Um vídeo lançado recentemente pela Nike trata de maneira negativa a conhecida frase “Deus é brasileiro”. No vídeo, lançado no canal da empresa no Youtube, são mostradas várias cenas de atletas praticando esportes ou treinando e uma narração acompanha as imagens desenvolvendo a ideia de que as conquistas vem exclusivamente do esforço pessoal e não de uma “força mágica ao nosso redor”.
– Faz tempo que a gente fala que Deus é Brasileiro, que não é a gente que traça nosso destino – afirma o vídeo, intitulado “Nike: Encontre Sua Grandeza”, que continua falando que na verdade a “grandeza” não “vem de cima”, mas sim do nosso esforço e vontade.
Utilizando a imagem de atletas consagrados como Neymar e Anderson Silva, o vídeo dá também uma conotação negativa ao termo “escolhido”, geralmente usado no contexto religioso para se referir a pessoas que teriam sido destacadas por Deus para uma determinada tarefa. De acordo com o texto do comercial, esse pensamento é o que paralisaria as pessoas de irem atrás de sua própria grandeza.
Veja o vídeo na íntegra.
Parte do texto narrado no comercial foi também publicado no site da empresa, com o título “Manifesto da Grandeza”:
Faz tempo que a gente fala
Que Deus é Brasileiro.
E que não é a gente
Que traça o nosso destino.
A real é que Grandeza
Não é um presente que
Cai no colo.
Porque Grandeza
Não vem de cima.
Vem do nosso esforço.
Do nosso suor.
E da nossa vontade
De ir atrás dela.
Por Dan Martins, para o Gospel+