O continente africano possui milhares de missionários cristãos, muitos dos quais resolveram deixar suas famílias e outros interesses em seus países de origem, apenas para cumprir o “Ide” de Jesus Cristo, anunciando o Evangelho do Reino em regiões remotas, muitas vezes sem infraestrutura adequada e com altos índices de violência.
Esse trabalho missionário, no entanto, é realizado de várias formas. Uma delas é através da assistência médica, oferecendo ao povo local auxílio no enfrentamento de doenças como a provocada pelo vírus Ebola.
O Dr. Rick Sacra é um dos missionários que realiza esse tipo de missão. Ele mesmo foi vítima do vírus Ebola em 2014, quando cuidava de mulheres grávidas em um hospital da Libéria, ficando na beira da morte, mas felizmente conseguiu se recuperar.
“Eu estava apenas focado no Senhor. Eu digo a você que me agarrei na oração do Pai Nosso como um homem que está se afogando”, disse ele, segundo informações da CBN News na última terça-feira (29).
Sacra explicou que a sua fé em Cristo foi fundamental para conseguir lidar com o sofrimento provocado pela doença. “Eu fiz essa oração muitas vezes por dia e simplesmente chorei com ela a maior parte do tempo”, acrescentou.
Após se recuperar, ao invés de desistir do seu trabalho e voltar para seu país, Sacra resolveu retornar ao campo missionário para continuar ajudando a salvar mais vidas, e dessa vez com maior conhecimento de causa.
Como resultado ao longo de anos cuidando de pessoas na Libéria, o médico cristão recebeu esta semana o Prêmio L’Chaim de Excelência no Serviço Médico-Missionário da organização African Mission Healthcare, em Nova York, Estados Unidos.
“Esses missionários cristãos entram em ambientes que são completamente proibitivos e desistem de tudo o que nós, no Ocidente, consideramos necessidades, a fim de cumprir sua obrigação religiosa de servir os pobres”, disse Erika Gerson, uma das fundadoras da premiação, junto com o seu marido Mark, ambos judeus.
A premiação inclui o valor de 500 mil dólares, que pode ser utilizada para auxiliar o trabalho missionário, por exemplo, treinando novos missionários e melhorar a infraestrutura do Hospital ELWA (Eternal Love Winning Africa), onde Sacra trabalha.