Quando a Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:18 para que possamos dar “graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”, não é por acaso. Isso, porque, além do impacto espiritual, a atitude de gratidão também melhora a saúde mental e física.
É o que confirmam especialistas entrevistados pela emissora CBN News. Professora da Faculdade de Saúde e Ciências do Comportamento da Regent University, doutora Anna Ord disse que um dos principais vilões do adoecimento humano na atualidade, o estresse, é diretamente impactado positivamente quando somos gratos.
Segundo a pesquisadora, “um estudo mostrou que níveis mais baixos desses hormônios do estresse, eles são melhores para o seu sistema imunológico. Estamos ficando menos doentes. Estamos nos recuperando mais rápido” à medida que também nos tornamos mais gratos.
A partir do conceito de neuroplasticidade cerebral, a dra. Ord explicou que pessoas murmuradoras estabelecem padrões neurológicos que afetam negativamente o seu estado de saúde mental e, consequentemente, físico, uma vez que as emoções influenciam a dinâmica química do organismo.
Neuroplasticidade é o conceito de que o cérebro humano possui a capacidade de se ajustar a diferentes padrões de percepção e comportamento, podendo ser eles bons ou maus. A atitude de gratidão, nesse caso, seria um desses fatores de aprendizagem cerebral capaz de melhorar a saúde humana, além da espiritual.
“Em termos leigos, o que isso significa é que nosso cérebro pode realmente mudar ao longo do tempo, com base em nossas experiências”, disse a dra. Ord. “É assim que reconectamos nosso cérebro para agora usar esses caminhos, mais caminhos de pensamento positivo, que, por sua vez, se traduzirão nesses benefícios para a saúde”.
Para Ann Voskamp, autor do livro “Presentes e Gratidões”, os cristãos podem assumir a atitude de gratidão através de práticas diárias, como a forma de iniciar a oração, por exemplo, sempre agradecendo a Deus por suas misericórdias, independentemente da circunstância.
Voskamp, por fim, conclui dizendo que mesmo quando atravessamos momentos de dor, sempre há o que agradecer, mesmo que para isso precisemos olhar para o futuro.
“Você pode ir em frente e pegar a Palavra de Deus e escrever que você é grato por uma promessa Dele? Eu acho que focando, nós não damos graças a Deus por causa de como nos sentimos. Damos graças a Deus por causa de quem Ele é”, diz o autor.