Brasil

Cientista evangélico que rebate Teoria da Evolução é alvo de protestos na Academia Brasileira de Ciência

Comments (107)
  1. Anônimo Oculto Culto disse:

    Coitado do Galileu! Os ossos dele devem estar retorcendo para todos os lados dentro da cova! É a escola “prurau” chegando de vez à universidade brasileira! Rumo a todo vapor à idade das trevas novamente! Analfabetos formando no ensino médio á base da chantagem econômica sobre os professores e entrando à base de cotas nas universidades, que têm de aprová-los sobre pressão financeira de um congresso dominado por religiosos! Eis o que dá! Ou esperavam que ia sair algo diferente? Se diploma já significou algo algum dia, hoje quando muito é papel para se fazer higiene pessoal! Se inscreve, que o governo manda o seu pelo correio, tudo no intuito de meramente gerar números frente às organizações internacionais… Dói ver que regredimos ao passado em vez de galgarmos um futuro frente à realidade dos fatos! Dói quando vemos que a maioria não consegue sair das abas do pai todo amoroso e virar adulto, encarando os problemas de frente e achando soluções inteligentes para os mesmos! E o pior da estória não é esse. O pior está no fato de que, embora o ministro da pesca atual acredite que basta guardar um dos peixes do dia anterior na geladeira que no dia seguinte cada um dos brasileiros poderá presenciar pessoalmente o “milagre da multiplicação dos peixes”, a natureza, embora não seja cruel, é inexoravelmente e implacavelmente indiferente com suas leis. E ela cobrará um preço alto por tentarmos novamente lançar um feitiço sobre a mesma, dizendo como ela deve funcionar, e disso não há a menor dúvida! O dose é que quem morre de fome ao fim da estória é o coitado do pobre, justo aquele que mais acredita no milagre multiplicação dos peixe! Esse é o único que vai para a cadeia, ou por roubar um pão, ou por não pagar os impostos para gerar fundos para se saldarem os salários desses políticos aloprados. E quando é prezo, ainda é coagido a pagar o dízimo, conforme revelou a última reportagem divulgada sobre o papel do “guias espirituais” no sistema prisional brasileiro. Dá-lhe Brasil! Senhores: não é hora de encararmos a realidade do jeito que ela é, reconhecermos o papel do método científico na história da humanidade, e realmente entrarmos no século XXI?

    1. Desculpe anônimo disse:

      Sr. anônimo vc está sendo intolerante igualmente aos seus companheiros de anti-crença da Coreia do Norte. O referido cientista não vive por trás da cortina de fero e sim numa democracia, tem o direito de defender o que quiser. Caso ache que não, vá para Cuba, ok?

    2. Mensagem disse:

      Só sei que JESUS está chamando e diz:

      MENSAGEM DE AMOR, JUSTIÇA, PERDÃO E PAZ
      VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI. (Mateus:11-28)
      Dentre bilhões de pessoas no mundo inteiro, Eu escolhi você; para receber a minha mensagem de amor, justiça, perdão e paz. Porque Eu conheço sua vida, suas angústias, seus sofrimentos, seus problemas diários, suas dificuldades para enfrentar os desafios da vida e sei também da sua carência de amor, carinho, compreensão e paz interior. De nada adianta você tentar preencher o vazio da sua alma buscando a solução para sua inquietação e para os seus problemas na diversão, em viagens, na aquisição de bens materiais, na corrida para ganhar dinheiro, na sua vaidade pessoal, na bebida, no sexo, nas drogas ou na sua dedicação profissional.
      Eu sou o único que conhece o seu íntimo, conheço toda a sua vida, mesmo antes do seu nascimento. Eu já lhe conhecia, sei quantos fios de cabelo você tem, sei a sua idade, os segredos mais bem guardados no fundo do seu coração, posso vê-los claramente agora mesmo. Pois acredite-Me, Eu conheço você, melhor do que você mesmo se conhece e sei tudo sobre a sua vida. Afinal!.. Eu criei você à minha imagem e semelhança e sou o único que pode fazer você feliz nesta vida e ainda conceder ao seu espírito, vida eterna e paz, por toda a eternidade junto comigo e os meus santos anjos.
      Uns julgam você pelo seu estilo de vida e por sua aparência pessoal, mas Eu não julgo a ninguém segundo as aparências e sim segundo a reta justiça de Deus. Eu sou a porta; Se alguém entrar por mim, salvar-se-á. O ladrão, o diabo, satanás, seu eterno inimigo, não vem senão a roubar, matar e a destruir todos os seus sonhos de prosperidade e felicidade; Eu vim para que você tenha vida, e a tenha com total abundância, de maneira que nada falte para você e toda a sua família durante sua vida aqui na terra.
      Eu tenho todo o poder do universo. Posso curar, posso libertar da prisão, posso ressuscitar, posso realizar sonhos, posso abrir mares. Enfim!..Eu continuo curando, salvando e libertando vidas no mundo inteiro. Eu posso fazer tudo em seu favor e lhe ajudar no que você precisar. Dentre 07 bilhões de pessoas no mundo inteiro; Eu fiz esta mensagem de amor, justiça, perdão e paz chegar as suas mãos. Esta mensagem é uma prova do meu eterno e sincero amor por você. Sou Eu mesmo, Jesus de Nazaré a falar com você neste momento e vou lhe ajudar a sair com a vitória completa desta situação que você está vivendo hoje. Eu amo você com amor puro e verdadeiro e quero que você saiba de uma vez por todas que você não está só nesta jornada da vida. Eu estou sempre ao seu lado, pronto para ajudar-lhe, perdoar-lhe por todos os seus pecados praticados até agora e o mais importante:
      Aceitar você exatamente como você é. Eu vim a este mundo para salvar você e sou o único que pode e quer dar-lhe a vida eterna. Mas, tudo isso depende do seu querer, pois meu Pai lhe deu o livre arbítrio e você tem o direito de escolher a vida ou a morte, o céu ou o inferno, viver na luz ou nas trevas. Eis aqui a sua grande oportunidade de começar uma vida nova. Faça a sua escolha certa. Está agora em suas mãos a decisão que mudará a sua história por toda a eternidade: Portanto, aceite-me, como seu único Deus e suficiente Salvador da sua vida.
      Eu quero que você desfrute de alegria em seu coração, paz, prosperidade, para que você possa desfrutar, por direito, de todas as maravilhas que criei neste mundo e deixei para aqueles que me aceitaram e entregaram a direção de suas vidas a mim. Eu morri numa cruz por você e já APAGUEI com o meu sangue, todos os seus pecados. Todos os seus pecados já estão perdoados por mim; siga seu caminho em paz e procure não pecar mais.
      EU AMO VOCÊ COM AMOR PURO E VERDADEIRO, VOCÊ É MUITO IMPORTANTE E ESPECIAL PARA MIM.
      Eu quero ver você alegre e feliz. Eu quero inserir você no meu reino de infinita paz, justiça e luz. Para que isto seja possível, tome agora a decisão mais importante de toda a sua vida. Onde você estiver, agora mesmo, neste minuto, convide-me para entrar em sua vida. Ao fazer isto com suas próprias palavras, a sua voz chegará nítida aos meus ouvidos, pois Eu estou bem aqui ao seu lado. Eu lhe atenderei com prazer e lhe concederei a salvação e a vida eterna que meu Pai prometeu a todos os que me aceitam. Está em suas mãos a minha Mensagem de Amor, Justiça, perdão e Paz e o convite para a salvação de sua alma. Pense muito nestas santas palavras, pois o mundo em que você vive é passageiro e tudo nele é ilusão.
      NÃO DESPREZE ESTA MINHA MENSAGEM, PORQUE EU JAMAIS ME ESQUECEREI DO DIA EM QUE A ENVIEI A VOCÊ!
      “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. ( João:5.24 )
      “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua alma?”
      Jesus Cristo – Príncipe da Paz

  2. Anônimo Oculto Culto disse:

    “Marcos Eberlin afirmou em recente entrevista à TV da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que lamenta o fato de os cientistas estarem tentando enterrar Deus, embora os pais da ciência acreditassem em uma força divina, segundo ele.” Marcos Eberlin comete um erro crasso aqui. Os cientistas não estão querendo enterrar Deus. Para tudo há lugar, nos moldes da lei vigente – que está certa quanto à laicidade do estado e quanto ao naturalismo e materialismo metodológicos da ciência. A ciência, e os cientistas quando empossados de tal título, simplesmente não, ou quando muito pouco se importam, com a religião. Religião nas igrejas e nas aulas de religião, ciência nas aulas de ciências e nas academias científicas, e tudo certo. O que os cientistas estão a todo o custo tentando fazer é impedir que a religião e os deuses entrem à força dentro da ciência e nos espaços que a ela pertencem assim como alunos incapacitados estão entrando e emergindo à força do nosso sistema educacional, assim destruindo por completo o árduo trabalho de gerações inteiras que se seguiram à Galileu; e isso com a maior razão do mundo! O julgamento de Galileu, e muitos outros depois disso, incluso o julgamento do “intelligent design” nos EUA (http://www.youtube.com/watch?v=cEOYTJczY4M&list=PL2F21BCA244427533&index=1&feature=plpp_video), mostram que há muito já se sabe quem tem a autoridade quanto à descrição do funcionamento do mundo natural. Deus conforme definido pela quase totalidade dos religiosos simplesmente NÃO é testável, não se constitui por afirmação falseável frente à evidências naturais, e por tal encontra-se irremediavelmente fora do âmbito científico. Não há lugar para os deuses – não entendo esse monoteísmo atrelado ao assunto até hoje – dentro da ciência em sua definição moderna. Se algum dia os trovões já foram explicados “cientificamente” como resultantes das marteladas de Tohr, hoje com absoluta certeza não é mais o caso. Introduzi-lo à força dentro dessa é regredir à idade das trevas, e com a população mundial batendo na casa das dezenas de bilhões, o custo dessa investida será altíssimo. Se você dispõe hoje de alimento estocado em sua adega enquanto lê essa mensagem, ou de remédio para a suas infecções, agradeça sobretudo ao método científico e aos céticos, e não à Deus e à bíblia, ou qualquer que seja o livro sagrado escolhido. Fé não faz de papai noel e suas renas mágicas voadoras uma realidade factual, tão pouco o coelhinho da páscoa é real simplesmente porque uma criança de cinco anos, doutrinada desde o nascimento, tem a fé mais profunda, inocente e sincera desse mundo em sua existência. Não é hora de encararmos a natureza conforme ela é, e em vez de tentarmos novamente jogar um feitiço na mesma e esperar pelo milagre de que ele surta efeito, efetivamente abraçarmos o caminho correto e já conhecido, e definitivamente entrarmos no século XXI? Bem, ao fim, é ainda indispensável que torre de igreja tenha para-raios….

  3. isaias disse:

    Perseguição, a questao nao é puramente religioso, isso e uma falacia cometida por quem nao gosta da posição do Eberlin.

    Existe fundamento no que ele defende, o Designer Inteligente

    Isso e inquisação as avessas.

  4. hercules disse:

    Existem impressionantes coincidencias entre a criação biblica e a criação cientifica.
    1) Nas duas a criaçao se deu, cronologicamente, das coisas menos complexas para as mais complexas: inorganico – organico – homem (ou pensamento)
    2) A primeira substancia criada nos dois relatos foi a LUZ.
    3) Os primeiros animais criados foram os animais marinhos.

  5. Participante do assunto disse:

    Evolucionistas: onde estão as espécies de transição?????????????????????????????????????

  6. abimael disse:

    essa teoria da evolução não tem embasamento,eu creio piamente na palavra de DEUS pq a biblia sagrada e´a referencia para tudo.
    Afinal vc crer ou não as evidências diz tudo DEUS CRIOU TUDO COM SUA PALAVRA

  7. Renato disse:

    Evolução é teoria. Criação é real.

  8. Anônimo Oculto Culto disse:

    Não! Não existe fundamento no que ele disse! A ideia central do inteligente design é essa: “é possível a inferência inequívoca de projeto sem que se saiba, ou haja sequer a necessidade de saber, qualquer coisa acerca tanto do projetista quando dos métodos que ele usou na execução do projeto”. Essa frase é testável, correto! O problema é que ela é falsa! Não é necessário qualquer consideração sobre a vida para se demonstrar isso! Alguns exemplos clássicos e muito belos oriundos da Física – área que entendo um pouco – ou mesmo vários oriundos da perícia forense são mais do que suficiente para demonstrar a falsidade da ideia! E se a ideia é demonstrada falsa, tem de ser abandonada e substituída por uma mais atual – bem, isso pelo menos na CIÊNCIA! É por isso que “desenho inteligente não é ciência”! É religião tentando disfarçar-se de ciência para burlar as leis de um estado laico! Palavras de um juiz criacionista após uma boa aula de biologia em seu tribunal…. (http://www.youtube.com/watch?v=cEOYTJczY4M&list=PL2F21BCA244427533&index=1&feature=plpp_video)

  9. Anônimo Oculto Culto disse:

    De qual ramo da árvore da vida você fala? De que tempo? Se fosse listar toda a árvore genealógica já conhecida, seria um livro para mais de milhares de páginas….

  10. Anônimo Oculto Culto disse:

    Bem, já que você não foi específico, eis aqui um vídeo para você: os fósseis começam em 2:50 minutos. Agora, se quiser ver um caso atual de especiação, eis aqui outro vídeo para você: http://www.youtube.com/watch?v=YCoEiLOV8jc . Trata-se de uma salamandra que em seu caminho migratório encontrou um vale que a separou em duas populações geograficamente isoladas, na Califórnia. À medida que avançaram pelos lados opostos, caracterizados por ambientes bem distintos, um marítimo outro interiorano, mudanças ocorreram à medida que avançavam. Qualquer exemplar de uma subespécie pode cruzar com as subespécies vizinhas, exceto as duas que emergiram na outra ponta. As diferenças eram tamanhas que o cruzamento entre elas resultou inviável. Basta arrebentar o assim chamado espécie em anel, e duas novas espécies terão surgido via processo de isolamento geográfico em ambientes distintos. Conclusão: a vida se adapta ao meio, e não o universo se adapta ou foi adaptado à vida! Inté.

  11. Anônimo Oculto Culto disse:

    Faltou a referência para o primeiro vídeo citado no meu comentário. Ai vai: http://www.youtube.com/watch?v=5nj587d5ies

  12. Anônimo Oculto Culto disse:

    Desculpe, confundi os vídeos: um dos ambientes não era marítimo, mas eram bem diferentes… Inté!

  13. Hiago disse:

    O que me deixa “encucado” é que o Homem único ser racional entre milhares de especies irracionais na face da terra, evoluiu de um ser irracional.

    Porque nenhuma destas milhares de especies adquiriu a mesma capacidade raciocínio?

    Porque não uma ave dos céus ou um animal sub-aquático por exemplo.

    Eu gostaria de uma respostas para esta pergunta.

  14. Isaías (Pernambuco) disse:

    Saudações

    Para entender um pouco do pensamento cientifico, precisamos entender o que é ciência.
    Ex…………EXPLORAÇÃO DA FÍSICA E DO NATURAL.

    Saudações

    Se analisarmos deste prisma iremos entender que a ciência não irá ter resposta para tudo.
    Deus não está ligado ao natural nem a física, apesar, de ter criado o tangível e o natural, Deus está além da matéria, além da física. (Transcendental).
    O paradigma desta pós-modernidade, é questionar DEUS e sua existência, ou seja, eles se auto-intitulam, intelectuais.
    Mesmo acreditando nos pseudo-postulados científicos, mesmo assim tendem, a proliferar ainda mais engodo.

  15. paulo agnostico disse:

    fica difícil acreditar num livro(biblia) ORIENTE MÉDIO NÃO É O UMBIGO DO MUNDO..
    MUNDO TEM 7 BILHÕES DE PESSOAS, DESTAS APENAS 2 BI, são cristãos(MAIORIA CATOLICOS E ORTODOXOS), hindus, budistas, taoistas, espíritas, etc….nunca ouviram falar em adão e Eva, noé, babel, moises, etc
    Não existe nem comprovação da existência de Moises….
    NOÉ..Pegou um casal de cada animal… e os animais que nunca existiram lá??? KD os fosseis??? O canguru foi parar na Austrália, o pinquim no pólo sul, o bicho preguiça e o peixe boi no Brasil…rrsrsr
    BABEL.. embolou as línguas… e mudou as raças, RSRSR…chineses, negros, hindus, etc… não tem nada dos judeus semitas. Fora que nesta época, hindus, chineses, sumérios, egipicios, já tinham cidades, escrita e religiãos próprias, enquanto os hebreus ainda viviam em tendas, e não tinham escrita.
    Os judeus copiaram lendas dos Sumérios, quando foram escravos na babilônia… lendas do origem do mundo, dilúvio, etc.. tudo plagio dos Sumérios..que 5000 Anos já tinham escrita própria..enquanto os hebreus ainda viviam como índios.

    Fora que a biblia foi uma tradição oral, por 3000 anos…passava de boca em boca. lembra aquela brincadeira infantil “telefone sem fio”??? vc acha confiavel?? os judeus demoraram a ter escrita… alguns textos do AT, foram escritos por volta do ano 1000ac… mas a maior parte só foi escrita por volta de 500/600ac
    PAZ

  16. carlos leonidio da silva disse:

    É só uma questão de crer na Biblia que diz no livro de Genesis 1: no principio criou DEUS os ceus e a terra.

  17. Lino disse:

    Pobre Oculto sem Culto

    Será uma mistura de VERGONHA-DECEPÇÃO-ARREPENDIMENTO-FRUSTRAÇÃO seguida de uma ETERNIDADE para você conviver com a sua imbecil cegueira de entendimento. Para pessoas do seu tipo não adianta escancarar a VERDADE, há uma egoísta recusa em aceitá-la, porque? porque ela exige mudança de conduta e de estilo de vida. Você e o seu deus chamado o todo poderoso MÉTODO CIENTÍFICO só é possível porque o Deus que você rejeita é tão misericordioso que tolera você usar o cérebro que Ele te deu para falar esse monte de besteiras contra Ele mesmo. É como se eu te desse uma carro e você não me desse carona em seu banco de passageiros! E, mais, aproximar-se de Deus não é regredir à idade das trevas não senhor! O senhor está completamente enganado. Deus é o Pai das Luzes, Nele não há mudança nem sombras…(Tiago 1:17). Ele nos chama das trevas para a sua MARAVILHOSA LUZ!!!. Saia da sua ignorância tola equanto é tempo, pois do contrário, você vai, por escolha própria, continuar distante DELE, não só por algumas décadas como vc já está, mas, por toda uma eternidade, e nenhma teoria ou tese ou postulado científico vai trazê-lo de volta para a Luz.
    Sua sabeoria, seu conhecimento, sua arrogância, sua idiotice serão seus companheiros numa solidão indizível, numa morte contínua, progressiva, porém infindável. Isso não é uma ameaça cega de uma religião intolerante, mas, é a consequência de uma escolha burra de quem deixa de querer participar gratuitamente da maior festa que já houve no universo na presença de Deus, para seguir para um tormento que não terá fim. O seu conhecimento não passa de imundícia comparado ao de Deus. É claro que é graças a este conhecimento dado por Ele que desfrutamos das maravilhas da medicina e da tecnologia, porém isto é mais uma razão para amarmos a Ele e não agir com tamanha ingratidão. Seja Culto mas faça Culto a quem lhe presenteou com o raciocínio. Raciocione em favor Dele, não contra Ele, vai ser bem melhor pra você, Ele te garante isso.

  18. Lino disse:

    Meu Deus!!!!
    Este homem (Paulo Agnóstico) sabe tudo!!!!!!! Façamos imediatamente uma estátua para ele e nos prostremos aos seus pés, pois uma criatura destas não pode passar sem ser oblacionado.
    Ele resolveu tudo, desmascarou Deus! É o suprasumo do conhecimento, nos ajudou a todos a
    sair da ingenuidade de uma religão fabricada, inventada. Dois Bilhões de pessoas que antes
    acreditavam nessa baboseira criada por povos primitivos que não sabiam nem ler, moravam em tendas, burros, idiotas, umbigo do mundo, mas mesmo assim conseguiram influenciar bilhões de pessoas mais cultas, mais avançadas, do século XXI e que continuam a aceitar lendas tão infantis de povos tão insignificantes. Mas, ainda bem que, finalmente apareceu quem? o PAulo Agnóstico, que com sua inigualável sabedoria que supera dois bilhões de pessoas, nasceu e nos arrebatou de séculos de “otarices”, agora louvemos a ele para todo o sempre, AMÉM.

  19. Lino disse:

    Hebreuzinhos danado estes hein?!, imagina se soubessem ler na época! teriam criado a coca-cola a bem mais tempo. Bichins danado sabem contar uma historinha de um deusinho que aprega na mente das pessoas e não de poucas pessoas! Dois bilhões! Sei não, acho que ao invés de crer no deus inventado pelos hebreus, acho mais lógico acreditar neles próprios como deuses!!! pois sabem criar que uma lenda como ninguém, aliás esta é uma característica de todo deus, CRIAR!!

  20. Anônimo Oculto Culto disse:

    Lindo! Afinal, poderia tentar de novo, e dessa vez colocar em sua resposta algum argumento sobre o qual possamos discutir! Sinto! Essa ameça de que ou acredito em deus – no único e inegável deus real e verdadeiro, o da sua religião em particular, é claro – ou verei as consequências, ardendo nas chamas eternas do inferno, só cola com pessoas tipo você, e só servem para evitar que pessoas como você ousem sequer fazer qualquer indagação por mais simples que seja acerca da veracidade desse seu deus….. Pois se resolver fazê-la, e como você disse, se resolver usar esse cérebro ai na sua cabeça para o que ele foi concebido, e aplicar um mínimo de lógica sequer aos argumentos que usa cegamente, esse deus seu mostra-se, se não diretamente inexistente, muito mais sutil, imparcial, efêmero e insólido do que você particularmente pensa. Sinto. Comigo, essa ameaça simplesmente não faz sentido! Já no seu caso, certamente faz o maior sentido do mundo! Cuido: discutindo comigo pode estar cedendo à tentação, e por isso você pode acabar no fogo eterno, hein…!!!!! Se fosse você, nem voltava nesse artigo mais!!!

  21. Lino disse:

    Não há argumentos que vençam um coração fechado. Você está cheio de si, faz-se necessário esvaziar-se de seu ego. Você também argumenta com uma lógica bonita, entretando, nem tudo que é lógico é verdadeiro, veja: 2 + 2=4 (Isto é lógico e verdadeiro); Agora 2 sacis pererês + 2 sacis pererês = 4 sacis pererês (Isto é lógico, mas não é verdadeiro, pois sacis não existem!)
    Desejo dizer a você que o Deus no qual creio não nos convida a cometer suicídio intelectual, pelo contrário, se você tiver estômago para conferir isto, pode ver que a bíblia nos instiga a buscar não uma fé cega. Pelo contrário, o primeiro mandamento diz: Adorarás ao Senhor teu Deus DE TODO O TEU ENTENDIMENTO. Eu também recusei averiguar esta verdade, entretanto, se você fizer um exame desapaixonado pelo seu ponto de vista, colidirá inevitavelmente com VERDADE de que Deus criou você assim, inteligente, questionador, relutante, contestador, são pessoas assim como você que Ele deseja trazer pra Ele, com intelecto aguçado. Até porque, quem fácil crer, fácil descrer!
    Você mostra-se muito aversivo contra quem só o ama e já fez por você o que absolutamente NINGUÉM já fez ou jamais fará por você: suportá-lo com suas críticas e ingratidão até o último momento possível, antes que a porta se feche para você. Esta é a beleza deste Deus, é amar você, mesmo quando você está OCULTO em sua rebeldia, Ele se REVELA pronto para esquecer tudo, tudo, tudinho que vc disse contra Ele até este dia, e abraçá-lo e conduzí-lo para sua inefável, indefinível e inebriante Presença. Um dia estive cegamente nos braços da ciência tola que tenta ofuscar o Criador (A verdadeira ciência apenas revela as pinceladas do pincel nas mãos deste artista cósmico), mas graças à sua paciência para comigo, hoje entendi sua mensagem de amor por nós mortais, perecíveis e arrogantes criaturinhas mal humoradas contra Ele.

  22. fica difícil acreditar num livro(biblia) ORIENTE MÉDIO NÃO É O UMBIGO DO MUNDO..
    MUNDO TEM 7 BILHÕES DE PESSOAS, DESTAS APENAS 2 BI, são cristãos(MAIORIA CATOLICOS E ORTODOXOS), hindus, budistas, taoistas, espíritas, etc….nunca ouviram falar em adão e Eva, noé, babel, moises, etc
    Não existe nem comprovação da existência de Moises….
    NOÉ..Pegou um casal de cada animal… e os animais que nunca existiram lá??? KD os fosseis??? O canguru foi parar na Austrália, o pinquim no pólo sul, o bicho preguiça e o peixe boi no Brasil…rrsrsr
    BABEL.. embolou as línguas… e mudou as raças, RSRSR…chineses, negros, hindus, etc… não tem nada dos judeus semitas. Fora que nesta época, hindus, chineses, sumérios, egipicios, já tinham cidades, escrita e religiãos próprias, enquanto os hebreus ainda viviam em tendas, e não tinham escrita.
    Os judeus copiaram lendas dos Sumérios, quando foram escravos na babilônia… lendas do origem do mundo, dilúvio, etc.. tudo plagio dos Sumérios..que 5000 Anos já tinham escrita própria..enquanto os hebreus ainda viviam como índios.

    Fora que a biblia foi uma tradição oral, por 3000 anos…passava de boca em boca. lembra aquela brincadeira infantil "telefone sem fio"??? vc acha confiavel?? os judeus demoraram a ter escrita… alguns textos do AT, foram escritos por volta do ano 1000ac… mas a maior parte só foi escrita por volta de 500/600ac
    PAZ

    1. Bruno Mello disse:

      concordo com algumas coisas…
      mas acho bom dá uma pesquisadinha melhor para não falar bobeira….
      Vc deve ser conhecedor de história, e todas as suas argumentações foram baseados em conhecimentos contidos em REGISTROS ACHADOS em nações diferentes como do Egito, e do povo sumério entre outros… a diferença é que esses registros foram aceitos pela ciência (pois história é uma ciência), e os registros do povo hebreu não, (nação de ISRAEL) deve ser porque acreditavam no “design inteligente”, e isso "não vale". sem falar que vc sabe que nos próprios registros desses povos que vc sitou, está contido a nação hebreia e o "seu grande DEUS", pois vc deve saber já que conhece história, que os povos daquela época era em sua maioria crentes em Deuses (politeistas) taí o porque eles já tinham suas religiões próprias, e o povo hebreu era o único monoteísta… Agora me fala um livro histórico que por 3000 anos conseguiu ser escrito no "telefone sem fio" sem ser a bíblia, e que consegue até hj ser o mais popular dentre os livros (HISTÓRICOS), e que os autores sem se conhecer o continuava, pois o pentateuco fora escrito por Moisés (aí um registro de que ele existiu, não só nesse livro q estou mensionando, mas nos próprios livros de história do mundo em qualquer biblioteca)uns 500 anos antes de Isaias escrever, uns 900 anos antes de apóstolo paulo ou são paulo escrever e ai vai…, com uma sincronia incrível.Consegue mensionar algum livro com essa continuidade e que ninguém consegue derrubar, e que suas palavras estão NO MUNDO TODO ainda que apenas 2 bi de pessoas acredita nele, até porque tem po9vos que conhece seus escritos, porém não podem declarar sua fé por repressões fortícimas que leva a morte, como os países:Coréia do Norte, Arábia Saudita, Irã, República das Maldivas, Butão, Iêmen, Afeganistão, Laos, Uzbesquistão e China. Por quê?
      Foi achado recentemente um pergaminho com uns 4000 anos a.c de existência com escritos bíblicos, e comparado com a bíblia atual, não foi achado nenhuma diferença a não ser os sinônimos, porque a lingua como vc sabe, evolui. E isso f0i uma das saias justas da ciência, até de explicar a pergunta: Uai, aquele povo já tinha uma escrita naquela época? (Arqueologia bíblica também é ciência)
      Como vc conhece história, sabe da teoria da Lua Crescente feita pelos cientístas né? pra quem não sabe, é uma teoria quase que afirmada, pois cientistas quando lidam com o passado só dizem "teorias" né?, que diz que o início da humanidade foi como uma lua crescente, onde os primeiros homens viviam em uma região, e apartir dali se "ploriferaram para outras regiões" denominado a famosa lua crescente. Sabe em que região eles afirmam que foi isso? Justamente no umbigo do mundo: o oriente médio!rs. Ora, mas se o homem com duas pernas conseguiu se espalhar para o resto do mundo, até nos pólos da terra, por que os animais QUADRÚPEDE não conseguiriam?
      PEENSO, LOGO EXISTO!!! Mas, quem me deu o pensamento?????????????

    2. Bruno Mello
      ´a biblia é o livro mais vendido, mas não o mais cumprido… cada cristão compra em média 5 durante sua vida…. O Alcorão, livros hindus e budistas, são bem menos vendidos e mais cumpridos…
      vc citou alguns povos antigos, muitas lendas do judaismo, vem dos suméros, divuvio, criação, etc.

      Imagina vc até no novo testamento, foram omitidos diversos evangélhos ficou só o que religiosos e reis da igreja primitiva deixou, depois teve dedos dos catolicos..
      MARCOS 16 do vs 9 aé o 20…foi escrito por algum copista catolico desconhecido, cristo nunca falou estas passagens, nem marcos escreveu, os papiros mais antigos não tem estas passagens.
      agora imagina o AT.. Como falei, grande parte só foi escrita por volta de 600ac…
      NÃO FAZ SENTIDO UM POVO MAIS ATRASADO(OS JUDEUS).. dar origem a povos mais adiantados(segundo babel), egipicios, sumérios, chineses, hindus, etc…até os maias no continente americano já existiam.

      olha isto, o que a biblia fala, e o que arqueologos e historiadores acharam…

      A libertação do Egito
      O que diz a Bíblia – No Êxodo, Deus escolhe Moisés como libertador do povo hebreu, envia as Dez Pragas e divide as águas do Mar Vermelho. No Monte Sinai, já a caminho da Terra Prometida, Moisés recebe as tábuas dos Dez Mandamentos.
      O que diz a Arqueologia – Não há qualquer registro da existência de Moisés ou dos fatos descritos no Êxodo. Aliás, boa parte dos reinos e locais citados na sua jornada também não existiam no século XIII a.C. e só surgiriam 500 anos depois. A escolha do lugar que passou a ser conhecido como Monte Sinai ocorreu entre os séculos IV e VI d.C. por monges bizantinos.

      O Dilúvio universal
      O que diz a Bíblia – Segundo o Gênesis, um grande dilúvio destruiu a Terra. Noé e sua família, avisados, construíram uma arca para salvar um casal de cada espécie animal.
      O que diz a Arqueologia – Ruínas achadas no Mar Negro, próximo da Turquia, mostram que houve uma enchente catastrófica por volta de 5600 a.C. O nível do Mar Mediterrâneo subiu e irrompeu pelo Estreito de Bósforo, inundando a planície onde hoje está localizado o Mar Negro. Na época, a região era uma planície de terras férteis, com um lago. Sobreviventes dessa catástrofe migraram para a Mesopotâmia. Assim teria surgido a história do dilúvio no texto sumério de Gilgamesh. Os hebreus conheceram a história quando estiveram cativos na Babilônia.

      A conquista de Canaã
      O que diz a Bíblia – Depois da libertação do Egito, Moisés conduziu os hebreus até a entrada da Terra Prometida. Ali, os israelitas enfrentam os nativos canaanitas com uma ajuda divina: ao toque de suas trombetas, as muralhas de Jericó desabam miraculosamente.
      O que diz a Arqueologia – Jericó nem tinha muralhas nesse período. Na verdade, a tomada de Canaã pelos hebreus acontece de forma gradual, quando as tribos hebraicas trocam o pastoreio pela agricultura dos vales férteis. A história da conquista foi escrita durante o século VII d.C., mais de 500 anos depois da chegada dos hebreus aos vales cananeus.

      A saga do rei David
      O que diz a Bíblia – Após derrotar Golias, David firma-se como rei dos hebreus, submetendo primeiro a tribo de Judá e, posteriormente, todas as 11 tribos israelitas.
      O que diz a Arqueologia – Em 1993 foi encontrada uma pedra de basalto datada do século IX a.C. com escritos que mencionam a existência de um rei hebreu chamado David. Mas não há qualquer evidência das conquistas de David narradas na Bíblia. David pode ter sido o líder de um grupo de rebeldes vindos de camadas pobres dos cananeus que, nessa época, atacava as cidades do sul da Palestina.

      A guerra assíria
      O que diz a Bíblia – Por volta de 700 a.C., o rei Ezequias, de Judá, revolta-se contra os assírios. Judá é atacada e a cidade de Lachish é completamente destruída.
      O que diz a Arqueologia – Os fatos são narrados com precisão histórica. Achados arqueológicos permitiram reconstruir o cenário da batalha descrita na Bíblia. Além disso, a destruição de Lachish pelos assírios foi expressa num relevo em Nínive, a capital assíria, e as imagens batem com a narrativa bíblica.

      Império de Salomão
      O que diz a Bíblia – Salomão sucedeu a seu pai, David, fez alianças com reinos vizinhos e construiu o Templo de Jerusalém. Em seu reinado, os israelitas alcançaram opulência e poder. Salomão construiu palácios e fortalezas em Jerusalém, Megiddo, Hazon e Gezer.
      O que diz a Arqueologia – Não há sinal de arquitetura monumental em Jerusalém ou em qualquer das outras cidades citadas. Tudo leva a crer que Salomão, como David, eram apenas pequenos líderes tribais de Judá, um Estado pobre e politicamente inexpressivo.

      A vida ao redor do templo
      A Jerusalém que Jesus conheceu estava em seu auge de poder e beleza. Conquistada pelos romanos, em 63 a.C, a cidade passou por uma completa reformulação, que incluiu a construção de arenas, hipódromo, palácios e, principalmente, o impressionante templo erguido por Herodes Antibas, que Jesus visitou quando criança e poucos dias antes da sua morte. Dessa obra gigantesca restam, hoje, apenas um muro, que os judeus modernos chamam de Muro das Lamentações. Jesus foi muito provavelmente crucificado no Monte Calvário, como narra a Bíblia. Mas o percurso conhecido hoje como Via Crúcis não tem nada de histórico: foi inventado no século XIII pelos cavaleiros cruzados.

      Pescador de homens
      O que diz a Bíblia – Depois de ser batizado por João Batista e sofrer as tentações no deserto, Jesus foi para a Galiléia, onde recrutou seus primeiros discípulos entre os pescadores do lago Tiberíades. Escolheu viver com seus seguidores em Cafarnaum, uma pequena vila de pescadores.
      O que diz a Arqueologia – Cafarnaum existiu e era um povoado com cerca de 1 500 moradores na época em que Jesus viveu. Escavações encontraram os restos de uma casa que pode ter sido de um dos discípulos, provavelmente de Simão Pedro, o primeiro a ser recrutado por Jesus.

      paz

    3. Bruno Mello disse:

      A arqueologia que pesquisei ou é muito recente, ou é falsa, pois ja encontraram a muralha feita por salomão, entre outras, como a arca. mas já sei sua resposta qnto a isso…
      O fato é q a arqueologia citada por vc de qualquer forma afirma alguns resquícios bíblicos né? até porque não tem como negar os fatos, porém tem como abafa-los, diminuí-los vamos dizer assim.
      o último tópico (pescador de homens) não entendi muito bem, pois dá a entender q um confirma o outro, ou seja, a existência das cidades e de simão pedro. Mas tudo bem, fica assim então. Não quis convencer vc (pois já tem idéias firmadas, ainda q senti probabilidade de mudança) mas sim a quem lê, pois tal debate só foi permitido por DEUS, e servirá de análise para outros. Até porque se tudo q disse não fosse levado em conta e não gerasse dúvidas, nem estaria em pauta, e seria desconsiderado a ponto de vc nem pensar em me responder. Fico por aqui, abraços e foi de grande valia discutir com tigo. de verdade

    4. Atulamente arqueologos s judeu, procuram achar algumas provas, mas são muito poucas… as épocas não batem….o muro das lamentaçãoes onde os judeus oram, é resticio do templo de herodes…não tem nada de salomão. agora fé não se descute, quem crê, crê cegamente, não questiona.
      para mim nem tanto os dados dos arqueologos, mas por que não faz sentido, noé e animais que nunca existiram no oriente médio… e o povo judeu semita, dar origem a negros, chineses, hindus, louros nordicos… fora que chineses e hindus, já eram muito evoluidos bem antes de salõmão, davi, etc.. e nunca ouviram falar destes icones hebreus.
      paz

    5. Paulo…se os homens vieram da evolução…macaco/homem…me responda porque os homens evoluiram e os macacos continuam macacos…

    6. Antonio Evandro Santos Melo

      o homem é uma espécie de macaco que evoluiu… gorilas, orangotangos, micos e outros, tem evoluções diferentes.
      agora me explica se somos descendentes todos da arca de noé… por que existem negros, nordicos louros, hindus, chineses…. por que são totalmente diferentes dos judeus semitas ???

    7. Essa é a pergunta que sempre faço em relação a teoria da evolução, pq a premissa dessa teoria é que não se adapta não evolui deixa de existir. Mas os macacos estão por ai.

    8. mas nós somos uma espécie..vc acha mais fácil acreditar que é uma costela ?? e o homem um boneco de barro???

    9. Pelos locais onde se fixaram, pelas condições de clima, localização geográfica, etc. penso que pode ser isso.

    10. Estes povos, hindus, chineses, sumérios, egipicios, tem civlizaçãoes mais antigas que os judeus, eles já tinham cidades, agricultura, religião próprias, nunca ouviram falar em moises, adão e eva, noé….os judeus eram nomandes viviam em tendas.. como um povo mais atrasado deu origem a outros mais evoluidos, não seria ao contrário??
      NOÉ: pegou um casal de cada animal… o canguru foi parar na australia, o pinguim no polo sul, o bicho preguiça no brasil, estes animais nunca existiram no oriente médio.

    11. Eu acho muito mais difícil, pois acrediar que sou uma costela e vc um boneco de barro, é só para quem tem FÉ meu caro!!!

    12. Eu acho mesmo só com muita fé, tudo que falei acima não tem explicação na biblia. não tem lógica…. para mim é complicado ver uma jovem acreditar num livro machista, que a mulher sempre esta a margem do homem, foi feita de sua costela para lhe fazer companhia… um livro que fala que a mulher tem aprender em silencio e não pode ensinar a homens, compricado né???
      leia:
      http://www.estudosdabiblia.net/d31.htm
      MAS COMO VC DISSE É SUA FÉ.
      PAZ

  23. Anônimo Oculto Culto disse:

    Sei! Ele me ama muito! Tanto que mesmo independente de eu ter sido até hoje uma cidadão que não deve nada a ninguém, que zela pelo seus direitos e respeita o do outro, inclusive o de você pensar diferente, e de me comportar socialmente melhor que muitos que vão à igreja que tem do lado da minha casa aos domingos, e aprontam e bordam durante o dia de semana, aos olhos das autoridades inclusive, só por não acreditar nele, eu vou para o fogo eterno e você e eles para o paraíso no céu por toda a eternidade! Se você é protestante não há o que discutir: esse é um dos pontos mais firmes da reforma! Só a crença salva, de forma necessária e suficiente, e não as atitudes. Sinto! Você falou, falou, e continuamos sem um ponto para discutir. Fico com o que tenho de evidências concretas encontradas na natureza, pois são exatamente elas que me garantem que não estou somando dois sacis com dois sacis, e sim duas laranjas com duas bananas, e duas maças e com duas peras, para ao fim não só ter uma saborosa salada de frutas como sobretudo saber o que há nela. A lógica sozinha NÃO é ciência. Matemática pura NÃO é ciência. Contudo a lógica e a matemática são as linguagens com a qual a natureza se escreve, e para compreendê-la, elas são indispensáveis. Ciência não soma dois sacis com dois sacis. Quem discute se anjo é do sexo masculino ou feminino são vocês! Sobre isso, está tentando discutir com a pessoa errada. Pense; pense nisso. E sinto, de forma factualmente inegável, não fui criado à base da varinha mágica. A teoria da evolução encontra-se hoje mais sólida do que a própria teoria da gravidade dada a suspeita dos neutrinos viajando acima da velocidade da luz lá na Europa. Nem sequer a toda poderosa igreja católica que por muito menos quase queimou vivo Galileu e mostrou-se relutante ao extremo quando da publicação dos fundamentos da teoria por Darwin ousa mais relutar quanto à sua validade(http://www.youtube.com/watch?v=_mDAkRYykjQ)! A propósito. A igreja católica também é contra o intelligent design! Confira na internet as afirmações, e pense no porquê? Será porque evolução tenta explicar a evolução dos sacis, ou porquê tem tantas evidências naturais a corroborando como explicação para a diversidade da vida no planeta que negá-la nos dias de hoje representa uma atitude do mesmo porte que negar em pleno século XXI que a terra orbita o sol junto com os demais planetas, insistindo então que ela é estática e o centro do universo, com tudo o mais centrado no nosso umbigo egocêntrico? Pense em quem está somando sacis, ou quem coloca o ego acima de tudo na estória. Mais do que isso, SIMPLESMENTE OLHE A NATUREZA, e veja quem está vendo fadas escondidas atrás de cada tronco de árvore ou potes de ouro ao fim de cada arco-iris, e ao fim discutindo quantas são ao todo. Desculpe, não é a ciência e tão pouco eu quem coloca o umbigo do ser humano, sobretudo o seu umbigo em particular – o todo especial simplesmente por vocês quer no seu deus único e específico – como centro e objetivo final do universo. Pense, amigo, pense! O universo NÃO foi concebido para a vida existir, tão pouco para o seu umbigo em específico existir. Ao contrário, a ciência e as evidências mostram que é a vida que adapta-se ao universo, ou se extingue, como já ocorreu a milhares de espécies, e se pensa que somos exceção à regra, sim muito! Certas horas sinto por isso também, mas o fato é que esconder-se da realidade não a muda: cientificamente somos mera parte da natureza, e nada mais! Reflita! Abraços.

  24. Anônimo Oculto Culto disse:

    E ameaçar ou tentar jogar um feitiço sobre a natureza não muda essa realidade. Cabe a nós entendermos como a natureza funciona, para ao fim nós mesmos podermos viver melhor, e não determinar como ela deve ser para ter-se a satisfação dos nossos umbigos egocêntricos. Abraços!

  25. Lúcia disse:

    Nao podemos desmerecer o conhecimento cientifico de forma alguma como bem explicou o Anonimo oculto culto. Acredito tanto na criaçao como um primeiro passo, digamos, como na evoluçao e creio que é Deus quem tem permitido ao homem tantas descobertas. Eu nao desmereço de forma alguma o metodo cientifico, entendo muito pouco mas acredito piamente em Deus, sem o qual nao haveria coisa alguma, mas ele permitiu ao homem as descobertas a que eles chegaram e todo o conhecimento advindo dos metodos cientificos. Acredito que nao precisamos entrar em choque com a ciencia, pois a mesma esta a serviço tanto de Deus quanto do homem. A ciencia é uma autoridade e se ha provas incontestaveis, nao temos como negar as investigaçoes dela.

  26. Lucas disse:

    Sr. paulo agnostico,

    Vamos a réplica.

    “fica difícil acreditar num livro(biblia) ORIENTE MÉDIO NÃO É O UMBIGO DO MUNDO..
    MUNDO TEM 7 BILHÕES DE PESSOAS, DESTAS APENAS 2 BI, são cristãos(MAIORIA CATOLICOS E ORTODOXOS), hindus, budistas, taoistas, espíritas, etc….nunca ouviram falar em adão e Eva, noé, babel, moises, etc
    Não existe nem comprovação da existência de Moises….”

    De fato, entendo que seja dificil sua aceitação da Biblia pois é um livro que trata da existencia do sobrenatural. As demais religiões que você citou tem conhecimento sim de Adão e Eva, elas têm relatos da criação porém, lógicamente, com nomes e alguns aspectos diferentes, porém em essência é a mesma. (lembra do telefone sem fio).
    Sim existem diversas evidências arqueológicas da existência de Moisés (sugiro que consulte materiais do Dr. Rodrigo Silva, PHD em arqueologia bíblica pela Andrews University).

    “NOÉ..Pegou um casal de cada animal… e os animais que nunca existiram lá??? KD os fosseis??? O canguru foi parar na Austrália, o pinquim no pólo sul, o bicho preguiça e o peixe boi no Brasil…rrsrsr
    BABEL.. embolou as línguas… e mudou as raças, RSRSR…chineses, negros, hindus, etc… não tem nada dos judeus semitas. Fora que nesta época, hindus, chineses, sumérios, egipicios, já tinham cidades, escrita e religiãos próprias, enquanto os hebreus ainda viviam em tendas, e não tinham escrita.
    Os judeus copiaram lendas dos Sumérios, quando foram escravos na babilônia… lendas do origem do mundo, dilúvio, etc.. tudo plagio dos Sumérios..que 5000 Anos já tinham escrita própria..enquanto os hebreus ainda viviam como índios.”

    Fósseis do dilúvio não faltam (inclusive pra fossificação é necessário que haja soterramento rápido como numa inundação). Com relação a variação genética, admito não saber, mas pelo pouco que sei, creio ser uma adaptação genética quanto ao local de habitação de tais povos.
    O fato de outros povos serem mais avançados em relação aos judeus não significa nada. Moisés que foi o primeiro escritor da Bíblia, era um letrado, estudou nas “academias” egípcias. Quando você alega plágio, você olha por um único prisma e esquece que a proximidade desses relatos pode indicar que eles apontam pra um mesmo fato, mas que pela disseminação tomou diferentes formas.

    “Fora que a biblia foi uma tradição oral, por 3000 anos…passava de boca em boca. lembra aquela brincadeira infantil “telefone sem fio”??? vc acha confiavel?? os judeus demoraram a ter escrita… alguns textos do AT, foram escritos por volta do ano 1000ac… mas a maior parte só foi escrita por volta de 500/600ac”

    TRADIÇÃO ORAL? Você esta brincando né? Sugiro que se informe sobre documentos chamados de Manuscritos do Mar Morto. Vai lhe ajudar.

    Bom, da próxima vez mais cuidado com afirmações infundadas.
    Abraço

  27. Anônimo Oculto Culto disse:

    Lindo. Sua interrogação se refere a esse comentário, que não foi aprovado da outra vez:
    Sei! Ele me ama muito! Tanto que mesmo independente de eu ter sido até hoje uma cidadão que não deve nada a ninguém, que zela pelo seus direitos e respeita o do outro, inclusive o de você pensar diferente, e de me comportar socialmente melhor que muitos que vão à igreja que tem do lado da minha casa aos domingos, e aprontam e bordam durante o dia de semana, aos olhos das autoridades inclusive, só por não acreditar nele, eu vou para o fogo eterno e você e eles para o paraíso no céu por toda a eternidade! Se você é protestante não há o que discutir: esse é um dos pontos mais firmes da reforma! Só a crença salva, de forma necessária e suficiente, e não as atitudes. Sinto! Você falou, falou, e continuamos sem um ponto para discutir. Fico com o que tenho de evidências concretas encontradas na natureza, pois são exatamente elas que me garantem que não estou somando dois sacis com dois sacis, e sim duas laranjas com duas bananas, e duas maças e com duas peras, para ao fim não só ter uma saborosa salada de frutas como sobretudo saber o que há nela. A lógica sozinha NÃO é ciência. Matemática pura NÃO é ciência. Contudo a lógica e a matemática são as linguagens com a qual a natureza se escreve, e para compreendê-la, elas são indispensáveis. Ciência não soma dois sacis com dois sacis. Quem discute se anjo é do sexo masculino ou feminino são vocês! Sobre isso, está tentando discutir com a pessoa errada. Pense; pense nisso. E sinto, de forma factualmente inegável, não fui criado à base da varinha mágica. A teoria da evolução encontra-se hoje mais sólida do que a própria teoria da gravidade dada a suspeita dos neutrinos viajando acima da velocidade da luz lá na Europa. Nem sequer a toda poderosa igreja católica que por muito menos quase queimou vivo Galileu e mostrou-se relutante ao extremo quando da publicação dos fundamentos da teoria por Darwin ousa mais relutar quanto à sua validade(http://www.youtube.com/watch?v=_mDAkRYykjQ)! A propósito. A igreja católica também é contra o intelligent design! Confira na internet as afirmações, e pense no porquê? Será porque evolução tenta explicar a evolução dos sacis, ou porquê tem tantas evidências naturais a corroborando como explicação para a diversidade da vida no planeta que negá-la nos dias de hoje representa uma atitude do mesmo porte que negar em pleno século XXI que a terra orbita o sol junto com os demais planetas, insistindo então que ela é estática e o centro do universo, com tudo o mais centrado no nosso umbigo egocêntrico? Pense em quem está somando sacis, ou quem coloca o ego acima de tudo na estória. Mais do que isso, SIMPLESMENTE OLHE A NATUREZA, e veja quem está vendo fadas escondidas atrás de cada tronco de árvore ou potes de ouro ao fim de cada arco-iris, e ao fim discutindo quantas são ao todo. Desculpe, não é a ciência e tão pouco eu quem coloca o umbigo do ser humano, sobretudo o seu umbigo em particular – o todo especial simplesmente por vocês quer no seu deus único e específico – como centro e objetivo final do universo. Pense, amigo, pense! O universo NÃO foi concebido para a vida existir, tão pouco para o seu umbigo em específico existir. Ao contrário, a ciência e as evidências mostram que é a vida que adapta-se ao universo, ou se extingue, como já ocorreu a milhares de espécies, e se pensa que somos exceção à regra, sim muito! Certas horas sinto por isso também, mas o fato é que esconder-se da realidade não a muda: cientificamente somos mera parte da natureza, e nada mais! Reflita! Abraços.

  28. Para alguns é mais fácil combinar múltiplas e múltiplas hipóteses, "encaixá-las" muitas e muitas vezes, do que reconhecer Deus como criador. Isso lhes dá sentimento de "liberdade" para viverem conforme desejam.

    Para outros, como eu, para o universo ser tal bem equilibrado como ele é, há uma inteligência superior, assim como tudo o mais.

    Deus é o criador e pronto.

  29. ALINE disse:

    UMA COISA É CERTA!CADA SER HUMANO É DIFERENTE, E POR DEMAS UM DO OUTRO,E TUDO É PERFEITO DE MAS,PARA TER SIDO CRIADO POR MERA COINCIDÊNCIA,UM CIENTISTA PODE PASSAR SUA VIDA TODA DESCUBRINDO COISAS,MAS NUNCA ACHARA RESPOSTA PARA CONCLUIR SUAS DUVIDAS A RESPEITO DA CRIAÇÃO.POR O ISSO A TEORIA DA EVOLUÇÃO NUNCA PASSARA DE TEORIA MESMO.PROVAVELMENTE VÃO ACABAR POR CONCLUIR COMO ALBERT EINSTEIN.

  30. Anônimo Oculto Culto disse:

    Fui censurado!

  31. Protestos anônimos? O criacionista além de ser um homem de Deus, foi muito homem em dizer no que cria e se revelar como tal, agora, os outros que discordaram, simplesmente protestaram anonimamente? Será que eles não evoluíram ao ponto de serem firmes em suas opiniões e se manifestarem publicamente? Marcos estamos orando por vc, Deus vai levantar mais homens de Deus aqui no Brasil…

    1. Esses não evoluem! Esses declinam!

  32. Rogério disse:

    Uma pessoa para acreditar na evolução tem que ter mais fé do que eu tenho em Deus.
    A evolução é uma teoria que não pode ser provada, portanto tambem não é ciência e por isso
    enquanto não for provada tambem não deveria ser ensinada.

  33. Pedro Cristão disse:

    Acho que devemos fazer um grande abaixo assinado para indicar o Dr. Marcos Eberlin para o prêmio Nobel, pois esta é a maior descoberta de toda a Ciência, nossa conexão com Deus foi comprovada!!!

  34. Anônimo Oculto Culto disse:

    “Uma pessoa para acreditar na evolução tem que ter mais fé do que eu tenho em Deus.
    A evolução é uma teoria que não pode ser provada, portanto tambem não é ciência e por isso
    enquanto não for provada tambem não deveria ser ensinada.” Prezado Rogério. O seu nível de conhecimento acerca do que é ciência e do que é uma teoria científica é de se abismar. Segundo seu raciocínio, absolutamente teoria científica alguma poderia ser ensina, pais não há teoria científica alguma provada. NENHUMA! Agora, dentro da forma como a ciência realmente trabalha, evolução é hoje uma teoria muito mais sólida do que a própria teoria da gravidade, dada a suspeita de neutrinos movendo-se com velocidades supraluminais lá na europa. Na boa, que tal voltar à escola e prestar um pouco de atenção dessa vez nas aulas de ciências que você certamente matou!!!! Goste você ou não, o mundo não é regido à base da varinha mágica, Rogério. Consulte a wikipedia. Para começar, está de excelente tamanho… . Abraços.

  35. Anônimo Oculto Culto disse:

    Pedro Cristão! Não há, por razões inerentes, prêmio Nobel de Teologia! Só de cadeiras científicas!

  36. ELZA BONFIM disse:

    GRAÇAS A DEUS, QUE O ESP. SANTO NOS ABRIU A MENTE E O CORAÇÃO, P/ CRERMOS, EM JESUS CRISTO, COMO FILHO DE DEUS, SALVADOR DA HUMANIDADE,E BREVE VOLTARÁ. NÓS QUE TEMOS E VIVEMOS ESSA CERTEZA, E JÁ EXPERIMENTAMOS, O SOBRENATURAL DE DEUS, O BATISMO COM O ESP. SANTO, ETC…. COMO NEGAR A EXISTÊNCIA DE DEUS? É IMPOSSÍVEL, NÃO IMPORTA SE AS PESSOAS, NOS CHAMAM DE LOUCOS, CAFONAS, QUADRADOS, ETC… NÓS, QUE FOMOS VERDADEIRAMENTE TRANSFORMADOS POR JESUS, SOMOS A MAIOR DE TODAS AS EVIDÊNCIAS COMPROVADAS, NA FACE DA TERRA. POIS QUEM NOS CONHECIA ANTES DE JESUS, EM NOSSAS VIDAS. NÃO NOS RECONHECE HOJE. POIS HOUVE UM NOVO NASCIMENTO,..HÔ, DEUS PODEROSO. CHEIO DE MISERICORDIA.E QUE AMOR, É ESSE ? QUE NOS DEU UMA SEGUNDA CHANCE. P/ TERMOS A ÚLTIMA COM A VINDA, DE SEU FILHO JESUS CRISTO, P/ NOS BUSCAR. POIS É UM DEUS DE CUMPRIR SUAS PROMESSAS.(JOÃO.14.1-3) NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO; CREDES EM DEUS, CREDES TAMBÉM EM MIM.2- NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS.SE ASSIM NÃO FORA, EU VO-LO TERIA DITO. POIS VOU PREPARAR-VOS LUGAR.
    3-E, QUANDO EU FOR E VOS PREPARAR LUGAR, VOLTAREI E VOS RECEBEREI P/ MIM MESMO, P/ QUE, ONDE EU ESTOU, ESTEJAIS VÓS TAMBÉM.

  37. O problema está em o prof.Marcos Eberlin misturar sua fé pessoal com teoria científica evolutiva.Eu imagino o que ele deve pensar quando a sua própria ciência, a bioquímica, nega todas e qualquer possibilidade de uma criação no estilo bíblico.As descobertas científicas não são meros fatos culturais, filosóficos ou religiosos que variam e se deixam interpretar de forma diferente de acordo com os personagens da época.Não existe nada de errado no fato do mesmo não acreditar na teoria da evolução, desde que esse contraditório cientista não tente desmontar um teoria científica validada por inúmeras experiências , ao longo de mais de um século, com argumentos de fé religiosa, mesmo porque a crença no sobrenatural torna possível qualquer interpretação aberrante de uma realidade natural.Uma coisa é sua opinião pessoal sobre determinado fato, outra coisa é querer transformar essa mesma opinião em ciência.Outra observação simplista:
    o termo evangélico e cientista se contradizem em alguns aspectos, não que um cientista não possa ter uma fé cristã evangélica.Ele pode.Mas como cientista ele passa a fazer proselitismo religioso a partir do momento em que distorce e tenta (inutilmente é claro) desclassificar a credibilidade do trabalho de outros cientistas que, através de métodos lógicos e científicos, dedicaram suas vidas em busca de verdades a respeito da evolução da vida na Terra.Usar a bíblia para fazer ciência é o mesmo que utilizar um manual de taxidermia para fazer um transplante de órgão de alta complexidade.É desastre total na forma e nos resultados futuros.

  38. Gil disse:

    Anônimo oculto culto, vc é um cristão pelo seu discurso.
    Que fé vc tem hein! parabéns! vc disfarça bem.
    parabéns!

  39. Heber disse:

    Hiago, a ciência procura desvendar o universo do jeito que ele é, não do jeito que vc quer.
    Amadureça sua forma de pensar.

  40. Erica guedes disse:

    Deus pai nos criou e toda a especie..sem ele nao somos nada..obrigada meu Deus esse cientista evangelhico creio que foii mandado pelo senhor…no momento em q estamos precisando ,as pessoas estao cegas espiritualmente…
    eu creio em Deus e sei que foi ele que me criou,agora quem diz que veio de macaco fazer o que?querem ser animais ne rsrrssrsr
    eu sei q eu sou filha de DEUS
    AMEM JESUS

  41. disse Jesus: " o mundo jaz no malígno "
    e citou o kramunha, como o príncipe deste mundo (sistema);
    e como tal, é natural dominar e manipular a mente, dos que se acham os sábios e entendidos deste mundo;
    e empurrar goela abaixo da pessoas, principalmente através da escola, do primário a faculdade;
    da tv, e outras mídias;

    e são taxativo : o Homem era um macaco, e cansou de ser macaco, saiu do mato, e resolveu construir cidades,
    e incrivel, evoluiu tanto , que foi até a lua;

    até a lua ???? será ???
    se foi, pra que ???
    um grande passo para a humanidade ;
    em que ??
    melhorou em que ???

    e por mais que alguem ouse questionar o que ensinam, se for na escola, não há alternativa, te que escrever,
    o Homem era macaco;
    e acabou, macaco , entedeu, é uma ordem, tem que escrever que o homem era macaco;
    não tem que pensar muito, é só aceitar as teorias do salvador CHARLES DARWIN;

    Deus tá errado, Jesus tá errado,
    Darwins, tá certo.
    e se não escrever aí, é reprovado; esse é o sistema.
    e o príncipe deste mundo agradece.
    afinal, é um boa disculpa para escapar da doutrina da criação.

  42. Joel Barzola disse:

    Alguns cientistas parece que ainda não evoluiram o suficiente para aceitar ou conviver harmoniosamente com idéias diferentes. Talvez por isso façam "manifestações anônimas". Na verdade, esses e outros dificilmente irão se livrar de suas frases conclusivas como: "quem sabe", "pode ser", "talvez", "provavelmente", etc.

  43. Não existe debate possível entre evolução por seleção natural e "inteligent disign". Porque seleção natural não se trata de uma teoria, não se trata de opinião mas, sim um facto. E não importa o quanto as pessoas queiram acreditar que não é verdade que vai mudar um facto. A verdade é que deus não é um facto, pois não há evidência do mesmo. Deus ou um criador para se tornar um facto teria que existir provas irrefutáveis da sua existência mas estas não existem tão simples como isto. Para quem crê nesta proposta da existência de um deus parece não fazer muita diferença o facto de estas provas não existirem. Para descrever a situação não poderia ser mais oportuno citar o neurocientista, filósofo e escritor americano, Sam Harris:
    "Diga um cristão devoto que sua esposa está a lhe trair, ou que iogurte congelado pode fazer um homem invisível, e ele provavelmente exigirá provas, tanto como qualquer outra pessoa, e só será persuadido apenas a medida em que você lhe dá estas provas. Diga-lhe que o livro que ele mantém ao lado da cama foi escrito por uma divindade invisível que irá castigá-lo com fogo por toda a eternidade se ele não aceitar sua reivindicação incrível sobre o universo, então ele já parecerá não requerer nenhuma prova disto."
    – Sam Harris.
    Este comentário descreve bem a natureza da fé. O que para mim faz mais confusão e saber que homens que têm as mesmas dúvidas a respeito da sua própria existência neste planeta e do nosso lugar no universo tanto como qualquer outra pessoa, tenham a coragem de anunciar que sabem da verdade inquestionável de tudo baseando-se num livro, que já desde a 300 anos sabe-se estar cheio de discrepâncias em varias partes a maioria sem importância mais também grande parte com importância muito grande no que diz respeito a fiabilidade da bíblia. Bart Ehrman um dos nomes mais respeitados no que se diz a respeito da bíblia e dos antigos manuscritos que mais tarde vieram a compor a mesma, era um cristão evangélico quando começou a estudara bíblia e suas linguas originais no instituto Bíblico Moody e graduou-se na Universidade Wheaton em llinois. Hoje já não é evangélico, bem verdade ele afirma; que não perdeu a sua fé por ter descoberto que a bíblia não se trata da palavra de deus mas sim dos homens. Perdeu sim a fé por não haver justificação para a miséria e sofrimento humano e isto é muito assunto para este comentário. Segundo ele passa a cita-lo:
    “ A bíblia é um livro muito humano com pontos de vista muito humanos muitos dos quais diferem entre si e sem que nenhum deles forneça um guia infalível para a vida.”
    Quanto ao que este Sr. Cientista diz a respeito dos antigos cientistas, é verdade que muitos deles criam em deus e deuses não significa que seja o mesmo deus do deserto Yahweh que é o deus dos hebreus. Muitas senão todas das crenças em deuses vem da falta de conhecimento do nosso lugar no universo e tendo em conta o que se sabemos hoje o que antes era preenchido por deus ou deuses verificou ser falso e existem provas e explicações mais interessantes e elegantes do que o simplismo de colocar deus a preencher as lacunas da ignorância.
    O que ele se esquece, e neste ponto acaba por ser vergonhoso, é que quando os homens preenchiam a falta de conhecimento com deus ou deuses as pessoas morriam de infeção dentária, crianças eram vítimas da poliomielite em grande escala, sem falar na mortandade infantil e que a espectativa de vida rondava entre os 25 e 35 anos, que pestilências assolavam os povos antigos e isto tudo foi mudado a partir do avanço científico e na preocupação de entender o universo em que vivemos. A ciência contrariamente à afirmação deste cientista é imparcial na sua metodologia, privilegia a evidência e facto. Se a existência de um criador fosse facto e existisse evidências de tal, a ciência seria a primeira a reconhece-los. Resumindo não há interesse da ciência em enterrar o que nunca esteve vivo.
    Inteligent design não é se quer ciência a muito que já foi descredibilizada seria mais sensato chamar esta proposta de Stupid design e digo, proposta pois não chega ao status de teoria. Passo a citar o astrónomo americano Neil deGrasse Tyson:
    Factos:
    “ A maioria das orbitas planetárias são instáveis.
    Menos de 3% das nuvens de gás e que consegue formar estrelas.
    As orbitas das galáxias levam planetas próximos a supernovas o que leva a destruição dos mesmos.
    A nossa galáxia está em rota de colisão com a galáxia vizinha Andrómeda.
    A maioria dos lugares destroem a vida instantaneamente seja por calor, radiação, frio etc. Isto para deixarem de conversas que o universo foi “criado” de maneira a sustentar a vida, é só olhar para o tamanho do mesmo e ver que nesta vastidão toda não se pode encontrar vida e nada pode lá viver. Isto não é o que poderíamos chamar o jardim do Edem. E isto é só o universo podemos falar da terra; tsunamis, vulcões, que matam mais 200 mil pessoas, terramotos enchentes tornados isto deve provar que não há nada benevolente lá fora.
    Que toda vida que algum dia existiu na historia deste planeta, 99,9% esta extinta.
    Que o sistema solar é uma carreira de tiros de cometas, asteroides etc.
    A imensidão de tempo que levou até que organismos multicelulares viessem a existir 3.5 bilhões de anos. Este facto mostra a ineficiência de um plano que nos teria em mente.
    Sem falar na própria natureza a nos matar com leucemia infantil, hemofilia, escleroses, epilepsias, Parkinson e outras milhares de doenças.
    Nós temos que comer constantemente porque temos o sangue quente, os crocodilos comem uma galinha em um mês e ficam bem. Nós estamos sempre a procura de comida.
    Sem falar nas deformações fetais isto tudo é o Stupid desing. Ou para quem prefira “Intelegent Design”.
    Bem, em resumo esta é a realidade, não tenho nada contra quem acredita sem evidências o que acaba por ser uma questão de escolha mas termino este comentário com o seguinte:
    Fé é a cola que liga o contrassenso ao absurdo. E eu nunca estive satisfeito com ela, e verifico que também muitos crentes não estão. Eu não estou, pois a fé exige que eu pare de pensar com a razão. E os crentes, porque a sua fé está sempre em choque com o seu sentido natural da razão na questão de acreditar sem evidências.
    Carl Sagan disse muito bem dito;
    "Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias."

    1. Ivan Corilow disse:

      Caro amigo e xará, pense nisto:
      Neste exato momento há 3 pessoas na minha casa, estão do meu lado, estou vendo-as, mas você não pode provar a existência delas. A ciência não tem a capacidade de formar juízo sobre todas as coisas. Qualquer um pode negar, mas ninguém pode provar cientificamente a inexistência de Deus.

    2. Ok. Concordo com o facto de ninguém poder provar a existência de Deus, é verdade. Mas também ninguém pode provar a não existências de fadas e gnomos certo? A fé religiosa leva as pessoas a acreditarem sem prova empírica e abdicarem da razão para o fazer. Faço a seguinte pergunta:
      É por crer no Papai Noel que ele se fará existir? Na verdade ele existira apenas na imaginação desta pessoa, mas isto não o trará a existência. E aí esta, a fé não resolve este problema que é o da não existência. Se um objecto não existe não é por eu crer no mesmo que ele se fará existir.
      Quanto aos teus Amigos não os consigo ver e não posso afirmar se estão consigo neste momento. Mas também não consigo ver uma estrela que se encontra a milhões de anos luz da terra. Somente através de um telescópio no espaço e que conseguirei captar a luz por ela emitida a milhões de anos atrás. Mas isto não me garante que ela ainda lá esteja visto olhar para um brilho que a deixou a muitos milhões de anos. Isto é só para dizer que, o que eu não consigo contemplar com os meus sentidos utilizo de ferramentas para o fazer. Mande uma foto dos seus amigos ao seu lado e a mim já estará provado que eles existem.

    3. Ivan Corilow disse:

      Este é o ponto. Convido-o a aprofundar-se num estudo sério das escrituras e da ciência, daquilo que realmente é comprovado e daquilo que não se consegue provar. Fazendo isto (e sem preconceitos) você vislumbrará o outro lado da moeda. Eu já fiz isto e te garanto que não tenho fé o suficiente para ser ateu. Mas, cuidado (e talvez este sim seja o grande problema), existe muito pilantra e ignorante até se dizendo sacerdote, pastor, etc. apregoando cristianismos, estes sim, inventados por homens e totalmente falsos.

    4. Se está a se referir a Bíblia, já a li duas vezes só para ficar de cada vez que a li mais incrédulo e convencido das suas discrepâncias e incoerências. Para ter a certeza que não era só eu a ter visto essas incoerências consultei outras fontes, dentre elas o mais respeitado estudioso actualmente no campo bíblico e dos manuscritos que vieram a compor a Bíblia. Bart D. Ehrman era cristão evangélico e hoje já não é nem cristão nem evangélico após 30 anos de estudos a respeito da formação dos evangelhos. O nome de um dos seus livros em português será "Os monges que traíram jesus" se você puder passar uma vista de olhos neste livro verá que não há motivos nenhum para que se tenha qualquer reverencia no que se encontra escrito na bíblia. Bart D Eherman. não se tornou ateu mas sim Agnóstico, o que deixa margem para pensar que um agnóstico esta divido entre crer e não crer. Mas para motivos comparativos se tivermos uma régua com 3 cores verde, amarelo e vermelho aonde o crente devoto fica numa extremidade em verde e o ateu em outra extremidade em vermelho o agnóstico pode estar no limiar entre o amarelo e vermelho e não no meio. Para resumir o seu livro diz e questiona o que é que estamos a ler quando lemos a bíblia? E segue a dizer que, não são certamente os manuscritos escritos por contemporâneo de Jesus, porque os originais há muito que se perderam. São antes textos que durante 1500 anos até o advento da "bíblia de Guttenberg" foram escritos e reescritos por monges e copistas, muitos dos quais, por estranho que pareça analfabetos. Uma das maiores autoridades mundiais do novo testamento conta a história das mãos que ao longo dos séculos escreveram as "sagradas escrituras". Movidos por pressões politicas e religiosas, vitimas da ignorância, da ortodoxia ou do espírito dos tempos, os copistas ao longo dos séculos acrescentaram ou retiraram palavras, frases ou episódios adulterando de forma dramática o sentido último do livro mais lido do mundo. Discordo que seja preciso ter muita fé para ser ateu. Na verdade é preciso ter fé nenhuma! O que compreende-se por fé religiosa é justamente a crença sem evidencia e isto é incompatível com o ser ateu. Quanto as charlatães estes estão ai já a muito tempo sempre existiram desde o inicio da nossa civilização exploram as necessidades das massas usando ao seu favor para as poder controlar. Devido a maioria das pessoas serem ignorantes a respeito de vários assusto e das origens de seus mitos e mais uma vez acreditarem sem que aja a mínima prova dessas alegações que lhes são apresentadas serem mesmo o alvo perfeito para a intrujice dos oportunistas. Para mim as coisas resumem-se da seguinte forma:
      O que pode ser afirmado sem provas também pode ser descartado sem provas.

      1. Gino disse:

        Primeiro, não minta! Você como a maioria esmagadora dos ateus não leu a Bíblia, senão por tabela em sites ateus, onde as “contradições” são tão ridículas que sequer podem ser levadas a sério! E quanto a Bíblia ter sido rasurada de alguma maneira… Bem se realmente tivesse lido, não teria tal dúvida, pois na Bíblia existem relatos que aparecem de maneira diferente em seus 4 evangelhos, que se realmente alguém quisesse ter mexido nela, teria primeiro acertado tais diferenças…. E outra a Bíblia é claramente contra vários ritos católicos, dentre eles o culto a Maria, ou a qualquer Santo, de maneira que se tivessem mexido nela, primeiramente teriam mudado ela para se parecer com a doutrina católica, o que nao aconteceu… E quanto a evolução…. Bem primeiro como o cientista disse ali, não é fato! Não pode ser provada! A vida é extremamente complexa e não pode ter aparecido do nada, tanto que nem sequer em laboratório, com todas as manipulações, foram capazes de criar a vida..

      2. Gino disse:

        Primeiro, não minta! Você como a maioria esmagadora dos ateus não leu a Bíblia, senão por tabela em sites ateus, onde as “contradições” são tão ridículas que sequer podem ser levadas a sério! E quanto a Bíblia ter sido rasurada de alguma maneira… Bem se realmente tivesse lido, não teria tal dúvida, pois na Bíblia existem relatos que aparecem de maneira diferente em seus 4 evangelhos, que se realmente alguém quisesse ter mexido nela, teria primeiro acertado tais diferenças…. E outra a Bíblia é claramente contra vários ritos católicos, dentre eles o culto a Maria, ou a qualquer Santo, de maneira que se tivessem mexido nela, primeiramente teriam mudado ela para se parecer com a doutrina católica, o que nao aconteceu… E quanto a evolução…. Bem primeiro como o cientista disse ali, não é fato! Não pode ser provada! A vida é extremamente complexa e não pode ter aparecido do nada, tanto que nem sequer em laboratório, com todas as manipulações, foram capazes de criar a vida..

        1. Joeh disse:

          qual a versão de biblia que vc ja leu @Gino? Se for alguma que foi reeditada para os “novos tempos”, então vc nao conhece absolutamente nada do livro que defende.

    5. Evolução é uma falácia! Evolução propriamente dita não existe; e, portanto, não existiu e jamais existirá. O que existe são leis, mecanismos e processos de conservação e declínio e nada mais!

    6. Ivan Corilow

      Ao iniciar minhas aulas acerca da fantasiosa Evoução das espécies, lembro logo aos alunos que o mentor espiritual do Evolucionismo Charles Darwin sequer sabia o que de fato era uma epécie e mesmo assim escreveu sobra a origem das espécies. Isso é ou não hilário!

    7. Ivan Corilow Até hoje os evolucionistas não sabem o que de fato é uma espécie e ainda escrevem sobre a origem das espécies!

    8. Vamos falar serio sem brincadeiras! Não podemos continuar a pensar que o livro do Génesis e toda a literatura da idade do bronze criada por homens ignorantes as verdades do meio aonde viviam e do seu lugar no universo continuem a limitar o entendimento de tanta gente.
      Permitam-me dizer que uma teoria não é um status qualquer. Uma proposta para chegar a este nível tem que evoluir se me permitem a expressão. Tem que acondicionar novas descobertas sem que essas mesmas descobertas a derrubem por terra, e mais ainda, tem que conseguir prever com precisão essas descobertas e suas implicações. Só assim é que uma proposta passará a ser teoria. Se a teoria da evolução das espécies tivesse sido levada a serio pelos médicos, no uso dos antibióticos já poderiam imaginar que eventualmente começariam a se tornar ineficazes devido ao desenvolvimento da resistência nas bactérias tratadas da primeira e segunda vez com os mesmos antibióticos, de formar a transmitir os seus genes que caracterizam esta resistência para a próxima geração. O problema maior com a teoria da evolução das espécies por seleção natural, não esta na teoria em si mesma mas na capacidade de compreendermos a escala de tempo que está envolve. Citei as bactérias por causa do seu ciclo de vida curto e mutações rápidas, mas para os organismos mais complexos o tempo é inimaginável, a verdade, é que faz todo o sentido.
      Agora o que fazer com os espécimes fósseis encontrados dos homens primitivos? Vamos ter concordar que a sua morfologia não era igual à do homo-sapiens tais como; o Homo abilis, homo erectous sem falar dos "hobbits" mais recentemente descobertos e que viveram na ilha indonésia de Flores há cerca de 18 mil anos eram uma espécie separada de hominídeos, não humanos modernos anões. Em 2003, restos de uma fêmea foram descobertos na ilha de Flores na Indonésia. A fêmea media cerca de 1 metro e pesava 30 quilos. A variedade é imensa para continuar a ser negada.
      Vocês limitam- se a fazer umas simples críticas mas não as desenvolve, eu gasto mais linhas no meu argumento a tentar desenvolver um raciocínio que possa se chamar troca de ideias e esperava o mesmo de vós.
      Meus caros, não existe nada de sobre natural no mundo natural, nada que nos tire das nossas origens simples e em comum com os outros animais, nada que garanta estarmos muito mais tempo no topo como espécie, tal como nada garantiu que os outros 99,9 por cento de toda a vida que algum dia existiu neste planeta deixasse de existir o facto, é que já não existem.
      Quando eu contemplo o mundo vejo que Deus continua a ser omnipotente, omnisciente, omnipresente e incompetente. Se formos gastar tempo em demonstrar a bondade de tal divindade resumimo-nos em dividir o mundo natural em duas classes devoradores e devorados e cada animal armado com um artifício qualquer para tortura de sua vítima.
      Não existe nenhum argumento sobrenatural que não caia no ridículo quando confrontado com a razão. Se quiserem continuar com este debate estou ao vosso dispor.
      Abraços!

    9. Ivan Corilow disse:

      Caro Ivan, não respondi ainda o seu comentário anterior por estar num período de trabalho e estudos intensos preparando um seminário a ser ministrado aos colegas do meu mestrado em música. Insisto que o problema neste debate é a radicalização de um e outro ponto de vista. Percebe-se muito desconhecimento e parcialidade em vários comentários de outras pessoas neste fórum. É óbvio que o mundo não foi criado em 7 dias literais com as espécies imutáveis até hoje. Se pesquisarmos as cópias dos originais em hebraico (e as pesoas desconhecem também o sistema dos copistas, ou escribas, extremamente rigoroso) veremos que a palavra traduzida como "dias" refere-se na verdade a épocas ou períodos determinados de tempo. Já vi fotos de um amigo cristão ao lado de um esqueleto de hominídeo. Não há como negar as descobertas científicas, mas deve-se admitir que há séculos a ciência tem acertado e errado redondamente também, assim como interpretações radicais e tendenciosas das escrituras bíblicas.
      Caro amigo, admiro sua retórica, é muito melhor que a minha, por isso estou selecionando algum material que seja realmente sério para deixar ao seu dispor, afinal isto também faz parte do debate.
      Um abraço!

  44. Que retrocesso… desserviço desses imbecis religiosos…

    1. Bullyng é essa estupidez… isso sim é bullyng… e dos pesados…

  45. Tudo está conduzindo para o cumprimento da Palavra de Deus, escrita em Daniel.

  46. Vamos combinar…religiao nao se discute

  47. Vou montar tbm uma seita…..aceita cheque,promissoria,titulos ao portador,dolares e euros..

  48. Realmente… posso entender "imbecis" como "bullyng"? Estude…

  49. André Vieira disse:

    Graças a Deus por essas palavras, que um dia os olhos dessas pessoas sejam abertos para a realidade.

  50. Sodré Neto disse:

    A razão pela qual teorias absurdas e totalmente ilógicas como de Oparin e Miller de possivel hipotético surgimento da vida através de aminoácidos racêmicos precursores de proteinas homoquirais e organizadas, para que dessem um possivel inicio ao DNA e a uma celula replicadora, estarem presentes no que se chama ciência e centenas de milhares de livros cientificos, reside no fato da ciência ter um histórico filosofico e político onde o naturalismo metodologico passou a ser estrategico não só como forma de destruir o poder religioso como ditador da verdade, como forma de conter sua reascenção do sobre o estado. Ou seja, por mais óbvio que seja a qualquer observador da natureza, enxergar claramente um organizador de organicos, um codificador do codigo genetico, um legislador de leis naturais, em engenheiro de coisas engenhosas, um design inteligente de coisas planejadas inteligentemente (chamado por principio básico pelos cientistas fundadores da ciencia moderna como Isaac Newton), por mais lógico que isso seja, se estabeleceu ideologicamente que isso não poderia ser pensado em termos de educação e ciência. A ideologica acadêmica em reação as ignorâncias perpretadas sob o dominio religioso medieval, se propôs a explicar toda a realidade por meio da ciencia e dos fatos, excluindo a razão ao máximo, inclusive e sobretudo, as razões teologicas e metafisicas. Assim em todos os campos de ensino, foram sendo substituidos explicações metafisicas e misturadas com religiosidade por explicações naturalistas misturadas com uma aversão proposital de se evitar Deus e aspectos religiosos. Desta forma isso explica a ascenção do dominio da biologia pelo Darwinismo, da geologia pelo uniformitarianismo e gradfualismo de Lyell, da psicologia domanda agora pelo freudianismo psicanalitico que tenta reexplicar a moral dentro da psicanalise do pre-natal e infancia, ou dominada pelo Behavorismo, Skinner, que reduz nossos comportamentos a condicionamentos mecanicistas, da antropologia pela visão de um homem-animal, da filosofia e até parte da teologia pelo dominio do que se chama naturalismo metafisico, onde a figura religiosa de Deus passa a ser apenas um mito necessario do ser humano. O iluminismo ao separar religião do estado (laicismo), promoveu tambem um laicismo não só na esfera politica como na esfera educacional, impedindo e boicotando desde então hipóteses sobrenaturais e religiosas como forma de dominio da nova ordem iluminista centrada no humanismo e substituindo a razão pelo método cientifico onde fatos mensuráveis (positivismo) ditam a verdade. E por mais absurda que ela seja, sendo ela materialista e naturalista, tem preferencia em relação as mais inteligentes e lógicas, defendidas hoje pelo movimento cientifico denominado Design Inteligente.

    As novas filosofias que passaram a reger o cenario politico do mundo após a reforma protestante, passaram a dominar todas as diretrizes educacionais, determinando o naturalismo como regente das regras cientificas, marginalizando assim qualquer fosse o relacionamento com a religiosidade, considerada pelo iluminismo radical frances como inimigo nº 1 do Estado.

    Desta forma, a ciência ficou cativa e se obrigou a não poder pensar em deduções óbvias como um Criador, para poder pensar em deduções materialistas, por pura submissão as mesmas diretrizes ideologicas que se manifestaram no mundo em reação contrária ao dominio pregresso da religião e do pensamento extremamente verticalizado e mistico que dominou o mundo desde tempos pregressos. Reputando-o como pensamento "atrasado", propôs-se que o pensamento moderno o excluísse e que quem o mantivesse deveria ser considerado tão atrasado quanto ele.

    Assim, a humanidade como corpo acadêmico passou de um extremo mistico a um extremo materialista, tão ridículo quanto todos os extremos desequilibrados na aferição de qualquer verdade. http://igrejaadventista.rede.comunidades.net/index.php?pagina=1413723312

  51. Sodré Neto disse:

    E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
    Gênesis 3:15

  52. Tadinho do Eberlin… Ninguém deixa ele publicar… ô dó!

  53. Grande ignorancia essa sua. tudo que está escrito na Biblia, se cumpre. Será que tinha alguem com capacidade de adivinhar o que aconteceria nos nossos dias a 2000 anos atrais?? Ou tudo foi uma divina revelação. A própria Biblia se confiram como palavra de Deus.

  54. imbecil e estúpido é quem julga sem ter conhecimento.

  55. Querer usar a posição dele como pesquisador produtivo para defender qualquer coisa é usar de um argumento de autoridade, o que não é válido em debates científicos. Qualquer afirmação científica precisa estar fundamentada em evidências, seja ela feita por um pesquisador super conceituado ou por alguém publicando seu primeiro artigo científico.

    No mais, para os que insistem em chamar atenção para o fato do sujeito ser 1A, eu pergunto: quantos dos artigos dele publicados em revistas científicas defendem o ponto de vista criacionista?

    Vamos começar por definir o que é PSEUDO-CIÊNCIA: Uma pseudociência é qualquer tipo de informação que se diz ser baseada em factos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos.

    Pois bem, CRIACIONISMO/DI são pseudo-ciência. Para começo de história, por terem como origem dos fatos e fenômenos um suposto designer/projetista, ELES JÁ COMEÇAM ferindo o Princípio da Demarcação de Popper, OU SEJA estão fora da definição de ciência. Em ciência não se pode utilizar de sobrenatural para explciar os fatos.

    O segundo ponto é que o sr Eberlin pode ter um excelente currículo ESPECPIFICO para espectometria de massa, PORÉM não é autoridade no assunto para discutir BIOLOGIA ou teorias científicas biológicas. ENTÃO AQUI, usar do cv do sr Eberlin para dar uma "carteirada" de autoridade não funciona…

    Para analisarmos a defesa que o sr Eberlin faz do criacionismo PRECISAMOS ANALISAR ENTÃO OS ARGUMENTOS DELE, e aí temos os argumentos mais frágeis possíveis.

    Eu li o livro criacinista dele, disponível on-line na pagina pessoal dele e vou analisar algumas das incoerências que vi ali.

    O argumento central do livro do dr Eberlin é "complexidade irredutível". Pois bem, a ciência já se debruçou sobre este ponto. Aliás o tribunal americano também, no julgamento de Dover…

    Pois bem em Dover, quem rebateu o argumento da complexidade irredutível foi o dr Keneth Miller. Citando Miller textualmente:

    ""A afirmação de que as máquinas celulares são irredutivelmente complexos, e, portanto, fornecer a prova de design, não passou despercebido pela comunidade científica. Uma série de réplicas detalhadas ter aparecido na literatura, e muitos têm apontado a um raciocínio pobre de reformulação do argumento clássico do design na linguagem moderna de Bioquímica (Coyne, 1996; Miller 1996; Depew 1998; Thornhill e Ussery 2000). Sugeri em outro lugar que a literatura científica contém contra-exemplos para qualquer afirmação de que a evolução não pode explicar a complexidade bioquímica (Miller, 1999, 147), e outros trabalhadores têm abordado a questão de como os mecanismos evolutivos permitem que os sistemas biológicos para aumentar o teor de informação (Schneider 2000 ; Adami, Ofria e Collier 2000)."

    REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS citadas acima:
    *** Coyne, J. A., 1996. God in the details, Nature 383: 227-228.
    *** Miller, K. R., 1996. A review of Darwin's Black Box, Creation/Evolution 16: 36-40.
    *** Depew, D. J. (1998), Intelligent design and irreducible complexity: A rejoinder. Rhetoric and Public Affairs 1: 571-578.
    *** Thornhill, R. H., and D. W. and Ussery, 2000. A classification of possible routes of Darwinian evolution, The Journal of Theoretical Biology 203: 111-116.
    *** Miller, K. R. 1999. Finding Darwin's God. New York: Harper Collins.
    *** Schneider, T.D. (2000), Evolution of biological information. Nucleic Acids Research 28: 2794-2799.
    *** Adami, C., C. Ofria, and T. C. Collier, 2000. Evolution of biological complexity, Proceedings of the National Academy of Sciences 97: 4463—4468.

    Os problemas do Dr Eberlin e sua defesa do Design Inteligente (D.I.) são vários:

    1) sua argumentação é clara e indiscutivelmente contraditória à Filosofia da Ciência.

    2) sua arg. em aspectos do próprio D.I. é desconexa com a própria argumentação do D.I. conforme Behe e outros, tanto que pensa em NEGAR o processo evolutivo biológico, o que nem estes autores fazem.

    3) envereda seguidamente por associação de sua argumentação, bioquímica e falha por si, com o absurdo do criacionismo de "Terra Jovem", Adventista no seu caso, de que o universo inteiro tenha alguns poucos milhares de anos, Dilúvio, Arca de Noé, etc.

    4) em seu livro sobre o tema, e apresentações em público, comentários em blogs, entrevistas, etc, comete o desastre de tentar negar até acreções de estrelas e planetas, de negar Astrofísica, onde chega ao ridículo em algumas colocações, como que "estrelas não se formam pois moléculas de hidrogênio não se agrupam".

    E por aí segue.

    Em suma, no tema e nos temas de ciência formal que ataca, é um desastre completo.

  56. Ivan Corilow, Evolução é uma palhaçada, até mesmo Charles Darwin não sabia sequer o que de fato é uma espécie e escreveu um lívro que colocou como título "A Origem das Espécies". Não é somente isso, pois até hoje não há uma definição consensual de espécie entre os seguidores de Charles Darwin. Charles Darwin escreveu sobre a origem daquilo que nem mesmo ele sabia o de de fato é. Com seus seguidores não é diferente.

  57. Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes.
    Albert Einstein

  58. sodré disse:

    O diluvio bíblico e relatado em 273 outras fontes arqueológicas, com até 42% de elementos semelhantes nos relatos espalhados em todo globo, combina com diversas outras observações. Uma delas são os achados negróides pelo pai da paleontologia brasileira, Dr Lund, achados em Sete lagoas e depois relatados em SP, México e outros…demonstrando que somente uma extinção global explicaria sua ausencia e volta somente na época da escravidão.

    3 TESES QUE DESENVOLVEMOSDEFENDEM O MODELO DE REPOAVOAMENTO RECENTE DO PLANTA E O DILUVIO – QUALQUER CONTRIBUIÇÃO, CRITICA INTELIGENTE E REFUTAÇÃO, SEJAM BEM-VINDAS :

    1) Paleontologia do T – Resumo

    A hipótese de trabalho pode se resumir nesta pergunta: Quê diversidade e variações morfológicas se esperaria encontrar no registro fóssil a luz do comportamento bio-modificacional rápido e diversificador, escancarado na biodiversidade atual e até demonstrável nas especiações em tempo real?

    Se encontramos trilhões de toneladas de especies nas camadas, não era de se esperar, caso fosse a fossilização um evento raro, uma maior diversidade dos achados, dado o fato de que especiação ocorre em tempo real e os arbustos filogenéticos da atualidade são tão ricos morfologicamente ? (já que o critério morfológico é o mais destacado na aferição taxonômica fóssil) não seria mais óbvio esperar distintos e não iguais (“especie em estase” como apontam os estudos paleontológicos pontualistas de Gould, Elredge e muitos outros grandes estudos da paleontologia?

    A Incompatibilidade numérica taxonômica no registro fóssil em 543 milhões de anos, que é verificada quando contrastamos este pobre numero (300 mil revelado em pouco diversificados, e pobres arbustos filogenéticos) , com a riqueza diversificada causada pelo comportamento bio-diversificador evolutivo/adaptativo/derivado( verificado com especiações em tempo real).O contraste se acentua quando comparamos insetos de alta taxa modificacional evolutiva , 80% das especies atuais, com o pobre registro fossil uma vez que seres vivos pequenos são mais fáceis de serem fossilizados que seres maiores.
    Este imenso contraste nos leva a duvidar da coerência da historia evolutiva.

    O grande numero taxonômico de especies e diversificados arbustos filogenéticos, na nossa biodiversidade atual, nos leva a perceber que não houve tempo para muitas especiações/evoluções/adaptações no registro fóssil de supostos 543 milhões de anos, fazendo-nos constatar, por esta perspectiva evolutiva, a quase total inexistência deste tempo. Curiosamente a própria evolução contesta a historia da evolução.

    Paralelamente podemos ver que há muita compatibilidade de falta de diversidade nos arbustos filogenéticos do registro fóssil, com o modelo criacionista bíblico que defende a extinção da maioria dos tipos básicos ancestrais dos quais descendem e derivam todas as biodiversificações/especiações e adaptações fenópticas e genópticas atuais.

    Estas observações onde temos pouca variação nos 543 milhões de anos (haste) e muita variação taxonômica na atualidade (topo da letra “T”) denominamos como paleontologia do “T”. http:// igrejaadventista.no.comunidades .net/ index.php?pagina=1414044282

    2) Hipervariabilidade Ancestral – Resumo

    Estudos em genética de população conjugados com estatísticas genealógicas, revelam no recuo do tempo, um maior patrimônio genético nas espécies-mães ancestrais das quais fomos derivados , bem como menor carga genética (entende-se por carga o acúmulo de mutações deletérias). Estes dois fatores verificados são justamente os que sustentam a hipótese de sobrevivência das especies ancestrais ao stress homozigótico (aumento de frequência de alelos deletérios quando há consagüinidade nos cruzamentos ) existente nas nossas pequenas populações ancestrais. Caso as especies ancestrais tivessem muitos alelos deleterios para compartilhar e pouco patrimônio diversificador e variabilizador, ela não sobreviveria ao stress homozigótico e nem derivaria as variações atuais http:// sodregoncalves.no.comunidades.n et/index.php?pagina=1399195911

    3) Pouco tempo para formação geológica entre o Cambriano e o Pleistoceno – Resumo

    A formação geológica do cambriano ao pleistoceno foi rápida devido a diversos fatores como:

    1. Pouco desgaste de trilhões de rochas erodidas em atrito com águas em trilhões de demonstrações em cachoeiras, assoalho de rios, encostas dos mares, etc.

    2. Dimensão, extensão, espessura e largura das camadas geológicas contrastadas com menores extensões, larguras e espessuras conjugada a largura, das camadas geologicas formadas a partir do pleistoceno

    3. Completude de grandes animais fossilizados e bem preservados com inexistência de girafas, elefantes, hipopótamos e rinocerontes completos sendo fossilizados atualmente revelam eventos contextuais formadores do fanerozoico até o pleistoceno distintos e maiores que os atuais

    4. Milhões de erosões muito violentas e energéticas, transportes e deposições, verificadas em todo o globo, revelam conjugação de eventos catastróficos globais, num tipo efeito-dominó, e defesa destas com a presença de grandes astroblemas como causas naturais das mesmas.

    5. O acúmulo de tipos de sedimentos em determinadas camadas, bem como diversas linhas em plano paralelo das mesmas, revelam que houve separação hidrodinâmica automática pela diferença de composição fisico-química, assim como bem expressa a lei da segregação e extratificação espontanea (SEE) defendida por Marske e Berthaud. http:// igrejaadventista.no.comunidades .net/ index.php?pagina=1413735657 (*Esta tese é fruto de um mega debate de 9000 réplicas e tréplicas onde o autor foi a interface entre 4 professores de geologia (USP, UNISSINOS, UNB, UEB) e o mesmo ajudado por um ex-professor de geologia da USP).

    6. Pedregulhos pequenos, arenosos, espalhados na superficie de imensos terrenos

    7. Média organizacional de fósseis coincidindo com terrenos mais baixos a terrenos mais altos revelando sedimentação média primeira e posterior, segundo localização geográfica do habitat dos animais. Lembrando que imensos turbiditos formados em taludes, arrastariam seres mais rasos a SEE dos que forem transportados.

    **Todas estas observações vieram de debates virtuais e foram extremamente testadas com pares especialistas nas áreas propostas.

  59. A evolução propriamente dita não ocorre; e, portanto, não ocorreu e não ocorrerá. Ou seja, a evolução propriamente dita não constitui evidência.

  60. Não deve-se achar que postulados científicos existem para enterrar Deus. Nada impede que o senhor, Eberlin, professe a sua fé. O objetivo principal da ciência é investigar o Universo em diversos campos. Se ela está sendo utilizada como forma de tentar provar ou refutar a inexistência de Deus, já não poderá mais ser considerada como tal. Você como cientista, deveria saber disto e reconhecer os fatos. Reconheça os fatos e professe a sua fé. Simples…

  61. Einstein falou isso num sentido metafórico (ele simplesmente quis dizer que queria conhecer mais o Universo). Ele não era religioso.

  62. Sinceramente, já tentei, mas não consegui entender essa presunção de alguns cientistas em pensar que o conhecimento material de fatos da existência pode ser suficente para que refutem a obra do Deus Criador. Mesmo descobrindo e provando com o conhecimento científico, estudo de fósseis, qualquer coisa e/ou alterações que apontem eventos participativos no processo da existência universal, nunca se poderá saber a causa destes eventos. A ciência até hoje só teve explicação das consequências, mas o que originou as coisas pré-existentes, algum deles pode explicar? Quero saber.

  63. Sinceramente, já tentei, mas não consegui entender essa presunção de alguns cientistas em pensar que o conhecimento material de fatos da existência pode ser suficente para que refutem a obra do Deus Criador. Mesmo descobrindo e provando com o conhecimento científico, estudo de fósseis, qualquer coisa e/ou alterações que apontem eventos participativos no processo da existência universal, nunca se poderá saber a causa dos mesmos. A ciência até hoje só teve explicação para as consequências, mas o que originou as coisas pré-existentes, das quais supostamente, o existente tenha evoluído, algum deles pode explicar? Quero saber.

  64. Ednaldo Lopes vc leu a mente de Einstein?

  65. Ednaldo Lopes , Einstein era Judeu:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
    Palavras dele:
    Em outra carta, ele escreve: "Em toda a minha vida eu nunca me senti tão judeu como agora".

    Ele não era Ateu, mas se você acreditou nessa mentira, com certeza não achará a verdade!

  66. Luís Gomes disse:

    A única falácea logicamente comprovada e a que o homem veio do barro.

  67. Luís Gomes disse:

    Se sinceramente você não entende a teoria da evolução, eu racionalmente, não entendo como alguém pode acreditar que o homem veio do barro, a mulher de uma costela desse mesmo homem que veio do barro, acredita que uma serpente falou com essa mulher, que um indivíduo abriu o mar vermelho para um multidão passar por entre as águas, em um outro indivíduo construir uma arca para o transporte de um casal de cada animal vivente, em que um tal de Balaão conversava com uma jumenta, em que um tal de Jonas ficou três dias e três noites dentro de uma baleia, acreditar em que um indivíduo chamado Jesus nasceu de uma virgem, depois ele andou sobre as águas, multiplicou pães, transformou água em vinho. A mesma ciência que você critica é a responsável por possibilitar o tratamento de muitas doenças, por possibilitar essa nossa conversa virtual, etc e tal. Se a ciência não está certa quanto a teoria da evolução, uma coisa eu tenho certeza a bíblia é que não está. A bíblia só serve para aqueles que não tem ainda o senso crítico ainda desenvolvido.

  68. Oswaldo Baba disse:

    A Evolução é um suporte ao ateísmo.
    A Evolução dá aos ateus uma base para que expliquem como a vida existe longe de um Deus Criador.

  69. Claro que o Eberlin está errado, afinal, tudo veio da sopa primordial, que "é uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. Quando se quer explicar como os organismos vivos apareceram na Terra, muitas vezes se lança mão da teoria da sopa primordial, que parece ser a explicação científica mais plausível", segundo o que está no site: http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_responde/lqes_responde_sopa_primordial.html. Interessante que está escrito "parece ser a explicação científica mais plausível", ou seja, este papo de evolução é tão somente uma coisa em que, alguns iluminados, acreditam e portanto, os reduzem a um outro tipo de "religiosos".

  70. Luís Gomes Eu acredito que todo cientista é um homem de muita fé. Porque acreditar que a materia um dia se tornou celulas e depois uma virou femea e a outra macho, saiu da agua e bateu asas, virou macaco e por fim o homem de hoje….eu é quem digo, que racionalmente é dificil de entender, só com muita fé kkkkkkkkkkkkkk. Eu nao vou citar a obra de Beethoven para nao humilhar os macacos,rsrsrsrs mas digo a voce que um macaco nao inventaria um grampo de roupa, nem em 5 bilhões de anos. Desculpe meus erros ortograficos e o meu Portugues mal escrito, tenho pouco estudo.

  71. Se os cientistas acham que tudo surgiu de uma sopa quimica então quem preparou todos os elementos quimicos para que se resultassem numa sopa.
    E tem mais como foi colocado em proporções tão precisas esses elementos como preparado dentro de um laboratorio.
    Portanto no final ficam sem explicações e aí que temos um ser Superior que é Deus o qual preparou e criou tudo que vemos porque o sobrenatural existe sim…

  72. Tenho dúvidas sobre algumas afirmações peremptórias tais como dizer que a terra tem pouco mais de seis mil anos, ou sobre a universalidade do dilúvio ou mesmo quanto à literalidade da narrativa de algumas partes do Gênesis, mas o materialismo científico, a religião ateísta não pode querer impimgir à humanidade absurdos como a abiogênese, o aparecimento da vida órgânica complexa, organizada e maravilhosamente bela sem a interferência de um Criador. É uma aberração intelectual pensar na existência do unverso e toda a sua composição, suas leis infinitamente bem encadeadas e com grandezas perfeitas sem a ação de Deus, O cosmos não é permeado pelo niilismo, mas da ação teleológica do Criador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *