Ateu, comediante inglês diz que considera Deus “monstruoso e egoísta” por permitir o sofrimento

48

Sthephen Fry, ator e comediante inglês, afirmou numa entrevista que, se acreditasse em Deus o consideraria um monstro egoísta.

A declaração polêmica rendeu muitos comentários nas redes sociais em todo o planeta, e teve repercussão inclusive no Brasil.

Fry foi entrevistado no programa Meaning of Life (que pode ser traduzido como “sentido da vida”, da emissora de TV irlandesa RTE One, e foi questionado sobre o que diria a Deus se estivesse diante d’Ele. O comediante foi bastante contundente e despreocupado com as reações da audiência do programa, e disse que O chamaria de “monstruoso”, “egoísta” e “maníaco”.

De acordo com Fry, se Ele tivesse a oportunidade de fazer perguntas a Deus, o questionaria a respeito das dificuldades pelas quais muitas pessoas passam, e que ao ver do ator, não são de responsabilidades da humanidade.


“Como você se atreve a criar um mundo em que há tanta miséria que não é nossa culpa? Não está certo. Você é absolutamente mal. Por que eu deveria respeitar um Deus caprichoso e estúpido que cria um mundo tão cheio de injustiça e dor? Câncer ósseo em crianças? Por que você está fazendo isso?”, disse Sthephen Fry.

O ator, que apesar de não acreditar em Deus atribui a Ele muitas infelicidades presentes no cotidiano das pessoas, afirmou que também questionaria o Criador sobre a razão de problemas diversos.

“Sim, o mundo é esplêndido, mas também tem insetos que se introduzem nos olhos das crianças, tornando-as cegas. Elas comem os olhos de dentro para fora. Por quê? Por que você fez isso com a gente? Você poderia facilmente ter feito uma criação em que isso não existisse. E ainda temos de passar a nossa vida de joelhos agradecendo-lhe? Que tipo de deus faria isso?”, concluiu o ator.


48 COMENTÁRIOS

  1. Fosse o ator, antes de indagar a Deus ou acusá-lo, perguntaria de onde vimos, pois ao que parece, somos figurinhas já carimbadas que fez o maior auê no céu, o que desceu com a terça parte.

    Mas se não for isso, Deus não tem nada haver com guerras e demais coisas, pois temos terras bastante pra viver, mas vivemos brigando por elas como se fossem as últimas. É tão feio o nosso egoísmo que a gente briga pra ser o mais amado, criando ódio contra os que nos superam. É comum irmão brigar com irmão, ou seja, sequer é coisa material o amor, mas nós brigamos.

    Somos canalhas mesmo, por isso o sofrimento. Nossa natureza que nós não domamos, mas Deus respeita nossa individualidade, lembrando que quem morre, vai pros braços dEle, ou seja, os assassinatos antecipam o nosso retorno pra casa, a casa do Pai, o verdadeiro lugar, ou lugar de glória.

  2. Criou, pois, Deus, o homem a sua imagem e semelhança, porém, menor que os anjos, para que o homem tivesse um relacionamento de dependência com Ele e pudesse ter uma maior intimidade com Ele. A Bíblia cita que todos os dias, o Senhor vinha até a presença de Adão; havia relacionamento semelhante à de Pai com o filho. Depois que o homem morreu espiritualmente com o pecado, a natureza humana tornou-se semelhante a do diabo, por este motivo ambos se afastaram e o homem tem dificuldade para viver longe de Deus, estando o mundo sob o poder do diabo . Por isso, a Bíblia cita em Gênesis, que Deus se arrependeu de ter criado o homem. Sendo assim, onde há maior resistência e aceitação da Palavra de Deus e submissão a sua vontade, é onde o diabo tem mais influência e maior poder para atuar causando muitas dificuldades no cotidiano, além de miséria, fome, pestilência, guerras, e apresenta maior poder para destruir e causar problemas. Mas o homem dá poder ao diabo quando erra por não examinar as Escrituras, paga o preço por não acreditar na Palavra de Deus e por não se submeter à sua vontade.

    • tá serto…..que tá certo !?
      este tipo de questionamento até os que se afirmam cristãos fazem…
      Os leitores da Bíblia então, nem precisa comentar…..
      Se tudo dá errado é culpa do demonho…. se dá certo…..Deus não fez mais que sua obrigação.

  3. Queridos, o melhor a se fazer é orar por ele. Deus não nos mandou convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo, Ele mandou amar o próximo como a nós mesmos. Então não gastemos tempo discutindo ou rogando pragas, vamos dobrar os joelhos e orar, clamar ao nosso maravilhoso Deus que Ele faça a Sua obra. Que esse ator e comediante possa conhecer Jesus Cristo de uma forma pessoal e maravilhosa.

  4. Deus criou o mundo e nos criou com mera semelhança a sua Face.
    Deus é Amor.
    Deus nos deu o LIVRE ABITRIO, então logo sei que a culpa do mundo esta do jeito que se encontra nunca, jamais será de Deus. Porque o homem não sabe praticar o Amor pelo próximo.
    É só começar a praticar e logo você verá que o mundo mudará para melhor.
    Exemplo.: Não deseje para uma pessoa o que você não quer para sí.
    Trate o próximo como você gostaria de ser tratado.
    Seja um mordomo gentil para o próximo.
    Qual é o Pai que quer ver seu filho sofrer.?
    Então meu nobre veja lá como fala de Deus.
    Porque Deus não é uma lenda, ele existe e esta Vivo.

    Gostaria de perguntar para esse Ateu como ele explica a origem do Universo????
    Essa imensidão que nem a Ciência sabe aonde começa e termina.??????
    Que deus você serve???????

    Meu amigo peça Perdão para Deus e se converta porque Ele esta de braços abertos te esperando para te salvar e perdoar seus pecados. Aceite JESUS como seu ÚNICO e ETERNO SALVADOR. Amém.

  5. Pior é um Deus que permite que se cometa crimes e que se espalhe o sofrimento em seu nome. Esse simples fato para mim é o suficiente para concluir que tal Deus, NÃO EXISTE. Pois se existisse e fosse JUSTO (sentido mais amplo da palavra), não permitira crimes e muito menos o fundamentalismo religioso.

    Agora se existe outra forma de Deus, diferente desse Deus que vê xiitas islâmicos e nazistas evangélicos perseguirem toda uma sociedade, se existir um Deus que não seja esse, eu não afirmo que sim e nem que não, pois carece de provas tanto para um lado quanto para o outro.

    • Slash,

      o sentido de justiça nada mais é do que a aplicação da lei. Na lei humana quando uma pessoa é “punida” por algum delito, o juiz somente aplica o que está escrito na lei , ele não pune e nem persegue ninguém. Dessa mesma forma Deus assim o faz.
      Quanto a crimes e sofrimentos pelo nome de Deus, isso realmente já aconteceu antes e acontece em algumas regiões do mundo hoje, mais em nosso contexto brasileiro é uma inverdade afirmar isso. Não existe caso recorrente de cristão que matou ou perseguiu alguma pessoa por causa da sua crença. Infelizmente é o exagero e o superdimensionamento para pregar uma conduta e uma ideia.

      • Usar de crença para impedir que pessoas tenham direitos ou liberdades individuais, é perseguir sim,

        Ou vc acha certo o que evangélicos fazem com religiões afro e homossexuais? Eu não preciso ser macumbeiro(odeio esse termo, odeio ter que usa-lo) ou gay para desaprovar a conduta evangélica sobre cultos afro e homossexuais. E eu não concordo pois acho uma postura FUNDAMENTALISTA DEMAIS e eu NÃO TENHO CONSENSO COM O FUNDAMENTALISMO.

        • Mais você é FUNDAMENTALISTA, só que na sua maneira de ver o assunto.

          Seu problema é que você chama de FUNDAMENTALISTA e RADICAL quem discorda de você. Que liberdade que está sendo cerceada, pois se a própria justiça já criou jurisprudência para tal???????

          Olha, você PERSEGUE o cristão porque ele tem uma conduta e visão diferente da sua. Aprenda a viver em sociedade, em paz , mesmo quando discordam da sua opinião.

          • Engano seu!

            Se pessoas de opiniões diferentes não usarem suas ideias e crendices para prejudicar os outros, sou perfeitamente capaz de aceita-las em uma sociedade.

            Esse é o principio da sociedade plural, alias.

            Tipo, o fato de eu particularmente não querer crenças africanas ou a prática da homossexualidade para mim, não me dá o direito de discursar que esses grupos sejam privados de seus direitos civis.

            E eu falo de coração.

            Se pensou que isso era apenas pra me achar melhor que os evangélicos, enganou-se.

          • Mais eu já falei no comentário anterior que o direito que você quer, a justiça através do STF já criou jurisprudência. O que não pode ser confundido é CASAMENTO.

            Casamento se for pesquisar nas línguas que originaram as demais (leia-se aramaico, hebraico, grego).

            No hebraico = “k´lulâ” significa noivado, promessa de noivado; e o termo “kallâ” significa nora, esposa, noiva – ambas derivadas da raiz de kll. Esta palavra denota os relacionamentos bem definidos da mulher que está comprometida com alguém ou com o filho de alguém
            No grego = A palavra grega para matrimônio ou casamento é “gamos” () cujo significado semântico é “vincular; unir” e ainda “um matrimônio ou festa de casamento3” no qual convivem um homem e uma mulher.

            Em nossa lingua vemos:

            Conjugal – [do latim conjugale] Adj. Relativo ou pertencente a cônjuges, ou ao casamento.

            Cônjuge – [do latim conjuge] s.m. Cada uma das pessoas ligadas pelo casamento em relação à outra.

            Casamento – [do latim medieval casamentu] 1. Ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.

            Esposa – [do latim sponsa] s.f. 1. Mulher que está prometida para o casamento; noiva. 2. Mulher (em relação ao marido).

            Esposo – [do latim sponsu] s.m. 1. O que prometeu casar ou que está para casar; noivo. 2. Marido.

            Marido – [do latim maritu] s.m. Homem casado em relação à mulher a quem se uniu; cônjuge do sexo masculino. [fem. mulher]. 3

            Matrimônio – [do latim matrimoniu] s.m. 1. União legítima de homem com mulher; casamento.

            Poliandria – s.f. 1. Matrimônio da mulher com diversos homens. 2. Regime que se observa nas sociedades matrilineares e no qual diversos homens em geral irmãos ou primos, participam da posse de uma mulher.

            Poligamia – [do grego polygamía latim polygamia] s.f. 1. Matrimônio de um com muitos. 2. Estado de polígamo.

            Polígamo – [do grego polygamos] Adj. 1. Que tem mais de um cônjuge ao mesmo tempo. 2. Diz-se de certos animais dos quais os machos tem muitas fêmeas

            Desculpe amigo, mais CASAMENTO se refere à união entre um HOMEM e uma MULHER.

            Mais o direito que você cita já é fato desde 2011!

          • quanto à perseguição às religiões de matrizes africanas, destaco:

            1 – Lei 12.288 de 02/07/2010 – Estatuto da igualdade racial. Leia o capítulo 3º dessa lei.

            Outra coisa…. para com essa mania de perseguição.

        • deologias humanistas que desconsideram Deus são apenas loucura da mente humana.
          18 Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio.
          19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.
          20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos. (1ª Coríntios 3.18-20)

    • Meu amigo, Boa tarde!!

      Não adianta debater come eles, eles sempre tem a razão!

      Mesmo que corte as asas de um pássaro e diga que ele não voa mais, um crente irá joga-lo para o alto e gritar: Milagre!!!

      eles preferem mentir em seus epelhos, e enganar seu próprio ego.

      abraço

      OBS: sou Agnóstico Futuro ateu, você com toda certeza vai entender!! Ateus todos somos em relação a religião fora nossa ou falta dela!

        • Realmente vocês precisam de um amigo imaginário!!

          Não tentem ridicularizar o caso. Ele fala em Deus como uma idéia viva, pois 1 terço do planeta acredita nisso, não que isso seja real, ai vocês fazem tipo uma pegadinha de mostrar as mãos quando peida, mostrou a mão é porque peidou…

          falou que deus é mau é porque acredita nele!!

          cada dia que passa vocês conseguem um proeza nova!

          • 11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
            12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

            Romanos 14.

      • ateu todos uma virgula nós cristãos acreditamos num ser todo poderoso criador dos céus e da terra e de tudo k nela há ….agora vcs ateus miseraveis filhos de lucifer querem afirmar k todos somos tbm ateu?vá com suas descrenças para o inferno k é o lugar d vcs!

  6. A colocação desse cidadão é totalmente imprópria. É a mesma coisa de se falar que existe muitas pessoas com cabelo bem grande porque não existe cabelereiro e se existisse cabelereiro, esse profissional era o culpado pelas pessoas terem cabelos grande.

    Deus nunca impôs conduta a ninguém . Até mesmo Lucifer pode escolher o que queria ser. Só que as escolhas determinam o que virá. Vemos uma luta desenfreada pelo poder e dinheiro ( fruto de uma vida distante de Deus e de não ser nascido de novo) no meio dos homens e isso é o que causa os males da humanidade.

    Nada mais!.

    • O seu Deus pode não ter imposto nenhuma conduta, mas seu seguidores SIM e acho que foi esse o problema.

      Sabe pq sou agnóstico e não ateu? Pq procurei conhecer como os povos não abraâmicos lidavam com a fé e as questões sociais e me identifiquei um pouco com eles. Agora pouco fiz um teste sobre qual religião a pessoa deveria seguir e o meu resultado deu BUDISMO. E realmente, minha identificação e respeito pelo budismo cresce muito. Se não fosse exigido raspar a cabeça, talvez eu me convertesse para o budismo.

      Cada vez mais percebo que tenho problema com o povo abraâmico e a visão deturpada que eles tem de fé e do mundo. Por conta da maneira IMPOSITIVA EXTREMISTA RADICAL que eles tem dessas coisas. Eu desaprovo. Desculpe a sinceridade, mas não consigo concordar com isso.

      • O extremismo não esta só na imposição, mais também na discordância. Você não percebe, mais usa do mesmo expediente que acusa os chamados seguidores. Você tem uma maneira IMPOSITIVA EXTREMISTA RADICAL , contrária à quem segue Deus (como você mesmo disse).
        A religião hoje mais separa o homem de Deus do que aproxima. Porque sigo à Jesus Cristo?. Porque Ele morreu por mim e ressuscitou após 3 dias para completar o processo de salvação da humanidade. Isso não é FILOSOFIA ou mesmo ideologia, isso é VIDA.
        Mais é claro que você tem TODO direito de escolha, e analisando sua fala quanto ao budismo, eu respeito sua escolha porque é um direito seu. Agora o que é exagerado da sua parte é a ojeriza que você tem de quem segue Jesus, isso pode até virar patológico.

  7. Penso que cada tem o direito de falar o que quiser! Entretanto tenho o sagrado direito de discordar; mesmo que não o leve a mudar de opinião. Assuntos que envolvem o nome de DEUS sempre foi e sempre será polemico. O crer em DEUS é uma questão de fé, e fé não se discute; cada um tem a sua.

    Uns creem em cavalos e outros em cavaleiros, mas eu creio na força do Senhor meu Deus! Independente das discordâncias e pronto!

    É isso!

    • O apresentador começou com a pergunta: SUPONHA que isso fosse verdade e você fosse confrontado por Deus, o que diria? CONSIDERE isso verdade e despreze o que você acredita, etc, etc… em nenhum momento o ator disse que acreditava em Deus, só pediram pra ele imaginar um cenário onde fosse verdade.

      • Não adianta, Leonardo K, esse povo é incapaz de abstrações intelectuais tão simples quanto a que você, com a paciência de um professor do ensino primário, tenta explicar para esse fundamentalista Marcos Oliveira bitolado pela religião.

  8. Meu amigo Deus não é monstruoso e nem egoísta, ele é justiça um Deus justo. pois o sofrimento as vezes e para mostrar para as pessoas que o homem sem Deus não e nada, e também que o sofrimento muitas das vezes é por causa das escolhas erradas que fazemos, como eu disse no inicio Deus é justo ele nos deu o livre arbítrio porque quer que nos o adoremos de livre e espontanea vontade o problema é que ninguém quer fazer isso. O homem carrega em si o pecado que foi erdado de Adão e Eva e por isso só pensa em fazer suas próprias vontades e só lembram de Deus na hora das dificuldades.

    • Sinceramente… essa explicação de que todo mundo tem que sofrer porque Adão e Eva comeram a frutinha é, pra dizer o mínimo, muito besta! Quem é Adão?? O que eu tenho a ver com esse cara? E por outro lado, se Deus o fez, porque não o fez mais esperto? pra entender que com esse ato iria ferrar com toda a humanidade, para todo o SEMPRE! E se todos temos livre arbítrio por que não nos é dada a chance, ao nascer, de escolher comer ou não o “benedeto” fruto proibido?? Convencidos pela cobra falante que fez a cabeça da Sra. Costela?

      Caro debatedor, esse papo de que nascemos pecadores por conta dessa historinha aí, é só um mito, com uma moral da história que é:
      “temos instintos maus dentro de nós, mas não podemos sucumbir a eles, devemos buscar o que é bom para todos, usando nosso discernimento”

      Acreditar que aconteceu tal qual está escrito lá é infantil, como acreditar no Pinóquio, cujo nariz cresce ao mentir, ou que a raposa bateu um lero com o pássaro dizendo que as uvas estavam verdes…há uma lição a ser aprendida na história, mas não implica em aceitar absurdos como verdade.

    • parabéns Fernando Rodrigues,você foi mil gloria a Deus:porque jesus veio nessa terra o filho de DEUS. e sofreu tanto com a morte na cruz para voltar ao pai e não pecou.agora essa raça de víboras, não querem obedecer e não querem sofrer, só querem pecar e não agradece a vida que Deus deu a eles; jesus veio e já pagou um preço muito alto por nos, e só para nos adorar a ele exaltar o nome dele e não pecar, não se prostituir e não andar desgarrado,…eu fico pensando naquele grande dia.vai ser muito choro muita tristeza para aqueles que não creram nesta palavra verdadeira. irão ficar nesta terra para segunda ressurreiçao e vai ser unha por e dente por dente diz a palavra de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA