“Bless Friday”: Igrejas organizam dia de trabalho voluntário como alternativa à Black Friday

0

Todos os anos milhões de norte americanos vão às lojas na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças para aproveitar as promoções da Black Friday, dia tradicional no comércio dos Estados Unidos em que grandes ofertas são colocadas à disposição do consumidor. Porém, esse ano um grupo de igrejas no Texas resolveu oferecer uma alternativa a esse dia, e promoveu a “Bless Friday”, para manter os cristãos longe dos centros de consumo.

De acordo com seus organizadores, a “Bless Friday” tem por objetivo promover um tempo longe dos centros comerciais e das vendas sazonais, de maneira a lembrar às pessoas do verdadeiro objetivo do Natal, envolvendo as congregações em projetos de serviço comunitário.

Chuck Fox, idealizador da Bless Friday, disse em um comunicado no site do evento que se sentiu satisfeito com o envolvimento das igrejas na proposta, e reafirmou a intenção de promover o real significado do Natal.

– Às pessoas, fica a nossa mensagem de que quando nos concentramos demais em comprar coisas perdemos de vista a verdadeira razão do Natal: Recordar e honrar a Cristo. Queremos começar a nossa celebração do Natal servindo aos outros, assim como Jesus fez – afirmou Fox.


A Bless Friday é uma celebração anual que teve início em 2010, inspirada por um sermão pregado na Igreja Católica St. John Vianney, em Houston, no domingo seguinte ao dia de Ação de Graças em 2009. De acordo com o site do evento, Fox, que leva seu pai à missa todos os domingos, ouviu o sermão de como os americanos estão perdendo de vista a real celebração do Natal e decidiu mudar essa cultura.

Voltando então pra sua igreja, a Igreja Presbiteriana Memorial Drive, Chuck Fox conversou com seu pastor, Dave Peterson, e organizou trabalhos de serviço social para serem feitos no próximo ano, 2010.

Em entrevista ao The Christian Post, Fox comentou sobre o crescimento que o evento vem tendo a cada ano, e afirmou que cada vez mais cristãos tem deixado o “empurra-empurra” das lojas durante a Black Friday para ajudar ao próximo, através dos trabalhos voluntários organizados pela Bless Friday.

Atualmente, o evento reúne igrejas cristãos de várias denominações e tradições para promover o voluntariado em um dia tradicionalmente marcado pelo forte apelo do comércio.

Por Dan Martins, para o Gospel+


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA