O governo Lula parece estar indo de mal a pior em seu início de terceiro mandato. É o que sugere uma nova pesquisa realizada pelo grupo Genial/Quaest, onde é revelado que a avaliação negativa da atual gestão disparou entre os evangélicos, bem como despencou a positiva entre o público geral.
A pesquisa foi divulgada na quarta-feira (19), segundo informações da Veja. Entre os evangélicos, a avaliação negativa de Lula subiu de 30% para 39%, mostrando um salto acentuado entre os meses de fevereiro e abril.
Já entre os católicos, no que diz respeito à avaliação positiva, o cenário também é preocupante para Lula. Isso, porque, a taxa que antes era de 47%, caiu para incríveis 39%, uma queda de 8% no mesmo período.
Entre o público em geral, a avaliação positiva de Lula despencou de 40% para 36%, enquanto a negativa avançou de 20% para 29%. Segundo o jornalista Cláudio Dantes, novo diretor da Jovem Pan News, esse cenário ruim para o governo está sendo alimentado “por notícias ruins”.
“Eu diria que a ‘ficha começou a cair'”, comentou Dantas, argumentando que o governo vem fazendo “uma gestão que não entrega o que prometeu”, algo que parece ter se refletido na pesquisa. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados perceberam que as promessas de campanha não estão sendo cumpridas, informou o jornalista.
Crise institucional
Também na quarta-feira, imagens reveladas com exclusividade pela CNN Brasil a respeito dos atos em 8 de janeiro acabaram produzindo uma crise institucional no governo Lula, o que poderá agrava ainda mais a sua avaliação junto ao eleitoral.
Nas gravações é possível ver que o então comandante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Gonçalves Dias, estava presente no Palácio do Planalto durante a invasão feita por vândalos, chegando a caminhar tranquilamente ao lado dos criminosos.
As imagens provocaram a demissão do general e uma forte reação por parte da oposição, que já anunciou pedidos de impeachment contra Lula e pedidos de prisão. Saiba mais sobre este caso na matéria abaixo:
Deputados evangélicos pedem prisão do ‘guarda-costas’ de Lula após vídeos do dia 08/01