Reverendo Augustus Nicodemus Lopes desabafa sobre ausência de fiéis em reuniões de oração: “Igreja que não ora está fadada ao carnal”

24

O reverendo Augustus Nicodemus Lopes publicou um desabafo sobre a falta de participação dos fiéis em reuniões de oração, e observou que “uma Igreja que não ora está fadada a ver a prevalência do carnal e do humano no caldeirão de tensões” que é uma comunidade de fé.

Lopes, que é pastor presbiteriano, admitiu que escreveu o texto “muitos anos atrás depois de regressar de uma reunião de oração”, mas que acredita que a realidade não mudou: “Acho que ainda tem relevância”.

No texto, o reverendo diz que numa dessas reuniões, encontrou apenas dois membros na igreja, e isso o frustrou: “Senti-me desamparado”. A importância das reuniões de oração é enorme, segundo Lopes, e influencia diretamente na maneira como o pastor conduz a igreja e ministra a Palavra.

“Estou perfeitamente consciente de que sem as orações da Igreja meu preparo intelectual, meus dons e habilidades de liderar e pregar e ensinar não valem absolutamente nada. Já aprendi em minha própria vida que quando deixo de orar e buscar a Deus regularmente o meu coração endurece, a incredulidade cresce, o velho homem parece ressuscitar dentro de mim, perco a visão, a sensibilidade, a percepção espiritual das coisas. Torno-me um mero pastor guiado pela sabedoria e energia humana. Por uns instantes fiquei com inveja de [Charles] Spurgeon, que costumava gloriar-se do fato que, quando pregava, havia um grupo de mais de cem pessoas da sua Igreja reunidas numa sala ao lado do templo, intercedendo por ele em oração fervorosa. Senti-me só”, lamentou, mencionando o pregador britânico batista reformado.


As tribulações cotidianas não foram ignoradas por Lopes, que disse compreender a rotina de compromissos diversos e dificuldades que limitam a presença dos membros nas reuniões de oração: “Não quis ser injusto com os membros da minha Igreja. Há muitos jovens que estudam à noite, há outros que trabalham à noite. Há os idosos que não têm mais como sair de casa à noite. Há os que moram longe e dependem de outros para transporte. Há os doentes. Mas, mesmo assim, numa comunidade de cerca de seiscentas pessoas, somente dez a doze delas estaria realmente disponível e com condição de vir à Igreja orar numa terça a noite?”, questionou.

O desabafo de Lopes revela que a frustração provocou uma reflexão que colocou em dúvida sua percepção a respeito da denominação que dirige: “Fiquei pensando nas causas do esvaziamento das reuniões de oração. Será que eu mesmo sou o culpado? Será que não tenho enfatizado a oração na Igreja? Ou será que é simplesmente a sina das igrejas presbiterianas sempre ter reuniões de oração esvaziadas? Será que os críticos das igrejas presbiterianas de grande porte tradicionais e antigas têm razão ao afirmar que são igrejas elitizadas, frias, descomprometidas, cuja maioria dos membros assume apenas o compromisso de vir aos domingos e contribuir financeiramente? Eles dizem que não há pastor que mude isto, nem os que colocam reuniões de oração diárias nem os que concentram a oração pública em apenas uma reunião semanal. Não adiante mudar o dia da semana, mudar o formato da reunião: sempre estará vazia. Dizem que é a predestinação da igreja presbiteriana ter pouca oração e muita doutrina”, escreveu o reverendo, reproduzindo com certa ironia as críticas feitas à denominação.

Por fim, Augustus Nicodemus Lopes disse que sua “única esperança e conforto é que os membros da Igreja estejam orando em suas casas, mesmo que não venham orar aqui nas terças”, e acrescentou: “Mas também esta esperança eu não tenho como comprovar”.

24 COMENTÁRIOS

  1. Igreja que nao ora,sem direçao do espirito de Deus,esta e morta espiritualmente,o carnal ao qual ele se refere ja esta dentro das igrejitas faz tempo somente eles e que nao enxergam.Nao vigiaram,nao ensinaram o caminho agora e hora de clher o que plantaram.Esto ucansdo de ver um tal “pastor empresario”mais metido com politca do que com a verdade,dizer o seguinte>Nao vai descer anjo,nao adianta orar nao. vc e que tem que fazer.

  2. Um recado para este senhor que se intitula “Reverendo”, neste exato momento, está acontecendo uma gigantesca vigília de oração na Catedral da Fé da Universal, em Del Castilho, no Rio de Janeiro, com cerca de 10 mil pessoas. Se as reuniões de oração estão vazias, só se for na Igreja dele, que está ordenando clérigos homossexuais. Fica a dica…

    • primeiro: o “Reverendo” esta falando em ORAÇAO de joelhos no chao e com o CORAÇAO aqebrantado pra DEUS pq oqe adianta o povo honra com seus labios mas o seu coraçao ta longe de DEUS so tao Sendo Servos de Deus na cogressao mas qando acaba por traz dos bastidores se esqeço qe sao achando que JESUS vem busca um povo qe fica se: Prostituindo, Desejando a mulher do irmao , se mastrubando achando qe la no Céu vai te Banheiro, mentiros etc… JESUS Sobre vem busca um povo limpo lavado e remido cm seu sange eu sei qe nesta terra nao a justo nem um si qer, mas a BÍBLIA DIZ: Malaqias 3:18 (entao vereis a difereça entre o justo eo impio entre oqe serve a Deus eo qe nao serve) se ele falo em ORAÇAO pq JESUS disse: orai e Vigia pq o espirito ta forte mas a carne é fraca, mas se o espirito esteve FORTE ele VENCE a carne. sobre “10 Mil” espero qe tejam clamando por sua SALVAÇAO nao por uma casa boa, um carro bom uma conta bancaria cheia pq oqe adianta ganha o mundo inteiro e perde sua salvaçao? naqele grande dia nem o OURO nem a PRATA nem toda a riqeza do mundo vai compra a salvaçao. Isaias 55:6 BUSCAI O SENHOR ENQANTO SE PODE ACHA INVOCAIO ENQANTO ESTA PERTO.

    • Edigar…Igrejas lotadas!! não que dizer, igreja sadias…A denominação que o senhor faz parte é um celeiro de heresia…Seu líder Edir Macedo está completamente perdido pela ganancia do poder junto com seus pastores que são analfabetos Bíblicos. Ou seja cego guiando milhares de cegos e vc está incluído nisso.

      Agora vc diz: “neste exato momento, está acontecendo uma gigantesca vigília de oração na catedral da fé universal…Cerca de 10 mil pessoas”… Quando paro para conversa com algum fiel da IURD, suas conversas são sempre dentro desta temática : Prosperidade(riqueza) cura disso, daquilo…E exorcismo…E ainda narra que o “pastor” fez entrevista com a pessoa que está supostamente endemoniada. Então meu querido não adianta tem uma vigia com 10 mil pessoas orando se o proposito da oração não for para glorificar a Deus realmente.

      E mais, vc viu o desabafo de um pastor sério que é o Pastor Augustus Nicodemus. O seu desabafo é de um homem que ama a igreja, e se preocupa com a espiritualidade de seus membros.

      Outra coisa senhor Edigar, talvez vc não saiba mas a presbiteriana que está ordenando homossexuais não tem nada haver com a IPB (IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL) HÁ MUITO TEMPO, MUITO TEMPO MESMO que a IPB não tem mais dialogo com a presbiteriana americana a (PCUSA) por causa disso mesmo do liberalismo que está denominação americana hoje tem caminhado.

      Agora eu te pergunto qual é a diferença da sua denominação IURD para a denominação americana que está ordenando gay? A resposta é: Nenhuma…a IURD está cheia de heresia, enganando o povo e vc está incluído nisso…Com mensagem que não tem base Bíblica alguma a iurd dentro da sua liturgia mistura um pouco do católicismo, do espiritismo e um pouco da evangelho…Ou seja, a iurd promove um sincretismo muito grande…E agora também está querendo transforma uma igreja que se diz cristã numa sinagoga pegando coisas da tradição judaica, coisas da lei e enfiando a goéla baixo dos fiéis que não conhecem nada de bíblia. (me refiro ao templo de salomão) Jesus não mandou construir templo de salomão algum..Este templo que Jesus fala lá em mateus 24. Foi destruído no ano 70 d.C E JESUS NADA MANDOU CONSTRUIR TEMPLO ALGUM. Se for para construir tem que ser os judeus e não os cristãos…Falta na iurd, no seu líder conhecer de Bíblia.

      E mais Edigar, antes de bater no peito que a “catedral de heresias” está com 10 mil pessoas na vigília, o senhor tem que ler, conhecer a palavra de Deus e ver se o que a iurd faz é bíblico.

      • Essas vigílias, na verdade, são uma mistura de tudo que acontece na semana, desde curas, prosperidades, terapias do amor e incluídos os descarregos, esses nunca podem faltar!
        Não são reuniões de orações para quebrantamento e meditação diante do Criador!

          • Vc por acaso é cardiologista pra saber a dureza do meu coração?
            Nem falo em fé, amor, compaixão, contrição, porque essas coisas passam longe da Universal!

    • Meu caro, você precisa se informar direito antes de falar algo. A Igreja Presbiteriana do Brasi não faz parte da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos). A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) separou-se da igreja americana na década de 1950 por causa de seu liberalismo. Edigar, não adianta reunir 10mil pessoas para orar com o objetivo de buscar riquezas neste mundo.

    • irmão Edgar, em primeiro lugar, que bom que há irmãos reunidos em Del Castilho orando, num ajuntamento de 10 mil pessoas. Poderiam ser apenas duas já seria uma benção, pois “onde estiverm doi ou tres” reunidos em nome do Senhor Jesus, o Senhor está no meio deles. segundo,”Reverendo” é o título dado a oficiais Ordenados (não por conta própria, mas pelos presbitérios e ordens) de muitas igrejas históricas (maioria), desde o século XVI. Em último lugar, a denominação a qual o referido reverendo pertence não ordena, não recebe e não reconhece como membro ou oficial, qualquer um que assuma, apoie ou esteja na prática sugerida, ingenuamente pelo querido irmão. um abç.

  3. Hoje em dia a fé está se esfriando, muitos estão ficando já sem animo, achando que por irem na igreja Deus vai dar isso-e-aquilo-outro; mas acabam que não vendo mudança alguma em suas vidas, desanimados, porque vão a igreja pra ouvir a mesma coisa, não têm revelação, pastores só ensinam o mesmo assunto, só falam sobre céu e inferno, não falam sobre o universo, sobre conceitos científicos que possam auxiliar na aproximação com Deus, outra coisa é que muitos estão vendo o que acontece dentro das igrejas e estão vendo que estão sendo enganadas e estão saindo de suas congregações, pastores roubando os dízimos, falsos ensinadores que interpretam as escrituras ao seu bel prazer, e etc.

  4. Um pastor que não ensina seu povo a sacrificar e usar a fé, da nisso.
    chega uma hora que é preciso partir para ação.
    DISSE O SENHOR A MOISÉS. Poque clamas a mim? diga o povo que marche e tu estenda o teu cajado,

    • kkkkkkkkkkkkkkkk…vc é uma piada. Sacrifícios financeiros é o que vocês realmente gostam, lógico que, sacrifício dos membros beneficiando os pastores iurdianos.
      Vocês gostam de usar o Velho Testamento para tentar validar suas heresias, mas lá mesmo encontramos o antídoto para os verdadeiros sacrifícios, da época, que dirá os vossos sacrifícios heréticos e completamente sem base bíblica. Veja 1 Sm 15:22 – “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”.
      To esperando a resposta de vocês, cesarr171, lulalelé, sobre a postura favorável ao aborto do vosso líder MAMONCEDO.
      Parece que vocês emudecem quando toca-se nesse assunto. Pq será? rsrs…

    • Vamos ser sinceros deve ser um saco assistir reunião com este cara só vive criticando os outros não tem nada para passar então vamos falar da vidraça do vizinho.TSC,TSC.

  5. O povo está abrindo os olhos!!! Estão fugindo das denominações históricas, que estão mortas espiritualmente, e indo para as Igrejas Pentecostais e Neopentecostais!!! É questão de tempo até as denominações históricas desaparecerem…

    • E junto com elas, muito provavelmente, desaparecerão as bíblias tb!
      Pois as pentecostais vivem de emoções e histerias e as neopentecostais de exorcismos e dinheiro!!!
      Pra quê bíblia, pra quê, não é mesmo?

    • A igreja são as pessoas, não a organização em si. Se a igreja está fria é porque as pessoas estão frias espiritualmente. Se as igrejas históricas realmente “fecharem”, as mesmas pessoas frias irão para outras que, invariavelmente, se tornarão frias.

    • É só esqueceram de um detalhe as 7 igrejas de apocalipse são antigas pois João era discípulo de Jesus, ou já alteraram a Bíblia a esse ponto, porque é fácil convencer com explicações erradas e versículos pois que realmente ler a Bíblia não se vende por errezias , o que realmente acontece é que os falso profetas etc, estão mentido e colocando palavras para distorce o evangelho dando razões ao próprio querer, pq libertação e milagres resolvendo tudoda palavra leia Mateus 7:22-23, e perceba que nem DEUS reconhece os tais.

  6. Eu acho que o que está faltando é uma palavra definida a respeito da oração, afinal nos tempos de hoje orar só serve para profetizar, milagres e libertação, mais Mateus 7:22-23 fala sobre isso, a Bíblia os condenam E com esse texto nos leva ao esclarecimento total sobre o assunto, devemos sim esclarecer , para as pessoas o verdadeiro sentido da oração, culpa não é das igrejas tradicionais, mais de bispos e pastores que usa a palavra de forma errada visando apenas lucro e fama, pois se lecem direito a Bíblia perceberiao o que Jesus fala sobre profecia, milagres e libertação, e isso de fato eles não estão preocupados, mais tendo em mãos uma arma maligna ( o diabo se disfarça de anjo da luz) para destruir, confundir, os cristãos.

DEIXE UMA RESPOSTA