Desempregado e investigado pelo MP, ateu que queimou Bíblia pede desculpas: “Errei”

77

Após dizer que não se arrependia de ter queimado um exemplar da Bíblia Sagrada, jovem ateu pediu desculpas pelo gesto depois de receber críticas de um padre em Rio Branco (AC).

Roberto Oliveira, 29 anos, estudante de Filosofia na Universidade Federal do Acre (UFAC) e vocalista de uma banda de rock, leu uma carta aberta escrita pelo padre Massimo Lombardi, da catedral Nossa Senhora de Nazaré, e disse que refletiu profundamente sobre suas palavras.

Na carta, Lombardi afirmou que o gesto de queima da Bíblia “constitui um ato imperdoável para um universitário”, e destacou que “no mundo de hoje as guerras começam quando se mexem com os sentimentos religiosos, que constituem a alma mais profunda do sentido da nossa vida e da vida dos povos”.

Em sua resposta, Roberto Oliveira admite que foi desrespeitoso em seu protesto, revela que tem “formação cristã” e é um “ex seminarista”.


“No exercício da minha liberdade de expressão, acabei por ferir o direito à liberdade de outros, agora vejo e compreendo isso. Compreendo que errei. Não no conteúdo de minha crítica, mas na forma. Neste ponto, concordo plenamente com o senhor, precisamos buscar outros meios de combate ao fundamentalismo, com diálogo e respeito mútuo”.

O estudante lamenta que “pessoas que se dizem cristãs” tenham passado a persegui-lo após o episódio, contradizendo a mensagem de paz do Evangelho: “Tiram fotos com suas Bíblias com tom ameaçador e me enviam por redes sociais com ofensas, ou que proferem palavras de ódio a mim, não acredito que vivam plenamente este amor”, escreveu em sua página no Facebook.

A repercussão da queima da Bíblia levou Oliveira a perder o emprego e se tornar alvo de um inquérito do Ministério Público Federal do Acre.

Leia a íntegra da retratação do estudante ateu:

Querido Padre Massimo,

Fiquei muito feliz em ler a sua carta direcionada para mim. Pois, desde sempre, o senhor é um referencial em minha vida. Um exemplo como cristão, sempre dedicado a seu serviço e ao amor aos seus semelhantes. Desta maneira, suas palavras me tocaram, pela sensibilidade e carinho em cada letra.

Pela minha formação cristã, pois, também, sou ex-seminarista, como bem sabe, vejo-o como o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas, que deixa as 99 ovelhas que estão apascentadas e vai em busca daquela única ovelha que se perdeu. Na minha busca incessante pela afirmação de minha vida, existência e ideais, acabei me afastando de alguns valores e posicionamentos, acabei adquirindo uma visão mais crítica em alguns pontos, o que acabou por me endurecer um pouco mais e que me levaram a cometer este protesto. Acabei por incorrer em um solipsismo.

Na tentativa de combater um fundamentalismo extremado por meio de uma performance artística, acabei me posicionando de forma equivocada, pois meu ato se configurou desrespeitoso, principalmente, devido a visão sensacionalista de parte da mídia, que julgou, sem ao menos saber os motivos do meu protesto.

Digo que se configurou, pois em mim não existia a intenção de ofender ninguém. Deixo claro meu respeito por toda as religiões e reconheço o papel fundamental que o cristianismo teve em minha formação. Busquei apenas chamar atenção para os abusos que sofremos diariamente por parte de religiosos extremistas e radicais.

É certo que, no exercício da minha liberdade de expressão, acabei por ferir o direito à liberdade de outros, agora vejo e compreendo isso. Compreendo que errei. Não no conteúdo de minha crítica, mas na forma. Neste ponto, concordo plenamente com o senhor, precisamos buscar outros meios de combate ao fundamentalismo, com diálogo e o respeito mútuo. Do contrário, corremos o risco de nos tornarmos iguais ao que combatemos.

E, por mais que eu possa e tente me explicar, sinto não poder aplacar a fúria e o julgamento, também extremado, daqueles que se posicionam contra meu ato, contra minha pessoa. Em meio a isso tudo, consigo compreender o verdadeiro significado do que seja a intolerância. E isso me faz refletir, que a tolerância e o respeito são essenciais em todas as esferas da sociedade, porquê a sua ausência pode trazer à tona o que existe de mais feio e pernicioso na natureza das pessoas.

Estou sendo perseguido, afrontado e constantemente atacado por pessoas que se dizem cristãs. A luz de tudo o que já vivenciei, acredito que elas não entenderam a verdadeira mensagem de Jesus, pois, se me recordo bem, o princípio fundamental do cristianismo é o amor, incondicional. Pessoas que tiram fotos com suas Bíblias com tom ameaçador e me enviam por redes sociais com ofensas, ou que proferem palavras de ódio a mim, não acredito que vivam plenamente este amor. Por isso, sua carta me tocou tanto e me levou a uma profunda reflexão.

Se me recordo bem, outro importante ensinamento que o senhor me deu, no decorrer de minha formação, é o que devemos ser rápidos em perdoar e lentos em condenar. Todos somos passiveis de incorrer em erro e a possibilidade de nos corrigirmos geralmente vem seguida de perdão.

Da mesma forma que me posiciono contra as coisas que não acredito, existem outros que o fazem, e entendo toda esta revolta de alguns que se dizem cristãos. Reconheço, padre, que posso ter exagerado, porém, creio que, mesmo de maneira equivocada, acabei por trazer à tona um importante debate para a sociedade em que vivemos, o da tolerância, principalmente, em um mundo que o fundamentalismo parece crescer. Neste sentido, a performance surtiu efeito. Por outro lado, quero pedir desculpas a todos os Cristãos não radicais que se sentiram ofendidos, pois, definitivamente, esta não foi a intenção.

Exemplo melhor disso, são as muitas pessoas dignas do meu respeito, que mesmo não aceitando o que fiz, entenderam o que busquei denunciar e me apoiam neste momento tão complicado de perseguição. Já perdi meu trabalho e, como já disse, estou recebendo diversas ameaças, inflamadas por personalidades religiosas públicas e pela mídia sensacionalista.

Não acredito que ferir um princípio constitucional de liberdade de crença, pudesse, além de me imputar uma penalidade, fazer surgir uma inquisição. E isto, em pleno século XXI, me deixa assustado e me faz pensar, que meu ato não foi vazio de razão.

Espero que toda esta polêmica tenha servido para algo, esta também é a função da arte. Que nem sempre é puro entretenimento e também tem a função de incomodar e trazer a reflexão. Lembremos do ocorrido com o atentado na revista Charlie, quando o mundo debateu os limites da arte e o perigo do crescimento do fundamentalismo religioso, no caso Islâmico.

Pelo menos, o que desejo, é que as pessoas possam ter refletido e tirado algum aprendizado e reflexão. Para mim, todo o ocorrido, só fortaleceu alguns conceitos que tenho previamente estabelecidos: de que existe muita coisa podre na política, que a mídia usada de má fé pode ser algo totalmente destrutivo e trazer prejuízos irreversíveis e que o fundamentalismo religioso também e outras formas impositivas de posicionamento, devem ser combatidas prioritariamente no campo das ideias, mas com o bom uso da razão.

Para mim, seu apoio neste momento é fundamental, pois meu caso, ultrapassa os limites da simples compreensão das pessoas, uma vez que se percebe um jogo de interesses bem maior em torno da questão, que já não diz respeito somente aos cristãos e a queima da bíblia, mas ao oportunismo político em torno dos fatos.

Assumo as consequências dos meus atos e reconheço que minha crítica poderia ter sido feita de uma outra forma, menos agressiva. Por fim, querido padre, obrigado por suas palavras, pois reacende a esperança em meu coração e a certeza que nem todos os religiosos são fundamentalistas e que acreditar o contrário é cair no mesmo erro.

Sem mais, deste que sempre irá lhe admirar enquanto sacerdote, mas acima de tudo como o ser humano, amigo verdadeiro e modelo para aqueles que se dizem cristãos.


77 COMENTÁRIOS

  1. Ele não errou, mas o Padre errou.
    A Bíblia, para quem não crer no que nela está escrito é um livro comum. E como tal, pode ser queimada!
    Portanto, ele não errou ao queimar a Bíblia.
    A Bíblia só tem real valor para os que fizeram profissão de fé em Jesus. Que entregarão suas vidas a Cristo.
    A Bíblia para os que não tem fé “não tem valor algum” Heb 4:3. Portanto, para esses , queimá-la é um direito totalmente seu.
    Errou o Padre e errou feio.
    Primeiro: quando diz “constitui um ato imperdoável para um universitário”. MENTIRA. Esse não é um pecado perdoável. É totalmente perdoável segundo o Senhor Jesus. Só há um pecado não perdoado, mas não é o de queimar. Quem queimar a Bíblia e pedir perdão a Deus é perdoado sim. Errou Padre e errou feio. Cristo diz uma coisa e você diz outra. Neste quesito você é totalmente contrário à Cristo e Cristo e totalmente contrário a você.

    Segundo: ao dizer “no mundo de hoje as guerras começam quando se mexem com os sentimentos religiosos”. Errou novamente Padre, e errou feio.
    a) há nestas há uma ameaça velada: “no mundo de hoje as guerras começam quando se mexem com os sentimentos religiosos”. Isso mostra o verdadeiro sentimento que trás atrás da batina. Ou seja, se esse Padre tivesse poder, faria guerra a essa pessoa. Mostra o que “está escondido no coração” do Padre. Ao fazer essa menção, esse Padre se iguala aos facínoras terroristas dos Islam. Veja, no fundo não há diferença. O Papa Francisco tem essa mesma índole. O verdadeiro Cristianismo nos ensina amar, e não fazer guerra, até aos inimigos. O máximo é orarmos pelos inimigos. Então Padre, por certo você ama o Catolicismo Romano, deveria era amar o Evangelho de Cristo que é completamente diferente. Se fosse de Cristo teria o mesmo sentimento de Cristo. E esse sentimento seu não é de Cristo, é contudo do seu Pai espiritual. Jo 8:44 e você que fazer o que o seu Pai espiritual deseja. Veja o que está no coração dos religiosos que não tem verdadeiramente a Jesus: Vós tendes por pai o Diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; Ele é homicida desde o princípio e nunca se firmou na verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso e pai da mentira.” Jo 8:44.
    b) Há guerras religiosas por causa dos religiosos que pertencem a Satanás.. Por causa dos filhos intolerantes de Satanás. Então Padre você erra mais uma vez! O religioso, muçulmano, como você, quando cometem atrocidades fazem pior do que o que não crer! Isso você fez no Catolicismo medieval quando cortava a barriga de mulheres grávidas, quando mandava pessoas para vivas para serem queimadas nas fogueiras do catolicismo. Você, se estivesse lá, faria a mesma coisa. Portanto, você, os muçulmanos e todos os falsos religiosos deste mundo que não pertencem a Deus, na defesa de suas crenças sugere até a morte aos que profanam seus objetos “sagrados”. Jesus foi claríssimo: “vem o momento em que matarão a vocês por julgarem fazer um serviço a Deus. Mas isso farão porque não conhecem nem ao Pai e nem a mim”. João 16:2. Lembre-se: O Evangelho de Cristo é amor.
    c) Há uma grande contradição: os religiosos atacam veementemente os credos alheios, atacam com veemência os comportamentos humanos contrários aos seus credos. Quando alguém não crer como ele crer e se dispõe a queimar a Bíblia se sente ofendidos! Totalmente antidemocráticos. Lembre-se, que pessoas que se convertiam queimavam livros religiosos e quebravam imagem publicamente. Portanto, se o religioso pode, o não-religioso pode também.
    d) Portanto, qualquer pessoa pode queimar a Bíblia, rasgar o Alcorão, quebrar imagens de seus “Santos”. Principalmente um ex-seminarista, um ex-muçulmano que descobriu que estava preso a uma mentira. Também um ateu ou um jovem inconformado pode fazer o mesmo.
    Paulo Tarso.

    • Paulo,

      Quanto à parte final do seu texto, compreendo que há razão em parte.

      Sim, não era pra ninguém se sentir ofendido ao se destruir os objetos de culto do passado ou de alguma instituição.

      O problema é que em face a nossa não evolução, pois retroagimos pra discutir e criar confusão com tudo, teve o legislador pátrio que estabelecer essa proibição na Carta Magna. Ou seja, não que interessasse a ele dar segurança especial, mas sim evitar que pessoas raivosas com tudo, tomassem um ato dessa natureza pra, aí sim, criar guerras.

      • Herege não é um conceito válido para o catolicismo de hoje, Lopes, para o qual os protestantes são irmãos separados. Já leu sobre o recente encontro do Papa com os evangélicos e o pedido de perdão que ele fez pelas perseguições católicas contra os protestantes? Ora, essas perseguições foram realizadas sob a justificativa de punição de heresia, mas se há pedido de perdão é porque se reconhece que houve um erro de avaliação ou de julgamento.

        • Caro sandro quando digo hereges me refiro exclusivamente aos hereges.,que perseguem os anjos e Santos de Deus , exemplo, os que quebram imagens sacras e pisoteiam as santas hóstias , coisa que vem acontecendo por todo o mundo., assim como os fundamentalistas estado islâmicos ., e os mercenários da Fe., só serve pra quem veste a carapuça. Paz e bem

  2. QUANDO ELE COMETEU ESSE ATO DESRESPEITOSO E COVARDE,ELE SABIA O QUE ESTAVA FAZENDO,E MAIS NÃO PRATICOU TAL ATO SOZINHO,POIS PODE SE PERCEBER A EUFORIA E OS GRITOS DE COMEMORAÇÃO DE OUTROS QUE CONCORDAVAM COM SEU ATO IRRESPONSÁVEL E COVARDE. AGORA ELE VEM CITAR QUE CONHECE A MENSAGEM DE PAZ QUE TEM O EVANGELHO. ENTÃO QUANDO VC FEZ O QUE FEZ,SABIA QUE ESTAVA AGREDINDO PESSOAS QUE NÃO IRIAM SE IMPORTAR COM SUA COVARDIA.SE VC FIZESSE ISSO POR EXEMPLO COM O LIVRO SAGRADO DOS MUÇULMANOS,O ALCORÃO,A SUA SITUAÇÃO CERTAMENTE ESTARIA BEM DIFICIL NESSE MOMENTO.QUERER AGORA DIZER QUE ESTAVA PROTESTANDO CONTRA O RADICALISMO COM ESSA PRÁTICA,AGRESSIVA E COVARDE CONTRA O LIVRO QUE VC MESMO DIZ AGORA QUE ANUCIA A PAZ É EXATAMENTE ATESTAR QUEM VC É.MEU LAMENTO,E MINHA ORAÇÃO PRA QUE VC SE CONVERTA A CRISTO E SEJA UM ARAUTO DA PAZ E NÃO UM AGRESSOR DELA.

  3. ele é do rio branco -ac tá explicado. lá eles estão comemorando a chegado do iphone 3g. não pode se esperar muita coisa desse povinho atrasado.

    • Delldellphone, a sorte sua é que não existem mais manicômios, pois era lá que você estaria recolhido para o resto de sua existência miserável, seu estúpido doente da alma e do caráter! E como você tem a ousadia de falar em cristianismo, fariseu cínico?

        • Muito cínico, mesmo, janio. Destila ódio o tempo inteiro e depois, cinicamente, vem falar em “site cristão”. Fariseu sórdido esse delldellphone.

      • janio a conta da minha cama que sua mãe quebrou está aqui. me passa seu e-mail porque quero meu dinheiro. e sandrete rainha do boquete já tomou seu laxante pra aprender que ku é feito pra cagar? tenho nojo de aberração gay sim e vou dar muita pancada hoje quando encontrar um na rua pensando em vcs. mas, um dia quem sabem acho vcs e posso me deliciar com a dor de vcs aberração janio e sandrete.

  4. Agora vamos aguardar o evangelismo pedir desculpas pelo modo como trata adeptos de cultos afro, homossexuais e outros grupos……….

    citação:
    “No exercício da minha liberdade de expressão, acabei por ferir o direito à liberdade de outros, agora vejo e compreendo isso. Compreendo que errei. Não no conteúdo de minha crítica, mas na forma. Neste ponto, concordo plenamente com o senhor, precisamos buscar outros meios de combate ao fundamentalismo, com diálogo e respeito mútuo”.

    O problema é que PAPAGAIOS DE PASTORES inviabilizam qualquer debate. Por isso as discriminações prosseguem e os direitos de CIDADÃOS das pessoas continuam lhes sendo negados. Quantos evangélicos sabem diferenciar o que é um CASAMENTO CIVIL do que é um CASAMENTO RELIGIOSO? Quantos evangélicos tem consciência de que a homofobia tem que ser criminalizada? (não pela PL 122, que fique claro).

    Poucos.

    E pior, uma parcela deles defendem pastores que discursam o APEDREJAMENTO DE PESSOAS ATÉ A MORTE. Como tivemos a infelicidade de testemunhar neste site, dias atrás?

    Infelizmente os evangélicos abertos a um dialogo estão sendo massacrados por essa faceta RADICAL, DÉBIL E EXTREMISTA que está nascendo no meio evangélico. Pq vcs acham que pastores como Ricardo Gondim, não tem tanto espaço de mídia quanto crápulas como Silas Malafaia? Pq pastores como Gondim são abertos para um dialogo maduro e sensato com a sociedade.

  5. Algo interessante no Brasil com relação a religião,uns dizem não acreditar outros dizem acreditar,outros dizem acreditar mas do jeito deles afinal.será que todos leem a mesma bíblia, no Velho Testamento,tivemos homens que foram chamados para o serviço de Deus,estes então não tinham escolha tinham que servir,mas no Novo Testamento,o Senhor,não obriga a ninguém aceita-lo ou deixar de aceitar,não obriga ninguém a segui-lo,ou deixar de seguir,mas quase todos querem escrever uma bíblia de acordo com seus anseios, um deus moldado conforme os seus desejos e que satisfaça as suas vontades,esquecendo-se que é algo impossível,esqueceram que o NOSSO DEUS É SOBERANO,ELE É SENHOR, ELE NÃO PEDE MANDA,ELE NÃO DEPENDE EM NADA DE NOS,NOS É QUE SOMOS SEUS DEPENDENTES,TUDO QUE ELE QUER DE NOS CHAMA-SE, OBEDIÊNCIA,PARA QUE POSSAMOS ENTRAR NO REINO DOS CÉUS,agora fica grupos,que falam e praticam coisas contrarias a vontade de DEUS,querendo dar o famoso jeitinho brasileiro,para ser salvo,posso fazer esta afirmação,que mediante as Sagradas Escrituras,não tem eu quero ou deixo de querer,concílios,reuniões,assembleias,passeatas,decisões judiciais,,leis criadas pelos homens,de nada adianta,porque ele nos diz, que não é homem para que arrependa, já pensou se Ele fosse moldar-se conforme as nossas vontades a seculos não teríamos nenhuma referência de que é DEUS,se alguém tem o interesse de ser salvo,que faça conforme a vontade de DEUS,agora querer que DEUS,venha molda-se conforme a vontade de cada isto é até falta de ………………………………………………pense nisto pare de discordar de DEUS,a bíblia foi escrita para aqueles que querem seguir os mandamentos do Senhor,ao que não querem esqueçam a DEUS,e sigam a quem achar que deve,PORQUE NINGUÉM É OBRIGADO A SEGUIR A DEUS,BASTA LER JOÃO 3:16 AOS QUE CREEM,NÃO ESTÁ ESCRITO AOS QUE NÃO CREEM,CERTO.

  6. o ateu em questão só mostra a má índole de ateus e gays, quando viuy que iria sofrer prejuízos correu para pedir perdão, quero ver naquele dia a turminhya do star caindo de joelho e confessando que só o SENHOR É DEUS

  7. Agora é só ele pedir absolvição ao saçerdote e recomeçar sua vida cristã., o padre fazendo uso de suas atribuições e sucessão apostolica levantará suas mãos sacerdotais e implorara a bênção de nosso senhor jesus Cristo sobre este servo ., e assim a paz e o amor apagará todas as faltas., oremos

    • Já deixei claro que não concordo com agressões a livros, incluindo a Bíblia.

      Mas esta frase me deixou perplexo pela vingança de que elas dão notícia:

      “A repercussão da queima da Bíblia levou Oliveira a perder o emprego”

      Então as letras impressas em papel valem mais que o espírito das mesmas?

      “A letra mata, o Espírito vivifica” (2º Cor. 3:6)

      Então a idolatria por um livro é causa de deixar um jovem sem emprego?

      Esse é o preço que ele pagou por afrontar a moderna Inquisição cristã.

      E isso prova que o cristianismo não tem nada a ver com Jesus Cristo.

  8. em primeiro lugar estão todos errados, o rapaz por agredir a fé de outrem, o padre por tentar apaziguar causando mais tenção, e vocês por se perderem em acusações infundada,
    Jesus Cristo Vivo , que só precisaria de 2 mandamentos para ser digno Dele. mas não sabem vocês , que estes 2 mandamentos que Ele se refere, esta em toda a palavra, pois como Ele mesmo diz Deus esta dentro de nós, quando descobrimos isto sabemos onde esta o mal, e quem pertence a ele, tentarmos salvar outros do caminho errado e uma dadiva que vem Do Criador, e não da criatura, foi assim no inicio e será assim ate o fim, e cada uma pagara conforme suas atitudes, se do bem para o bem, se do mal para o mal.
    eu vi o vídeo e não gostei, não por mim pois eu sei de onde vim, e para onde vou, e pra quem vou, e também sei quem sou. mas tem mitos que não sabem quem são nem oque estão fazendo aqui, assim como muitos anjos se perderam por erro de um e seguiram o que e errado assim, nós também cometemos erros, eu os cometo, e sei achar os meus erros, e concerta-los.
    mas e quem não sabe, que se perde por não conhecer,
    amados, o dom de Deus e amor, pois ele diz amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei.
    o Pai queria que todos fossem salvos, e isto e Deus quem irá julgar,,,,

  9. Sabes vi e li muitos comentarios, eu não eide sensurar nem lancar julgamento face a ele sem em primeiro conhecer a sua infancia, mocidade, junvetude e agora, depois de eu saber todos esses promenores ai sim eu irei especular.

    a) a Biblia não tem valores para quem ainda não entregou por completo a Jesus Cristo a sua vida.

    b) so e so existem um pecado imperdoavel que a Biblia menciona que desde eu comecei a estuda-la sei, que “a blasfemia contra Espirito Santo”, afirmar categoricamente que oque ele fez e imperdoavel segundo as escrituras hummn, e perdoavel sim

    c) a graca de Deus estende-se ate ao ponto de conbrir milhoes e bilhoes de pecados

    d) oremos somente para o “aventureiro” caia na real que creia que Deus so pode, a Biblia diz o seguinte conheceras a verdade e a verdade vos libertara, esse rapaz ainda esta preso, coberto seu cerebro, ainda nao conhece as coisas de cima, somente quem busca coisas de cima conhece e vive com Deus Mateus 6:33, e isso lhe falta.

    e) estudam a ciencia para confrontar a Deus, quem fez o mundo, quem formou o homem? Quem fez tudo oque no mundo ha ? E porque questionar os feitos do criador, achas que ele errou na criacao? E se fosse voce faria tudo de novo? Cuidado.

    Sem mais de longas foi um prazer.

  10. Já deixei claro que não concordo com agressões a livros, incluindo a Bíblia.

    Mas esta frase me deixou perplexo pela vingança de que ela dá notícia:

    “A repercussão da queima da Bíblia levou Oliveira a perder o emprego”

    Então as letras impressas em papel valem mais que o espírito das mesmas?

    “A letra mata, o Espírito vivifica” (2º Cor. 3:6)

    Então a idolatria por um livro é causa de deixar um jovem sem emprego?

    Esse é o preço que ele pagou por afrontar a moderna Inquisição cristã.

    E isso prova que o cristianismo não tem nada a ver com Jesus Cristo.

    Graças a Deus que as piras da Inquisição literalmente não acendem mais.

    Se acendessem, o auto-de-fé já estaria decidido, e com o aplauso de muitos.

    • Amigo Sandro, no livro dos Atos dos Apóstolo (11:26) Diz: … Em Antióquia , os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Quando se fala a palavra cristianismo, faz referência ao povo cristão, isto é, seguidores de Cristo. Se em qualquer religão do mundo alguém se alto denomina cristão sem o ser, isto não pode mudar o sentido da palavra, porque ainda hoje existem verdadeiros cristãos. Se no catolisismo ( mistura de várias crenças) alguém se denomina cristão, mas na prática são pecadores, isto não muda a verdade de Cristo. Como também na religião evangélica (mistura de cristianismo com judaismo) se alguém se declara cristão mas nega a Cristo andando prática do pecado, apenas esta pessoa está usando o nome que é próprio dos discípulos do Senhor indevidamente.

  11. Ele confessou da mesma forma que as vítimas da Inquisição confessavam após as torturas físicas. As torturas que esse jovem sofreu e sofre, são de ordem social.

    • Errata: onde se leu “são de ordem social”, leia-se “são de ordem psíquico-social”.

      Ficando assim:

      Ele confessou da mesma forma que as vítimas da Inquisição confessavam após as torturas físicas. As torturas que esse jovem sofreu e sofre, são de ordem psíquico-social.

  12. Com todo o respeito aos católicos, mas é um insulto ao Evangelho de Cristo a pretensão dos padres em perdoar pecados. Quem são os padres para perdoar pecados cuja natureza dos mesmos revela que o perdão deve ser buscado junto a Deus? Ora, nós só perdoamos os pecados daqueles que nos ofendem, que nos prejudicam diretamente, não os pecados que ofendem a Deus, sendo por isso que Cristo nos ensinou a orar “e PERDOA as nossas dívidas [para contigo] como perdoamos os NOSSOS devedores”, ou seja, o pecado contra Deus só Deus perdoa, o pecado daquele que peca contra nós, nós devemos perdoar. Assim, nesta visão evangélica, cristã, se queimar a Bíblia constituir pecado, então o pecado é contra o autor da Bíblia e só Ele pode perdoar esse pecado, sendo que ninguém deve tomar para si a ofensa que é feita a Deus, e ninguém pode perdoar ofensa feita a Deus, e ninguém deve punir erro que só a Deus cabe julgar, da mesma forma que não tomamos para nós a ofensa e o dever de punir os que pecam contra Deus, e todos nós pecamos contra Deus.

    • Concordo plenamente com voce sandro so jesus pode perdoa nossos pecados.

      A biblia diz..thiago 3

      a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
      9 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
      10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.
      11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?

    • SANDRO,você está certo.Isso de padre perdoar não existe,um padre não é nada.Quem
      inventa tudo isso é os evangélicos fanáticos.Confessar os pecados a um padre é o mesmo que procurar, um psicõlogo ou qualquer outra pessoas para desabafar os problemas.Quanto às imagens,quem vai à missa quando casa ou batiza o filho,esse
      pessoa idolatra imagens,sim.

      • Janio,

        embora a Igreja Católica Apostólica Romana faça distinção semântica entre latria, dulia e hiperdulia o povo simples não o faz e acaba claramente incorrendo na adoração das imagens dos santos, dirigindo orações a elas e as tratando como se vivas estivessem.

        No hinduísmo existe a adoração de imagens, mas no conceito hinduísta não se trata de idolatria porque idolatria seria a adoração de uma representação imaginária e que não retrata ou constitui a Divindade, como, por exemplo, no caso hebreu envolvendo a adoração do bezerro de ouro, ou seja, de um ser que, além de não representar ou constituir o verdadeiro Deus, existia apenas na imaginação daquele povo. Assim, a adoração da imagem de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, seria a adoração do próprio Deus, porque Deus e Sua forma não se distinguem e Ele aparece no mundo inclusive através da imagem que retrata Sua forma e até mesmo porque Deus, em espírito, esta presente em tudo. Assim, a imagem, ou deidade, não é simplesmente madeira ou pedra, mas a própria substância espiritual de Deus, mais ou menos como quando, segundo os católicos, a hóstia de transforma em verdadeiro corpo e sangue de Cristo mesmo que, à visão carnal, material ela se apresente como simples trigo e vinho.

    • Sandro, fazes igual e nao te humilhas como o rapaz.Orgulhosamente fazes como fez Lucifer.Eu subirei aos ceus,acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altissimo.Contudo seras precipitado para o reino dos mortos,no mais profundo abismo.Isaias14/14.Porque Deus resiste ao soberbos,,contudo aos humildes concede sua graca.Humilhai-vos perante a poderosa mao de Deus,para que em tempo oportuno ele vos exalte.1pe5/6.Existiria orgulho maior do que a criatura questionar o criador?

      • Servo,

        eu sou uma pessoa simples e humilde, se você me conhecesse pessoalmente veria isso. Orgulhosos são os que se colocam como representantes de Deus na terra, mas ofendem ao Creador com roubo, mentiras e falsa adoração.

        • Sandro nao confunda 1 ser humano simples,como virtude humana e natural com um ser humano com simplicidade divina,atraves do Espirito Santo,e sobrenatural.A humildade da terra nada tem a ver com a humildade dos ceus. Quando citei a Sindrome de Lucifer eu quis dizer que a humanidade esta caida em virtude do pecado e assediada pelo orgulho de independencia de Deus.Ora quem anda independentemente de Deus,nao pode ser considerado humilde pois ele, e quem esta tracando seus proprios caminhos e deixando os caminhos que Deus tem para ele.LC15/11A24. FP 2/5 Tende em vos o mesmo sentimento que houve em Jesus Cristo,pois ELE SUBSISTINDO em forma de Deus,nao julgou com usurpacao o ser igual a Deus,antes a si mesmo se esvaziou,assumindo a forma de servo,tornando-se em semelhanca de homens e reconhecido em figura humana,a si mesmo se humilhou,tornando-se obediente ate a morte e morte de cruz,pelo que Deus O exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que esta ACIMA DE TODO NOME,PARA QUE……………..VS10E11.

  13. Católicos adoram imagens; evangélicos adoram a Bíblia. Podem até substituir as palavras “adoram” por “veneram”, que a prática continuará sendo de adoração a objetos sem vida.

    • Sandro,

      Ao usar a palavra “adorar” ou “venerar”, acredito que você nunca tenha escutado alguém dizer “Ó, bíblia sagrada, cuida da minha familia”… (ao menos, eu nunca ouvi)

      Não vejo a bíblia como adoração para os evangélicos, mas um objeto que necessita de cuidados básicos (limpeza, por exemplo), e mesmo assim, muitos a tem cheia de poeira

      O que esta em questão, não é a queima da Biblia, mas o “recado” que o distinto ateu quis enviar a todos. Recado este que , caso não seja punido, servirá como “prática livre para intolerancia”

      Flw

    • Sandro o rapaz queimou a biblia,e vc esta proximo de faze-lo pois hoje ja a queima com a boca.Vc se lembra o que aconteceu quando Moises quebrou as tabuas da lei,que era a palavra revelada aos judeus por Deus naquela epoca, o que significou para Israel? A quebra de uma alianca para com Deus em virtude do pecado deles.Sua comparacao de idolatria a biblia e absurda pois Jesus e propria encarnada joao1 e colocar os escritos biblicos acima de outras escritas e apenas colocar a Deus em 1 lugar em nossas vidas.E logico que so reverenciar a biblia e nao pratica-la constitui-se idolatria a um objeto porem quando estas palavras tornam-se pratica de vida elas libertam o homem e lhe dao vida eterna.No seu caso isto nao aconteceu ainda.Tens visto um homem precipitado em suas palavras?Maior esperanca ha para um insensato do que para ele.Pv29/20,Isaias 40/8,seca-se a erva,(o homem,vs6),e cai sua flor ,mas a palavra(Jesus e a palavra escrita em nosso coracoes) do nosso Deus permanece para sempre.Lampada para os meus pes e a tua palavra,e luz para os meus caminhossl119/105.LEIA O SL 119,pois quem esta em escuridao pode descubrir a luz de Jesus no fim do tunel.

      • Servo,

        jamais queimarei a Bíblia, como jamais queimarei o Alcorão, os Vedas, as Sutras Budistas, Jainistas, entre outras escrituras, pois eu as tenho todas como livros sagrados, e só faço a crítica textual visando o sentido maior de todas as escrituas sagradas e que é a adoração a Deus em Espírito e VERDADE.

        • SANDRO, SO DE TER PASSADO PELA IGREJA,CONHECER UM LIVRO QUE SE TORNOU INSUPERAVEL DIANTE DOS OUTROS, O MAIS LIDO E TRANSFORMADOR DE PESSOAS EM TODOS OS TEMPOS,TER A UNICA PROVIDENCIA PARA O PECADO DO HOMEM, ENQUANTO OS OUTROS SO MASSAGEAM O EGO;DOUTRINA PARA ARTISTA E PROMISCUIDADE TAMBEM,UNICO QUE TEM ADVOGADO PARA O MEU ,O SEU E O PECADO DE TODOS.LOGO ESTAREI LHE FAZENDO ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE A SUA MANEIRA DE PENSAR SOBRE UM DEUS SUPREMO EM TODAS AS RELIGIOES.DIFICIL SERA ME RESPONDER POIS QUERO EVIDENCIAS HISTORICAS ,TESTEMUNHAS DE RESSURREICAO ,PROVAS DE EXPIACAO,E EVIDENCIAS ONDE O DEUS QUE VC FALA E O MESMO QUE EU CITO.FALAR EM UM DEUS SUPREMO MUITOS FALAM EU QUERO VER ARGUMENTOS HISTORICOS ,ARQUEOLOGICOS,PROVAS TESTEMUNHAIS E NAO LENDAS COM AFIRMACAO SEM SUPORTE COMO A QUE VC DEU.UMA COISA LHE AJUDA;O ESPACO PARA NAO PODER FAZER UMA DEFESA MAIS PROFUNDA DIANTE DE ARGUMENTOS MIRABOLANTES E QUE NA PRATICA NAO PRODUZEM NENHUMA MUDANCA NA VIDA DE PESSOAS.COMO EU DISSE DOUTRINA DE PESSOAS EM SUA MAIORIA PROMISCUAS,VEDE ARTISTAS,PENSADORES ENFIM ESTILO DE VIDA POUCO MORAL.QUANTO A CIENCIA VA LA NO POST DA UNIVERSAL E A QUESTAO DO NEPAL E DERRUBE AS 9 CITACOES BIBLICAS MILHARES DE ANO ANTES DA CIENCIA SE MANIFESTAR SOBRE ELAS.dA TERMODINAMICA A ARCA DE NOE MODELO PARA A INDUSTRIA NAVAL.

  14. Mais que ateu mais fraquinho,cheio de remorsos e bebê chorão por sinal.
    pior que ta cheio de cristão tipo ele que se acovarda diante da pressão Da sociedade em assumir suas convicções cristã,chegam a negar a fé por causa de um mísero emprego.

  15. bom dia a todos !!!
    quebrar imagens é crime, invadir qualquer tipo de culto é crime, desrespeitar a religião do outro é crime, queimar a bíblia também é crime. todos se enquadram de forma igual.
    crime é crime !!!
    li todo o comentário desse rapaz, primeiro é universitário e ex seminarista, sabia muito bem o que fez e a sua consequência. segundo, na sua retratação ele citou que os cristãos deveriam pregar o amor do evangelho, pois foi assim que ele aprendeu quando criança…. se ele sabia disso tudo então porque ele não usou da mesma misericórdia que queria dos outros, afinal ele é estudado.
    terceiro, ele não é ATEU. somente tá revoltado com nós cristãos que estamos pregando um evangelho sem vida onde coisas são mais importante do que pessoas, um evangelho que base nos nossos modelos e não nos fundamentos dos apóstolos como eram na igreja primitiva. e isso vale pra igreja católica e evangélica pois ao contrario do que muitos pensam Jesus não é e nunca será católico ou evangélico ele é salvador de todos que nEle crer primeiro os judeus e depois nós os gentios.
    sou pastor e me pergunto será que “os crentes” que “detém” de toda a verdade do evangelho de Cristo vão se retratar e pedir desculpas por ameaçar o “queimador de bíblia” pois dois erros não fazer um acerto.
    e pra encerrar: ele tem que ser punido sim pela nossa lei pois ele cometeu um crime, e nós temos sim que orar por ele e quem o tratou mal tem que pedir perdão por “intolerância in-religiosa” contra os que se dizem contra “os crentes” pois Jesus nunca ensinou “baderna gospel” em seu sermões… quaisquer duvida favor leem os 6 primeiros capítulos do evangelho de Mateus.
    grato.

  16. sinceramente se ele quer queimar destruir , é um problema dele mas isso feito ao publico pode gerar intolerância , eu sou cristão mas não sairia por ai queimando os livros que não concordo ,ja pensaram se todo mundo que descorda do capitalismo ou comunismo ou não gosta daquela bandeira que é o simbolo do movimento gay ir e rasga -la ou ate mesmo aqueles pastores que chuta estatuas ,muitos cientistas e filósofos que lemos livros deles eram a favor da supremacia branca e a favor da escravidão e xenofóbicos o próprio darwinismo é preconceituoso o maior absorve o menor , podemos debater acho que deve ser assim , para mim rasgar um livro é falta de argumento para refuta -lo , não sou fanático e se alguém comprar um caminhão de bíblia e por fogo para mim não faz diferença mas em todas as ideologias haverá pessoas que se ofendera e isso pode gerar intolerância .

    • Muito bom seu comentário, seu equilíbrio, DD. De fato, provocar sentimentos tão caros quanto aqueles religiosos é expor-se desnecessariamente a um risco muito grande, e livros, ora, livros não foram feitos para serem queimados, mas lidos, analisados, defendidos ou refutados, mas preservados. O povo aceita que você critique a Bíblia, mas não aceita que a destruam, no que revela apego sentimental ao livro enquanto objeto físico, e fazem do mesmo algo sagrado.

      • Obrigado SANDRO, seus comentários também são sempre bem vindos meu caro , como disse, não é destruído os livros de economia ou politica que melhorarmos esse pais ou aqueles que desaprovamos , sim devemos estuda-los para ver aonde esta o erro e com isso sempre melhorar , sei que foi só um protesto ou talvez esse rapaz querendo se aparecer , não é queimando uma nota de cem reais ou varias, ate porque isso é crime , que sanaremos o problema do nosso pais , se alguém quer mudar a constituição não é rasgando- a e sim através do conhecimento e principalmente do voto e outras mudanças. VALEU ATE MAIS.

  17. Estão todos errados .
    O ateu , o padre e os que o estão perseguindo .
    Ele queimou a palavra de DEUS , o padre o repreendeu por mexer com a fé alheia , a pessoas passaram a persegui-lo por falta de conhecimento das escrituras .
    Esse rapaz se arrependeu não por ter queimado a palavra de DEUS , mas sim por ter provocado um segmento religioso .
    Melhor seria que ele soubesse que seu ato foi gravíssimo em relação ao CRIADOR, e não contra religiosos.

  18. Ta vendo garoto não mexa mais com o livro de mágia branca chamado biblia, vc deu sorte que os jesuitas não viu isso, se não com certeza vc estaria sendo torturado e sua família sendo dilacerada pelo sistema religioso evangélico satânico!!! Só total a favor de queimar a bíblia esse lixo!!!

  19. É BOM SABER QUE O ARREPENDIMENTO É O COMEÇO PARA UMA NOVA VIDA
    PERDOAR É UM GESTO DE UM CRISTÃO VERDADEIRO
    JESUS PERDOOU OS SEUS ALGOSES
    ESTE JOVEM TEM O DIREITO DE SER PERDOADO
    POIS O SEU GESTO DE ARREPENDIMENTO É MAIS NOBRE
    DEVEMOS ORAR PARA QUE ELE UM DIA ENTENDA O QUE É
    SER CRISTÃO VERDADEIRAMENTE
    POIS UM CRISTÃO VERDADEIRO NÃO PERSEGUE E SIM AMA
    O AMOR FOI ENSINADO PELO NOSSO BOM MESTRE JESUS
    EM SEUS PASSOS O QUE FARIA JESUS
    ORAMOS POR ESTE JOVEM UM DIA ELE PODE SER UM CRISTÃO VERDADEIRO.
    CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA
    JESUS AMA ESTE JOVEM, POIS ELE TEM UMA ALMA PRECIOSA PARA O SENHOR.

DEIXE UMA RESPOSTA