O bispo Edir Macedo está morando na cobertura de 1.000 m² do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele e sua esposa, Ester, ocupam um apartamento construído no megatemplo especialmente para abrigá-los.
De acordo com informações da revista Veja SP, o apartamento do fundador da denominação conta com piscina coberta e jardim de inverno. As portas não possuem chaves, e as fechaduras são trancadas e destrancadas através de cartões magnéticos, a exemplo do que acontece na maioria dos hotéis.
A filha de Edir Macedo, Cristiane, mora num apartamento abaixo com o marido, bispo Renato Cardoso. O casal de escritores e apresentadores vivem num espaço menor, de 200 m², porém não menos luxuoso.
Na ala residencial do Templo de Salomão, há outros 60 apartamentos que são destinados a pastores e bispos que integram o alto escalão da Igreja Universal do Reino de Deus.
A um custo de R$ 680 milhões, o megatemplo conta com materiais importados de Israel e enfrenta problemas legais e funciona com um alvará provisório. A licença concedida pela prefeitura da cidade de São Paulo para as obras previa uma reforma, e não a demolição completa dos imóveis para a edificação de um templo com capacidade para 10 mil pessoas.
Há ainda questões ligadas ao zoneamento da cidade, que obriga os novos empreendimentos na região onde o Templo de Salomão foi erguido a destinarem 40% da área construída para moradias populares, o que não foi feito pela Igreja Universal no projeto.
O Ministério Público acompanha de perto a apuração do caso e poderá, caso se comprovem as irregularidades na construção do megatemplo, pedir na Justiça a demolição da obra, que foi inaugurada na última quinta-feira, 31 de julho, com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, além de líderes religiosos e artistas da TV Record.