Enquanto Israel sofre com uma contínuo e pesado bombardeio que forma uma verdadeira chuva de mísseis, as imagens que saem da Terra Santa estão dando ao mundo uma visão dos horrores que o Hamas lança sobre civis inocentes.
As filmagens também mostram o sistema Iron Dome (“domo de aço”, em tradução do inglês) construído pelo país atuando de forma precisa, interceptando os enxames de mísseis com munições guiadas.
O ataque começou na última segunda-feira, 10 de maio, com mais de mil foguetes sendo lançados e algumas centenas caindo em áreas civis. “Os grupos terroristas em Gaza cruzaram a linha vermelha na véspera do Dia de Jerusalém, uma linha vermelha, e nos atacaram com foguetes nos arredores de Jerusalém”, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu sobre os ataques em andamento.
Imagens de Israel mostram foguetes rasgando o céu antes que pontos de luz – mísseis disparados pelo sistema Iron Dome – sejam lançados para interceptá-los ainda no ar. O sucesso resultante é alto, violento e fragmenta as munições mortíferas, transformando-as em sucata e cinzas.
Nas redes sociais, vídeos mostram a iluminação do céu noturno com flashes de luz, como uma cena bíblica, enquanto enxames de mísseis são combatidos, de acordo com informações do WND.
Embora pareça simples, a tecnologia e a precisão utilizadas em um sistema Iron Dome são estonteantes. Informações da Air Force Magazine explicam que os sistemas são alertados pela primeira vez quando o radar detecta um objeto que se aproxima a até 72 quilômetros de distância.
Depois de determinar se um objeto é uma ameaça, o sistema começa a rastreá-lo. Os computadores de bordo calculam a trajetória, prevendo se alguma área civil está em perigo. Se for descoberto que um foguete está caindo em uma área povoada, o Iron Dome reage e dispara seus próprios mísseis para interceptar o ataque e proteger a vida dos cidadãos.
Os pequenos mísseis são guiados com alta precisão, atingindo qualquer ameaça que se aproxime com uma velocidade ofuscante e uma carga explosiva.
Os sistemas israelenses apresentam taxas de sucesso de até 90% quando ativados. Embora o sistema seja crítico para defender vidas inocentes, existem limitações para o que o domo de aço pode fazer. Como vem sendo noticiado nos últimos dias, enormes salvas de foguetes podem sobrecarregar o sistema e fazer com que alguns escapem.
O jornal Times of Israel pontua que esse é o conflito mais intenso entre israelenses e palestinos desde 2014 e não mostrou sinais de desaceleração. Pelo menos seis pessoas em Israel foram mortas e dezenas ficaram feridas nos ataques com foguetes de Gaza, alguns em estado grave, incluindo uma menina de 5 anos.
Em resposta, o Exército de Israel lançou ataques contra mais de 500 alvos do Hamas na Faixa de Gaza, com planos de atacar mais nas próximas horas.
‘Chuva de mísseis’:
BREAKING: This is the current scene in Petach Tikvah, Israel pic.twitter.com/OX8vkzCn1O
— Breaking911 (@Breaking911) May 11, 2021
Multiple Iron Dome Tamir interceptors launched towards rocket barrage fired from #Gaza a short time ago. #Israel pic.twitter.com/Dir1i8TUz7
— Joe Truzman (@Jtruzmah) May 12, 2021
Iron Dome interceptors fired against rockets launched from #Gaza a short time ago near Tel-Aviv. #Israel pic.twitter.com/CpaUmw27Y9
— Joe Truzman (@Jtruzmah) May 12, 2021
From another friend….. https://t.co/zGtjhBnrTK pic.twitter.com/WuTj6QWT1f
— Dan Senor (@dansenor) May 11, 2021
#VÍDEO: O momento em que prédio em Gaza desaba após ataque israelense: https://t.co/cbz0NEfSnT pic.twitter.com/XpQUo2qjpA
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) May 12, 2021