“Conversando com outros descobrimos que temos muitas coisas em comum”, observou o Dr. Yehouda Stolov, fundador e diretor da Associação de Encontro Inter-religioso, que reúne cristãos, judeus e muçulmanos de Israel e da Palestina.
A conversação é muito mais profunda, entende Yehouda. “Aprende-se a discutir sobre as diferentes tradições religiosas, trocar experiências, sentimentos, idéias, enfim conhecer quem é o outro”, acrescentou.
É importante para os palestinos terem a oportunidade de conversar, reconhece Yehouda. Os encontros são um estímulo ao conhecimento mútuo nas horas livres. A maior motivação para esses encontros é a curiosidade. “As pessoas querem conversar”, frisou Stolov. A participação acontece através de convite pessoal.
Foi no verão de 2001 que um grupo de ativistas inter-religiosos fundou a Associação de Encontro Inter-religioso (AEI). Sonhava-se então com uma sociedade em que a diferença entre as pessoas não é somente tolerada, mas verdadeiramente compreendida e respeitada.
A AEI orienta-se por alguns princípios básicos: representatividade igualitária de todas as confissões, igualdade de gêneros, implementação de programas interativos que de fato mudem pontos de vista e atitudes, desenvolvimento contínuo de novos modelos de encontro.
A associação dedica-se a promover a coexistência real e sustentável por meio de diálogo inter-religioso. Acredita que a religião, em vez de ser a causa dos problemas, pode e deveria ser fonte de solução para os conflitos no Oriente Médio. Ela tem mais de 8 mil afiliados, espalhados por toda a população de Israel. Além disso, ela atua em colaboração com sete organizações palestinas através da Autoridade Palestina.
A associação também tem um papel importante no Fórum Abraâmico do Oriente Médio, juntamente com organizações do Egito, Irã, Jordânia, Líbano, Tunísia, Turquia e Autoridade Palestina. Esse é um fórum de pessoas e grupos de tradição abraâmica no Oriente Médio, que apóia o entendimento intercultural e o respeito mútuo como uma ferramenta poderosa para a construção da paz no Oriente Médio.
Entre as atividades da AEI constam retiros de final de semana, encontros inter-religiosos envolvendo mulheres e jovens, e a organização de conferências inter-religiosas com organizações palestinas.
Fonte: ALC / Gospel+