O escândalo envolvendo a cantora e missionária Bianca Toledo e o pastor Felipe Heiderich, acusado por ela de abusar sexualmente do enteado, vem provocando diversas manifestações de pessoas com diferentes pontos de vista sobre a questão.
A youtuber Ingrid Marçal, apresentadora do canal Bíblia Sagrada, publicou um vídeo comentando a reação pública ao caso, e sugerindo cautela.
“É uma situação complexa não acontece de uma hora para a outra, tem muita coisa por trás envolvida, então é complicado agente vir aqui e falar ‘fulano está errado’, ‘fulano está certo’ […] Mas eu estou tão decepcionada e tão preocupada com os comentários que eu estou vendo, com os compartilhamentos, enfim, o que as pessoas estão falando disso, que eu falei ‘vou ter que falar sobre isso lá no canal’”.
Uma das características mais comuns dos tempos de redes sociais é a verborragia de quem se propõe a comentar algo, e na maioria das vezes, a internet fornece uma dose extra de coragem aos internautas, que não medem palavras para expressar sua indignação com um fato ou detalhe de uma história. E Ingrid apontou essa questão no vídeo: “Eu não sei vocês, mas eu estou perplexa com o que as pessoas estão falando sobre isso. Sabe, são tantos comentários de ódio, de palavras de maldição sobre a vida da Bianca, sobre a vida do Felipe, gente pedindo morte para eles e falando coisas horríveis. E para piorar: tem muita gente decepcionada com o Evangelho, com Deus, com Jesus, por causa de duas pessoas”.
Um dos problemas detectados pela youtuber é algo recorrente no meio evangélico: “Eu estava refletindo sobre isso, e eu acho que você vai concordar comigo: hoje, as pessoas estão colocando como referenciais completos de vida homens, seres humanos […] Sabe qual é o problema disso? Quando a pessoa errar, falhar, você cai junto, porque se você tem aquela pessoa como referencial completo de vida, como exemplo em tudo, e a pessoa falhar, já era”, observou. “A Palavra de Deus diz que nós devemos fixar nossos olhos em Cristo. Não tenha homens como referenciais completos de vida. Homens falham, são pecadores”, acrescentou.
Ao final, Ingrid alerta para a possibilidade de cometer erros ao formar juízo de valor sobre os escândalos, em especial, na troca de farpas públicas entre Bianca Toledo e Felipe Heiderich: “É complicado esse negócio de ser juiz dos outros. A Palavra de Deus – acho que você já ouviu falar nesse versículo – fala que ‘antes de tirar o cisco do olho do seu irmão, tira a trave que está no seu (Mateus 7:5)’. Então, tem um monte de gente que está cometendo um monte de pecado horrível e está lá julgando a Bianca, o Felipe, enfim. Gente, cuidado, porque não sabemos o que está por trás da história […] Nunca existe só um lado, sempre existe a outra parte. A gente não sabe o que se passa no coração de cada um, o que os dois passavam [em família]… Deixa que a Justiça de Deus vai agir”.
Confira o vídeo completo e assine o canal no YouTube: