A igreja Assembléia de Deus no Brasil é considerada atualmente a maior igreja pentecostal do mundo, com mais de 22 milhões de fiéis, perdendo apenas para a que fica na Coréia do Sul, com 3,1 milhões de membros, segundo estimativa da instituição nos Estados Unidos.
Uma evidência desse número, maior do que a população de países como o Chile, Bolívia e Israel, por exemplo, está na comemoração realizada pelos 100 anos de existência da igreja no Rio Grande do Norte (RN), feita no último dia 26 de maio no estádio Arena das Dunas, onde participaram cerca de 30 mil fiéis.
Outro evento que chamou atenção, também, pelos números, aconteceu na Lagoa de Extremoz, onde segundo o pastor Reginaldo Luna, 1º Secretário da denominação no Rio Grande do Norte, 1.893 pessoas foram batizadas nas águas.
Apenas no RN a Assembleia de Deus possui 220 mil membros, sendo a maior instituição evangélica do estado, com 1.600 templos situados em todos os 167 municípios e 15 mil obreiros. Ela foi fundada na região em 5 de junho de 1918.
Os números impressionam e revelam o nível de contribuição que a igreja fez durante um século da região, motivo pelo qual o deputado federal Antônio Jácome (Podemos-RN) justificou a realização de uma cerimônia solene de homenagem à igreja na Câmara Federal, em Brasília:
“A Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no estado do Rio Grande do Norte, celebra o seu centenário. Diante disso, considerando os relevantes serviços religiosos e sociais desenvolvidos ao longo desses profícuos anos, especialmente no que concerne a restauração de vidas, incentivo a cultura, educação na erradicação do analfabetismo, militância pro paz e seguração, dentre outros. A Instituição faz jus à homenagem proposta”, disse ele, segundo o JM Notícias.
A cerimônia aconteceu ontem, dia 12 de junto, na Câmara Federal dos Deputados em Brasília, contando com a presença de vários políticos e representantes da igreja.