O ensino domiciliar, conhecido no exterior pelo nome homeschooling, se tornou um dos grandes interesses por parte de alguns pais cristãos, conservadores, por vários motivos. Um deles diz respeito à proteção dos filhos contra a chamada “doutrinação ideológica” exercida em muitas escolas.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais esta semana, a ativista LGBT+ Carolina Iara deixa essa realidade muito clara, atacando este modelo de ensino ao defender a inclusão da “educação sexual” nas escolas do país.
“Os LGBTs precisam ser contra o homeschooling”, diz Iara, alegando que o modelo “tem sido utilizado pelos fundamentalistas e fascistas como uma forma de proteção às crianças. Querem proteger do quê? De nós, LGBTQIA+”.
“Querem esconder que nós existimos. Não querem que tenha educação sexual e de gênero nas escolas. Não querem que tenha educação pela liberdade e igualdade nas escolas”, alega o ativista.
“Então, toda a teoria freiriana [em referência ao teórico esquerdista Paulo Freire], toda a teoria pedagógica pra ensinar as crianças sobre a diversidade e sobre uma educação emancipadora tem sido muito batida pela extrema-direita, e o homeschooling vem com esse discurso”, completa Iara.
Ativismo político
Carolina Iara é ex-prostituta e integrante do PSOL, sendo considerada a primeira mulher trans intersexo eleita deputada na América Latina. Atualmente, também é servidora pública da saúde no estado de São Paulo.
Sobre o vídeo onde a ativista ataca o ensino domiciliar, a vereadora paulista Sonaira Fernandes, conservadora e evangélica, fez algumas ponderações em suas redes sociais, destacando que é justamente por causa de visões como a de Iara que muitos pais cristãos estão optando pelo homeschooling.
“É por esse motivo que são contra a pauta do ensino domiciliar: querem impedir que pais protejam, nas palavras dela mesma, os filhos dessa doutrinação. É também por esse motivo que dedico meu mandato a defender pautas conservadoras para preservar a infância de nossas crianças e a autonomia das famílias”, diz Sonaira. Assista:
Ver essa foto no Instagram