Auditoria no Banco do Vaticano revela 202 transações “suspeitas” em 2013

80

Nesta terça feira (20), a agência de fiscalização financeira do Vaticano anunciou que “medidas corretivas” eram necessárias em relação ao banco da Santa Sé para que a instituição possa continuar o caminho em direção à transparência financeira e de conformidade com as normas internacionais.

Segundo o Huffington Post, o Diretor de Inteligência Financeira Rene Bruelhart disse que a investigação do banco, oficialmente chamado de Instituto para Obras Religiosas, incluiu olhar para a sua prática de não divulgar os nomes verdadeiros dos titulares das contas em suas transações com os bancos italianos.

Bruelhart falou aos jornalistas após a divulgação do relatório anual a respeito do banco, que mostrou um aumento no número de transações financeiras consideradas suspeitas sendo relatadas: 202 em 2013. Em comparação, o relatório do ano anterior apresentou apenas seis transações consideradas suspeitas, e apenas uma em 2011. Cinco dessas 202 movimentações foram encaminhadas ao Ministério Público do Vaticano, para uma possível investigação.

Bruelhart salientou, porém, que o aumento não significa que o número de atividades ilícitas cresceu no ano passado, mas que novas leis e procedimentos instaurados em 2013 estão servindo para observar melhor as transações potencialmente problemáticas.


Diante dos números, o Banco do Vaticano está fazendo uma análise minuciosa em suas contas, pra garantir que estão “limpas” e que o banco tem informações completas sobre cada cliente.


80 COMENTÁRIOS

  1. Imagine se fosse um banco duma igreja evangélica, depois que essa igreja fosse a Universal, já teria havido minimamente cem participações apenas de Studart, dos demais, 50.

    Bom que a igreja faça uma limpeza, pois este é o segundo escândalo com bancos, sendo que do primeiro, em 1978, resultou na morte do papa de 33 dias, João Paulo I.

    • uai Levi, espalhando boatos??

      se tem provas que João Paulo I foi assassinado por conta do escandalo do banco, que traga a tona ou vai somente semear boatos como instrumento do maligno?

      e sabe porque há poucos comentários aqui?

      é porque todas as Igrejas tem problemas a serem resolvidos com mau gestores e falsos Cristãos infiltrados…

      vai ser vc o primeiro a atirar pedras?

      • Reinaldo,

        Tua igreja, por medo de ser descoberta, simplesmente não permite que se faça exumação dos corpos dos papas, aí como vão ser formadas as provas?

        Belo exemplo, uma igreja desobedecer as leis dos homens, coisa que Cristo nunca fez. Se fosse correta, do contrário, exigiria todo todo o arcabouço probatório.

      • Reinaldo e Mauro.

        Sejam sinceros ao menos uma vez.

        Foi apenas da minha pessoa que ouviram essa hipótese?

        Outra, quem queria tirar a vida de João Paulo II e a mando de quem? Foram os comunistas(errado) os muçulmanos(errado) os católicos(certo). Tá vendo, eu passei no teste, acertei, tirei nota 100 em história. pois foram os católicos que estão dominando o clero do vaticano como se fossem bonecos de mamulengo. Puseram bento para correr, e agora, coitado do francisco, não come sozinho, não dorme sozinho, e cada dia ele descobre as coisas más e perversas pelos que ficam no abismo.

        • Já alertávamos aqui sobre as práticas nefastas de Tarcísio Bertone, estou equivocado ou as suas ilações estão apontadas para os nossos fiéis ?

          Não podemos botar um religioso criminoso a ponta pés da Igreja, existe uma lei canônica em vigência.

      • levi não tá bom das idéias… o cara defende edir macedo e cre na conversão do diabo…

        Fala da católica mas omite as bagunças da irmã mais nova dela, a iurd.

        • Quando o Levi me disse que Cristo foi casado, teve filhos, nasceu aqui no Brasil na cidade de Belém (deve ser Belém do Pará), que Constantino “adulterou” o NT (não usou essas palavras, mas deu claramente a entender isso e depois não negou) afirmando que isso foi para esconder a esposa e filhos de Cristo e finalmente disse que Deus erra, eu particularmente tive certeza que ele não é bom das ideias mesmo…

          mas ele tem um bom discurso… não posso negar.

          • Mas quando o levi esta crendo na conversão do diabo ele esta crendo é na sua conversão.
            e não na conversão do espirito de satanas.
            Mas também é inutil pois você ja não encontra lugar para arrependimento.

          • Ele não mencionou que o diabo e eu fossemos a mesma pessoa.

            agora chama a atenção a matéria… o vaticano tem um banco… na iurd o próprio edir macedo tem um banco!

          • e qual o problema?
            Ha sim ja sei,
            na sua casa você não tem nem banco para sentar.
            AI É RUIM MESMO.

            O VIDA DESGRAÇADA E MISERÁVEL QUE VOCÊ VIVE EM.
            CREDO IM CRUIZ..

          • qual o problema? a palavra de Deus:

            Não podeis servir a Deus e as riquezas (Jesus Cristo)

            Mas edir macedo quer ser bispo e ao mesmo tempo empresário/banqueiro…

          • Stardust,

            Não disse que você era o demônio, disse que você era aquela legião que entrou nos porcos e se,,,vou nem dizer o nome do que fizeram. Mary, disse que não comprometesse ela, pois estávamos conversando.

            Eu jamais disse que você era um, disse que era seiscentos.

    • Essa noticia não é de todo ruim Luciano..

      diga o que quiser, mas se vê que ao menos se mostra em atos o que se prega em palavras…

      claro que nunca é bom saber que existam pessoas desviadas entre os “lideres” de uma Igreja, e vc sabe bem disso, mas é bom saber que Deus sempre está iluminando aqueles que realmente seguem seus preceitos.

  2. josecarvalho disse: 18 de maio de 2014 ás 8:11 am
    STARDUST
    Seria possível vc postar aqui, obras que estas igrejas praticam?.
    Seria possível também fazer um levantamento cultural de seus membros?.
    Seria por fim fazer também uma síntese de suas vidas financeiras, já que este é o assunto que tanto te aflige, sim o faça em duas partes por favor,de como chegaram e hoje de como estão.
    Responder Comentar
    josecarvalho disse: 18 de maio de 2014 ás 8:29 am
    STARDUST
    Vou tentar te dar uma ideia do que te pedi.
    Por exemplo onde congrego, começamos em uma sala de casa mesmo, hoje depois de 23 anos possuímos 180 congregações construídas em terreno próprio.
    Temos 3 casas da sopa
    dois orfanatos
    5 refúgios para mulheres em risco
    temos 30 missionários espalhados pelo país, principalmente no norte/nordeste. E estes sustentados juntos com suas famílias.
    temos 5 missionários na Europa e outros 5 espalhados pela africa índia e Paquistão, todos sustentados juntamente com suas familias.
    Temos radio programa tv local. carro de som e panfletagem evangelistica.
    Mas tem muito mais serviços sociais, que não aparecem.
    Culturalmente nossos membros passam de analfabetos que na sua maioria trabalha em serviços gerais.
    temos pessoas de nível médio, estes na sua maioria são tecnos em alguma coisa, pequenos empresários. ex. eletronica , seralherias, mini mercados, eletrecistas construtores.
    Terceiro nível professores em três níveis, juízes, advogados , promotores, oficiais de justiça, médicos em todas as areas, enfim uma gama muito grande de profissionais liberais, donos de clínicas e consultório advogaticio.
    Todos sem nenhuma diferença servem lado a lado, praticam sua fé, participando desde a limpeza da igreja aos corais bandas , orquestras, nos serviços sociais.
    E todos sem nenhuma diferença chegaram ou quebrados financeiramente devendo uns mais outros menos, mesmo os mais bem formados sofriam de algum tipo de restrição financeira .
    hoje todos sem nenhuma diferença estão muito bem obrigado.
    Entendeu falei de como é aqui, gostaria que fizesse o mesmo com estes 5 que vc listou, seria possível? espero…

  3. Reinaldo o importante é nunca perder a fé, torço para os catolicos saí dessa, hoje em dia ta difícil ser catolico no Brasil e no mundo por causa dos escandalos que acontece quase todos os dias.ja não basta os evangelicos ficar no pé dos catolicos,e estes escandalos dão mais combustível ainda.

    • kkk

      Luciano, acho que vc anda desinformado…

      Ser católico realmente nunca foi fácil… é na verdade dificil, pois aprendemos como o Cristão deve se portar e temos que seguir por força própria os preceitos Cristãos, nossos sacerdotes não ficam o tempo todo criticando nosso comportamento ou apontando o dedo para os “pecados” dos fiéis..

      mas veja.. o mar de escandalos está no mundo protestante.. basta vc dar uma lida nas matérias deste site mesmo…

      • Calma, os erros dos evangélicos não são cobertos com mantas de miopia, mas os da católica, a igreja esconde, paga para não haver processo, faz acordo, intimada, passa medo.

        • No site de Silas há uma reportagem comentando que muitas mulheres que convivem com padres na Itália escreveram manifesto ao papa apelando que a igreja permita o casamento.

          Como seja, a igreja prefere fornicadores, a casados. isso sim que é gostar da família.

          Aqui não colocam as coisas que acontecem no mundo católico em vista deste site ser católico até os ossos, todavia com a máscara/disfarce de evangélico.

          A quem pensam que enganam?

          • Levi, não seja leviano…

            como vc vem afirmar que não “protegem” se aqui neste mesmo site vemos protestantes ensandecidos defendendo um ou outro pa$$tor pego acusados de crimes diversos, inclusive estupro.. aparecem aos montes dizendo “não julgueis para não ser julgados” kkk

            O próprio $ilas já advertiu os fié$ para que não denunciem seus pa$tores pilantras…

            o que vemos é que não existe união no protestantismo (até compreensível diante das milhares de seitas divergentes, onde a qualquer novo escandalo, uns defendem seus pilantras e outros atacam querendo derrubar os “adversários”…

            mas sempre vejo vc fazendo acusações contra a Igreja Católica.. interessante se tais acusações fossem acompanhadas de provas mais robustas do que o disse que me disse protestante…

          • Reinaldo,

            Disse certo que falam os protestantes que não julgueis os servos…

            Já os católicos, estes pagam a conta, inclusive tendo havido falência de uma paróquia americana, pois o dinheiro foi todo para pagar os acordos em juízo, tudo para esconder do povo. Mas agora findou o povo sabendo, tendo o Vaticano ter que socorrer financeiramente, e o pior de tudo, de onde mais vinha dinheiro para o vaticano, agora os EUA tornaram-se deficitários.

            Vou ter que provar também? Vou ter que pegar sangue dos envolvidos para os exames genéticos?

          • é Levi.. acusações sem provas kkkk

            mas não precisa pegar sangue de ninguém Levi, basta dar o link de onde está correndo os processos investigatórios que vc acusa…

            seria facil eu vir aqui dizer que vc tem 30 processos por estupro.. claro que eu faria isso se eu não fosse honesto.. mas como sou não acuso sem provas…

          • O maior prejuízo que a católica vivencia hoje é ausência dos recursos vindos dos americanos, pois insatisfeitos com o direcionamento quanto à pedofilia, bem assim a paga de acordos judicias, tendo havido cardeais que renunciaram, aí você que prova. Tipo? Buscar a batina do renunciante junto com fotocópia do pedido de renúncia?

          • Bão Levi, não é esse tipo de prova…

            Levi, se vc conhece documentalmente algum caso onde a Igreja tenha pago “por fora” para familias de vítimas não denunciar o bandido, então que de o link da matéria..

            eu confesso que já ouvi a respeito disso.. mas para mim não passou de disse que me disse…

            que a Igreja tenha tido que arcar com indenizações por conta do erro de sacerdotes, isso é inegável e até justo…

            mas suas acusações sem comprovação é que não são justas…

          • Reinaldo,

            Se alguém disse que a igreja pagou à família para calar, quem assim se portou não foi a minha pessoa.

            Então você está confundindo tudo, nunca na minha vida fiz isso, pois até pra dizer tal coisa, careceria eu provar que vivo no meio do catolicismo.

            O dinheiro zerado, os cofres sendo esvaziados deve-se aos casos judiciais, apenas não como justiça da entranhas católicas, pois buscava isso, do contrário, os acordos judiciais foram feitos numa forma de calar os que estavam em juízo, muito pregado pela imprensa, repito nada de moralismo, sim com a preocupação do perfil da igreja católica.

          • Putz Levi.. vc já tá viajando…

            tá saindo novamente do assunto meu querido..

            vc tem paranóia com o dinheiro do Vaticano e fica querendo imputar falsas acusações para o destino do dinheiro..

            vamos voltar ao assunto ou vamos ter que fazer vaquinha pra te mandar remédio?

          • Dinheiro zerado Levi?

            kkkk

            ahh levi.. não somos bilionários, mas grana para sustentar as ações sociais da Igreja ainda temos.. até porque Cristo disse que nunca abandonaria sua Igreja.. e assim seguimos…

            desmandos e desvios realmente houveram…

            acordos judiciais, claro que tiveram, até porque simplesmente foi cumprida a Lei…

            acordos Judiciais foram feitos com o intuito de causar menos sofrimentos as familias e evitar longas demandas judiciais Levi.

            o resto das suas acusações são falácias sem amparo.. só isso kkk

          • Eu admito levi…

            os feitos passados sou obrigado a admitir…

            um passado com mais de 2000 anos pregando a palavra de Deus.. eu realmente tenho que admitir…

            um passado de glórias sendo que uma delas foi a feitura do maior de todos os livros do mundo..

            EU CONFESSO LEVI..

            SOMOS CULPADOS.

            KKK

          • Reinaldo,

            Cinismo, meu caro?

            Bíblia foi feita por Lutero, a que vocês fizeram, ninguém viu, ficou escondida.

            Lutero é quem enfrentou vocês todos, pois a raiva de vocês era contra o Cristo, pois morto pelo amiguinho, império romano.

            Lutero, tirou de dentro da igreja de vocês o que estava escondido, esse sim é que o verdadeiro mensageiro de Deus, o forte, e foi mais longe, publicou para várias línguas, mandou imprimir milhares de milhões, aí quando o povo leu e viu que estava sendo enganado, que o evangelho de Cristo não era aquele, aí a revolta foi grande, quase não deixaram padres e papas vivos, o resultado da mentira, pois esta tem perna curta.

          • Claro Levi…

            vc e Lutero se combinam..

            os dois dizem que cristo teve relações sexuais…

            só que Lutero vai mais longe e diz que ele “fornicou”..

            mas é isso… não me estranha vc dar tanto valor a Lutero.. ele era meio “dandan” igual a vc… imputava a Cristo coisas que a biblia nunca disse.

          • Claro Levi…

            vc e Lutero se combinam..

            os dois dizem que cristo teve relações sexuais…

            só que Lutero vai mais longe e diz que ele “fornicou”..

            mas é isso… não me estranha vc dar tanto valor a Lutero.. ele era meio “dandan” igual a vc… imputava a Cristo coisas que a biblia nunca disse.

  4. Pelo menos onde eu congrego não se ver escandalos, mais se tiver ai da quele que fez! É imediatamente desligado da igreja.tipo feliciano,esse não duraria um mês no ministerio,o respeito a deus e a igreja é fundamenral por aqui.

  5. Reinaldo é por isso que os catolicos andam de qualquer geito, com bebedeiras no carnaval, brigas em bares, participam de facções criminosas, brigas em estadios, etc…realmente os padres não estão cumprindo com seu papel de sacerdotes.

    • kkkkk

      bebedeiras e carnaval contam com participação de muitos protestantes que fazem escondido dos pa$$tores…

      quanto a facções criminosas amigo.. vou te dizer.. tem muito protestante preso por vários crimes.. inclusive praticados dentro das igrejas…

      os padres cumprem perfeitamente com seu papal… pregam o evangelho.. semeiam a palavra de Deus… se o coração que recebeu a semente for fértil, se tem mais uma membro do corpo de Cristo..

    • Tenho certeza que esses ditos “católicos” certamente não são os fiéis de todos os dias que participam de nossas missões.

      Generalizar é um erro.

      • É para servir de números com vistas a demonstrar a hegemonia católica, aí entra gato e cachorro. Quando é gente que pratica crime, não é da igreja, não foi criado na fé católica, os pais não são católicos. Vc entendeu e muito bem o que foi dito acima, pois há um vácuo na formação em geral dos católicos, culpa dessa lenga lenga de vocês que não complementam os ensimentos de casa, que não exortam como fazem as outras igrejas. É um déficte de cem mil padres do Brasil, ou seja, além de mensagens à base de água com açucar, não tem quem a leve.

        • Mauro,

          Quando se fala a verdade sobre as indecências praticadas pelo catolicismo, o que não deveria pois igreja firmada em Cristo, aí o Reinaldo não consegue se controlar; quer a todo custo que a igreja dele seja a única coisa santa na terra, quando a bíblia fala que quem nunca pecou foi Cristo. Agora vá fazer ele pensar diferente, uma vez que passou a vida toda ouvindo da “santa madre igreja” da boca dos padres, é lavagem cerebral mesmo, é de dar pena o fundamentalismo do tipo que mata e morre.

          • kkk

            Levi.. “não me faças pegar nojo” kkkk

            A Igreja é Santa sim Levi.. assim como deve ser..

            o Corpo de Cristo é Santo..

            pecadores somos nós Levi..

            portanto Levi, não queira atribuir pecados humanos a Igreja…

            mas vejo uma tentativa incansável sua em desdenhar da Santa e Imaculada Igreja de Cristo…

            pode tentar Levi… acreditamos fielmente nas promessas de Cristo…

            As portas do inferno nunca prevalecerão…

            entendemos com essa promessa que o inferno sempre estará tentando.. mas cremos que Cristo é fiel e o diabo apesar de ser persistente, não vai prevalecer..

            abçs. Levi.

          • Prevalecer sim, pois o diabo tem mandado e muito.

            Esses santos de vocês mandam matar, denigrem outras igrejas, caluniam as demais, impõe a religião á força, expulsaram e expulsam quem não concorda com vocês.

            Isso não é prevalência do diabo, é domínio total.

            O judaísmo nunca expulsou ninguém, apesar de ter três vezes mais de tempo, pois vindo da época de Moisés, já a católica, do terceiro século.

            Catolicismo igual ao islamismo no tocante aos erros, o permitir a prevalência dele.

            O protestantismo, nunca deixou, e é a que está crescendo, prova disso é o desespero de vocês, pouco a pouco morrendo, não por acaso, sim por deixar o inimigo assumir as rédeas.

          • tá bom Levi.. o Judaismo é que esta certo kkkk

            mas o diabo nunca vai prevalecer contra a Santa igreja Católica…

            independente da sua opnião a respeito da Igreja Levi, o diabo não tem poder nela…

            tanto que ela vem a mais de 2000 anos levando o evangelho a todas as nações…

            não vai ser vc com suas calunias e suposições que vai conseguir isso kkkk

            Deus é mais.. kkk

          • Sim,
            Assista na internet: melhor documentário sobre o povo judeu.

            Verá que tua igreja não pregou o evangelho, sim impôs, cabendo eu lembrar a você que os meios não justificam os meios, pois se fosse do modo como a católica fez, Cristo teria recomendado.

            Chega a ser vergonhoso.

          • ai há controvérsias Levi…kkkk

            Judeus não pregam o evangelho pois não creem nele kkkk

            e a Igreja Católica prega o evangelho de Cristo a mais de 2000 anos..

            cada época com suas peculiaridades…

            o resto levi.. bem.. o resto é protestantismo… e invejosos ainda por cima… kk

          • Reinado,

            Nós devemos ser gratos à católica por ter efetuada a parte gráfica do novo testamento, então o que motiva não sermos gratos ao judaísmo, criado por Deus, que nos deu todos os personagens da bíblia?

            Católica pregando o evangelho? Qual o de rezar por alma ruim ir para o céu? Isto é o evangelho de Cristo?

            Vocês são orgulhosos, se acham deuses, na verdade são Deus, pois até matar, matma e mandam como fizeram com o povo judeu, como os protestantes.

            Que evangelho de morte é esse? É o evangelho de Pedro, o da espada, aí tão certo, o senhor de vocês, mas de Cristo, nunca, até porque vocês amam mais a mãe dele do que a ele.

          • Levi, ser gratos aos católicos por terem escrito todo o NOvo Testamento… os personagens que foram inspirados por Deus para escrever o NT eram católicos, já que faziam parte de uma unica fé.. um unico batismo… Pedro era Católico, já que foi a ele que coube a orientação da Igreja Instituida por Cristo e os demais apóstolos demonstram isso ao deixar por conta dele as principais decisões da Igreja…

            aos Judeus, nem sei bem o que pensar, pois foram eles os principais acusadores de Cristo.. e por conta disto ele foi imolado…

            mas sabemos que era necessário, então.. não sei mesmo o que pensar.. respeito os Judeus, mas prefiro os Cristãos.

            sobre o evangelho Levi, nós só o pregamos a mais de 2000 anos, sempre do mesmo jeito, sem alterá-lo…

            o que vc pensa que não é evangelho, só não é sua interpretação…

            o que vc diz que está em desacordo com o evangelho, só está na verdade em desacordo com sua interpretação tosca dele…

            alliás.. nem tem como estar.. na sua interpretação, o NT informa que Cristo se casou, teve filhos etc. etc. etc.. então não tem mesmo a minima chance de pregarmos o evangelho que seja de acordo com o que vc pensa.

            abçs. levi.

          • Única fé?

            Fé nos santos? Fé na missa para mortos? Fé no batismo de crianças? Fé na evangelização à força? Fé na morte do próximo como meio de evangelização? Fé em orações repetidas? Fé em imagens cultuadas pra cima e pra baixo? Fé na discriminação pregada aos demais grupos pela igreja católica? Fé em ceia que se fornece apenas pão na forma de rosca e não dizem o motivo da ausência do vinho? Fé numa igreja que não reconhece as demais igrejas cristãs?

            Pedro era católico e Cristo doido, pois como é que ele sendo filho de Deus, cria uma igreja e não diz o nome dela? Onde está escrito na bíblia: igreja católica apostólica romana?

            Pedro era tão fraco, que apesar de Cristo ter dado a ele uma mãozinha, os demais nunca o tiveram como líder, prova disso é que Paulo, que sequer foi discípulo de Cristo, brigou feio com ele, pois um mascarado com duas caras.

            Judeus são cristãos como a gente, diferindo apenas no fato de não acreditar no que veio, mas esperam o Cristo, portanto cristãos também. E se não creram ainda no Cristo já vindo, é que vocês católicos e os do império romano nunca permitiram que eles cressem, nunca deram oportunidade.

            Se vocês acham muito 2000, os judeus pregam há cinco mil anos, e não apenas isso, deu ao filho de Deus uma mãe judia, Maria e um padastro também, e um primo também e irmãos também, diferente de vocês italianos que vieram de um lobo e de uma loba, portanto deram apenas lobos para o mundo, e do pior tipo.

            Já o evangelho que vocês acham que pregam, os que pertencem à igreja de Cristo, os evangélicos guiados por Lutero, não entendem vocês como pregadores e nem obedientes ao evangelho.

            Vocês negam os irmãos de Cristo, vocês negam a confirmação do casamento entre Maria e José, pois sem sexo, é nulo de pleno direito. uma infâmia contra a família, por denegar os parentes e a vida sexual.

            Que evangelho é esse, heim meu caro?

          • kkkk

            Levi, quando vc fica acoado vc pira na batatinha kkkk

            mas olha só…

            suas interpretações da biblia não tem muito valor para mim, até porque elas só tem valor para vc mesmo e para o doido do lutero, afinal, nem os demais protestantes do site concordam com vc…

            então o que vc acha ou deixa de achar sobre o que pregamos não tem muit importancia não kkkkk

            mas olha só…

            de fato os Judeus pregam a muitos milhares de anos…

            mas somente a Igreja Católica prega o evangelho de Cristo a mais de 2000 anos…

            neste quesito, os judeus perdem de longe, já que sequer creem no messias….

            abçs. Levi. kkkk

  6. E desde quando a salvação vem de Roma, ou da cidade do Vaticano? Um reino que antigamente perseguiu os yehudim natziri (“Seita do Caminho”), os seguidores do Ungido. Um dos que mais perseguiu os judeus foram os padres durante a idade das trevas, ainda mais que durante a segunda guerra, o papa da época apoiou Hitler na matança deles. Não sei o que católicos estão fazendo indo buscar alguma coisa em Roma, uma nação pagã.

    • Foram esses italianos que mataram Cristo, Pedro, Paulo, aí bancam de bonzinhos e debitam na conta dos judeus a morte de Cristo.

      Levaram Cristo escondido na crucificação para o povo não atentar a morte do homem que fazia milagres, julgaram Cristo à noite e em menos de doze horas, não deram a ele advogado.

      Como é que judeu matou Cristo se quem mandava lá eram os italianos?

    • Carlos, primeiro você precisa provar que Pacelli estava associado ao nazismo, mesmo tendo o nazismo eliminado 3000 religiosos católicos na Europa.

      Você disponibiliza os seus documentos oficiais e eu posto os meus.

    • Ainda sobre a idade das trevas chamada de forma pejorativa, quando na realidade trouxe inúmeros avanços para a sociedade. A verdade é que neste período o povo tinha fé e piedade profunda, por isso é atacada como época de obscuridades. Incrimina-se a mentalidade medieval por queimar malfeitores na fogueira; será que os tempos modernos possuem uma mentalidade diferente? Nas últimas guerras quantos foram queimados pelos lança-chamas que atingem o inimigo a 100 metros de distância? Quantos abortos foram cometidos? Quantos idosos foram descartados pela eutanásia? Essa é a mentalidade moderna em que tudo é permitido, exceto aceitar a Verdade, o Caminho e a Vida.

      Nós reprovamos os procederes dos nossos antepassados, eles com certeza ficariam indignados com os métodos modernos. Não vamos infligir ao povos do passado, admiráveis pela fé ardente, a injúria de compará-los com os pagãos modernos, encarnados principalmente nos nazistas, comunistas, terroristas, relativistas e abortistas. Não podemos comparar os crentes antigos e os materialistas modernos, porque os materialistas se colocam à margem da cultura e da moral, tornando manifesto, o que precisamente os antigos queriam evitar pela instituição do tribunal da Inquisição, que a decadência religiosa é a maior desgraça do gênero humano.

      • Aprendemos com vocês, pois oficializado o aborto ate a décima segunda semana, vocês é que condenavam sem julgamento e depois queimavam nas praças em fogueiras, isso e muito mais aprendido com a tua igreja.

  7. Você quer desmentir o papa, pois a maioria das coisas que vocês escondiam ele não está escondendo.

    Disse como prova um ministro do supremo, você o desqualificou dizendo que não conhecia a fé católca.

    • Já alertávamos aqui sobre as práticas nefastas de Tarcísio Bertone, estou equivocado ou as suas ilações estão apontadas para os nossos fiéis ?

      Não podemos botar um religioso criminoso a ponta pés da Igreja, existe uma lei canônica em vigência

      • Tarciso Bertone é o centro de tudo.

        Onde estava ele em 1978 quando implodiram o primeiro banco do vaticano, acaso já era cardeal?

        Por favor, a questão distancia-se de uma figura apenas, ele é um dos elos atuais, pois na data acima talvez fosse um recém saído do seminário. Padre que nem cheirava e nem fedia, aí você vem com essa história que nós já alertávamos sobre a pessoa dele, aliás, alertou isso aonde? Se foi ao papa, então se JPII ou Bento que receberam tua denúncia, eis que se calaram, pior, promoveram, pois era o braço direito de bento XVI.

  8. Os acordos foram judiciais, nada diretamente, o que fez com que o vaticano se calasse, pois comprovado em juízo.

    Não estou falando de supostos acordos extrajudiciais, não.

DEIXE UMA RESPOSTA