A adesão e difusão da Igreja Universal à teologia da prosperidade é, segundo Edir Macedo, uma filosofia que visa o enriquecimento dos fiéis para a geração e manutenção de um ciclo em que, quanto mais cada fiel ganha, mais contribui.
A explicação foi dada pelo bispo Edir Macedo em um vídeo publicado no YouTube pela denominação liderada por ele. O curto vídeo mostra o líder da Universal de barbas longas e pijama.
Usando o texto de Malaquias 3:10, Macedo justifica “A Filosofia da Igreja Universal” dizendo que a Bíblia, enquanto Palavra de Deus, promete a prosperidade aos fiéis: “Eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos”, parafraseia o bispo.
“Nós queremos que você seja abençoado para você abençoar outras pessoas. Nós queremos que você seja salvo para que sua família seja salva através de você. Nós queremos que você receba o Espírito Santo para que outras pessoas também sejam beneficiadas através de você”, diz Macedo.
A abordagem financeira é direta e objetiva, e deixa clara a intenção da Universal de manter girando um ciclo que, no final das contas, resulte em crescimento para a própria denominação: “Nós queremos que você seja rico, economicamente falando, para que você venha a dividir esta riqueza com as pessoas mais pobres, mais necessitadas, para que você venha promover a evangelização, ajudar na igreja a ganhar almas para Jesus, pagar programas de rádio e de televisão”, conclui o bispo.
Assista:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+