Considerado um dos personagens mais famosos do cartunista Maurício de Sousa, Chico Bento é a principal figura do desenho em quadrinhos que se passa em um ambiente de interior. E foi nesse mesmo contexto que uma das suas histórias gerou repercussão, após apresentar uma cena em que um “casal gay” anda ao lado de uma criança.
A inclusão de personagens homossexuais entre os tradicionais quadrinhos de Maurício de Sousa, como os da Turma da Mônica, já havia sido comentada pelo filho do cartunista, Mauro Sousa, que é diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções.
Mauro Sousa é homossexual e comemorou a cena LGBT que aparece na revista de edição 57 de Chico Bento. “Parem tudo o que estão fazendo e vamos apenas aplaudir essa historinha do roteirista Edson Itaborahy e direção de conteúdo da Marina Cameron”, escreveu ele no Instagram.
O personagem Chico Bendo foi criado em 1961, inspirado em um tio-avô de Maurício, morador de Santa Branca no Vale do Paraíba, São Paulo. Retratando situações diárias da vida simples no campo, o desenho terminou servindo de instrumento para transmitir o conceito de família defendido pelo movimento LGBT.
“Há uns bons anos que a gente fala muito sobre a criação de diversos personagens e o personagem gay é um deles”, disse Mauro, segundo informações da revista Marie Claire. “É muito importante colocar que dentro dos valores da MSP está o respeito às diferenças, à diversidade, à amizade, ao amor”, completou.
Na cena exposta na revista de Chico Bento, o personagem comenta a existência de configurações familiares diferentes, quando aparecem dois homens caminhando com uma criança. “Famía num carece di sê tudo inguar”, diz Chico com sua fala matuta.
Muitos internautas, no entanto, demonstraram rejeição à investida ideológica nos quadrinhos da Turma da Mônica, Chico Bento e outros. Para eles, não se trata de promover o respeito à diversidade, mas sim de fazer apologia à ideologia LGBT.
“É sempre assim, os pais trabalham pra construir impérios e os filhos acabam em questão de minutos. Olha o que tá acontecendo com a globo, só falta agora o Maurício de Sousa acabar com seu legado por questões ideológicas”, criticou um leitor, segundo o Opinião Crítica.
https://www.instagram.com/p/B8te5f1lnHe/?utm_source=ig_embed