O ator americano Dennis Hopper declarou nesta segunda-feira, em Paris, que está rezando a Deus para que Barack Obama seja eleito presidente dos Estados Unidos, apesar de, por suas convicções, já ter votado em Ronald Reagan, George Bush pai e filho.
“Nas eleições anteriores, votei em Bush, pai e filho, mas agora vou votar em Obama”, declarou Hopper durante a inauguração na Cinemateca Francesa de Paris da exposição intitulada “Dennis Hopper e a nova Hollywood”.
O ator, diretor do clássico “Easy Rider – Sem Destino”, explicou que sua mudança de voto é motivada “pelas inúmeras e intoleráveis mentiras” do presidente George W. Bush.
“Fui o primeiro republicano de minha família”, afirmou Hopper, assinalando que votou em Ronald Reagan (1981-1989) apesar de “nunca ter sido fã dele, nem como ator, nem como presidente”.
“Mas admiro Thomas Jefferson, que redigiu nossa declaração de independência, e ele dizia que, para que uma democracia funciona, é preciso uma alternativa política a cada 20 anos”, acrescentou.
A exposição na Cinemateca Francesa, acompanhada de uma retrospectiva de seus filmes, inclui fotos e outras peças de sua coleção particular de arte contemporânea, nas quais há criações de André Basquiat, Andy Warhol, Robert Rauschenberg e Roy Lichtenstein.
Na ocasião, foi condecorado pela França com a Ordem das Artes e Letras no grau de comendador.
Fonte: AFP