O bispo da Igreja Metodista Unida, Gaspar João Domingos advogou, em Luanda, a necessidade de as instituições religiosas construírem rampas para facilitar o acesso dos portadores de deficiência às igrejas.
Em declarações à Angop, para abordar as condições de acessos dos portadores de deficiência em igrejas, o líder metodista sublinhou que muitas das instituições religiosas erguidas na época colonial não possuem rampas, mas reconhece ser atualmente um aspecto a se ter em conta para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência.
Gaspar João Domingos adiantou, por outro lado, que os líderes religiosos devem ter em atenção nos templos, que possam vir a construir ou reabilitar, o acesso para pessoas portadoras de deficiência, com a instalação de rampas nas entradas da instituição.
De acordo com ele, é necessário que a sociedade tenha a cultura de incluir nos futuros projectos de construção não só em estabelecimentos religiosas mas em instituições públicas e privadas rampas para a locomoção dos portadoras de deficiência, por existir no país um considerável número de pessoas nessa condição.
Fez saber que as futuras instituições religiosas da Igreja Metodista estarão sempre contempladas com rampas, realçando ser um trabalho já notável na Igreja do Icolo e Bengo inaugurada este ano.
Acrescentou que ao se construir a Universidade Metodista de Angola também se teve em conta o acesso das pessoas portadoras de deficiência.
O edifício onde funciona a Universidade Metodista de Angola, construído há quatro anos, tem oito andares.
“ A nível da universidade foram construídas rampas e existem elevadores que dão acesso aos diversos compartimentos da instituição” – salientou.
O líder metodista é de opinião que as igrejas devem adoptar uma nova filosofia e cultural, usando tecnologias para maior participação de pessoas com deficiência visual e auditivo nos serviços religiosos.
Reconheceu não ser um trabalho fácil, mas possível, porquanto já existe em países mais desenvolvidos tecnologias que facilitam a inserção dessas pessoas.
A Igreja Metodista Unida é parceira do Governo na área da educação e tem em funcionamento, em Luanda, a sua universidade que ministra cursos em Direito, Engenharia Mecatrónica, Industrial e Civil, bem como Administração e Gestão de Empresas.
Realiza também acções no sector da Saúde, através de postos médicos em várias igrejas que atendem, além dos membros da igreja, residentes próximos.
A Igreja Metodista, tal como as outras igrejas, participa em acções de solidariedade para com as pessoas carentes e tem visitado presos e doentes.
Fonte: Angop/Gospel+
Via: Notícias Cristãs