O fruto proibido a Adão e Eva e que levou os dois à desobediência a Deus se tornou o objeto de estudo de um cientista, que acredita que poderá recriá-lo a partir de pesquisas na Wikipedia.
Joe Davis, 63 anos, chefe do laboratório de genética da Universidade de Harvard, quer implantar uma mutação no DNA de uma maçã e criar uma fruta transgênica.
A ideia do cientista é codificar parte do conhecimento armazenado na Wikipedia e inserir esse código no genoma de uma maçã, criando assim, sua versão do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. De acordo com informações do Daily Mail, a fruta se chamará Malus Ecclesia, e o motivo é o significado das palavras em latim: igreja do mal.
O cientista explicou que cada molécula de DNA possui “três páginas de informações disponíveis”, afinal, o DNA pode ser representado por três números únicos, e um deles é o próprio DNA, usado como proteína traduzida para criar outro número. A experiência já foi testada por Davis numa mosca, quando ele codificou a obra do filósofo grego Heráclito e a inseriu no DNA do inseto.
As páginas da Wikipedia escolhidas pelo cientista serão as 50 mil mais acessadas, e a codificação de seu conteúdo gerará 350 MB de dados, que deverão ser inseridos de forma fragmentada no DNA da maçã.
Joe Davis afirmou que no seu conceito, a experiência “deixa ciência e religião muito próximas”, e que o malus ecclesia não será produzida em larga escala, e portanto, não será comercializada para o consumo.