Polêmica, Bíblia FreeStyle se torna alvo de severas críticas de líderes evangélicos: “Brincadeira de mau gosto”

13

O projeto Bíblia FreeStyle, uma iniciativa do pastor Ariovaldo Jr. que “traduz” a mensagem bíblica com uma linguagem popular e se utiliza da técnica da paráfrase para construir seus textos, vem sendo duramente criticada no meio cristão.

Na maioria das críticas, a reprovação está para o fato de haverem termos chulos e até palavrões na reapresentação das passagens bíblicas.

O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói, escreveu um artigo sobre o tema em seu blog, e desaprovou a contextualização feita: “Depois que vi que inúmeras pessoas estavam comentando o assunto resolvi  pesquisar sobre a Bíblia em questão. Infelizmente o que encontrei foi um trabalho absolutamente questionável e que na minha perspectiva depõe contra as verdades inequívocas e inexoráveis das Escrituras.  Até entendo que o desejo dos autores tenha sido contextualizar a Palavra de Deus tornando-a  acessível as mais variadas tribos, todavia, penso que ao fazê-lo banalizando o conteúdo bíblico os autores erraram e erraram feio”, criticou.

Frank Brito, do blog Resistir e Construir, classificou a Bíblia FreeStyle como “abominação”, e atacou diretamente o autor da iniciativa: “Eu já conheci muita gente parecida com o Ariovaldo Jr., autor da Bíblia Free Style. São adultos que nunca conseguem superar atitudes típicas de crianças ou adolescentes problemáticas como, por exemplo, a constante necessidade de falar com muitas gírias e palavrões para se autoafirmar, mostrar o quanto são ‘descoladas’ e saciar a necessidade de muita atenção. Quando adentram no mundo cristão, são pessoas que, quando não são restauradas por Deus, simplesmente colocam uma roupagem cristã nestes mesmos desejos de antes. A raiz do problema por trás da Bíblia Free Style não é o próprio Ariovaldo Jr. Ele é só mais uma gota do grande oceano de clichês repetitivos dos ‘radicais’”, afirmou.


No site da revista Ultimato, a sessão “Palavra do Leitor” publicou um artigo do reverendo Ângelo Vieira Da Silva, que propõe uma “reflexão” sobre a polêmica: “Creio que alguns cristãos ou líderes “conservadores” torcerão o nariz diante deste projeto idealizado pelos pastores Ariovaldo Jr. e Guilherme Burjack sem, ao menos, refletir. Posso conjecturar que o motivo inicial, naturalmente, poderá ser a dificuldade intrínseca de avaliar a BFS a partir de seu próprio pressuposto, quer dizer, de seus autores. Reconheçamos: ser diferente, pensar diferente, escrever diferente, agir diferente, enfim, muito de tudo que é diferente pode ser mal compreendido e criticado sem fundamentos e/ou reservas”, introduz.

Para o reverendo Silva, a Bíblia FreeStyle não pode ser criticada como se fosse uma tradução literal da Bíblia Sagrada, e por isso, é necessário aguardar que o tempo mostre resultados: “A grande maioria dos cristãos conservadores (como eu) geralmente não está preparada para se relacionar com pessoas intensamente ‘diferentes’”, pontua o reverendo.

Entretanto a ponderação feita pelo reverendo Silva não é compartilhada pelo pastor Márcio de Souza, que não admite o uso deliberado de palavras de baixo calão no âmbito bíblico, mesmo que isso aconteça num projeto que visa parafrasear a Bíblia a fim de atrair o interesse dos leitores para uma segunda leitura mais atenta.

“Essa bíblia freestyle é uma brincadeira de mau gosto […] Vejam bem, não estou aqui para falar do caráter do autor da tal bíblia, nem para atestar se ele é crente ou não (isso é papel de Deus e eu não sou Deus) até porque nem o conheço pessoalmente. Mas combater ideias é o real objetivo desse artigo. Qual o problema da bíblia Freestyle? Pelo que pude ver, o problema está no excesso de contextualização. Existem dois problemas quando se trata de contextualização: A ausência dela e o excesso. Cá para nós, colocar palavrão na boca de Jesus é um pouco demais pra qualquer mente aberta que tenha a boa vontade de ler aquele texto. Não é questão de contestar as “palavras torpes” embora sejam, mas uma questão de que o texto bíblico não precisa disso. Quer causar, aparecer, tudo bem, é natural do ser humano querer atenção, mas desse jeito? Que preço hein. Não sou nenhum puritano e nas horas de raiva eu também falo palavrão, só pra ficar claro, mas não é por isso que eu vou sair por aí externalizando meus momentos de raiva nos meus textos, quiçá no texto bíblico. Meu momento de raiva, é só um momento, não um estilo de vida”, escreveu.

O pastor batista Guilherme Burjack, parceiro de Ariovaldo Jr. no projeto Bíblia FreeStyle publicou um desabafo pelo volume de críticas que a iniciativa tem recebido.

No texto, o mestrando de Ciências da Religião pela PUC-GO afirma que tem “experimentado nestes últimos dias o gostinho amargo de ser mal interpretado”, e ressalta seu espanto com o comportamento dos irmãos na fé.

“Desde que estou, em parceria com Ariovaldo Carlos Jr escrevendo uma paráfrase (insisto não é tradução) de textos do novo testamento, me deparei com algo interessante: a relação dos irmãos e irmãs em relação ao texto sagrado varia de total desprezo à reverência totêmica. O que intriga nesta relação com o texto sagrado é que alguns não questionam o real significado da escritura: leitura – compreensão – aplicação. Esse foi o princípio que regeu desde o início a sua composição”, explica Burjack.

A necessidade de compreensão e o contexto sociocultural atual são destacados por Burjack como uma das justificativas do projeto: “A Palavra de Deus precisa ser entendida. E há de fato, não digo eu, mas os dados sobre analfabetismo funcional, um mal silencioso que segrega milhares de pessoas. O silêncio sobre isso torna a democracia do conhecimento um bem para poucos, e o texto sagrado, desde a reforma, vem sendo de tempos em tempos popularizada”, defende-se.

No site da Bíblia Freestyle, os autores do projeto publicaram uma mensagem aos críticos em que destacam a infalibilidade da igreja de Cristo e pedem que as preocupações com o projeto sejam deixadas de lado, focando em seu propósito de popularizar a mensagem cristã. Confira abaixo a íntegra:

Há tanta gente com os ouvidos púdicos, com a alma suja e os relacionamentos rompidos que estão se sentindo feridos pela paráfrase Bíblia FreeStyle. Estão preocupados com o que fazemos, não com quem somos. Vejo que os mesmos que se levantam para defender a Sã Doutrina, gritam Corbã quando são questionados sobre o relacionamento torto com suas próprias famílias, Igrejas, amigos e estranhos (em alguns casos, somos o amigo ou o estranho – e apanhamos de todo jeito).

Não se preocupem conosco, sério. Chamamos para nós a orientação de Gamaliel ao sinédrio: “Deixem estes meninos fazerem o que querem, sabemos que isso não vai dar certo se não for de Deus”. Então fique sossegado quanto aos resultados. O tempo dirá, até porque:

• A igreja não vai esmorecer, porque ela é de Cristo.

• Seus filhos não vão para o mal caminho, pois você é presente na vida deles.

• A juventude não vai sair dos trilhos, pois a igreja ou ministério que você congrega/dirige é atuante na vida deles.

• A sã doutrina não vai pro brejo, pois em cada lar há uma Bíblia distribuída por você e ministrada em ensino coerente pela sua presença constante no discipulado.

• Não há o risco do evangelho ser entregue de forma tão “torpe” para as vidas que nunca leram o texto bíblico pois você chegou primeiro lá.

Entendo que para cada palavra dura, sem amor, cheia de adjetivos sobre nossas vidas e ministérios, há o mesmo quantitativo de resultado em vida, amor e entrega gerados por você onde está. Você nos acusa, nos ofende, nos insulta, nos ameaça, mas está trabalhando. Isso é bom para o Reino.

Que Deus, a quem amamos e servimos, que conhece a real motivação disso tudo, nos proteja de nós mesmos e de você.

Amém.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

13 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse uma bíblia apresentada pelo Silas Malafaia a reação seria: "aplausos" (ou não?!). Menos mal causa essa linguagem da BFS do que o perverso mercantilismo da fé que se faz um muitos ministérios. São pastores, bispos, apóstolos e agora também os auto-intitulados "patriarcas" que se locupletam através da manipulação da Bíblia, nas suas mais variadas versões.

  2. Se fosse uma bíblia apresentada pelo Silas Malafaia a reação seria: “aplausos” (ou não?!). Menos mal causa essa linguagem da BFS do que o perverso mercantilismo da fé que se faz um muitos ministérios. São pastores, bispos, apóstolos e agora também os auto-intitulados “patriarcas” que se locupletam através da manipulação da Bíblia, nas suas mais variadas versões.

  3. Vivemos num mundo onde as pessoas estão estudando cada vez mais, se formando, adquirindo conhecimento e aprendendo a interpretar textos dos mais diversos. Se a qualidade intelectual das pessoas tem melhorado, então essa mudança no texto original da Bíblia não tem sentido, e além do mais, muitas pessoas aprenderam a ler, lendo a Bíblia, exatamente com essa linguagem que ela tem.

  4. Gosto do que Paulo disse: ” Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei”;(Fp 1:18)

  5. Dizem eles, (autores). “Não se preocupem conosco, sério. Chamamos para nós a orientação de Gamaliel ao sinédrio: “Deixem estes meninos fazerem o que querem, sabemos que isso não vai dar certo se não for de Deus”. Então fique sossegado quanto aos resultados. O tempo dirá, até porque:”
    Avocar, Gamaliel, como base para fundamentar seu trabalho, me faz duvidar da seriedade dos autores da tal bíblia, pois, ao buscar o conselho de Gamaliel, eles estão valorizando o que disse um fariseu, como se ele estivesse certo em seu pronunciamento (At.5:38). Se concordarmos que o dito de Gamaliel é uma sentença estanque, então, teremos que dizer que o catolicismo, o hinduísmo, o islamismo, o espiritismo,… são religiões que tem à aprovação de Deus, pois são antigas e permanecem até hoje. Portanto, Gamaliel não pode ser usado para validar essa tal, “paráfrase Bíblia FreeStyle”. Uma bíblia onde Cristo fala palavrão não deveria ser editada, sobre pretexto nenhum.

  6. Dizem eles, (autores). “Não se preocupem conosco, sério. Chamamos para nós a orientação de Gamaliel ao sinédrio: “Deixem estes meninos fazerem o que querem, sabemos que isso não vai dar certo se não for de Deus”. Então fique sossegado quanto aos resultados. O tempo dirá, até porque:”.
    Avocar, Gamaliel, como base para fundamentar seu trabalho, me faz duvidar da seriedade dos autores da tal bíblia, pois, ao buscar o conselho de Gamaliel, eles estão valorizando o que disse um fariseu, como se ele estivesse certo em seu pronunciamento (At.5:38). Se concordarmos que o dito de Gamaliel é uma sentença estanque, então, teremos que dizer que o catolicismo, o hinduísmo, o islamismo, o budismo, o espiritismo,… São religiões que tem à aprovação de Deus, pois são antigas e permanecem até hoje. Portanto, Gamaliel não pode ser usado para validar essa tal, “paráfrase Bíblia FreeStyle”. Uma bíblia onde Cristo fala palavrão não deveria ser editada, sobre pretexto nenhum.

  7. Não há nada mais sério do que a tradução bíblica, há que se tomar muito cuidado, está escrito no apocalipse que se alquém acrescentar ou tirar será réu, portanto, cuidado a quem traduz e cuidado a quem lê.

    • Eu não sigo nenhuma denominação religiosa, exatamente por causa de certas imbecilidades dos próprios lideres. A cada dia percebo mais,que estamos vivendo na era da apostasia , o tempo em que sentiremos fome e sede da palavra de DEUS , achei-o enquanto ele se deixava encontrar. A biblia, por mais manipulada que tenha sido seus livros através dos séculos, suas profecias se cumprem ao pé da letra.As pessoas estão letargicas, adormecidas, são manipuladas como marionetes pela legião de demônios que estão no comando agora. Aceitam tudo, tudo está certo, homossexualismo, violencia,ateismo ,drogados, alcoolatras,etc…Percebo que de forma sutil, a midia já está manipulando a mente das pessoas, pra aceitarem a pedofilia , no principio,como um disturbio, em breve, como orientação sexual… é tudo normal. Eu era ateu convicto, mas obsevando os acontecimentos atuais, num ritmo acelerado,resolvi estudar a biblia, e acordei… eu estava dormindo…minha consciencia estava em coma, envenenada pela midia.Não sou mais uma marionete manipulada, como o é 99% da população do mundo. Por isso os próprios demonios desprezam tanto a raça humana… infinitamente inferior a eles mesmos. São a escória, as ervas daninhas, o lixo do universo… pobres seres humanos.

  8. Rafael Vieira · falou tudo, porque se isso vira moda , vai ser uma bíblia para satisfazer cada cliente( um absurdo) as pessoas é que tem que se enquadrar nos valores da bíblia, e não ao contrário.

  9. Gente, vocês querem uma versão parafraseada realmente boa e que é fiel aos originais???

    Recomendo a versão "A Mensagem" de Eugene Peterson… Eu adquiri e realmente é muito boa, com uma linguagem contemporânea e que fará qualquer um entrar nas escrituras de uma forma que jamais pensariam entrar. É realmente muito boa, edificante e que renovará a sua fé.

    Agora essa versão parafraseada, realmente está muito polêmica e com palavras que não seriam necessárias de serem colocadas. Talvez ainda vá, como um livro de leitura, mas jamais a nível de estudo.

    Acho interessante o poder que a Palavra tem de atingir pessoas de todas as culturas e costumes, e sim, mesmo com palavras questionáveis, poderá atingir pessoa e mudar completamente a vida delas…. Só acho que existem outras formas de se atingir esse objetivo, sem precisar colocar a Palavra de Deus neste nível. Um exemplo, como disse acima, é a versão "A Mensagem", que atinge esse mesmo objetivo e com certeza não é tão polêmica quanto essa. Confira!!!

  10. Só leio noticias rídiculas, gostaria de ler, ouvir, noticias de mudança de carater, de vida real. Cada dia que passa vejo que os dias do Senhor Jesus está proximo. É muita perda de tempo.

  11. independente de quem quer que seja, aquele que tirar um til ou acrescentar, vai sofrer as consquencias, ta escrito lá. NÃO DEMORA MUITO VAMOS TER UMA BIBLIA INSPIRADA PELO ESPIRITO CONVENIENTE DO SER HUMANO, AI TEREMOS VARIEDADES DE ESTILOS BIBLICOS, CADA UM MAIS ADEQUADO AOS NOSSOS INTERESSES, AO NOSSO ACHISMO, e a vontade de DEUS QUE É BOM, FICA SEM VALIDADE. TEREMOS A BIBLIA DO PRAZER PESSOAL. É OS TEMPOS REALMENTE SE APROXIMAM.

  12. Paz amados.
    Se entendi direito, a Bíblia FreeStyle pretende suprir as necessidades de compreensão dos chamados analfabetos funcionais, entre outros.
    Interessante.
    Tal raciocínio leva-nos a ponderar que, talvez, os crentes de décadas ou, séculos passados, foram privados da salvação, já que o nível de escolaridade era infinitamente inferior ao que temos hoje.
    Na real, quem nos conduz à toda a verdade, de acordo com as Escrituras, é o Espírito Santo, portanto, não será uma nova versão, cheia de palavras chulas, que terá o poder de tornar as verdades eternas, mais ou menos compreensíveis.
    É bom lembrar o conselho do Senhor Jesus, ” conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará “.
    Fiquem na paz.

  13. Meus carros, creio que até houve uma boa intenção ao criar a BFS, mas a intenção foi levada para o lado errado; pois, colocar palavras de baixo calão nos lábios de Jesus, aí também já é demais! Creio que não há necessidade de tal tradução, ou nova paráfrase da Bíblia já que existem duas traduções que podem ajudar a jovens e adolescentes e até mesmo adultos a entenderem melhor o Texto Sagrado, que são a tradução NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e a NVI (Nova Versão Internacional). Acho desnecessária e de mau gosto tal tradução, pois se trata de uma falta de respeito a nossa REGRA DE FÉ, PRÁTICA E VIDA!!!!

  14. Eu não sigo nenhuma denominação religiosa, exatamente por causa de certas imbecilidades dos próprios lideres. A cada dia percebo mais,que estamos vivendo na era da apostasia , o tempo em que sentiremos fome e sede da palavra de DEUS , achei-o enquanto ele se deixava encontrar. A biblia, por mais manipulada que tenha sido seus livros através dos séculos, suas profecias se cumprem ao pé da letra.As pessoas estão letargicas, adormecidas, são manipuladas como marionetes pela legião de demônios que estão no comando agora. Aceitam tudo, tudo está certo, homossexualismo, violencia,ateismo ,drogados, alcoolatras,etc…Percebo que de forma sutil, a midia já está manipulando a mente das pessoas, pra aceitarem a pedofilia , no principio,como um disturbio, em breve, como orientação sexual… é tudo normal. Eu era ateu convicto, mas obsevando os acontecimentos atuais, num ritmo acelerado,resolvi estudar a biblia, e acordei… eu estava dormindo…minha consciencia estava em coma, envenenada pela midia.Não sou mais uma marionete manipulada, como o é 99% da população do mundo. Por isso os próprios demonios desprezam tanto a raça humana… infinitamente inferior a eles mesmos. São a escória, as ervas daninhas, o lixo do universo… pobres seres humanos.

  15. Se a intenção dos autores for realmente levar a palavra para outras tribos da sociedade ou deixar mais claro para algumas pessoas, tudo bem. Mas a questão toda aqui é que isso já existe no mercado e temos paráfrases e traduções para linguagem de hoje que são muito boas e dessa forma, porque fazer novamente algo que já está feito. Se a preocupação é fazer com que pessoas entendam a Bíblia, seria mais fácil pegar algo pronto e se dedicar a divulgar e pregar com essas ferramentas.
    Por outro lado, os autores deveriam se perguntar se isso não foi motivado pelo sentimento pós-moderno de não se submeter ao tradicional, pois se isso pegar mesmo, cada tribo fará sua Bíblia, ou seja, os homossexuais, os ladrões, os políticos, terão suas Bíblias. E também não é tão difícil imaginar que a paráfrase tem um peso muito próximo do texto original para muitas pessoas.
    A carta dos autores ficou muito bem feita e coloca argumentos bons para defender suas ideias. Mas será que fazer uma paráfrase num site vai fazer com que os filhos sejam realmente crentes? Eu não acredito.
    Veja um exemplo retirado da página bibliafreestyle (parte da paráfrase de Atos 1): "Como crente é um bicho curioso desde sempre (toda Igreja tem um maluco que fica conspirando coisas do Apocalipse), um deles virou pra Jesus e perguntou quando que ia rolar a restauração do Reino visível de Deus na terra. Mas Jesus respondeu: "Não te interessa manolo. O Pai é que decide essas coisas e isso não é pro teu bico. O que importa é que vocês vão receber poder assim que o Espírito Santo vier. E isso é pra que sejam aqueles que irão confirmar daqui até onde o Judas perdeu as botas o que eu vim fazer pela humanidade.""

  16. Deus jamais apreciou inovações quanto as coisas espirituais, leiam irmãos esse trecho das Escrituras:

    II Samuel 6
    1 E TORNOU Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
    2 E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.
    3 E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
    4 E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca.
    5 E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.
    6 E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
    7 Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

    Ai vemos que Israel quis inovar, e em vez de se levarem a arca como Deus havia ordenado, que era pelos coatitas não aconteceria o que aconteceu nesta triste passagem.Uzá teve uma boa intenção, porém foi reprovado por Deus tanto ele como também o Rei Davi, colocaram para levar a arca bois e não os levitas, então saíram do que Deus havia lhes ordenado e assim receberam a paga pelos sua desobediência.
    Por mais que a intenção dos irmãos sejam boas de "expandir" a mensagem bíblica e torna-las acessíveis, porém isso deve ser feito com ordem e sempre preservando o texto original, porque se assim não for estaremos acrescentando ou diminuindo a mensagem sagrada, e os irmãos devem lembrar uma seríssima exortação que há no fim do livro de Apocalipse quanto a esse assunto.

    Se quisermos tornar a mensagem das Escrituras mais acessível ao mundo então é preciso preservar os textos originais, orarmos fervorosamente para que Deus nos torne seus "intérpretes" para podermos transmitir corretamente a mensagem que o Espírito Santo deseja e não somente o que desejamos ou pensamos ser o melhor!

    Que a graça e a paz do Senhor sejam sobre nós queridos(a) de Deus Pai!

  17. Esta bíblia simplesmente não passa no crivo de muitos textos bíblicos, vamos citar somenteTito 2.7,8: “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” Portanto somos absolutamente contra essa paráfrase absurda. Ela simplesmente dá ocasião para que o nome de Deus seja blasfemado. Veja outros aspectos negativos da bíblia FreeStyle em: http://www.bibliaevangelica.org/2014/02/a-biblia-free-style-e-realmente-uma.html:

  18. Comecei a ler a BFS, achei diferente, mas Deus falou bastante comigo. So acho que nao precisava tanta inovaçao nas palavras de Jesus, mas realmente , esta bastante explicado e interessante. De forma diferente e alegre, transmitem essa ideia inovadora, nao estao mudando a Biblia, pois cada um tem que ter a sua e acompanhar…
    Nao somos melhores que ninguem, como Arivaldo Jr. mesmo fala, e esta escrito em Atos 5, estamos aqui, para ajudar uns aos outros na fe, no amor, e da forma que podermos e que Deus nos permitir. Mas o que Deus mais aprecia em nos dessas ajudas, e a do Amor.

DEIXE UMA RESPOSTA