Apóstolo Valdemiro Santiago decide fechar filiais da Igreja Mundial na África, diz jornalista

53

A Igreja Mundial do Poder de Deus fechou suas filiais no continente africano por uma decisão de seu líder e fundador, apóstolo Valdemiro Santiago.

A denominação neopentecostal dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada após Valdemiro dizer que havia recebido uma revelação após sair vivo de um acidente no continente.

A informação do fechamento das filiais africanas da Igreja Mundial foi divulgada pelo jornalista Felipe Patury, colunista da revista Época.

“O apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, fechou suas sucursais na África no mês passado. Foi um golpe. Valdemiro diz ter recebido um chamado divino para fundar sua própria congregação depois de ter sido salvo de um acidente na África”, escreveu o jornalista em sua coluna no site da revista.


Origens e crise

Valdemiro era bispo na Igreja Universal e tinha desavenças com o bispo Edir Macedo, líder da denominação. Com o “livramento”, decidiu usar o título de apóstolo e fundar a própria igreja, que nos primeiros anos, viveu crescimento avassalador, usando como estratégia a veiculação de programas de TV em emissoras de sinal aberto.

Vista como concorrente pela Igreja Universal, a Mundial passou a ser alvo de acusações sobre desvios de dízimos e ofertas. A TV Record, de propriedade de Macedo, veiculou reportagens denunciando Santiago pela compra de fazendas e milhares de cabeças de gados, que supostamente eram custeados pelos fiéis.

No mesmo período, as finanças da Mundial passaram a dar sinais de problemas, e o apóstolo viu-se obrigado a afastar boa parte dos homens de sua confiança na direção da igreja. A Universal passou a investir pesado na locação de horários nas mesmas emissoras que a Mundial transmitia seus cultos, e por falta de pagamento, acabou deixando a grade.

A polêmica mais recente envolvendo Valdemiro Santiago está ligada ao furto de água na sede da WS Music, empresa do apóstolo em sociedade com sua esposa, bispa Francileia. O gerente da gráfica do casal foi preso em flagrante pois havia fraude no relógio de medição do consumo de água.


53 COMENTÁRIOS

  1. Fechou porque não tava entrando os síndica daquele povo sofrido., agora aqui tbm no Brasil a ficha do povao ta caindo., já podemos observar que os escândalos estao corroendo este seita., acorda povo., as bênçãos de Deus não precisa de penduricalhos., tijolinhos, lenços com suor., flanelinhas ungidas., garrafinhas de água do volume morto., está troca não da certo., o valdosandiablo tem que mudar o seu repertório inovar , pois no Brasil te. Muitos otarios ávidos por heresias., quem sabe vc consegue mais holofortes., e agora mais um escândalo roubo de água., q belo exemplo em herege..kkkk

    • Nós os cristãos evangélicos, somos democratas, porque nos sites católicos, eles apagam tudo que é comentários dos crentes em Jesus, lá não existe democracia, mas o imperialismo, falta neles o conhecimento da palavra de Deus (bíblia), confirma o profeta, “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” Oseias 4:6.

      • Verdade manoel,eles estão desesperados com tantas verdades pregadas pelos evangélicos e isso está importunando muito a eles,a rede globo ate ajuda a eles com a missa do padre marcelo e divulgação das festas deles e mostrando quase diariamente o papa, mais não tem adiantado muito.

      • Manoel tem muito site como o Lepanto e o veritatis que mantem seus comentarios. Alguns dos teus camaradas evangelicos mandam comentários extremamente ofensivos e mesmo assim eles publicam. Tem site evangelico que nem publica as perguntas ou respostas que mandamos. Mesmo as postas em termos educados.

        Cuidado ao generalizar.

  2. Porque o valdemiro não passa o cartão na porta do banco para pagar dívida, como fez aquele fiel da igreja dele e que ele, Valdemiro, ainda ficou muito bravo quando o Ratinho falou que isso é chalatanismo?! Ainda bem que o povo está abrindo os olhos e não está mais comprando: meias ser tu uma benção, garrafão de água, flor ungida, carnê das grandes conquistas, martelo da justiça, chave que abre portas, travesseiro,tijolo, caneta, colher de pedreiro, lenço ungido,coluna não sei de quê, cajado não sei das quantas e por aí vai a insanidade, pois creio que nessa seita Jesus tem pouco poder, p’ra precisar de tantos amuletos.

    • Interessante seu comentário, Gilberto. Interessante e verdadeiro, pois essas arapucas não tem, absolutamente, caráter global, sendo poucos os países onde atuam, e, não obstante, são arrogantes ao ponto se dizerem “Universal”, “Mundial”, “Internacional”.

  3. As pessoas que congregam a estas igrejas, iurd e impd, não tenho dúvidas, na maioria é pela fé. Observando, dá para perceber como se comportam os dois líderes destas igrejas, até se nota uma certa humildade do Valdemiro, o Macedo, não, demonstra excesso. Vamos esperar pra ver aonde irão chegar. Queda de braços – professor x aluno, desejo que tenham aprovação de Deus

    • Querido janio, gosto muito de você, admiro sua personalidade, concordo com seus lúcidos e impactantes comentários, mas, tenho um porém em relação ao Valdemiro.

      Ora, desde o dia em que o Valdomiro foi se tratar de um problema que tinha no joelho justamente no hospital mais avançado e caro do país, o Sírio-Libanês, ele deixou claro, para além de qualquer dúvida, que não crê na cura pela fé.

      Além disso, as denúncias de enriquecimento (fazenda, gado, etc.), o descuido e irresponsabilidade ao escolher líderes que estavam se roubando o dinheiro da igreja, conforme denúncias em inúmeros veículos de comunicação, bem como a fraude em matéria de curas (vi, por exemplo, nos programas dele, que ele mostrava pessoas curadas em hospitais como se houvessem sido curadas em razão da igreja dele apenas porque um fiel colocou, sobre o doente, a tal toalhinha ungida), o fato de tolerar a adoração que seus devotos nutrem por ele (vide, neste sentido, a distribuição de lenços umidecidos com o suor do rosto dele), a venda de talismãs e amuletos evangélicos (toalhinhas, lenços, tijolinhos, etc., etc.), sim, tudo isso depõe contra o cristianismo dele, que na realidade é um cristianismo sincrético.

      De qualquer forma, respeito você em sua admiração pelo pregador, até porque acho que você o admira mais pelos aspectos sociais, psicológicos (ele realmente é uma personalidade cativante), do que por aspectos de profissão de fé.

  4. Daniela eu tenho lido o que vc escreve , e tenho percebido que vc tenta dissuadir pessoas de criticar outros irmão, chamando atenção para justiça de Deus ! neste seu comentário, vejo que vc não é tão justa como pregava … vc esta creditando os milagres que acontece na igreja mundial ao diabo !
    Logo vc esta se posicionando ( Tomando ) no lugar de Deus ! estou vendo que o senso de justiça apregoado por vc não é tão justo como queria nos mostrar ! em bora via uma imaturidade nos teus comentários , com uma aparente visão de reino, mas; a vejo hoje com partidarismo .Se tem ou não tem milagre, ou se são forçados, na Mundial , Universal, Deus é Amor , Assembleia de Deus….Não cabe a nós ( a mim e a vc ) interferir na denominação dos outros , nós fomos chamados para nos alistarmos no exército de cristo , para lutar contra o diabo e seus anjos, e; não contra a igreja , pois da igreja o(joio) “bodes” quem vai separa são os anjos do Sr .
    Vigia minha irmã !

  5. Sai Valdomiro, mas entra BOKO HARAM.

    Vemos com isso que a justiça dos homens ao se contentar com notícias desta natureza é doentia.

    Sai o que usa uma toalhinha(igual a Cristo), entra o que usa uma metralhadora(igual a que?). deixo a resposta para os que abaixo mostraram regozijo.

    Senhores, com a palavra. Cristo ou barrabás?

      • …nós temos o costume de tomar partido ,acusar ,julgar & condenar…mas só Deus conhece os pensamentos ,corações ,motivos & razões , na sua infinita sabedoria sabe que tudo é necessário…SE “BARRABÁS”NÃO HOUVESSE SIDO ESCOLHIDO ,jesus não teria morrido…SE “JUDAS” NÃO TIVESSE TRAIDO ,jesus não teria cumprido o seu martírio !!!

        • Sandro e Rui,

          Tomem muito caldo de cabeça de camarão, dizem que tem fosfato, garantido, portanto, o reativamento cogntivo.

          Faça o seguinte, feche uma igreja católica, um centro espírita, uma igreja evangélica… e de onde saírem, se o prédio for seu e você residir próximo, alugue pra uma boca de fumo.

          Será deu pra entender?

          Deu não, vou ser mais explícito.

          Um bar que fechou, abra uma boca de fumo.

          Uma zona, abra uma boca de fumo.

          Não disse que ninguém representava Cristo, apenas estou valorando, é uma questão de minimizar os danos.

          Vocês dois não entendem, são quase idiotas, aí a razão de pegar tudo no rigorismo da palavra escrita e dita.

      • Está quase impossivel entrar em uma Igreja que se auto-denomina evangélica, sem ouvir a nefasta e nauseante palavra campanha. Estes endemoniados vendilhões (pelos menos alguns) bem que poderiam fazer campanhas tipo: Volta ao primeiro AMOR, campanhas de cunho espiritual, pois com suas atitudes gananciosas, avarentas, egoistas e etc…, fizeram com que o Sr. Jesus Cristo se retirasse senão da maioria, mas pelo menos de muitas Igrejas, e boa parte do povo que é ingênuo, e não conhece quase nada da Bíblia Sagrada, é que sofre, recheando os bolsos e contas bancárias desta raça de VÍBORAS. E o mandamento do Sr. Jesus ??? Que a verdadeira religião é: Amar a Deus sobre todas as coisas, de toda a alma, coração e entendimento; E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO, QUE SÃO ”TODOS OS SEMELHANTES”, SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS, SEM CONDENAR, SEM JULGAR; ORANDO E INTERCENDENDO, PRINCIPALMENTE os necessitados, viúvas, orfãos, discriminados e injustiçados pela sociedade . O PIOR CEGO PARA DEUS, É O HIPÓCRITA QUE FINGE QUE NÃO ESTA VENDO E ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS. Deus não odeia o pecador, ( como alguns que postam neste site, e também dentro das Igrejas ), mas sim se entristesse com o pecado, QUE TODOS NÓS TEMOS !!! Atirem a primeira pedra os fariseus hipócritas da modernidade, que são muitos por sinal, mas que não fazem nada pelos oprimidos ,arrogantes , sem humildade, educação, respeito e AMOR pelo próximo. Me desculpem o desabafo que a muito tempo venho evitando, (o sr. Jesus fez exortações mais duras do que este texto mal-redigido acima, pois tenho pouca sabedoria humana) mas a palavra de Deus é viva, e nos foi avisado que por se multiplicar a iniquidade o Amor de muitos se esfriaria.Que Deus abençõe a “TODOS”, por misericórdia complete o número dos escolhidos, e; ora vem Sr. Jesus, pois está ficando cada vez mais difícil de suportar tanta maldade, principalmente de alguns pseudos-crentes-carrascos- de-foice-nas-mãos!!!!!!

    • …é muito complicado…para a ciência tudo é matéria/material…para os religiosos tudo é espiritual…mas a verdade é o meio termo (acredito no Deus que fez o homem ,mas não acredito no Deus que o homem fez )…EXISTE AS DOENÇAS (mentais ,psicológicas/psicossomáticas ,espirituais) ,que remédios não cura (senão uma sugestão ,susto ou abalo) !!! ou mesmo afastar o obsessor

  6. …infelizmente fatos lamentáveis :1-a bíblia relata falsos pastores ,lobos travestidos de ovelhas ,o ANTI CRISTO ,e que os escândalos há de vir …mas não dá dicas ou maiores detalhes…2-Deus nos fala & manda recados : são cadeias cheias ,jogo de futebol com torcida única ,resultado das escolas de samba sem presença de público (falta respeito/EDUCAÇÃO)…3- precisamos da volta de JESUS ,como dos preparadores !!!

  7. Igreja (Universal) que persegue igreja (Mundial), realmente é o final dos tempos. Vaidade, tudo é vaidade! Bispo Macedo, não pode achar que é absoluto. Ser um profeta é um chamado para propagar o Reino de Deus e não para derrubar igrejas, que com erros e acertos, se levantam para falar de salvação. Como o apóstolo Paulo diz, se eles pregam não com os seus corações, não com verdade na alma, o que importa? O que importa é que estão falando de Cristo e pessoas são salvas, libertas, curadas.
    Que os mortos enterrem seus mortos e que Jesus seja propagado em todas as nações!
    Igreja não salva, mas a fé através da palavra sim. Não faço parte nem de uma, nem de outra mas sou serva, porque é o meu nome que está no livro da vida, não o da minha igreja. Deus nos abençoe!

  8. São verdadeiros consultórios de psicologia, que aliás cobram muito além que uma consulta normal com um Psicólogo;
    Ser evangélico é muito simples: Basta praticar a caridade, amando uns aos outros como a si mesmo;
    Ser evangélico é não desafiar a Deus como vejo frequentemente nos cultos;
    Ser evangélico é ter entendimento com as coisas naturais;
    Ser evangélico é ajudar aos necessitados e não passar para o outro lado da rua, ignoranto o irmão moribundo;
    Ser evangélico é não julgar os outros, que aliás essa atitude só e somente cabe a Deus.
    Vc pode ser evangélico até dentro da sua casa. Sabe como: ORA! QUE MELHORA!!!
    Deus não quer subservientes. Deus quer pessoas que saibam evoluir com sabedoria no plano espiritual.
    Portanto, para Deus: “Quem não tem fé, tem medo.
    Fiquem com DEUS!!!!!

  9. Gente, cada vez me enoja alguns que se diz cristao fico vendo alguns comentarios que da vontade de vomitar , ninguem nem sabe se está noticia e verdade e ja tem gente comemorando eu que vim do meio católica achaca que o povo evangélico fosse mais unido é o que eu vejo e cada um por sí parece que tem prazer de ver outro com problema fala mal de outros igreja gente isso eu não vía no meio católico eu que achaca que todos evangélicos independiente da denominacao éramos irmaos em Cristo Acho que me enganei Né . Não ensinan tanto que Temos que orar pelos irmaos que estao com problema ?.

  10. Acho que tem muita gente que ao invés de orar pelos irmão que estão com problema apesar de ninguém saber se e verdade ou não já saí comemorando gente acorda uma igreja que se fecha e um prostíbulo que pode abrir no local eu vim da igreja católica e achava que povo evangélico fosse mais unido e só o que vejo e gente maliciosa neste será que este e povo de cristo mesmo?

  11. bom meus amigos ser Evangélico nao é seguir uma igreja ou placa de igreja, mais seguir a Palavra de Deus do Nosso Senhor Jesus, vejo pessoas se matando ai pela placa de igreja, e não briga pela pregação da Palavra de Deus, nos devemos olha para o Altor da nossa Fé, Jesus Cristo o Justo, Fica na Paz pense nisso.

  12. todo isto e o principio das dores.todos falao a mesmas coisas coisas tao peqenas qe parecem uma moralha.se voces darem conta qem critica qem e criticado ninguem ganha nada e somente crição ce odio coisa qe satanas adora.certo dia os disciplos chegarão ha uma cidade encontrarão um individo a espulssar demonio em nome de jesus e por ciome forão at jesus desserão mestre anda alguem a espulssar demonios em teu nome.oqe jesus respondeu?pedro joao todos vamos prender e feichar a boca dele e isto qe jesus respondeu?alguem respond por favor.porqe pelo qe a biblia diz o senhor jesus respondeu dizendo qem e por nos não e contra nos.

  13. Hoje em dia, há muito, mas muito mais igreja no brasil do que escolas, tipo cem para uma, por isso é tão fácil enganar os trouxas, os que se acham inteligentes por lerem a Bíblia (trouxas) e os inteligentes desesperados, pois a Bíblia está cheio de textos que ajudam esses pastores e padres safados. E se quantidade de igreja desse certo, a má situação da segurança e quantidade de bandido não estaria como está. Muitas pessoas que querem ganhar também já me pediram para eu abrir uma igreja para enganar trouxas com as jogadas das curas, que eu conheço várias delas, mas minha moral e crença na existência de Deus impedem.

  14. Querido pastor,

    Aqui quem fala é Jesus. Não costumo falar assim, diretamente – mas é que você não tem entendido minhas indiretas. Imagino que já tenha ouvido falar em mim -já que se intitula cristão. Durante um tempo achei que falasse de outro Jesus – talvez do DJ que namorava a Madonna- ou de outro Cristo -aquele que embrulha prédios pra presente – já que nunca recebi um centavo do dinheiro que você coleta em meu nome (nem quero receber, muito obrigado). Às vezes parece que você não me conhece.

    Caso queira me conhecer mais, saiu uma biografia bem bacana a meu respeito. Chama-se Bíblia. Já está à venda nas melhores casas do ramo. Sei que você não gosta muito de ler, então pode pular todo o Velho Testamento. Só apareço na segunda temporada.

    Se você ler direitinho vai perceber, pastor, que eu sou de esquerda. Tem uma hora do livro em que isso fica bastante claro (atenção: SPOILER), quando um jovem rico quer ser meu amigo. Digo que, para se juntar a mim, ele tem que doar tudo para os pobres. “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”.

    Analisando a sua conta bancária, percebo que o senhor talvez não esteja familiarizado com um camelo ou com o buraco de uma agulha. Vou esclarecer a metáfora. Um camelo é 3.000 vezes maior do que o buraco de uma agulha. Sou mais socialista que Marx, Engels e Bakunin -esse bando de esquerda-caviar. Sou da esquerda-roots, esquerda-pé-no-chão, esquerda-mujica. Distribuo pão e multiplico peixe – só depois é que ensino a pescar.

    Se não quiser ler o livro, não tem problema. Basta olhar as imagens. Passei a vida descalço, pastor. Nunca fiz a barba. Eu abraçava leproso. E na época não existia álcool gel.

    Fui crucificado com ladrões e disse, com todas as letras (Mateus, Lucas, todos estão de prova), que elestambém iriam para o paraíso. Você acha mesmo que eu seria a favor da redução da maioridade penal?

    Soube que vocês estão me esperando voltar à terra. Más notícias, pastor. Já voltei algumas vezes. Vocês é que não perceberam. Na Idade Média, voltei prostituta e cristãos me queimaram. Depois voltei negro e fui escravizado – os mesmos cristãos afirmavam que eu não tinha alma. Recentemente voltei transexual e morri espancado. Peço, por favor, que preste mais atenção à sua volta. Uma dica: olha para baixo. Agora mesmo, devo estar apanhando -de gente que segue o senhor.

  15. Vcs so tao olhando para as coisas terreas e a pra jesus deixemde apontar pos atirem a primeira predra quemnao tem pecado e outra quemroubar aq ao leva nada quando morrer e ainda nao erda a vida eterna disse jesus deque adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a alma dexem de ver quem e pecador e quem rouba pos eles nao morrerao na cruz por vc e nem tao pouco te dao a salvaçao eles nao leva nada quando morre caixao nao tem gaveta e no ceu nao tem banco e la no infeno queimaria tudo.aceite a jesus como salvador e seja diferente nao seja igual a estes errantes se vc so olha pra eles vc perde sua salvaçao

DEIXE UMA RESPOSTA