Considerado o livro mais lido do planeta, mais vendido, copiado e um best-seller mundial por excelência há décadas consecutivas, se depender de Israel a Bíblia Sagrada poderá ter um novo destino nos próximos anos, e não será na terra.
Isso porque o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quinta-feira (9) que o país pretende enviar uma cópia da Bíblia impressa na próxima expedição especial à Lua. A declaração foi dada durante um Quiz Bíblico Internacional para a Juventude, realizada atualmente.
“No mês passado, sentimos um tremendo entusiasmo: a espaçonave Beresheet estava a uma mão de distância da Lua”, disse o primeiro-ministro em Jerusalém. “Beresheet” é o nome da espaçonave que por falha mecânica se chocou com à superfície lunar em 11 de abril passado, não conseguindo pousar corretamente.
Na primeira expedição uma cópia da Bíblia já havia sido enviada, porém, em formato digital. Para Netanyahu, da próxima vez será diferente. “Isso não é suficiente”, disse ele sobre o formato digitalizado do livro sagrado.
“Nós vamos mandar a espaçonave novamente e, provavelmente, estará levando uma pequena Bíblia [impressa]. Eu quero que a Bíblia aterrisse na Lua”, destacou o ministro, citando uma passagem do Antigo Testamento como fundamento.
“Está escrito em Salmos 8:3: ‘Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a Lua e as estrelas que ali firmaste’. O Estado de Israel alcançará a Lua”, frisou. Netanyahu lembrou que Israel poderá ser o quarto país a pousar na Lua, apesar do seu pequeno tamanho territorial (menor que o estado de Sergipe).
“Poucas nações orbitaram a Lua e, até agora, apenas três superpotências desembarcaram . Queremos ser a quarta nação a fazer isso. Afinal, as outras nações eram um pouco maiores que nós”, disse ele, ironizando o tamanho dos Estados Unidos, China e Rússia.
Finalmente, apesar de Israel ser conhecido mundialmente por sua alta tecnologia, o primeiro-ministro disse que a capacidade do país para chegar na Lua não vem disso, mas da fé em Deus, mediante o conhecimento da própria Bíblia Sagrada, segundo o Time of Israel.
“Nós faremos isso por iniciativa, determinação e ousadia, dados a nós pelo nosso espírito, e nosso espírito vem da Bíblia. Não são só palavras. Esse espírito vem da Bíblia, porque não faria sentido essa enorme jornada que fizemos para retornar à nossa terra, ao nosso local de nascimento, se não tivéssemos levado conosco nossa fé, nossa tradição e nosso anseio pela pátria”.