A polêmica declaração de um bispo católico sobre a homossexualidade como um “dom de Deus” o obrigou a emitir uma nota se explicando e respondendo às contestações feitas pelos seguidores da Igreja Católica em todo o Brasil.
De acordo com o bispo Antônio Carlos Cruz Santos, titular da diocese de Caicó, sua pregação não tinha a intenção de fazer apologia à prática homossexual: “Minha intenção é de salvar vidas, contribuindo para que possamos superar os preconceitos que matam”, afirmou.
A pregação, segundo o sacerdote católico, abordava o alto índice de suícidio registrado na região de Seridó, no Rio Grande do Norte. “Dentro do contexto, abordei o tema dos irmãos e irmãs com orientação homoafetiva, procurando enxergá-los de uma forma evangélica, por isso me dirigi aos que sofrem por causa desta condição”, pontuou.
“Em geral, a orientação sexual não é uma opção, pois em determinado momento da vida a pessoa se descobre com esta ou aquela tendência. Opção é a forma como a pessoa viverá essa orientação”, insistiu, repetindo os argumentos usados durante a polêmica pregação.
Mais à frente, o bispo volta a manifestar sua inspiração no papa Francisco: “As pessoas já sabem de cor a doutrina da Igreja sobre aborto, divórcio e atos homossexuais. Ele [papa] pede de nós que não fiquemos obcecados em sempre insistir no pecado, aumentando a ferida cada vez mais dessas pessoas, mas insistamos que a igreja está de portas abertas para acolher, instruir, discernir, amar a fim de levar a salvação a todos sem exceção”, afirmou.
Ao final, o bispo Antônio Carlos Cruz Santos citou uma frase de Santo Agostinho com o propósito de apaziguar os ânimos “diante de nossas perplexidades”: “’Na essência a unidade, na dúvida a liberdade, em tudo a caridade’. Rezemos uns pelos outros”.
A reflexão do bispo católico partiu de um princípio social, mas ele não usou a Bíblia Sagrada em momento algum para justificar suas ideias a respeito do tema. En passant, mencionou alguns pontos do catecismo católico e trechos de declarações do papa Francisco sobre o assunto, para corroborar sua proposta. Assista ao vídeo neste link.