As próximas eleições renovarão dois terços das cadeiras do Senado, e no Rio de Janeiro, o eleitorado fluminense terá, entre os candidatos à chamada “Câmara alta”, cinco evangélicos, todos muito conhecidos do público.
Ao todo, serão 16 candidatos às duas vagas do estado no Senado. Dentre estes, os cinco evangélicos são o deputado federal Arolde de Oliveira (PSC), 81 anos; Pastor Everaldo Dias Pereira (PSC), 62 anos; o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL), 37 anos; o senador Eduardo Lopes (PRB), 53 anos; e o cantor e ex-deputado federal Mattos Nascimento (PRTB), 64 anos.
Arolde de Oliveira é deputado federal desde 1984 e é amplamente conhecido no país inteiro como fundador do Grupo MK de Comunicação, que tem como carros-chefe a gravadora MK Music e a rádio 93 FM.
Já Everaldo Pereira atualmente é presidente do PSC, e se tornou nacionalmente conhecido por se candidatar à presidência da República em 2014, quando teve 780 mil votos, o equivalente a 0,75% dos votos válidos.
Flávio Bolsonaro (PSL) é filho do deputado federal Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República. Ligado à Igreja Batista, Flávio goza de prestígio em parte do segmento evangélico e outros setores da sociedade. Em 2016, disputou a prefeitura do Rio de Janeiro e obteve 424.307 mil votos.
Eduardo Lopes é um radialista, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Em 2010, foi suplente de Marcelo Crivella (PRB) na eleição ao Senado, e assumiu o mandato entre março de 2012 a março de 2014, quando o bispo licenciado da denominação foi ministro da Pesca; depois entre junho e setembro de 2016, quando Crivella disputava a prefeitura do Rio de Janeiro; e posteriormente, em 01 de janeiro de 2017, assumiu o mandato definitivamente, após a posse do titular como prefeito da capital fluminense.
Mattos Nascimento, cantor pentecostal famoso nos anos 1990 com o bordão “Oh, glória!”, já foi deputado federal e em 2014 disputou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Na ocasião, teve pouco mais de 17 mil votos e não se elegeu.
Pesquisa
O instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa sobre intenção de voto do eleitor fluminense para o Senado, e o candidato Flávio Bolsonaro lidera isolado, com 29,6%. O deputado federal Chico Alencar (PSOL) e o senador Lindbergh Farias (PT), aparecem empatados tecnicamente em segundo lugar, com 21,7% e 20,4%, respectivamente.
Arolde de Oliveira aparece em quarto lugar, com 11,9% das intenções de voto, seguido por Eduardo Lopes, com 11,5%. Everaldo Pereira e Mattos Nascimento não pontuaram na pesquisa, que ouviu 1.860 pessoas em 46 municípios do estado, de 14 a 19 de julho.