Autora de Os Dez Mandamentos explica alterações na história bíblica: “É novela, não documentário”

52

A autora da novela Os Dez Mandamentos, Vivian de Oliveira, explicou porque a história tem personagens e alguns ingredientes a mais do que o texto bíblico, e afirmou que tem o propósito de ser fiel à narrativa da Bíblia Sagrada.

A “novela bíblica” da TV Record demandou um alto investimento da emissora do bispo Edir Macedo, e tem a pretensão de repetir o desempenho das minisséries produzidas anteriormente, porém em escala muito maior.

A equipe de produção contratou dois historiadores e uma pesquisadora para auxiliar Vivian de Oliveira na montagem do texto e também aos responsáveis pela cenografia, para que a reprodução dos ambientes fossem fiéis ao Egito do período histórico retratado.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Vivian de Oliveira destacou que a novela será o mais fiel possível à Bíblia, mas observou que Os Dez Mandamentos se trata de um produtor de teledramaturgia, não um filme documentário.


“A novela é muito fiel à Bíblia. Claro, a gente teve o cuidado de ser fiel aos fatos históricos mas tivemos que mudar algumas coisas para dar sustentação à trama. Afinal de contas, é uma novela, não um documentário. A gente pode usar a licença poética e fazer algumas alterações em alguns casos senão não tem o suficiente para 150 capítulos, ou às vezes fica estranho na trama, aí a gente tem que mudar”, afirmou Vivian de Oliveira.

A autora relata que o oposto também acontece, quando os conselheiros alertam para a possibilidade de mudanças exageradas: “Em alguns momentos a gente cedeu porque se não ia desviar muito do que existia na época que aconteceu a história de Moisés, mas em outros, a gente falou pra nossa equipe [os historiadores e a pesquisadora] que não ia dar para seguir o que eles queriam porque não faria sentido”, explicou.

Por fim, Vivian de Oliveira diz ter ciência que, apesar do esforço, Os Dez Mandamentos não agradará a todos: “Acho que terão pessoas que dirão, ‘Ah, isso não aconteceu na história de Moisés, realmente’, mas isso sempre tem. Vai ter gente que vai adorar e pensar que ficou super fiel e vai ter gente que vai se ater aos detalhes e ver que colocamos e tiramos elementos da história verdadeira. É assim mesmo”.

52 COMENTÁRIOS

  1. NOTÍCIA DE HOJE
    E OS CRENTES QUEREM RECLAMAR DA NOVELA
    CADE O RESPEITO DESSES EVANGÉLICOS ???

    BELO ORIENTE – A imagem sacra à frente da igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, no centro do município, começou a ser restaurada nesta quarta-feira, 25. O trabalho de reparação é feito por voluntários, informou a igreja. Na terça-feira, um caso provocou a indignação de populares na cidade: com uma enxada, uma mulher de 48 anos tentou destruir a representação de 2 metros de altura inspirada na escultura Pietá, de Michelangelo. A imagem sofreu vários danos até que a mulher fosse contida.

    O caso ocorreu na manhã de terça-feira, por volta das 10h30. A Polícia Militar foi acionada e a dona de casa foi flagrada desferindo golpes de enxada na imagem. A enxada foi apreendida e ela foi conduzida à delegacia de polícia.

    O pároco da igreja, padre Luiz Carlos Macedo, disse ao DIÁRIO DO AÇO que descansava na casa paroquial quando um popular entrou em desespero e contou que alguém destruía a imagem à frente do templo. O religioso correu até a igreja, onde viu a cena.

    O sacerdote contou que enquanto desferia os golpes, a mulher conversava com a imagem, a indagava se não iria reagir, e cantava músicas cristãs. “Ela estava muito nervosa”, relatou. A dona de casa não resistiu à ação policial, mas não comentou sobre a motivação de seu comportamento.
    “Houve uma comoção na cidade muito grande. A imagem não tem valor material elevado, mas para nós tem representação e sentimento. Há um sentimento religioso muito grande e não há dinheiro que pague por isso”, desabafou o padre.

    O caso teve grande repercussão nas redes sociais. No canal do DIÁRIO DO AÇO no Facebook, pessoas expressaram indignação e repudiaram a atitude da dona de casa. “Vi muitos evangélicos não concordando com a atitude dela. Estou aqui há 20 anos e sempre tivemos uma convivência harmoniosa entre as religiões. É um caso isolado de fanatismo religioso na cidade, que lamentamos”, disse o padre

    • O problema é que os pastores evangélicos estão incentivando essa prática e não são punidos, eles colocam o povo das ceitas dele pra destruir as coisas das igrejas católicas, aqui em Alagoas várias igrejas foram invadidas e tiveram suas imagens destruídas, padres foram agredidos, assaltados e quase mortos. Depois falam q a gente a idolatra, a justiça num vê essas coisas agora se fosse a gente falando mal deles… Ninguém fica preso em uma religião cada segue a que quiser, mas não é justo uma invadir a outra e fazer isso!!!

    • Dennis
      essa mulher tem que pagar pelos seus atos, isso é fato, sabemos que a idolatria é pecado, mais isso, não da o direito de chegarmos frente a uma imagem de escultura e quebra-la..existem pessoas de todo tipo em cada seguimento da sociedade. cada um terá que ser responsabilizados pelos seus atos insano..

      • Zezé, idolatria pode ser pecado pra voce
        MAS NÃO É PECADO PARA OS CATÓLICOS
        não queira impor sua crença alucinada aos outros
        isso é uma ditadura evangélica ??
        todos tem que acreditar nas doidices que vc acredita ??

        • Dennis isso não é uma crença louca…basta vc ir atrás da fonte e vc vai ler com os seus próprios olhos…busque a liturgia original do hebraico e veja os dez mandamentos e lá está escrito a moralidade de Deus e nela está inserida a idolatria….se isso não estivesse lá inserido não saberíamos oque é e oque não é correto…se vc souber alguma coisa dos dez mandamentos que seja absurdo e que não seja benefício para uma sociedade me avise…pois se toda a sociedade pelo menos respeitasse estas 10 orientações viveríamos beeeemmm melhor….

        • irmãos vcs estão falando de idolatria,mas esta escrito na bíblia sagrada que e a palavra de Deus,adorar somente a DEUS ,não a outro DEUS em cima nem em baixo da terra,ele e o único que merece adoração,ele e o dono de tudo,aquele que não adorar não recebera a recompença dos céus e não entrarar no reino de DEUS,bom dia

        • Dennis
          Nao sou eu que estou inventado, esta escrito na Bíblia leia o salmo 115, leia em
          Isaías, DEUS não divide a glória dele com ninguém, Deus disse, não farás para ti imagem de escultura, porque não há um outro deus além de mi, pois agindo DEUS quem impedirá?

  2. O problema é que os pastores evangélicos estão incentivando essa prática e não são punidos, eles colocam o povo das ceitas dele pra destruir as coisas das igrejas católicas, aqui em Alagoas várias igrejas foram invadidas e tiveram suas imagens destruídas, padres foram agredidos, assaltados e quase mortos. Depois falam q a gente a idolatra, a justiça num vê essas coisas agora se fosse a gente falando mal deles… Ninguém fica preso em uma religião cada segue a que quiser, mas não é justo uma invadir a outra e fazer isso!!!

    • Felipe.

      VC, tem prova do que esta falando, dizendo que são os pastores que estão incentivando a destruição da imagens, se tem prova,vai até o ministério público e denuncia agora, se não tem provas, fique de bico calado, porque quem fala besteira acaba tendo que pagar uma indenização alta por falar aquilo que não pode provar.

    • Felipe, se vc conhecesse a doutrina e os ensinos evangelicos saberia que um cristao jamais invadiria igrejas, agrediria alguem, assaltaria. Muito pelo contrario a igreja evangélica tem sido responsável pela retirada das ruas de milhares de assassinos, drogados, etc e devolvido cidadaos, com falhas como todos os outros mas assassinos, arrombadores, assaltantes, nao é evangelico…

      • vc ta muito mau informado erinaldo o que agente mais vê no noticiario é que vcs estão destruindo as imagens das igrejas catolicas e invadindo terreiros de religiões de matriz africana. Saia do mundo da lua

    • A palavra de Deus (bíblia), diz, que imagens de esculturas (ídolos), é de nenhum préstimo, “A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam”
      Salmos 115:8.
      Nós os protestantes contra os maus ensinamentos, sabemos que os adoradores e veneradores de imagem, não têm herança no Reino de Deus, a menos que se arrependam. Nem por isso, podemos sair por aí destruindo as imagens de perdição que os outros erradamente creem.
      O nosso dever é anunciar Jesus, ” E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12

  3. a novela está alternando o conteudo da Biblia MAS, não tem aberração gay se pegando, aborto,trapaças entre amigos , filho matando pai …. não se pode comparar com a novela da rede esgoto.

    • Ah, não? Então sugira ao rabi Macedo o tema da próxima novela – Abraão, cafetão da Sara, faz fortuna à custa da prostituição da esposa. – Ou este – Davi manda para a morte seu amigo Urias para fisgar a viúva. – Ou ainda esta – Deus manda Oséias pegar um prostituta e fazer filhos de prostituição. – Ou os amores de Davi e Jônatas. Não vejo novela, nem da Globo, muito menos da TV rabi do Templo de brinquedo (caro, mas foi Deus quem pagou, não foi?). . ..

  4. Estou assistindo desde o primeiro capítulo, e não vi nada de alteração que possa modificar o conteúdo bíblico. Bem diferente seria, se mudasse atos, como foi o caso do filme hollywoodiano “ÊXODO”, que em vez de ter usado um cajado, erram feio em ter colocado uma espada para abrir o mar vermelho, kkkkk (quanta desvio da verdade)

    A única coisa que tenho que criticar, é um tanto de atrizes “muito brancas”, fazendo papel de egípcias, pois a gente sabe que os egípcios são morenos né. Mas nada que contrarie a veracidade da palavra de Deus em seu conteúdo escatológico.

  5. Alteraram a bom mas com que autoridade.. E ainda diz trama.. Estranho, não., eta Macedao chupeta de urso barbicha de bode líder supremo da seita Macedônia do Brás., tu só inventa..kkk

  6. Bom não me surpreende. Em Exodo 20,tem os Dez Mandamentos. E explicando o porque deles o 4 e Guardar o Sábado. E Daniel em seu livro disse que chegaria um dia que o Homem mudaria isso. e triste mas coitado de quem mexe com a palavra de Deus e não fala o certo. Estão mexendo com Deus.

  7. Idolatria e pecado y ponto,nao ha isso de que e catolico ou nao a Biblia Sagrada que e a palavra d Deus condena isso,nao nenhum ser humano que impoe nada pra ninguem o proprio Deus e k o disse creia voce ou nao a adoracao a estatuas e abomivel perante Deus o Altissimo

  8. Eu sinceramente não entendo tanto alarde, um fala sobre acrescentar ou retirar um til da bíblia, como realmente está escrito, mas que não se aplica a este fato. Outro fala sobre enganar as pessoas com as mudanças feitas na trama da novela, o que também não se aplica pois a própria escritora está de forma clara e transparente esclarecendo como se dará o contexto da novela. E outros falam até em estar mudando a bíblia. Neste caso ninguém está reescrevendo a bíblia e sim apresentando ao mundo, em horário nobre a história de Moisés que foi um homem usado por Deus para libertar o povo de Israel, que é exatamente o que o Brasil precisa. Deixar entrar nos seus lares a mensagem de libertação.
    Eu particularmente já escrevi e dirigi algumas peças teatrais para apresentar na igreja e as peças extraídas da bíblia na maioria das vezes precisam passar por algumas adequações, sem que se mexa na essência do contexto histórico, para que a mensagem central permaneça inalterada.
    Acredito que os que preferirem abrir os seus lares para uma história tão abençoadora, terão muito mais proveito do que quem se aventurar a degustar do doce veneno servido na Babilônia.

    • Até bem pouco tempo, no Brasil, existia 2 linhagens cristãs, a católica e a protestante. Agora, no pós Macedo, foi acrescentada mais uma, passando para 3, ou seja, 2 linhagens protestantes, a dos que pregam por amor e salvação das almas e a dos que pregam por dinheiro.
      Na verdade, nos parece, está havendo uma comercialização da palavra de Deus.

      • Quem é esse tal de Deus? E como você sabe que ele é o autor da fábula? Você gravou. fotografou, filmou? Não? Então vai contar essa a criancinha que acredita no Superman ou no ET de Varginha. A fábula do Exodus é estorinha para boi dormir. .

  9. Estou amando esta novela. Ela tem acrescentado muito em minha fé. Pois a cada dia que a assisto aprendo algo . Inclusive me identifico muito com a personagem Jocbede mãe de Moisés.

  10. Só Jesus mesmo pra calar a boca desse povo . A Record exibia o programa A FAZENDA , todos metiam o pau porque era um programa imoral , para uma emissora onde deveria passar programas evangélicos . Agora que está sendo exibido algo da palavra de Deus o povo ta arrumando pretexto pra falar mau novamente . Quem entende essa humanidade ?

  11. Não vamos mete Deus nessas lambanças do mundo gente temos que respeita as coisas de Deus pois Jesus disse de a cersa o que é Di cersa ea Deus o que é De DEUS AMEM MAIS respeito com o senhor Jesus ou o sofrimento vai ser grande

  12. meus amigos qualquer tipo de novela é pecado,esta novela é apenas para dar ibope para a a record não te nada de espiritual nos ultimos dias ate os escolhidos se não vigiassem seriam enganado.não se engane com isto por favor milhoes de cristão tao errando assistindo isto o evangelho é puro

    • william

      Concordo, porque o Macedo, não faz novelas bíblicas com intenções de evangelizar, mas de concorrer ao IBOPE perante as outras emissoras de TV, nada mais nada menos que isso.

  13. nunca soube que a igreja católica criou outro deus, imagens são simbólicas e sacramentais, só existe um salvador JESUS, as imagens são como fotos pra lembrar como pessoas boas viveram com virtude e santidade, quem não acredita em santos não acredita em salvação e vida eterna. ressurreição, pois estamos aqui buscando a santidade pq no céu só entram santos, o próprio JESUS disse que vem buscar os justos, ou seja: quem se ajustou nesta vida, pra quem não crê DEUS deu livre arbítrio, fé não se obriga, não se impõe nem força, é pra quem busca, é fácil falar que tem fé difícil mesmo é tê-la, só acho que quem não tem fé, não deve discutir ou tentar tirar de quem tem, quer tirar pq? e pra que? todos temos direito de escolha e não se deve falar do que não se conhece, quem passa vinte anos buscando a inexistência de DEUS tome o proposito de passar o mesmo tempo buscando a existência, garanto que corre o risco de encontrar até em poucos minutos, só depende de como e onde procurar

  14. A PAZ DO SENHOR ! PESSOAL, DISCUTIR QUEM É CERTO OU ERRADO, OU CHEGAR AS VIAS DE FATO COM OFENSAS, NÃO É A VONTADE DE DEUS ! VAMOS APROVEITAR A OPORTUNIDADE PRA GANHAR ALMAS PRO REINO DE DEUS ! PRA QUEM CONHECE A PALAVRA MELHOR AINDA, PORQUE TERÁ A OPORTUNIDADE DE COMENTAR O CONTEXTO CORRETO E TRAZER A LUZ PARA A PESSOA QUE ESTÁ ASSISTINDO, ESSA PESSOA PODE SER UM AMIGO OU UM FAMILIAR, EXISTE UM DITO POPULAR QUE DIZ… ” O PESSIMISTA VÊ UMA DIFICULDADE NA OPORTUNIDADE, MAS O OTIMISTA SEMPRE VÊ UMA OPORTUNIDADE NA DIFICULDADE.” DOS DOIS QUEM VC VAI SER ? A BÍBLIA DIZ QUE O IMPORTANTE É QUE O EVANGELHO SEJA PREGADO. FAÇO UM DESAFIO A TODOS, VEJA ONDE ESSA NOVELA ERROU E COMENTE AQUI, VAMOS FAZER UM FÓRUM DE DISCUSSÃO SAUDÁVEL PARA NOS EDIFICARMOS. E QUE DEUS VOS ABENÇOE EM TODAS AS ÁREAS

    • SAMUEL , concordo com suas palavras a maioria aqui só condena e se acham dignos de serem perfeitos e nada humildes e mansos (frutos do espirito)
      o texto da matéria é bem claro : trata-se de uma novela , nada a ver com as escrituras !
      façam como eu veja o jornal da cultura ou o R.R.SOARES , leiam a biblia ,vá no culto ,etç

  15. ” Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que ,”se alguém lhes acrescentar alguma coisa,Deus fará vir sobre ele as as pragas que estão escritas neste livro:
    e , se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro.” ( Ap 22;18-19 )

    • oh terezinha , me desculpe . vc esta equivocada !
      a propia autora diz que se trata de uma uma novela não das escrituras .
      o que vc postou serve para certos pregadores que no altar e nas ruas andam distorcendo a palavra tipo levantando “pastoras, divorcio,roupas carnais ,apostolos e uma infinidade de doutrinas para faciltar entre aspas a entrada no reino de Deus . que segundo a biblia é dificil de entrar . que Deus lhe abençoe !

      • Amado o “levantar pastora” é somente um titulo não ordenança de Deus. Existe pastor e pastora, profeta e profetiza. Debora não tinha o “titulo” de pastora, porém, como juiza, pastoreou o povo, isto é, cuidou, zelou por seus interesses, etc. O “ser pastora” é somente isso; cuidar, zelar, seja com o nome de pastora, missionaria ou somente “irmã”, o que isso importa? Vc é uma pessoa bem instruída, não se apegue a estes termos. Não fique aqui debatendo. Simplesmente ore, adore, clame. Vale muito mais a pena do que muitas criticas que não levaram a nada. Graça e Paz.

  16. Acho absurdo fugir da história real da bíblia, a Palavra de Deus não pode ser reinventada, se quiserem melhorar a audiência sejam fiéis ao texto e relatem apenas a verdade, e não aproveitar um texto sagrado para ficar reinventando histórias e ” enchendo linguiça” para prorrogar os capítulos em busca de audiência.

    A B S U R D O !!!!

  17. Concordo sim, pois para se conservar fiel tudo que foi escrto seria necessario conservar no original,, oiis na taducao houve necessidade de algumas mudancas e todos nos sabemos disso. Nao podemos ser raicais a esse ponto,,,melhor assistir os dez manda entos do que ficar na Babilonia( perdicao da Tv Globo) isso sim desagrada a Deus e leva para o inferni.

  18. QUE SACADA! A diferença entre o macedo (record) e a RB é que o Maiscedo é especializado n consumidor gospel e no comércio da Fé e dos desejos de consumo do coração de seu público alvo, assim ele ele se tornou Expert neste público. Enquanto a RB quer implantar sua visão liberal na sociedade, doa a quem doer. A RB não quer entender e oferecer aquilo que a sociedade deseja, aquilo que o publico deseja e sim tem um plano programado de ideologia a ser implantada. Já o Maiscedo, simplesmente o que importa é lucro, e atingir seu público alvo é sua meta que ele tem anos de experiência. Ele sabe muito bem o produto certo para entreter este nicho gospel da sociedade. Esta sacada foi ‘sensacional’ (apesar de infame), uma vez a população gospel, chateada com o prato que come (a Globo) não lhe dá atenção, e não fornece entretenimento para seu consumo, e ainda vem com um tapa na cara do povo que não quer mais depravação, então ocorre em alguém de sua equipe esta sacada. O povo revoltado precisa correr para um lado, mas não havia para onde. Então surge mais um produto gospel, para engordar os bolsos do maior entrevistador de demônios’ já visto na televisão. E o público gospel exulta, o comércio da fé gospel nunca esteve tão em alta, desde os dias do templo em que o Messias derrubou toda aquela bagunça que ocorria nos átrios promovida pelos sacerdotes, fariseus e doutores da lei… … sim aqueles que ordenaram a morte do Messias.

    • VERDADE ?
      seu nome é mentira pois nem mesmo seu nome você tem a coragem de postar !
      fica posando de santo contra você pesa a verdade (biblia)
      João 8 ver 44 ” vois tem por pai o diabo ,que é vosso pai ,e quereis satisfazer-lhe os desejos.e jamais se firmou na verdade,porque nele não ha verdade,porque é mantrosso e pai da mentira .” os covardes não herdarão o reino de Deus “( apocalipse 21 vers 7 e 8)
      fica semeando ódio e contenda , reflita rapaz ou rasgue sua biblia e assuma o satanás !

      • Eu não falo nada de mim mesmo amigo, mas sim as palavras da verdade pronunciadas pelo verdadeiro… se o amas Leia com atenção. Se odeia estas palavras, odeia a quem primeiramente nos envio a anunciar o seu amor…
        JOÃO 8:
        32 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes NA MINHA PALAVRA , verdadeiramente sereis meus discípulos;
        E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

        A quem ele está falando neste momento? Aos hipócritas. Leia com atenção o evangelho, e verás que o verdadeiro Messias foi duro realmente com quem? Com os religiosos , fariseus hipócritas, que se julgavam superiores e faziam comércio da fé. Eles eram soberbos por serem descendência de abraão. Porém o fato de terem o sangue de descendentes não o tornavam seguidores do caminho de abraão.

        Veja:

        37 Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, FARIEIS AS OBRAS DE ABRAÃO.
        MAS AGORA PROCURAIS MATAR-ME a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.

        Quem procurava matar o Messias?
        Os Fariseus e Sacerdotes, religiosos, pois o Messias acabou com o comércio deles, criticava-os na cara, assim como eu faço. Então naquilo que me condenas condenas aquele quem primeiro nos deu estas palavras.

        Se você abrir seu coração verás que o Messias tem compromisso com suas palavras acima de tudo. Então porque guardar as palavras de outros???

        Veja:

        ¶ Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém GUARDAR a MINHA PALAVRA, nunca verá a morte. João 8:51

        Guardar as palavras de quem? Destes mercadores da FÉ ou do verdadeiro Messias?

        ¶ Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes NA MINHA PALAVRA, verdadeiramente sereis meus discípulos;João 8:31E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

        João 8:32

        Quem é discípulo dele? Quem guarda as palavras de quem? De outro mestre ou do messias?

        Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. João 8:37

        Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
        Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir A MINHA PALAVRA João 8:42-43

        Você ama qual palavra? Do MESSIAS ou do Macedo? Por acaso Morreu macedo por você numa cruz???

        • FALOU,FALOU E RASGOU O LIVRO DE JOÃO cap 14 ver 16 :
          ” respondeu-lhe Jesus : eu sou o caminho a verdade ,e a vida;ninguem vem ao pai senão por mim ”
          OUTRA COISA ; REFLITA !
          DEUS mudou abrão para Abraão e jacó para Israel , porque ?
          R = novo nome meu irmão , cadê o novo nascimento ?
          nóis somos a luz do mundo a verdade é Jesus cristo !
          quem tem que aparecer é a palavra . não vai ser usando um pseudonimo que a palavra de Deus vai fruir e edificar alguem .
          (hebreus 4 vers. 12 ) porque a palavra de Deus é viva , e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até o ponto de dividir alma e espirito e apta para discernir os pensamentos e propositos do coração”

          • Amigo,Sua implicação é com meu NICK? Me impressiona este nível de alineação jamais encontrei neste site. Você acha que o nome verdadeiro do Messias é Jesus? Vai me dizer que acha que ele nasceu também em belém do pará?
            Então, naquilo que me condenas condenas a ti mesmo clamando Jesus, Jesus, que é nome paganizado introduzido pela sua madre igreja católica. Você crê na igreja católica? você crê em padres? SIM! O Messias era Hebreu e consequentemente tinha nome hebreu, e o nome Jesus nunca foi nome hebreu. A letra JOTA ( J ) não existe nem no alfabeto hebraico, nem no alfabeto grego e nem no alfabeto latim. A letra JOTA ( J ) só apareceu após o ano 1500. a letra jota nem existia foi introduzida em 1300 pelo PADRE Petrus Ramus. É este que você segue e crê quando clama JESUS.

            Olhando sua resposta fica evidente o triste estado de alienação promovido pelos vendilhões da fé. Olha mas não enxerga… escuta mas não ouve…
            Tudo que citei acima não são palavras minhas, mas do próprio Messias, e não consegues enxergar o conteúdo da vida vida eterna que flui das palavras do Messias?
            Cuidado ao aceitar as palavras destes que se fazem de pastores no lugar do Messias, ou se deseja aceitar as palavras destes no lugar das palavras do messias, então saiba das consequências…
            O messias ordenou guardar as palavras dele não de outros…
            Este que guarda as palavras dele são discípulos verdadeiros.

  19. eu nao compreendo vcs qe criticam…isso e uma novela com base em um texto biblico,se fosse colocar so oq esta encrito la no antigo testamento a novela iria acabar em uma semana,agora,ja q vcs gostam tanto de criticar,liga sua tv la na babilona,e deixe seus familiares verem conteudo q nao trazem nada de bom pra sua casa!

    • MUITO BEM, RENAN NEVES, PENSO IGUAL A VOCÊ E REALMENTE É UMA NOVELA BASEADA NO LIVRO DE ÊXODO, E QUEM É EVANGÉLICO, NÃO DISCUTE, E SE FOR PRA DISCUTIR, SE ACHA QUE A NOVELA NÃO PRESTA, ENTÃO LIGUE NA BABILÔNIA, GASTE SEU TEMPO, SUA ENERGIA COM UMA POUCA OU MUITO FALTA DE VERGONHA QUE É ESSA TAL DE BABILÔNIA. ALIÁS A GLOBO NÃO PASSA NADA QUE PRESTE PARA A FAMÍLIA. ESPERO QUE LOGO DEPOIS DOS DEZ MANDAMENTO, UMA OUTRA NOVELA BASEADO NA BÍBLIA VENHA PARA ENGRANDECER OS NOSSO LARES. PARABÉNS REDE RECORD!!!

  20. ERROU FEIO DE NOVO .
    1º não sou católico
    2º sou crente que procura a porta estreita , sou contra o divorcio, ordenação de “pastora”,apostolos , não guardo sabado ,devolvo dizimo,sou fiel a minha esposa ….
    pelo que percebi você faz parte da congregação cristã do Brasil .
    não cré em pastores .
    e você se exalta se autointitulando “verdade”
    kd a humildade ?
    a verdadeira verdadeira é JESUS CRISTO .
    daqui a pouco você vai tenta desfazer JOÂO 14 vers. 6 ” disse Jesus ,eu sou o caminho a verdade e a vida “

    • Se não é católico porque só repete o que padres e papas criaram.
      Já disse. Leia com atenção. No hebraico não existe J. Quem criou este nome foi um PADRE.
      Até agora não me explicou porque segue a sequencia da religião criada por constantino e pelos papas.

      • É incrível como existe discórdia entre os cristãos…
        vocês não crêem no mesmo Deus? Não é o Deus de vocês que enviou o único filho pra morrer pelos pecados dos que cressem nele? Ambos não acreditam em um Messias que morreu e ressuscitou para a salvação? A caso a morada celeste para onde um vai será diferente da que o outro estará?
        Estão parecendo com a igreja que estava em corintio onde uns diziam ser de Apolo e outros de Paulo…
        Ter pensamentos diferentes a respeito de um assunto não é errado, mas escandalizar O Reino com discórdias intermináveis não atrai bons frutos a ninguém! Vocês são irmãos comprados pelo mesmo Sangue, respeitem-se e se amem

  21. É engraçado como ultimamente estão produzindo historias bíblicas nas telas de cinema e de televisão… Assisti a alguns meses atras o filme êxodo, deuses e reis, me arrependi amargamente quando ao sair da sala ouvi o comentário de uma senhora que disse: “nossa que legal este filme, agora nem preciso me preocupar em ler a biblia, ja conheço a historia”.
    Depois disso passei a ver estes filmes e novelas que distorcem o que está escrito, como uma arma de satanás para confundir a todos que nao tem o real conhecimento do que está escrito. Penso que se ela não está realmente seguindo a Palavra deveria deixar claro na abertura da novela, tipo “dramaturgia não coerente com a história bíblica”….

  22. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

    Apocalipse 22:18-19

    Contra fatos não há argumentos, a record está dando um tiro no pé ao alterar as verdades bíblicas, as alterações nos acontecimentos do exôdos são enormes e ponto.

  23. Gente, tou lendo todos os comentários aqui e por que melhor deixar de defender e criticar, e melhor aproveitar e falar da Palavra de Deus para as pessoas, eu por exemplo aproveito as oportunidades, deixem contar a minha experiência, aqui em casa onde que moro não são meus familiares e eles assistem essa novela, e graças ao Senhor conheço a história bíblica, e aqui sempre perguntam pra mim se está ou não na bíblia, daí aproveito e falo a Palavra pra eles. ;)

  24. A autora Viviane de Oliveira está tremendamente equivocada, ao dizer que não da para seguir, todo o contexto bíblico, e sem essa de tirar ou colocar personagens, ou enserir ou não assuntos a mais, ou seja invenções se quiser ser fiel ao que está escrito nas escrituras sagradas, será o correto porém, sem demagogia senhorita Viviane de Oliveira, pois para quem quer ser fiel a Palavra de Deus não tem meio termo, pois em Apocalipse 22: diz: (vs 18), “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (vs 19), e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta prófecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro”. por isso minha querida seja fiel sim não inclua ou exclua nada, tudo isso vale pra voçê também, seja crista, ateu, catolica, espítita, ou seja o seguimento de crendo que a senhara tenha, a respeito mas queremos ser respeitado também.

  25. Em primeiro lugar, quero saldar a todos: Com um bom dia! Boa tarde! Ou boa noite!!!
    Queridos amigo. Depois de ler diversas opiniões, cheguei a conclusão que cada um irá defender o seu ponto de vista… No entanto, o que cada um deve fazer é deixar que Deus (Pai do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo), fale aos nossos corações.
    Eu assisto essa novela, e, como conheço um pouquinho da bíblia, sei que muitas coisas são acrescentadas e outras talvez omitidas (a própria autora admite isso). Se formos ficar aqui discutindo uns com os outros (muitas das vezes querendo que o outro aceite a nossa opinião), não chegaremos a lugar nenhum.
    A minha sugestão é simples: Aqueles que se sentirem bem assistindo, que assista. Os que não quiserem tudo bem. Sabendo que, a bíblia é clara: “…Maldito aquele que tirar ou acrescentar algo a minha palavra…”
    Com relação as comparações das novelas da Rede Globo com Record, eu diria que a novela da segunda emissora mencionada, tende mais a enganar. Porque? Explico: “Babilônia” de “cara” já mostra que não advêm de Deus, enquanto que “Os dez mandamentos” cria uma “mascara”, levando os mais inocentes a acreditarem em tudo que ali se passa…Entretanto, acredito que aqueles que assistem a novela da Record e tiverem Jesus no coração, saberão apreciar a novela sem se afastarem da fé… Abraços, e a paz esteja com todos!

  26. Assim como na bíblia fala em não tirar e nem acrescentara um tio da palavra de Deus vale para a novela também que tipo de pregador do evangelho que não fiscaliza esta novela.

  27. com excessão de um ou outro, como são paupérrimos em cultura essas pessoas que participam desse fórum, acho que nunca leram um livro sequer, não sabem pensar, a autora foi clarríssima ao dizer que se trata de uma novela e NÃO DE UM DOCUMENTÁRIO, pobres pessoas de mentes pífias, a novela (não um documentário ) é excelente, digna de aplausos, agora que se são feitas por pessôas (atores(as)) que tem a vida desrregradas, só digo uma coisa: quem não tem pecado que atire a primeira pedra

  28. Que sabe nenhum d vcs sabe d nada se a rede globo faz novelas escandaloza vc criticam e se a outra faz bíblico vc critica vao ora vao cuidar d vida d vcs pq vcs não sabe d nada quem sabe todas as coisa e deus ele é quem vai julgar não nois uns zé ninguém comedo d feijão vao pedi a deus pr arranca essas fofoca d boca d vcs vão buscam a salvação d suas alma que vcs ganham mas

  29. Bom Dia!
    Eu acho que é melhor assistir uma novela que contem um ou outro acréscimo do que não saber nada sobre a bíblia.
    Conheço pessoas que não tinham ideia nem que moisés,davi.
    O povo só sabia da paixão de cristo por passar em tudo que é canto.
    Então vamos deixa a hipocrisia de lado e dar parabéns por ter um canal que pelo menos tenta passar para nossos filhos um ensinamento que será pra vida toda.

  30. Vívian de Oliveira, quero parabeniza-la pela novela dos Dez Mandamentos e dizer que todos estão de parabéns pelo trabalho brilhante que fora realizado, mas também quero dizer que eu creio, tenho mesmo convicção que o sucesso desta novela tem a ver com o fato de vc ter sido o mais fiel possível a palavra de Deus. Infelizmente, A novela do Rei Davi foi bem menos fiel, digo isso pq nada no texto escrito te dá permissão pra dizer que Davi pudesse ter conhecido Batseba antes de chamá-la ao palácio e isso é um detalhe muito importante na história escrita, portanto não deveria ter sido colocada essa possibilidade e creio que por isso também ela não foi assim um grande sucesso. Espero que na segunda temporada você continue sendo fiel a palavra escrita e continuará tendo este mesmo sucesso que teve com os Dez mandamentos. Parabéns!

  31. Li até o presente momento todos os comentários, alguns muito abalizados. Coincidentemente ou não, o melhores comentários veio daquele que se intitula verdade, certamente, eu não faria melhor. Acrescento que é por demais difícil vencer e sair do estado de alienação, pois tem está neste estado não se percebe nele. A saída da alienação começa a acontecer quando começamos a pensar por nós mesmos e não através de pastores, padres ou mestres. Não quero me alongar muito, mas se por hipótese Jesus voltasse à terra Ele muito provavelmente teria o mesmo destino que teve a dois mil anos atrás; os responsáveis seriam os sacerdotes de hoje: os vendilhões da fé, os negociadores da salvação, os malafaias e os macedos, mercenários do obscuro. Mas, pela promessa Jesus voltará em glória e poder, Assim seja.

DEIXE UMA RESPOSTA