O número de evangélicos que acreditam ser possível utilizar a ocasião do carnaval para evangelizar é grande. Alguns optam por métodos discretos, como a distribuição de garrafinhas de água como atrativos, panfletos e orações, enquanto outros preferem mesmo sair nas ruas com blocos, bateria de samba e trajes típicos.
Uma das pessoas que acredita nisso é Silvia Fagá. Ela é uma das fundadoras de um bloco gospel de carnaval que saiu nas ruas de São Paulo. Sua justificativa está no “Ide” de Jesus, ensinamento esse que orienta os cristãos a saírem para evangelizar, e que por sinal dá nome ao bloco.
“IDE é ir pra rua, pregar o evangelho, amar e levar a paz ao próximo. Normalmente, os evangélicos ficam mais reclusos no Carnaval por não se encaixarem na forma como as pessoas celebram a data ou com medo de pecarem”, disse ela, segundo informações do Yahoo Notícias.
“Vamos levar a mensagem de Deus para as ruas e ainda assim mostrar que somos alegres e divertidos”, argumentou, comemorando a estreia do bloco que teve como enredo músicas compostas por nomes experientes.
Entre eles estão o bispo e intérprete Glauco Leão, que já foi passista da escola de samba Mangueira; Dymys Gil, ex-membro do grupo de pagode 100 Compromisso e Daniel Renovado.
O outro lado
Recentemente o pastor e escritor Renato Vargens publicou um artigo explicando porque não é conveniente a criação de blocos de carnaval evangélicos. Ele indica que a intenção até pode começar boa, mas na prática tudo é diferente.
“O que me preocupa efetivamente não é o desejo de evangelizar, nem tampouco a vontade de pregar as Boas Novas da Salvação Eterna aos que se perdem e sim a forma escolhida para o desenvolvimento dessa missão”, disse Vargens.
Para o pastor, o melhor evangelismo ocorre através de relacionamentos contínuos ou iniciativas durante o ano inteiro, sugerindo que a criação de blocos gospels, na verdade, acabam servindo para dar ocasião ao “velho homem”.
“Ainda que se diga que o objetivo é a evangelização, o que menos se vê é a pregação do Evangelho”, conclui o pastor.