O casamento é uma das determinações do cristianismo para que um casal viva junto, em uma união completa física e sentimentalmente. Mas, uma dúvida que geralmente surge entre os apaixonados é se morar junto é pecado.
Em uma sessão de perguntas e respostas do site Arca Universal, o bispo Edir Macedo afirmou a uma leitora que o “verdadeiro casamento” não necessita da assinatura de papéis:
“Não se preocupe com o casamento, pois o verdadeiro casamento é o que você está vivendo agora”, afirmou ele ao rebater a ideia de que morar junto é pecado simplesmente por viver debaixo do mesmo teto.
A pergunta da fiel se deu no âmbito de que sua conversão ocorreu após anos vivendo junto a seu cônjuge, com quem tem filhos, mas nunca formalizou a união:
“Já estou na igreja há dois anos. Não sou casada, porém, vivo com uma pessoa há 10 anos, com quem tenho dois filhos. Eu quero me casar, mas ele não. Ele ainda não é da igreja, mas é um bom marido e um bom pai. Fico pensando se viver junto sem ser casada é pecado. Por causa dessa dúvida, ainda não me batizei, pois o pastor diz que a pessoa tem que abandonar o pecado para se batizar. O que faço? Oriente-me, por favor”, pediu a leitora.
O líder da Igreja Universal do Reino de Deus respondeu à leitora afirmando que nada a impede de seguir em frente na fé, visto que morar junto não é pecado se o compromisso do casamento estiver estabelecido. Ou seja, se o relacionamento não for simplesmente uma aventura, mas um acordo para a vida.
“Jesus disse: ‘Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados…’ (Mt. 11:28). Se Ele a aceitou descasada, quem pode cobrar o seu casamento?”, questionou o bispo, que emendou: “Certamente, o diabo usa esse pretexto para criar dúvida e impedi-la de seguir na sua fé”.
O que a bíblia diz sobre morar junto
A dúvida de muitos cristãos diz respeito ao que a bíblia diz sobre morar junto, já que muitos consideram que viver maritalmente não é pecado, uma vez que o compromisso de casamento existe na relação, ainda que não tenha seguido os trâmites de reconhecimento pelo Estado de forma tradicional.
Edir Macedo foi além, orientando a fiel a participar de todas as celebrações de fé da denominação: “Você pode se batizar, participar da Santa Ceia e desenvolver a sua salvação tranquilamente, porque não há nada de errado com você”, finalizou.
Redação Gospel+