Brasil

Cristão pode namorar com incrédulos? Pastor Renato Vargens afirma que “a Bíblia não recomenda”. Leia na íntegra

Comments (44)
  1. Paulo Roberto disse:

    I Corintios 7:14
    14 – Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

    1. Joabe Rios disse:

      Meu pai era incrédulo de jogar pedra em crente, e casou com minha mãe evangélica. Resultado, meu pai acabou se convertendo! A bíblia apenas não recomenda, por causa das margens de erros. Pois pode muito bem, dar certo, como não. Não sei se é mais para não dar certo, do que dar certo. Salvo o caso dos meus pais!

    2. Ricardo de Assis disse:

      Eu sou prova viva disso, fui incrédulo até conhecer minha namorada que desde criança é Cristã. Aceitei a Jesus e dia 09/09 irei nascer novamente.

    3. Joabe Rios disse:

      Ricardo de Assis
      Gloria a Deus pelo seu novo nascimento! o/

    4. Ricardo de Assis ;Meus parabéns,pelo,seu novo nascimento,que não seja para sua glória,mas sim,para a GLÓRIA DE DEUS!
      Seja bem vindo!

    5. Ricardo de Assis disse:

      Joabe Rios Paz irmão e obrigado!

    6. Ricardo de Assis disse:

      Romney Elson Lima Paz irmão e obrigado, seguirei com a glória do SENHOR!

  2. Ariel Silva Pereira disse:

    Concordo, to cansado dessa crentaida que diz:"não tem nada a ver"!
    Vai orar, irmão.

    1. Vai ler irmão,ler a palavra!

  3. Joabe Rios disse:

    Não é recomendável, mas pode dar certo.
    Com meus pais deram certo!

  4. A luz, nao tem comunhao com as trevas, esta escrito, muito cuidado estremamente perigoso.

  5. Joao Candido disse:

    Meu irmão e catolico, minha cunhada evangelica, eles vivem em harmonia, um respeitado a religiao do outro..é o casal da nossa familia que mas se dao bem….sem cobranças.

  6. Osvaldo Rafael Frutuozo da Silva disse:

    E quanto a estes versículos:
    Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 2 Coríntios 6:14-15
    Poder namorar um incrédulo você pode, agora você tem de estar ciente do preço que você vai pagar por isso, nem todo cônjuge se converte depois, não faça disto uma regra.
    É melhor você negar os seus desejos e estar no centro da vontade de Deus em obediência a seus santos conselhos.

  7. qualquer reclamação com estas ordenanças, façam pra Deus, Ele que instruiu paulo a escrever e em varias passagens no velho testamento se põe a união de povo seu com povo estranho, Sansão é um Deles. Só pra lembrar. Fiquem na Paz de Cristo!

  8. Estou solteira esperando em Deus por um namorado que conheça a Palavra de Deus e a obedeça.Porque eu vivo de acordo com a Palavra de Deus.

  9. Na verdade, não é aconselhável, mas não é proibido.É lógico que se o namoro, for entre dois seguidores de CRISTO, será um namoro muito mais saudável.

    1. A paz do Senhor!
      Depende do Cristo, que ambos estão seguindo, Romney Elson, você pode me perguntar: Como depende do Cristo de ambos? Sabe o por quê? O Cristo do catolicismo é um outro Cristo de que Paulo falar na segunda carta aos Coríntios Capítulo 11.4, que diz: Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. O Jesus do Católicismo é muito diferente do que Paulo pregou e, e o ele não salva. O Jesus das Testemunha de Jeová é outro. O Jesus do Mórmons é outro, e assim sucessivamente. E como você diz não é aconselhável, mas que também não proibido. Essas suas palavras mim recorda Isaías 5.20; QUE DIZ: Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
      A sua opinião e os teus raciocínios é anti-bíblico.Não compete com as Escrituras. Amém!

  10. Até por que a população feminina entre os evangélicos é maioria, mulheres se convertem mais facilmente…faltam homens, ou elas ficam só, ou partem para estes casamentos, não tem jeito;

    1. Luz Francine disse:

      Bom, como acredito em Possibilidades, acredito que deus nao interfere nas decisoes humanas, por isso ele deixou o livre arbitrio, nao existe castigo ou recompensa, existem consequencias de nossas escolhas.

  11. Vagner disse:

    Lembrem-se meus irmãos, são mundos diferentes, amizades diferentes, programas diferentes, e ainda tem o perigo de que a pessoa atrapalhe o seu ministério de alguma forma. Um grande abraço a todos.

  12. Pitagoras disse:

    O Macedo recomenda somente casamento a seu gosto, e agora vem mais um, com esse absurdo de namoro de crente com não crente. Religioso adora meter o bedelho em cada detalhe da vida dos crentes, como se crente não tivesse nenhum discernimento nem caráter suficiente para se resolver na vida. Seja cada um, dono do seu destino.

  13. O bom senso é um bom indicativo para que não nos tornemos radicais em extremo. Deus muitas vezes faz algo
    que o homem não entende.Pode muito bem uma pessoa cristã gostar da outra que ainda não é, e ser um plano de Deus sim.E assim sendo ,é o propio Deus que vai dirimindo tudo diacordo com a sua vontade, dentro do seu tempo.

    Eu acredito que há muitos casos assim que deu , e está dando certo, como também casos de crente que casou se com crente e não deu certo.Eu penso que tem que haver sim uma orientação, e procurar a direção de Deus como regra.Mas lembremos nos que exceções também faz parte, e podem acontecer.

  14. Enquanto um vai pra roda orar, o outro vai pra roda sambar, é igual colocar dois times misturados, só dá briga, um dos dois lados tem que escolher, passei por isso.

  15. vamos ler a palavra de DEUS, crente o deve guiar a sua vida pela palavra e ser obediente a ela, é o isso param de falar da de vocês, sem temor DEUS obedecem a palavra.

    1. Fátima Neves disse:

      Eu já tinha lido Paulo. A porta é estreita irmão!!!!

  16. fran disse:

    deus nao interfere nas decisoes humanas, por isso ele ja deu o “livre arbitrio”, entao nao existem castigos ou recompensas, existe consequencias de nossas escolhas.

  17. O senhor está correto bispo Renato Vargens. Vejam:
    O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. Salmos 37:12

  18. Rayane disse:

    Muitos pessoas levam em consideração que conhece outras pessoas que namoraram pessoas incrédulas e depois através de sua vida,o namorado aceitou a Jesus.Casos assim são raros,nós cristãos devemos ser guiados e direcionados por Deus.Não é porque aconteceu com fulano e ciclano que acontecerá com você.Nós cristãos venhamos ser prudentes.

    1. silonio angelo ferreira filho disse:

      vc tem razão, não devemos namorar uma pessõa não crente,porque isso traz consequência mais tarde,devemos esperar em deus poque ele tem o melhor pra nos fica com deus,meu email e silonio@hotmail.com.br

  19. *{Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14]* <> ESTES PASTORES ASSOCIAM ESTA PALAVRA DE PAULO AOS CORINTOS APENAS AOS RELACIONAMENTOS ENTRE CRENTES X DESCRENTES … A PALAVRA DE PAULO AOS CORINTOS, NÃO ESTAVA SENDO DIRECIONADA APENAS AOS NAMOROS E CASAMENTOS … > *{Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 2 Coríntios 6:3}* >> EM COISA ALGUMA !!! PIOR QUE OS NAMOROS ENTRE OS CRENTES E OS DESCRENTE SÃO AS INÚMERAS UNIÕES ABOMINÁVEIS QUE ESTES PASTORES VÊM REALIZANDO EM NOME DOS SEUS CRESCIMENTOS MINISTERIAIS !!! UNIÃO COM OS GOVERNOS NAS POLÍTICASGOMORRAS !!! UNIÃO COM OS ADÚLTEROS NOS PÚLPITOS !!! UNIÃO COM OS MENTIROSOS NOS PÚLPITOS !!! UNIÃO COM EMPRESÁRIOS QUE ENGANAM E ROUBAM NAS SUAS EMPRESAS E DEPOIS DÃO OFERTAS E DÍZIMOS A ESTE PASTORES !!! UNIÃO COM SODOMITAS QUE FAZEM A OBRA NAS IGREJAS E SE ESCONDEM NOS ARMÁRIOS !!! PAULO NÃO PROIBIU A UNIÃO ENTRE OS CRENTES E OS DESCRENTES … > *{Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. 1 Coríntios 7:12-13}* > PAULO RECOMENDOU A SEPARAÇÃO NOS CASOS EXTREMOS ENTRE CRISTÃOS E DESCRENTES>>> *{Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? 1 Coríntios 7:15-16}* SE O DESCRENTE SE APARTAR…> APARTE-SE !!! NOTA ZERO PARA OS PASTORES E OS SEUS SEGUIDORES DESTE CRISTIANISMO DESVIADOS DAS DOUTRINAS APOSTÓLICAS !!!

  20. eu concordo que nos evangelicos nao devemos namorar com incredu-los, porem acredito que uma pessoa nao crente nao quer dizer que ela nao seja cristao. quero dizer, existe cristaos em todas as religioes.

  21. Qual o maior de todos os dons?… é o amor.

    Jesus não veio falar para os "santos" mas aos "pecadores". E se Deus estiver usando você para converter a sua namorada (o)? Deus não está no controle de todas as coisas? Qual o tamanho da sua fé em relação ao seu namorado(a)?…

    Orar e pedir a Deus que lhe mostre o que deve fazer, ficar ou não com a pessoa em questão ajuda e muito. O problema é que colocamos nossas vontades acima da vontade de Deus e usamos o livre arbitrio como desculpas para os nossos erros. Quem verdadeiramente aceita a Deus não tem livre arbítrio pois passa a fazer a vontade do Pai e não a nossa. Mas como saber qual a vontade do Pai? Oração e jejum é um bom começo.

    Então não adianta ficar discutindo se é certo ou errado, pois somente Deus é que pode nos revelar a resposta, e só saberemos disso orando para que Ele nos mostre. O maior problema é que – com o passar dos tempos, nos esquecemos a quem devemos obedecer, não é mais o nosso coração mas a perfeita vontade do nosso Senhor.

    Luiz Marques Lucas Filho
    http://revistaevangelico.blogspot.com.br/

  22. Tatiane Barbosa disse:

    O Pastor tem razão, simplesmente, porque a Palavra de Deus diz isso mesmo. A Bíblia è um Código de Vida que o Pai nos deixou. Quer obter sucesso na vida, sem perdas de tempo e economizar dores pra você e para outras pessoas? Então, obedeça!
    Em segundo lugar, eu vivi em primeira pessoa as consequências de uma relação com um nao cedente. Se assim posso denominar uma pessoa que já ouviu falar de Deus, mas nao confiava Nele para resolver seu problemas. Eu o conheci antes de me decidir ao batismo, estava afastada de Deus.
    Dentro de mim existia duas vozes diferentes que me falava sobre o que eu deveria fazer. Uma voz me dizia: deixa-o; a outra dizia: você esta na igreja, pode servir como testemunho e ele se transformar vendo a sua transformação. Moral da historia me deixei levar por esta segunda voz..e o que eu consegui…Ele ia a igreja? Sim. Ele lia a Biblia? Sim. Ele ate se batizou. E, ele mesmo nao via a hora de se batizar. Mas quem è que operou tudo isso? Eu. E a Palavra de Deus diz: nao preciso que ninguém defenda o meu reino. Toda obra que Deus inicia Ele leva a cumprimento, mas a obra feita pelo homem è derrubada.
    Devemos confiar em Deus acima de tudo, mesmo que muitas vezes o nosso "Eu" salte no teto. Ele è Deus, as via Dele è mais alta que a nossa. Se Ele disse que devemos nos comportar assim façamos pois Sua Lei foi construída para o nosso bem. Lembre-se na mesma medida que tratamos, nos seremos tratados…Ele nao espera ser tratado como remédio para dor de barriga, que você mantém no armário fechado ate o momento da necessidade e depois pretenda que este sempre funcione. Atenção, você pode ter perdido a validade! E será difícil porque Jesus disse: sem mim vocês nao podem fazer nada.

  23. Paulo Eduardo disse:

    Não vou entrar no mérito da discussão, mas contar uma história pessoal: há algum tempo me apaixonei por uma moça. Era evangélica e eu, católico. Eu a amava. Ela me convidou para os cultos, na AD. Eu ia e até gostava. Mas, quando fui pressionado para "aceitar Jesus", vi que teria que optar. E optei. Fiquei com a minha Fé, a Igreja de Sempre: Católica Apostólica Romana. Ela casou-se com um "irmão"… Deus que me perdoe, mas alguns anos depois, fiquei sabendo que ele batia nela. Eu jamais faria isso. Enfim, cada um faz suas escolhas, mas o fato de se casar com uma pessoa "do mesmo jugo" não é garantia de que a união será feliz ou duradoura.

    1. Erika disse:

      Meu querido, A verdade e que esse cara realmente nao era um servo de Deus,se ele fazia isso,tem muito lobo dentro da igreja desfarçado de cordeirinho,ele nao tinha Deus no coraçao,e voce fez o certo,ninguem deve fazer o que nao e do seu coração.

  24. emanuella disse:

    vc pecebem que muita gente critica mais essas pessoas são as que ñ conhece a palavra de deus mais deus abençoe do mesmo jeito ou crente ou ñ mais deus é amor mais tbm é justiça para vcs ñ criticarem coisas que vcs ñ sabe leiam a biblia que vcs vão entender!

  25. renata disse:

    Conheço várias pessoas que casaram com incrédulos e hj pagam um preço desgraçado, eu fico com a Palavra de Deus que diz NÃO VOS PRENDAIS A UM JUGO DESIGUAL COM OS INFIÉIS; PORQUE QUE SOCIEDADE TEM A JUSTIÇA COM A INJUSTIÇA? E QUE COMUNHÃO TEM A LUZ COM AS TREVAS?2 CORÍNTIOS 6;14. ANDARÃO DOIS JUNTOS, SE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO? AMÓS 3;3.

  26. Renan disse:

    Sou cristão, estou paquerando uma moça que não é cristã, mas ela possui ideais de paz, e amor, ela é budista. Nós estamos nos conhecendo, mas estou colocando nas mãos de Deus, mas eu tenho o desejo no meu coração de conhecê-la e namorá-la futuramente, e dá pra ver que ela corresponde. O que quero dizer é que em você pode encontrar alguém que foi colocado no seu caminho, por Deus, e nós possuímos o livre arbítrio para escolher, devemos tomar cuidado sim, tanto que estou me vigiando porque pode ser que seja, como também não. E o principal é você levar uma vida a conhecer a salvação de Cristo, independente de namorarmos ou não é manter a amizade. Deus não vai chegar e falar pra você: “Filho eis que essa é vossa amada” e também, convenhamos, os casamentos arranjados de antigamente até poderiam fazer pessoas felizes mas acho que faziam mais pessoas tristes do que felizes. Nem todos são pra namorar, existem pessoas que namoram por influencia dos outros, ou dos próprios pais que exercem pressão e acabam por ser infelizes… Existem pessoas com defeitos e qualidades, mas o que nós pudermos fazer pra melhorar, é sempre bom, em algumas igrejas vemos pessoas acomodadas que vivem dizendo que não conseguem arranjar namorado(a), mas nem mesmo sabem o que conversar ou ter um assunto pra discutir, não conseguem se expressar, ou então não se cuidam esteticamente e de sua saúde principalmente, eu acho que nenhum homem ou mulher que se preze, vai querer alguém que não se cuida e que precisa de outra pessoa para se sentir amada. O essencial é que as pessoas que estão dentro das igrejas busquem a Deus acima de tudo, mas por favor vamos cuidar do templo galera.

    1. jackeline lima disse:

      Desculpa esfarrapada essa sua. Se você fosse um cristão sincero você jamais pensaria em ter nada com essa moça sabendo que ela é incrédula. Ore e peça ao Senhor para que ele possa lhe preparar uma outra mulher da vontade dele. Namorar com pessoas incrédulas é furada, eu sei disto porque conheço uma amiga minha que nasceu em berço cristão, era cristã em Cristo e se casou com um incrédulo. Até hoje ela sofre muito com ele. Ele tirou ela da igreja. Assim como ocorre com muitos cristãos que desobedeceram a voz do Senhor.

      1. Renan disse:

        Minha irmã, não estou dando nenhuma desculpa esfarrapada, aliás eu nem cheguei a namorar com tal garota, pois não é da vontade de Deus, só que até afora não encontrei ninguém que seja compatível pra mim, estou esperando no Senhor, mas isso não significa que não posso conhecer outras pessoas. Talvez você ficou meio incomodada pois você deve ser o tipo de mulher que comentei anteriormente, não se sinta ofendida, é apenas um toque pois, todo mundo tem padrão de beleza, seja interior ou exterior. Eu procuro os dois, e por isso não encontrei ninguém ainda que me satisfaça completamente, difícil encontrar alguem que tenha vida com Deus, seja uma pessoa meiga, dócil, sincera, companheira e linda ao meu ver, mas enquanto não chega, espero no Senhor. Nunca disse que namoraria uma incrédula. Só to dando um toque para irmãs como você, não fiquem reclamando… Pois eu prefiro ficar sozinho com Cristo do que encontrar uma garota que não tenha todas as qualidades de que falei… Tão pouco alguém que não seja cristã. O mercado está exigente até pra relacionamentos… Rsrs

  27. Anonimo disse:

    Namorei duas vezes, nesse período percebi o quanto alguns rapazes evangélicos estão longe de seguirem o caráter de Cristo, além do mais, Estes rapazes não querem compromisso sério, querem apenas brincar com os sentimentos das meninas e manipulá-las. No último relacionamento, o rapaz implorou em nome de todos os santos que eu cedesse e me entregasse pra ele e assim eu seria a mulher mais feliz do mundo. Resumindo, não cedi, ele por sua vez falou que não ia aguentar por muito tempo e que teria que fazer com outra pessoa. Então acabei o namoro com este indivíduo. Conversando com minhas amigas, sempre ouço as mesmas histórias… traição, manipulação, preguiça, mal caráter.
    Infelizmente!

  28. Raimundo Milton disse:

    O amado Pastor falou que jugo desigual é a união de cristãos com não cristãos, católico seriam ou não cristãos?

  29. Bruna disse:

    Olá!
    Não sou cristã. Modéstias à parte, sou uma pessoa do bem, tranquila e respeitadora. Não creio em muitas coisas que são ditas na igreja, ou na bíblia. Fui batizada na igreja católica mas não sou uma pessoa religiosa, justamente por não concordar com muitas coisas, tanto que a religião católica prega, quanto a evangélica, quanto qualquer outra. Me desculpem, mas não acredito que haja uma religião certa, ou errada. Resumindo, eu poderia dizer que não sigo nenhuma religião. Sou muito tranquila e mente aberta para tudo, tenho amigos de várias religiões, inclusive já fui à cultos e missas por exemplo para prestigiá-los. Gosto muito da forma como a religião motiva as pessoas a amadurecerem e encontrarem um estilo de vida do bem, mas há coisas que realmente contesto. Não acredito que todas as decisões da sua vida devem ser baseadas na Bíblia, cegamente, sem avaliar direito o que se é dito. Acho que deve haver um senso crítico para tudo. Como disseram acima, “não existe castigo ou recompensa, existem consequências das nossas escolhas”. Pra ir direto ao ponto: conheci um cristão e estamos juntos já há algum tempo. O amo muito, como sei que ele também me ama, nós fazemos muito bem um ao outro. Somos pessoas completamente compatíveis. Só não é perfeito por uma questão de rótulos. Não acho que nossa história se encaixe em nada que vi aí em cima. Não posso me imaginar afastando-o da igreja, sei como é importante e faz bem a ele. Não sou o tipo de pessoa que já descreveram aí em cima. É verdade que não creio da forma que ele crê, e provavelmente nunca crerei, mas estou longe de ser “as trevas” a que se refere o versículo “E que comunhão tem a luz com as trevas?”. Acho um absurdo que nosso relacionamento seja “reprovado” por uma questão idiota de rótulo. Não somos luz e trevas. Não somos céu e inferno. Não somos samba e oração, como disseram em cima. E nem pensem: Fiquem juntos que eu sei que um dia você aceitará cristo, como ele. Claro que é possível de um dia acontecer, não conheço o dia de amanhã, mas minha realidade hoje é outra. E é com ela que temos que trabalhar. Resumindo a história, é um namoro entre um cristão e uma pessoa não-cristã, mas não como se esses dois adjetivos fossem opostos, como luz e treva, como se fossem apenas qualidade diferentes, entendem? Alguém já passou por algo parecido? Alguém entende o que estou dizendo???

  30. Ivan disse:

    Estou gostando de mulher não crente o que devo fazer?
    Aparentemente ela me apoia, não fala mal, e até gosta de música gospel.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *