O livro “Cinquenta Tons de Cinza”, apontado pelo bispo Edir Macedo como uma obra inspirada por “demônios da perversão”, serviu de referência para um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus escrever os “50 Tons para o Sucesso”.
O livro de autoajuda, lançado pelo bispo Jadson Edington no Templo de Salomão, sugere “conselhos para uma vida próspera” em 50 passos que poderiam levar o leitor à riqueza.
A publicação segue a linha da teologia da prosperidade pregada pela Universal. Edington é um dos principais pregadores desse tema que a denominação de Macedo tem hoje. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, ele comanda o “Congresso para o Sucesso”, uma reunião realizada às segundas-feiras no megatemplo localizado no Brás.
“O problema não é ganhar dinheiro, o problema é ter amor ao dinheiro, ser apegado a ele”, diz o material promocional do livro.
Quando à referência ao livro pornográfico que se tornou best-seller ao redor do mundo, o bispo diz que a ideia é apenas atrair a atenção de quem se proponha a pesquisar sobre o tema. “O título do meu livro é mera provocação aos leitores”, afirmou Edington à Folha.
“Uma rápida busca em qualquer livraria traz inúmeros exemplos de nomes de obras que trazem referência a outras, mas sem qualquer ligação de conteúdo entre elas, como, por exemplo, ‘A Bíblia de Vendas’, ou ‘A menina que não sabia ler’”, defende-se o bispo, que nega ter lido “Cinquenta Tons de Cinza”.
“Não acredito, sinceramente, que seja possível comparar meu livro com o citado romance. Tenho convicção de que os leitores – bem como a cara jornalista – entenderão a simples ironia embutida no título”, afirmou.
O livro já vendeu mais de 200 mil cópias no Brasil, enquanto 100 mil foram encomendadas para o México e 50 mil para os Estados Unidos.