temporada, com cenas gravadas nos dois países e também em Roma e no Vaticano. Na Inglaterra, foi exibida no ano passado pelo canal Sky, e nos Estados Unidos, está sendo transmitida pela NBC.

De acordo com informações do Charisma News, os roteiristas da série desenvolveram o personagem padre Jude como alguém que, em seus diálogos e jornada, explica as questões escatológicas que formam o contexto do Apocalipse. Ao mesmo tempo, o sacerdote se empenha na luta contra a corrupção na Igreja.

Críticos destacam que, apesar de ser uma série cômica, que brinca com o desespero diante do fim certo, o programa também propõe reflexões ao retratar a esperança de uma intervenção divina, mostrando que apesar do desprezo à religião, a fé é algo do qual o ser humano não se desvencilha tão facilmente, mesmo que tente demonstrar o contrário.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA