Um jovem casal missionário embarcou na última quarta-feira, 12 de agosto, rumo à África para pôr em prática o projeto “Botswana Doc.”, com o propósito de filmar um documentário sobre as dificuldades do país.
A iniciativa surgiu diante da triste realidade que cerca o país, onde a maioria da população vive abaixo da linha da pobreza e é portadora do vírus da AIDS. Bill e Cris Szilagyi tiveram contato com o trabalho dos missionários Fabiano e Patrícia Araújo e decidiram contar a história das ações desempenhadas lá para amenizar o sofrimento da população local.
Segundo Bill, o projeto do documentário prevê que a narrativa mostre a realidade cotidiana em diversas localidades de Botswana: “Passaremos por diversas cidades espalhadas pelo país, entrevistando líderes, mostrando a população e registrando toda a cultura e as mais variadas paisagens e cenários locais”, afirmou.
Bill, que dirige um trabalho com jovens da Primeira Igreja Batista (PIB) de Itapevi (SP), explica que “o documentário será inteiramente falado no idioma inglês e no tswana (as duas línguas locais mais predominantes), e inicialmente legendado em português do Brasil”, e que, após o trabalho de pós-produção, “todo o conteúdo editado será dividido em capítulos e disponibilizado gratuitamente no YouTube”.
O trabalho, voluntário, conta com investimento pessoal do casal: “Estamos doando nossas férias e também a mão de obra que envolve a produção geral, filmagem, edição e pós-produção do conteúdo, mas não dispomos de recursos financeiros para cobrir todos os gastos, incluindo alguns equipamentos que precisarão ser adquiridos”. Os valores chegam a R$ 16.500,00, aproximadamente.
A igreja em que são membros vem dando suporte ao projeto: “Para conseguir arcar com tudo, estamos contando com o apoio da nossa família, nossa igreja local, além do auxílio de amigos e todos aqueles que sentirem o desejo de fazer parte deste projeto conosco”.
No site projetoimperfeito.com uma lista das despesas já previstas e estipuladas acompanha o pedido de contribuição para financiar o documentário, com os dados da conta bancária de Bill e links para doações através do PagSeguro ou Paypal. Acesse aqui.
Para mais informações sobre o passo a passo do projeto, acesse facebook.com/projetoimperfeito.