Arqueólogos descobrem tabuletas que confirmam narrativa bíblica do exílio judeu na Babilônia

42

Uma expedição de arqueólogos localizou mais de 100 tabuletas com relatos do exílio do povo hebreu na Babilônia há aproximadamente 2.500 anos. O achado histórico reitera as narrativas bíblicas sobre o período.

Segundo Filip Vukosavovic, pesquisador especializado na Babilônia antiga, Suméria e Assíria, as tabuletas possuem o tamanho da palma da mão de um adulto e mostram em detalhes a rotina dos judeus por volta de 600 a. C.

“Nós começamos a ler as placas e em poucos minutos estávamos absolutamente atordoados. Elas preenchem uma lacuna crítica na compreensão do que estava acontecendo na vida dos judeus na Babilônia mais de 2.500 anos atrás”, disse Filip.

A expedição pelo Iraque chegou à conclusão de que o rei Nabucodonosor não tratava os judeus da mesma forma que o povo havia sido tratado séculos antes pelos faraós. “Eles não eram escravos”, disse o arqueólogo.


Durante suas investidas militares para aumentar seu império, o rei babilônio fez incursões contra Israel, e uma delas, em 586 a. C., coincidiu com a destruição do primeiro Templo, construído por Salomão em Jerusalém. Nessas circunstâncias, ele forçou os judeus a migrarem para a capital do império babilônico.

“Nabucodonosor não era um governante brutal em relação a isso [bem-estar dos povos conquistados]. Ele sabia que precisava dos judeus para reanimar a economia babilônica”, acrescentou Filip, citando como exemplo o posto ocupado por Daniel, um judeu que se tornou braço-direito do rei.

De acordo com a agência Reuters, as tabuletas também descrevem a vida de uma família judaica ao longo de quatro gerações, começando com o pai, Samak-Yama, passando para seu filho, depois o neto e o próximo neto com cinco filhos, todos eles batizados com nomes hebraicos bíblicos.

“Nós até sabemos os detalhes da herança feita para os cinco bisnetos”, disse o arqueólogo.  “Por um lado são detalhes chatos, mas por outro, você aprende muito sobre quem são essas pessoas exiladas e como viviam”, acrescentou.

As peças estão em exposição no Museu Terras da Bíblia, em Jerusalém, numa mostra chamada “Os rios da Babilônia”. Para Filip Vukosavovic, elas formam um achado que complementa o quebra-cabeça de seu período histórico, e ajudou a descobrir um dos fatores que levaram os judeus a se espalharem pelo mundo, pois quando os babilônios permitiram que o povo hebreu retornasse a Jerusalém, em 539 a. C., uma parcela escolheu permanecer e fundou uma comunidade judaica forte, que permaneceu sólida durante 2.000 anos.


42 COMENTÁRIOS

  1. Por ventura os crentes verdadeiros de sobre a face da terra precisa de arqueólogos para crer no que esta escrito na Santa e Gloriosa Palavra de Deus? não de forma alguma pois temos sim a confirmação pelos olhos da Fé pelo discernimento da Palavra, pois passara sim os ceus e a terra mas a Santa Palavra jamais passara, pois a Santa Palavra de Deus e viva e eficas e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e e capas de separar a Alma do Espirito, alias a unica coisa que tem poder para separar a Alma do Espirito e sim a Santa e Gloriosa Palavra de Deussssssssss, ora queremos nos outros os Crentes confirmação de coisas que ja sabemos que e mais que verdade por pessoas completamente desconpromissadas com a Santa Palavra? não não nos interessa não temos interesse algum, que fiquem com suas provas que todos os crentes verdadeiros de sobre a face da terra as tem na Santa e Gloriosa Palavra de Deussssssss, eu Tour Natrak vulgo Studebaker o disse e ponto final fimmmmmmmmm

    • Sou cristão e mesmo assim acho interessantes estes achados arqueológicos que confirmam as narrativas bíblicas.
      Esses achados são importantes pois mostram ao mundo que a Bíblia é um livro verídico e o que tem nela é a verdade.
      Esses achados para nós que conhecemos a verdade são apenas confirmações domque já sabiamos mas, para o restante do mundo esses achados possuem um grande valor histórico.

        • sandro,,

          ele procura os médicos pra diagnosticar a enfermidade, e deus, curar. depois volta ao médico pra confirmar a cura, e vai a igreja pra contar o milagre.

          deus faz tudo isso pros evangélicos, não precisa nem mastigar, já vem até o bolo mastigado e com o amido. não se morre, não se dor de parto, já tem evangélicos que nem mais fome tem, jejum de quarenta dias? nada disso, jejum desde que nascem. os evangélicos não precisam de dinheiro e nem de emprego, o dinheiro que conseguem dão ao pastor.os filhos nascem igual ao cristo católico, ou seja, sem romper nada. quando você vê um evangélico, esqueça é um anjo de deus.

          voc~e ainda se diz não ateu. acredito.

          • Você esta afirmando ou esta sendo irônico?

            Quanto a ser ateu, não sou em face da irrefutabilidade da existência de Deus. Agora, não confunda crer em Deus com crer nas fantasias do reino da crentolândia, seus dragões, eventos miraculosos, demônios e capetas.

          • Sandro,

            Você afirmou que um evangélico deixa de buscar os meios humanos pra resolver seus problemas, aí vem me perguntar se eu estou brincando?

            Brincando deve estar você, pois não acredito que que queira tratar o seu próximo como se fosse pessoa das cavernas. Todo e qualquer evangélico busca a medicina pra solucionar seus problemas.

    • parabens pelo comentario, Studebaker.

      Como vc mesmo disse, se nao esta na Biblia, é pq nao precisamos saber!!

      Big bang? evoluçao? alienigenas?

      Se Deus quisesse, teria mencionado!!

      • “Como vc mesmo disse, se nao esta na Biblia, é pq nao precisamos saber!!”

        Não pensei que viveria para ler uma frase tão estúpida quanto essa.

        A prevalecer a lógica do “Ta Serto” (o próprio pseudônimo do cidadão, irônico, já revela que o sujeito esta aqui para escrever tolices e coisas erradas), precisariamos fechar todas as escolas e universidades, encerrar pesquisas, banir todo o conhecimento acadêmico, encerrar toda discussão e projetos científicos já que, como disse o dr. Tá Serto, “se nao esta na Biblia, é pq nao precisamos saber”! Como diria o crente, “só Jesus na causa!”

        • VOU TE EXPLICAR MELHOR DANDO UM EXEMPLO, DO QUE DEUS QUER QUE SAIBAM SEUS SERVOS E MANTENHAM DISTANCIA
          E FICARAM DE FORA OS CÃES OS FEITICEIROS OS LADRÕES E OS EFEMINADOS, ENTENDEU ELE QUER QUE SAIBAM QUE GAY NÃO VAI PARA O CÉU

          • Meu caro, “efeminado” é uma tradução errada, como muitas das outras que constam da Bíblia, já que ninguém é condenado por ser efeminado – há héteros efeminados, mas que nem por isso são homossexuais. Além disso, se fosse assim, os gays não efeminados – como eu, por exemplo – seriam salvos. Quanto à sua constante afirmação de que os gays não irão para o Céu, aqui você comete um pecado grave por desrespeitar a ordem de Jesus “NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES JULGADOS”, pois se você julga, você também será julgado. Quem é você, além de um patife que se coloca no lugar de Deus para decidir quem vai ou não vai para o Céu? Toma jeito, cidadão, que teu farisaismo será a causa de tua ruína!

  2. Excelente descoberta, isso nos dá uma compreensão maior de como era a vida cotidiana dos Judeus no exílio babilônico. Quanto ao tratamento mais amistoso, isso não é novidade, pois lendo os livros de Daniel, Esdras e Neemias percebe-se claramente essa disposição por parte dos babilônicos, principalmente com a entrada de Daniel em cena. Seja como for, é sempre bom mais luz sobre tempos tão antigos.

  3. A BEM DA VERDADE PARA NO´S TANTO FAZ COMO, POIS VIVEMOS PELA FÉ E NÃO PELO QUE É APARENTE.
    MAS DEVEMOS DAR CRÉDITO A DESCOBERTA, POIS ELA ENFIM , NÃO PARA NÓS, PARA LEIGOS INOCENTES ENBURRECIDOS POR ATIVISMOS ATEU E GAY, SEMPRE É BOM MOSTRAR QUE A BÍBLIA É O MELHOR LIVRO DE HISTÓRIA DA HUMANIDADE, TEM COISAS INCONTESTÁVEIS E VOU CITAR APENAS UMA DELAS, 2700 ANOS NOS SEPARAM DESTA DECLARAÇÃO.
    Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
    Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

    Isaías 40:21-22

  4. Para os que gostam de pôr sob dúvidas a bíblia, eis aí tampa boca.

    A turma ateia deveria se pronunciar agora sobre o livro do povo que fala com cobra e mula.

    Os povos que vivem em derredor de Israel comprovando a veracidade das histórias da bíblia.

    Qual é a tribo indígena do Brasil que possui tantas escritas assim? Qual povo nativo que possui sua história tão bem documentada como os judeus?

    Ateus, retruquem ou se calem para sempre. Há, seria bom que, uma vez sendo confirmada a verdade, que todos peçam perdão a Deus, pare numa igreja evangélica pentecostal ou neopentecostal, mandem chamar o pastor confesse a incredulidade praticada, peçam perdão a Deus e passem a pregar o evangelho.

    Basta dizer que era ateu e agora se converteu, isso basta; depois é que passem a evangelizar, quando aprenderem direitinho.

    Vá lá em Silas, Edir, valdomiro, visitem todas as igrejas e peçam perdão a eles pelo que fizeram, aproveitem e vejam como se desenvolve o trabalho nessas igrejas e nas outras.

    Caso não hajam assim, seria bom comprar roupa de bombeiro, pois vão todos pro inferno, e lá é quente, bem como Deus não tem tanta paciência com gente ruim. Há limite.

    • Como você escreve asneiras, Levi Varela (nem seu nome você escreve direito, já que o faz com iniciais minúsculas!). O exílio judeu entre os babilônios é um fato já estabelecido e incontestável, e muito antes dessa tabuleta. Aliás, foi no exílio que os judeus incorporaram, por apropriação indevida, várias crenças que adaptaram tornando-as próprias, e o problema com a Bíblia não se trata apenas de “dúvidas”, como você coloca ingenuamente, mas do fato insquestionável que esse livro, do qual não restou uma única página original, não é inspirado e infalível como querem os fundamentalistas, mas um livro escrito ao longo de dois mil anos e que, apesar de conter escritos de grande elevação espiritual, inequivocamente contém também muitas interpolações, falsificações, deturpações, erros grosseiros em ética, história, astronomia, psicologia, religião, filosofia, espiritualidade, amor, sexualidade, ou seja, é um livro escrito por homens falíveis e influenciados por seu tempo, sua visão e sua cultura, que contém, sim, a palavra de Deus, mas que esta longe de ser inteiramente inspirado e muito menos infalível, como querem os crentes.

      Para saber mais sobre os graves erros da Bíblia, digite, no Google, esta frase:

      Bíblia do cético comentada.

      • sandro,

        Desculpe, meu caro, esqueci acima de pôr em destaque a primeira letra do seu nome, foi sem querer, ignorância mesmo.

        Vamos ao assunto.

        Meu caro, inspirado em Deus. A bíblia não apregoa que tudo que ocorre é com a permissão de Deus? Então é inspiração Dele quando visto por esse contexto, o genérico.

        A bíblia é sagrada não por ser ela intocável, passível de adulterações, não senhor.

        Ela se diz sagrada em face de trazer coisas inerentes e do interesse da coisa mais especial para Deus, nós, os seres humanos.

        Meu caro, você acha que o fato dos judeus caminharem com a arca da salvação, a que Deus estabelecia certas regras na condução e no guardar, apenas por ser um objeto cuja arquitetura foi prescrita por Ele? Claro que não, mas por ela conter os registros dos mandamentos, da história dos judeus e de sua relação com Deus. A arca era sagrada por conter os registros, registros que precisavam ser guardados pra serem transferidos.

        A arca foi roubada, vilipendiada. A bíblia diz em apocalipse que pode ser ela vilipendiada também, respondendo quem assim o fizesse, ai você vem dizer que tem ela escritos não condizentes com a ética, a moral e os bons costumes, portanto nem sempre inspirada por Deus?

        Deus não é cínico de mostrar apenas o lado bom da sua criação, sim todos os lados. Aliás, coisas que são empecilho hoje, amanhã pode não ser. Você lembra de Cristo dizendo que tudo que vocês ligarem aqui na terra Deus aceita. Acaso nós não concordamos hoje que é permitido o ser humano apenas de traje curto permanecer na praia, não noutros lugares. Os atletas também nós não permitimos que usassem trajes curtos também? Ora, o que você me diz do vôlei de praia feminino em que as jogadoras fazem uso de mine biquinis?

        Vocês acham que sabem de tudo e logo começam a tecer críticas, meu caro?

        Deus nos deu o poder de decidir nossos destinos.

        Sexo é objeto de sua criação, com a nudez vimos ao mundo, o homem primitivo e os de hoje são nus, Você não sabe o quanto Deus é grande, apenas quer harmonia, e não tem Ele em vê as regras sendo quebradas, regras estabelecidas por nós mesmos. Deus não é ditador.

        Se os judeus trouxe pra si regras de outro países, qual o erro, acaso não são filhos de Deus os iraquianos, de onde Abraão e sara vieram? Será que você esquece que os mesopotâmios são descendentes de Adão, pois lá era o Paraíso aqui na terra, foi de Ur na Caldeia, região onde hoje é o Iraque e a Turquia?

        Você gira bem da cabeça?

        • levi, os argumentos que você usa não provam nada e são iguais aos que crentes em qualquer religião podem usar. Acho que é você quem esta mal da cabeça por achar que servindo-se da conhecida falácia da petição de princípio, ou seja, tentar provar algo duvidoso – a Bíblia – por algo também duvidoso, isto é, os comentários religiosos sobre a mesma.

          • Sandro,

            Não me apodero de nenhuma tese pra justificar a bíblia, apenas tento desconstruir a tese científica. Não por ser da oposição por oposição, mas decorrente da fragilidade da própria tese e ás vezes da tentativa de ampliar que alguns tem a própria tese como se ela explicasse tudo, mas se sabe que ela não reúne os elementos pra tantas conclusões positivas.

      • Sandro,

        Por curiosidade fui verificar a tal Biblia do Cético comentada.

        Na boa, minha filha de 6 anos refuta todos aqueles comentários sem pés nem cabeça…rsrs Chega a ser infantil a tentativa de desconstruir a Bíblia com argumentos tão frágeis…rsrs

        Tente outra.

        • Ah, sua filha de seis aninhos refuta os milhares de argumentos que o autor dispôs no site? Já vi que você não passa de um tremendo de um cínico e desonesto intelectual.

          • Sandro,

            A minha filha de 6 anos entenderia que o meu comentário foi irônico. Mas confesso que alguns alí ela de fato refutaria com tranquilidade.

  5. E a tabuleta suméria, há muito tempo encontrada e anterior a Moisés, e que confirma que o dilúvio mosáico não passa de um plágio do dilúvio sumério, disso vocês não falam?

      • Não tente deturpar e reescrever a história, Levi Varela. É fato incontestavél, inclusive no meio cristão – não no meio cristão acéfalo, obviamente -, que a referência ao dilúvio, conforme consta em Gênesis, é um plágio do relato do dilúvio descrito pelos sumérios sendo este muito, muito mais antigo que o relato bíblico. Moiséis, ou quem escreveu o Pentatêuco, apenas se apropriou de relatos mais antigos fazendo adaptações.

        • Sandro,

          Em que bíblia, digo, livro eu encontro esse relato?

          Mas se é assim, como seja, dum relato sobre um dilúvio, no que diverge tais escritos?

          Acaso os sumérios diz que foram eles os que criaram a arca, e arca não era de noé?

          Em síntese, no que divergem?

          Pensei que fosse somente os doidinhos judeus que falassem no tal dilúvio, mas vejo que não. Você é honesto, poderia ter ficado calado, mas falou do povo sumério que passou a mesma experiência, então dá mais ênfase ainda ao acontecido.

          Faça uma relato breve desse enredo diluviano, meu caro.

          Sou todo ouvidos.

          • Levi, os relatos referentes aos antigos sumérios, e sua cosmologia, você encontra em livros de história. E não seja ingênuo de acreditar nessas lendas de dilúvios e arcas.

            Para um relato do dilúvio de gilgamesh (plagiado por Israel), digite no Google esta frase:

            Epopeia de Gilgamesh e o Gênesis thoth

            Agora, se tiver coragem – e apreço pela verdade – eu indico para você a leitura de um texto que refuta o dilúvio e sua arca.

            No Google, digite as palavras abaixo, pois se eu digitar aqui o link completo o comentário não será publicado:

            Questões Simples que o criacionismo é Incapaz de Responder

          • Sandro,

            Não digo que é verdade e nem que é lenda o dilúvio, também não digo que se trata de algo acontecido noutro planeta e que foi divulgado como se aqui fosse, ou que tenha acontecido na época das geleiras.

            Meu caro, isso será esclarecido. Não tenho pressa em confirmar e nem denegar.

  6. Isso não para os crentes , mas sim para os descrentes, principalmente os ateus .
    Mas muitos vão ignorar isso , pois já tem suas opiniões formadas e não serão fatos que os farão mudar de ideia .

      • Sandro,,

        Ele explica no livro as profecias? Ou esse cético que você leu apenas quer aparecer, melhor ainda, ganhar dinheiro em cima de gente como você que acredita em tudo sem investigar.

        Diga a ele que esclareça as profecias que estão ocorrendo e que batem com outras de povos diferentes. Fale sobre a história do Código da Bíblia…

  7. A Paz! Bem de acordo com as conclusões parapatéticas, não se pode fugir da ética. Ora prefiro comentar o assunto à frente. O incrédulo é terrível, por mais que você mostre a ele todas as evidências ele ainda fica duvidando. É falar duas ou três vezes, não quis acreditar entrega nas mãos de Deus, e dura coisa e cair nas mãos do Deus vivo. O caso do Apóstolo Valdomiro aí em baixo, diz que Jesus é criação de Deus. Tudo e todos são criação de Deus. O que ele devia dizer é o seguinte; Jesus nasceu de Deus por um processo de multiplicação da espécie chamado de “CISSIPARIDADE” está é a razão do versículo de (Jo.14:28)”O Pai é maior do que eu.” E, a razão da Santíssima Trindade. A mesma qualidade, mas, no momento não a mesma quantidade.

  8. Resposta ao Sandro, ora Sandro que qui e que qui foi que qui há, estais por ventura a dezovar? tu que disseste em outro comentario que ja foste crente, esta ai a querer por defeito no meu escrito, por ventura quem conhece a verdade precisa de que outro a venha provar para se? se por ventura tu não cre tu não tem fé o problema e teu, estas sabedorias puramente humana e carnal não batem com a Santa Palavra de Deus, sabes porque? porque a tua sabedoria por mais elevada que seja não passa de trapo de imundicia frente a Santa e Gloriosa Palavra de DEUSSSSSSS, ora ora ora eu Tour Natrak sou firmado na rocha sou firmado na Palavra, nada nada nada que disseres jamais jamais mudara meu firmamento, não sou firmado na areia, minha crença meu crer minha Fé absoluta esta no Deus Unico Santo e Verdadeiro, creio eu na Biblia livro do meu Deus para mim a Biblia e o maná dos céus, o resto e resto de resto e restolho humano bai carnal bai, por ventura seria eu um louco para depois de saber da verdade voltar para a mentira? queres estar na mentira o problema e teu eu continuarei firmado na rocha continuarei a defender com unhas e dentes a Santa Palavra de Deus, e como ja disse o resto e resto de resto e restolho e ponto final, e se tu pensas que vivo na idade da pedra, estais mais por fora que casca de ovo e mais por baixo que gillete no asfalto, sabes tu por ventura por ando ando ou por onde ja andei? sabes por ventura de verdade da minha capacidade, tu pensas em teu pensamento que es conhecedor de Deus, se o fores então que o mostre com discernimento de Espirito, e pare de querer ser o que não es, pois teus escritos te delatam, e ate o mais simples de um crente sabe e como sabe o que na verdade tu es,isto atraves do que escreves

  9. Eu, observei em seus comentários, percebi que vc é bastante inteligente e culto, além disso, tem convicção no que fala… Deus precisa de vc… Deus sabe trabalhar maravilhosamente bem na vida de gente assim, imagine Deus te usando em um forte ministério!

DEIXE UMA RESPOSTA