Vaticano conclui instalação dos chuveiros para moradores de rua na Praça de São Pedro

37

A instalação de chuveiros na Praça de São Pedro, no Vaticano, ordenada pelo papa Francisco, foi concluída e já está à disposição dos moradores de rua que vivem no entorno da sede da Igreja Católica.

Além dos chuveiros, uma barbearia também foi instalada no local, e contará com o trabalho voluntário de profissionais cabelereiros de Roma, que às segundas-feiras, entre às 09h00 às 15h00 oferecerão cortes de barba e cabelo gratuitamente aos moradores de rua.

Os chuveiros instalados atenderão os pobres diariamente, à exceção dos dias que acontecem a Audiência Geral (tradicionalmente realizada numa quarta-feira) ou em dias de grandes celebrações na Praça São Pedro.

A cada banho, o morador de rua que for usar os serviços da nova instalação receberá um kit com roupas íntimas, toalha e produtos de higiene pessoal, de acordo com comunicado divulgado pela Esmolaria Pontifícia: “Os nossos peregrinos sem-teto receberão, para a ducha, roupas íntimas limpas e um kit com toalha, sabonete, creme dental, barbeador, espuma de barba e desodorante, tudo segundo as exigências pessoais de cada um”.


Segundo a Rádio Vaticano, a maior parte desses materiais será oferecido por empresas e doadores privados, e o que faltar, será providenciado pela Esmolaria a partir das ofertas de fiéis que são destinadas para esse fim.

Além dos chuveiros e da barbearia, os moradores de rua terão à disposição banheiros e pias com água quente, sabonete e jato de ar quente para secar as mãos.

Amor ao próximo

A iniciativa se deu após o papa Francisco ouvir os relatos de seu elemosineiro, dom Konrad Krajewski, a respeito da situação de pouca higiene em que os “peregrinos sem-teto” vivem.

Uma das três cabines com chuveiro instaladas pelo Vaticano
Uma das três cabines com chuveiro instaladas pelo Vaticano

Konrad, que distribui alimento diariamente aos moradores de rua sugeriu a instalação de chuveiros quando encontrou-se com um morador de rua chamado Franco, que fazia aniversário naquele dia. Para comemorar a data, ele o convidou para almoçar num restaurante, mas Franco se negou: “Não posso ir ao restaurante porque estou mal cheiroso. Aqui ninguém morre de fome. Mas não há banheiros onde possamos nos lavar”, lamentou o sem-teto.

Ciente da situação, Francisco não titubeou e ordenou a construção dos chuveiros sob a colunata da Praça de São Pedro. Além disso, o papa também determinou a distribuição de sacos de dormir, para que os moradores de rua pudessem enfrentar as noites do rigoroso inverno europeu sem sofrer com o frio.

A iniciativa, pequena diante do tamanho da Igreja Católica no mundo, é simbólica e inspiradora, servindo como uma demonstração de prática cristã na questão do amor ao próximo e cuidado com os menos favorecidos, assim como na parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37).

Barbearia contará com trabalho voluntário de profissionais
Barbearia contará com trabalho voluntário de profissionais

37 COMENTÁRIOS

  1. “Jesus Cristo(Nosso – único salvador) nos diz em Sua Palavra(Bíblia)que não devemos divulgar, sobre a bondade que fizer-mos…”Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto do vosso Pai(Deus todo poderoso)Celestial.” Mateus 6:1

    • ROBSON, DEIXE DE SER INVEJOSO. E QUEM ESTÁ DIVULGANDO UMA NOTÍCIA ESPETACULAR DO PAPA DOS CATÓLICOS É NADA MENOS QUE UM SITE GOSPEL. VÁ PRATICAR CARIDADE TAMBÉM,SEU INVEJOSO.

      • Graças a Deus pratico caridade, e não fico divulgando neste mundão velho a fora, co bem que faço,…Temos que ser discreto ao ajudar o próximo,…sem fazer barulho…Devemos seguir os ensinos de Jesus Cristo nosso único salvador

        • Robson,mas a caridade de um Papa tem poder de influência em toda parte
          do mundo.Por causa dessa ação,milhões e milhões de banheiros serão
          construídos para a população de rua e para os provisórios que estão em situação de rua.Imagine o tamanho do bem influenciando os políticos pelo
          mundo.

  2. Jesus Cristo(nosso – único salvador) nos ensina em sua Palavra a Bíblia, como devemos dar esmolas: ” Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mateus 6:2, 3, 4

  3. Avante sucessor de Pedro.. Deus é contigo., lembrando que está é só mais uma obra da santa igreja entre milhares ., asilos., creches, hospitais ., missões., orfanatos., caritas., etc. Etc. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo., nos seus anjos e com seus Santos., por todos os séculos agora é para sempre amém., a todos a paz de Cristo e o Amor de Maria santíssima..

  4. A ICAR assim como as Igrejas Evangélicas Faraônicas da Teologia da prosperidade poderiam deixar de hipocrisia e repartir os seus bens com os pobres como foi orientado por Cristo e seus Apóstolos.

  5. Conselho aos fanáticos:temos que seguir os mandamentos deixados por DEUS que são eternos
    e não mandamentos de donos de seitas que corrompem casas inteiras ensinando o que não
    devem por torpe ganância.Eles mandam fazer isso,aqui,tudo promessas vã ,pois seus mandamentos não valem,não valem,mas seus devotos seguem cegamente.Incautos.

    • O Papa é o SUMO SACERDOTE mundial ,pois no mundo não existe um líder com 1 bilhão
      de fiéis em todo o mundo reconhecido por todas as autoridades mundiais.Existem,sim,milhões e milhões de pequenos líderes brigando entre si por fama,dinheiro e poder.Só no Brasil são 115 mil líderes entre pequenos,médios e grandes,mas juntando todos em uma só religião,ainda assim perdem para o Papa.Se os
      mulçumanos fosse orgnizados e tivessem um Papa para combater as heresias,com certeza não existiriam tanta bagunça e guerras santas destrutivas.O Papa é o Papa e
      acabou,que crente fanático queira ou não.Existe porque DEUS quer e protege
      ponto final.

        • Sábias palavras Janio., ocorre q os evanjegues., são recalcados.. Pois vou citar alguns líderes dos evanjegues para uma comparação e que o santo padre me perdoe desta comparação., vamos lá:
          Valdomiro sandiablo.,.
          Silao mala sem alça
          Edirzimo barbicha de bode profeta supremo do Brás
          Periqueta Sônia conhecida no mundo gospel como a perua da fé
          Rr suado o mercador da fé politiqueiro.
          David miromba o rei da baixada do glicério e seu império
          Felicianus
          E aí da pra comparar?

  6. Clamando lunático:Comparar malafáia com o Sumo Sacerdote Mundial – o Papa.Depois esse
    imbecibilizado fica irado quanto é tratado de fanático,evanjegue,fariseu,burro….Além de homem
    grande na terra,o Papa é simples e humilde de coração.O seu testemunho de vida já diz tudo.
    Quanto ao seu ídolo,ele é um nada dos nada.Apenas um poço de soberba,arrogância,
    presunção……..Jumenta de balaão.

  7. Mas e a gente boa! querdizer que o papa faz toto em sanitário de ouro maciço? poxa esta ai é para realmente ver como os abostólicos irmãos que defendem esta seita estão cegos kkkkk quer dizer andar de carrão não pode, mas cagar em pinico dourado é legal, parece a turma da dilma

  8. Bem ajudar os pobres e uma coisa boa, mas não e só isso que devemos fazer, pregar o evangelho de forma verdadeira também e preciso e deste que o mundo e mundo que a igreja católica não faz isso, será que acham que só fazer caridade basta para alcançar a eternidade? Jesus numa certa ocasião disse aquele que não estiver pronto a dar a sua própria vida por amor de min não e digno do reino dos céus.

DEIXE UMA RESPOSTA