Compositor propõe teste para avaliar a qualidade de uma música cristã

8

Recentemente, o compositor cristão salvadorenho Noel Navas publicou em seu blog “La Aventura de Componer” uma série de artigos nos quais descreveu sete características que uma música cristã deve possuir para ser considerada boa. Ao final das publicações, ele compartilhou também um teste com perguntas para avaliar as letras de músicas cristãs.

Na série de artigos que publicou sobre o tema, ele afirma que depois de avaliar centenas de músicas cristãs que ouviu ao longo dos anos, inclusive as de seu próprio repertório, ele acreditou que seria útil definir uma série de critérios que fazem de uma letra uma boa letra de música cristã.

As qualidades listadas pelo compositor para uma boa música cristã são:

1) Uma boa letra traz uma boa mensagem.
2) Uma boa letra tem uma mensagem clara.
3) Uma boa letra diz muito com pouco.
4) Uma boa letra é bem escrita.
5) Uma boa letra se ouve bem.
6) Uma boa letra é “engenhosa”.
7) Uma boa letra tem um bom título.

Em seu teste para avaliar as letras de músicas cristãs, Navas apresenta 40 perguntas e afirma que elas devem ser aplicadas principalmente por aqueles que estão compartilhando suas músicas na igreja local ou que as quer divulgar por qualquer gravação profissional.


Porém, ele propõe que os compositores não avaliem suas próprias letras, mas que elas sejam submetidas à avaliação de outros.

– Encontre cinco pessoas que não sejam familiares ou amigos, mas pastores, professores, teólogos e líderes da igreja que você admira por sua maturidade e ouça o que eles têm a dizer de sua letra com base no teste que proponho – afirma.

– Eu acho que esse teste poderia contribuir para a vida da Igreja, no sentido de que há algumas músicas com erros doutrinários e muitas que não contribuem substancialmente para o pensamento cristão. Utilizar este teste prévio de músicas poderia evitar este tipo de letras fracas que não dizem nada no mercado cristão – finaliza Navas.

8 COMENTÁRIOS

  1. “3) Uma boa letra diz muito com pouco.” Vish, pelo jeito a letra da “Mirror Of Souls” do Theocracy ficaria de fora das músicas boas de acordo com a opinião dele kkkkkkkkkkk

    só pra descontrair ;)

  2. Acho interessante a ideia de mandar outros fazerem análise, mas corre o risco do analisador ter um outro entendimento dentro da linha teológica e achar que a música está errada ou que esta ou aquela frase deve ser substituida. Sou compositor e já aconteceu de alguns cantores gravarem músicdas minhas e mudarem palavras, simplesmente por não entenderem seus significados no contexto da composição. Aí, a nova palavra dá um outro sentido na música e muda a interpretação. Isso além de falta de respeito e de conhecimento é uma brutalidade sem dimensão. Aconselho aos cantores que assim procedem, que falem com o compositor da música para se ter o verdadeiro sentido da frase alí colocada.

  3. É PRECISO RALMENTE AVALIAR A LETRA DOS HINOS QUE SE CANTAM EM NOSSAS IGREJAS VISTO HAVER CENTENAS DE HINOS CARREGADOS DE HERESIAS E ANTROPOCENTRISMO. HINOS QUE PEDEM QUE DEUS DESTRUAM NOSSOS INIMIGOS, NO SENTIDO FÍSICO QUANDO NOSSO INIMIGO, NA VERDADE, É ESPIRITUAL. HINOS QUE SUSTENTAM A DEFESA DA VIDA TERRENA E NÃO ESPIRITUAL. HINOS QUE DEFENDEM O PECADO DO HOMEM. ” NINGUÉM ME CONDENE. AFINAL, MEU ADVOGADO É FIEL ” TENTANDO COM ISSO JUSTIFICAR SEUS PECADOS OU DOS OUTROS ENTRE OUTROS ETC.

  4. Há muitas musicas por ai ditas evangelica que a luz da Biblia é Heresia porque exalta mais ao homem do que a Deus.Concordo que os nossos hinos sejam avaliados por aqueles que verdadeiramente amam a Palavra de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA