Necessidades especiais muitas vezes se revelam de forma especial na vida de pessoas realmente especiais. Esse é o caso de Chris Nikic, que se tornou a primeira pessoa com Síndrome de Down a completar a prova de triatlo Ironman.
Na condição de portador de uma necessidade especial, Chris viveu durante toda a sua vida buscando superar seus desafios, mostrando aos familiares, amigos e desconhecidos que suas limitações não são barreiras insuperáveis como alguns imaginam.
Ao se inscrever no triatlo Ironman, Chris resolveu provar que era capaz de atingir seu objetivo, mas ele não teve dúvida de que a todo momento Deus estaria ao seu lado, lhe fortalecendo física e mentalmente.
“Ironman. Objetivo definido e alcançado. […] Sim, eu completei o trabalho, mas tinha anjos me ajudando. Deus me rodeou com anjos. Melhor parte de tudo. Nova família e amigos”, destacou ele em uma publicação através da sua rede social.
Chris não se esqueceu das pessoas que também possuem alguma necessidade especial, por isso resolveu fazer da sua vitória uma conquista de toda essa população, a fim de chamar atenção para a importância da inclusão.
“Tudo isso tem a ver com conscientização e inclusão. Conscientização para Síndrome de Down e Olimpíadas Especiais. Inclusão para todos nós com todos vocês”, destacou em um texto emocionante que chamou atenção da web e da mídia americana.
A organização responsável pelo Livro dos Records, a Guinness World Records, também comemorou a vitória de Chris, lembrando que ele entrou para a lista da entidade como a primeira pessoa com Síndrome de Down a completar o Ironman.
“É uma honra receber Chris na fraternidade do Guinness World Records como o primeiro atleta com síndrome de Down a completar um IRONMAN”, disse o editor-chefe do Guinness, Craig Glenday, segundo informações da CNN.
“Estou ansioso para ver o que mais está reservado para este jovem notável”, destacou Craig. Assista abaixo a chegada emocionante de Chris ao final da sua prova: