A irreverência do pastor Claudio Duarte está rendendo uma polêmica por causa da irritação causada a católicos mais conservadores, que interpretaram uma afirmação sua como zombaria.
Durante uma pregação recente, Duarte contou que esteve em uma paróquia a convite e, durante sua pregação, desfez um mal-entendido muito comum entre católicos, dizendo que no meio protestante, a virgem Maria é uma figura importante, apesar de não ser venerada como santa.
“Esses dias fui pregar em uma igreja católica e falei que os protestantes muitas vezes ignoram a importância de Maria. Como eu vou dizer que Maria foi uma mulher qualquer se ela foi a única mulher nessa Terra que teve o privilégio de ouvir o Filho de Deus lhe chamando de mãe?”, introduziu o pastor.
Na sequência, abordou a importância que a tradição protestante dá à figura, mesmo que entre os fiéis haja uma certa ignorância sobre o assunto: “Dizer que ela foi qualquer uma? Não posso. Ninguém viveu o que essa mulher viveu. Agora dizer que ela é ‘mãe de Deus’? Eu falei lá mesmo… Por um simples princípio básico: ninguém pode ser mãe de alguém que é mais velho”, disse o pastor.
Para quebrar o gelo, já que o assunto é delicado por envolver dogmas religiosos na tradição católica, Claudio Duarte se valeu, novamente, de seu bom humor e disse ter levado os católicos presentes na ocasião ao riso.
“Eu ainda falei: [Maria] não morreu virgem, e não pecou por causa disso. Ela era casada com o Zé… Não podia ter relacionamento sexual? Parece que desvaloriza a Maria… Aliás, eu acho que Maria era uma mulher tão bonita que quando José viu ela a primeira vez, sabe o que ele falou? Nossa senhora, que mulher bonita! Às vezes eu penso que ele falou…”, afirmou, causando gargalhada na plateia.
“Mas isso é da minha cabeça. ‘Ô pastor, o senhor falou isso lá?’. Eu falei. ‘E eles fizeram o quê?’. A mesma coisa que vocês estão fazendo agora. E a mensagem ficou para eles irem para casa pensando”, concluiu, enquanto fiéis e pastores tentavam controlar o riso.
Ira
A abordagem de Claudio Duarte, irreverente, sobre um tema tão caro aos católicos causou revolta a alguns fiéis mais arredios. “O verdadeiro ecumenismo leva a uma compreensão das diferenças e nunca vem ao custo da verdade; o falso ecumenismo que predomina leva a um enfraquecimento das práticas católicas”, criticou o grupo Caritatem em um vídeo que reproduziu a fala do pastor.
Na descrição do vídeo no YouTube, o grupo se refere aos protestantes como hereges, ressuscitando a velha cisma existente desde a Reforma Protestante: “O concílio que condenou o protestantismo foi o Sacrosanto Concílio de Trento, denominado assim pela cidade onde foi celebrado. Ferido com esta condenação, o protestantismo […] encerra um apinhamento, o mais monstruoso, de erros privados e individuais, recolhe todas as heresias e representa todas as formas de rebelião contra a Santa Igreja Católica”.
Esse texto, claramente, ignora as heresias denunciadas por Martinho Lutero e revistas pela própria Igreja Católica ao longo dos séculos, como uma das principais, as indulgências criadas pelo papa Leão X (o último não-sacerdote a ter sido eleito para o pontificado).
O padre Rodrigo Maria usou sua página no Facebook para pedir respeito à figura da virgem Maria e sua importância para o catolicismo, criticando a prática – que tem se tornado comum entre os carismáticos – de convidar sacerdotes protestantes para pregar nas paróquias: “Hereges tem pregado em nossas igrejas a convite de padres e bispos seguidores de um ecumenismo relativista e desorientador”, disparou.
Muitos internautas católicos optaram por protestar contra o pastor Claudio Duarte chamando-o de humorista. Assista: