Brasil

Teólogo lamenta falta de incentivo ao pensamento crítico entre evangélicos: “A fé não deve ser irracional”. Leia na íntegra

Comments (40)
  1. Um Rabino escreveu também sobre a importancia de termos uma Fé Racional:

    A Importância de uma Fé Racional

    "Excluindo-se 1 bilhão e meio de comunistas, a maioria da população mundial declara sua crença em um Ser Supremo. O problema para a grande maioria dessas pessoas é se há uma Providência Divina no mundo.
    Pessoas mais racionais preferem acreditar em um Criador do Universo, mas não tem certeza de que o Poder que criou o homem e seu meio está preocupado com seu bem-estar atual e destino final. Eles foram ensinados a procurar milagres, sinais da intervenção divina para provar a Sua existência e preocupação para com a humanidade. Providência não é sinônimo de intervenção"

    Leia Mais:

    http://blogdofabianocaldas.blogspot.com.br/2012/07/a-importancia-de-uma-fe-racional.html

    1. Prezado. O que tem comunismo a ver com ateísmo? Talvez o mesmo que terrorismo tem a ver com teísmo, não? Pessoas mais racionais preferem NÃO acreditar em um Criador do Universo, pois tal hipótese só complica, em nada simplifica, e racionalidade começa por não se misturar coisas que são, por princípio constitutivo, independentes. Como exemplo bem notório, não sou comunista e nem adepto de tal ideologia, contudo sou ateu. A propósito, não sou amoral por causa disso também não. Antes que venha de novo embaralhar as coisas, moral não se atrela ao teísmo ou religião. Todo grupo social, teísta ou não, religioso ou não, tem seus padrões morais, que certamente podem confrontar-se ou concordarem. O que é moral para o muçulmano certamente pode não sê-lo para você ou para a sociedade ocidental. Que tal pensar um pouco e usar a lógica, começando por não misturar coisas imiscíveis por definição. Que tal aplicá-la às suas convicções e aos fatos verificáveis no mundo natural. Medo de por seu "deus" à prova? Como diz o Dr. House… http://www.youtube.com/watch?v=Hi0WOaDtPlw Pense, amigo, pense. http://www.youtube.com/watch?v=107NOt8aHTY Abraços.

  2. Pitagoras disse:

    Fé e razao não se quadram. Onde entra a fé, sai a razão, e vice-e-versa.

    1. marcos oliveira disse:

      leia numeros cap 14.7-12 e tire sua conclusao !

    2. Pitagoras disse:

      Oliveira, gostaria de saber sua própria opinião, se tiver, e não ficar repetindo versículos bíblicos. Não é porque a bíblia diz algo, que eu sigo cegamente. Tenho meus próprio métodos de tirar conclusões.

  3. Se fosse para ter fé irracional, Deus teria dado fé aos animais!

  4. pra ir para o ceu, não precisa ser racional, basta pagar!

  5. È muito salutar, e verdadeiro a sua observação, caro Ruy Marinho.O que eu discordo é que haja uma intelectualidade muito abrangente neste meio chamado cristianismo.E isso pode ser constatado considerando os
    números que a cada década se contabiliza por meio das estatísticas.

    Quantos lideres evangélicos seria capaz de responder com a verdade, se perguntado fossem por algum
    membro da sua denominação, se o evangelho pregado e vivido nos dias atuais,é realmente o evangelho
    do Senhor Jesus? Na verdade a bíblia tem pouca influência na caminhada do crente de hoje.O que mais
    prevalece,é o carisma do seu líder.

    Não há questionário , não há interrogação.E quando há, o sistema já dispõe de mordaça que já provaram ser bem eficaz. E com suaves palavras e lisonjas , enganam o coração dos simplices, ou incautos, Romanos 16;18.

  6. Eddie Batista disse:

    6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

    Se preferirmos podemos nos guiar sim pela palavra e não servirmos de massa de manobra.Somos seres livres para pensar , e o mesmo Espírito que inspirou Paulo esta accessível nos dias atuais, não importa se você cursou Teologia na melhor faculdade do pais, você tem que nascer da água , te sido gerado e suas convicções estarem alicerçada na palavra , duvido que servirá de ferramenta para engrossar essa fileira que esta sendo mencionada. A própria palavra nos orienta "ouvir tudo e reter o que for bom", não pense que conhecimento bíblico é reservado somente para os intelectuais não .O Espírito Santo é que é o Auditor da ISO 9000 do céu e a ele ninguém pode contestar, sabemos que ele é como vento e sopra onde quer. E há sim no meio do cristianismo intelectualidade que abrange as camadas sim só não acredita quem não quer , e também não é qualquer um que consegue processar o cristianismo , é preciso querer e ser revelado caso contrário vai se encontrar N motivos pra tentar desacredita-lo.Somos seres pensante sim e com a capacidade para discernir tudo que nos for ministrado, não concordo com a "suposição" deste "dito " teólogo.

    1. Davi José disse:

      é fato que voce Eddie ,confirma tudo que o teologo disse ,afinal vc realmente gosta de ter o coraçao aquecido com bastante palha e nao tem questao nenhuma de pensar …

    2. Eddie Batista disse:

      Negativo,não concordei com o teólogo em hipótese alguma, ele sugere que os cristãos da atualidade tem servido de massa de manobra ,por imposição pastoral.Eu jamais concordaria com uma sandice dessas, todo mundo tem o direito de ser critico sim de discordar sim e não se deixar manipular por liderança. Me desculpe mas não entendi sua postagem , ou seja seu comentário parece que esta faltando alguma coisa pra eu encontrar coerência. Gra e PAZ!

  7. Roni Pauli disse:

    Puxa quanta "sabedoria ", e até estranho ouvir uma colocação como se o povo de Deus estivesse seguindo a homens, demonstra uma falta de conhecimento total do que hoje é o povo de DEUS e o seu ESPIRITO que nos guia, a bem da verdade não estão todos no mesmo nivel mas pelo dialogo pessoal ESTAMOS indo , e QUEREMOS SER RESPEITADOS, que Deus nos abençoe a TODOS.

  8. Luiz Alberto Araujo Bezerra disse:

    Porque que as denominações não querem que seus membros tenham o pensamento crítico? A resposta é simples: Assim fica mais fácil que aceitem tudo que é publicado como sendo o alimento espiritual no tempo certo.
    Conheço irmãos que não concordam com certos ensinos de suas denominações, mas nada podem fazer, porque a cúpula interpreta e diz que está de acordo com a Bíblia daquele jeito. Ou aceita daquela maneira ou então a única saída é sair em busca de outra denominação.

  9. Joel Lozer disse:

    Existe uma afirmação que diz: quanto mais ignorante o povo, melhor pra nós.

    É interesse de gente mal intencionada ter nas mãos, mãos de ferro, um povo ignorante para transformá-lo em massa de manobra.

    Um povo alienado, que carrega consigo uma passividade doentia, mórbida, e que acha possuir mansidão.

    Uma falsa mansidão que na verdade se esconde atrás de uma covardia travestida de pacifismo.

    Gente omissa que fica em cima do muro, agindo assim sabe-se lá por que. Talvez por interesses pessoais.

    É aí que entra o pensamento critico que tem por finalidade contrabalançear as ações desses aproveitadores.

    Lembre se que a omissão em fazer o bem é tão nociva quanto à ação do mal.

  10. Joabe Rios disse:

    Também lamento muito!

  11. Concordo! O apóstolo Paulo exorta-nos á não sermos escravos de homens.( l Cor.7:23).Ele também, estimúla á proceder como os cristãos de beréia.Mas, a maioria dos pastores não aceitam discordâncias.Quando isso acontece, o membro é vilipendiado, taxado como sectarista. Eu sou membro da lmpd mas, sempre digo: só estou com o apóstolo enquanto ele tiver com a palavra; o meu compromisso só é com a palavra de Deus. Graças a Deus, Ele tem me dado conhecimento suficiênte para saber quem é o sacerdote e bispo da minha alma. Muito obrigado pela matéria.

  12. Eduardo Silva disse:

    Os fatos comprovam isso: os evangélicos, em sua maioria, não tem senso do crítico. Boa parte do que os pastores pregam são aceitos sem o mínimo de conferência, como fizeram os beranos, em Atos. Infelizmente, milagre e bençãos materiais é o foco da maioria das igrejas evangélicas brasileira.

  13. Verdade! Temos que denunciar sim, até para o Ministério Público. essa história de nãao toqueis nos meus ungidos é furada, fosse assim Lutero não teria feito a Reforma e nós estaríamos até hj beijando a mão do papa.

    1. A frase bíblica “Não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105.15) tem sido empregada para os mais variados fins. Maus obreiros e falsos profetas se valem dela para ameaçar seus críticos; crentes mal-orientados usam-na para defender certos “ungidos”; e outros ainda a empregam para reforçar a idéia de que não cabe aos servos de Deus julgar ou criticar heresias e práticas antibíblicas.

      Quando examinamos o contexto da frase acima, vemos que ela está longe de ser uma regra geral. Uma leitura atenta do Salmo 105 não nos deixa em dúvida: os ungidos mencionados são os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e José (vv.9-17). Ademais, o título “ungido do Senhor” refere-se tipicamente, no Antigo Testamento, aos reis de Israel (1 Rs 12.3-5; 24.6-10; 26.9-23; Sl 20.6; Lm 4.20) e aos patriarcas, em geral (1 Cr 16.15-22).A frase bíblica “Não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105.15) tem sido empregada para os mais variados fins. Maus obreiros e falsos profetas se valem dela para ameaçar seus críticos; crentes mal-orientados usam-na para defender certos “ungidos”; e outros ainda a empregam para reforçar a idéia de que não cabe aos servos de Deus julgar ou criticar heresias e práticas antibíblicas.

      Quando examinamos o contexto da frase acima, vemos que ela está longe de ser uma regra geral. Uma leitura atenta do Salmo 105 não nos deixa em dúvida: os ungidos mencionados são os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e José (vv.9-17). Ademais, o título “ungido do Senhor” refere-se tipicamente, no Antigo Testamento, aos reis de Israel (1 Rs 12.3-5; 24.6-10; 26.9-23; Sl 20.6; Lm 4.20) e aos patriarcas, em geral (1 Cr 16.15-22).

    2. Isso memo Aparecida De Fátima Fausto leia 2 Co 1:21, quem nos ungiu é Deus, todos nós somos ungidos, não só uma classe clerical, nem precisa mais ficar besuntando a cabeça com azeite. isso era no tempo dos reis. Deus nos selou com o Espírito

  14. …Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36…

  15. Luiz Ferreira disse:

    Concordo, e estimulo a sermos como os irmãos de Beréia, precisamos demonstrar com coerência que muitas coisas não são da maneira como se devia ser e aos que acham que não se deve julgar fica o que esta escrito em Provérbios 21:3 "Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer lhe sacrifício."

  16. A critica é só contra os "outros". Aqueles que não comungam e não professam a mesma fé. Aqueles que não são adeptos do estilo de vida evangélico. O pior é que a grande maioria dos evangélicos se diz supeior moralmente, mas são os que mais discriminam, mais pregam o preconceito e o ódio as minorias.

  17. Se tem algo que a humanidade se diferencia de um animal, este se chama a razão. Se vc sacrifica a razão, vc pode ser comparado a um animal. Aliás é isso que a religião faz, ela sacrifica a razão e faz com que homens se comportem como animais. A humanidade só chegou ao nível de civilização hoje devido esclusivamente a RAZÃO e a CIÊNCIA e não a irracionalidade e a religião que só atrasam. Não interessa muito aos pastores capitalistas que vc questione.. afinal o que leva vc para o céu é o dinheiro e não usar a cabeça.

  18. Luciana Braga Pereira disse:

    Os cristãos precisam estar mais atentos e críticos em relação ao que se é pregado e ensinado por aí! Tem muita gente com fé genuína sendo enganada por mensagens que falam de Deus, mas que vão totalmente contra o que a Bíblia realmente ensina. Ser crítico não é ser arrogante, brigão, perder o controle, etc. Ser crítico, é ser estudioso, investigador da palavra de Deus, sempre com coerência e com instrumentos verdadeiros que possam fortalecer a nossa fé! Como diz a palavra de Deus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"!

  19. Edgard Carlos vc nem imagina qdo fui ungida a missionária o tanto de azeite que derramaram em mim, más valeu gostei…

  20. parabéns pastor concordo contudo que o pastor falou

  21. Deusilan de Sousa disse:

    Fé racional, só é possível quando a liderança é segura e equilibrada, logo, com idoneidade moral e caráter ajustado.Líderes que acham estar acima de julgamentos e críticas geralmente são esses os bloqueadores da racionalidade. Paulo nos recomenda que até o nosso cultuar a Deus deve ser de forma racional. Sendo o próprio Deus a fonte de toda racionalidade, prova disso é um universo devidamente ordenado.

    1. Fabio Lima disse:

      Compartilho da mesma linha de pensamento, por entender que só através da racionalidade e que muitos paradigmas serão quebrados dendro das igrejas. Gostaria de frisar que não estou sendo cético ou pragmático, mais o que existe de aproveitadores ludibriando o povo não é fácil. Em suma comungo desse conceito filosófico.

    2. Deusilan de Sousa disse:

      Paradgma.Cético. Pragmático. hum tá intelectual hein? Na verdade devemos aliar fé a racionalidade, que fica equilibrado.

  22. Jacilene Paz disse:

    Você acredita que até pra votar você não pode escolher seu candidato. se a igreja colocar um os lideres obrigam a você votar no candidato que se elegeu pela igreja e que se não concordar está debaixo de maldição, sempre usando a frase é melhor você obedecer do que sacrificar. Está em desobediência e contra Deus. Usando o Evangelho para conseguir dos fieis o que querem, alegando que temos que ter um representante, sem se importar se o tal candidato é apto para o exercício do mesmo. Se não ama a igreja sempre amaldiçoando os irmãos por não concordarem, Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
    4) Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO DEVEMOS VOTAR EM CANDIDATOS QUE SÃO LANÇADOS NAS IGREJA, MAS SIM EM TERMOS O DIREITO DE AVALIAR E ESCOLHER AQUELE QUE TEM MAIS CAPACIDADE PARA O CARGO. TEMOS VISTOS MUITOS POLÍTICOS EVANGÉLICOS OU QUE SE DIZEM EVANGÉLICOS CORROMPIDOS E ENVERGONHANDO A IGREJA DE CRISTO.

  23. Wagner Santos disse:

    Sensacional fui abençoado com essa matéria, que essa verdade possa ser proclamada para ver se o povo acorda.

  24. O grande problema que encontramos na Igreja do Primogênito no final do seculo XX e inicio do XXI, é que nos achegamos a CRISTO por sua misericórdia e amor e logo em seguida, isso acontece na grande maioria das igrejas Protestantes históricas, pentecostais, neo pentecostais, emergentes e até mesmo no meio católico, o novo cristão é orientado a ir pra linha de frente a testemunhar, a evangelizar, a pregar sem ao menos saber o que realmente aconteceu verdadeiramente com ele e com sua vida de agora em diante. Não se discípula mais como o MESTRE fez durante três anos e meio, não gastamos mais nosso tempo ensinado as pessoas sobre a compaixão e o amor de DEUS pela humanidade perdida, mas em sermos prósperos e abastados; nos perdemos e temos colocado o Reino de DEUS em descredito perante os homens, por não insistirmos na leitura da palavra, na oração e enviar os comissionados para as Faculdades teológicas para um maior preparo para o ministério Cristão e para a vida.

  25. Eu ja disse, e torna a dizer que nas igrejas evangelicas e pentecostais por onde eu passei e permaneço, foi implantado um regime ditatorial escravocratico nessas igrejas, ou voce obedece ou obedece, é ditatorial e escravocraico mesmo. eu fui por muito tempo tido como hereges dentro das igrejas, porque ja naquela época de 1960, eu ja tinha um conhecimento de seminario; passei naquela epoca, 1960; quatro anos interno, em um seminario, estudando a palavra de Deus e quando sai fui tido como herege; as igrejas são tão crueis que ainda hoje, para mostra seu regime escravocraticos, eu voltei para a igreja que eu ajudei fundar muitas delas ha mais de quarenta anos atras, ainda hoje sou considerado nesta mesma igreja um simples obreiro, não sou reconhecido como pastor, como de fato eu sou; pois eu sou pastor de fato e de dereito; passei por uma convenção evangelica respeitade do distrito federal, foi ordenado a pastor, mais a igreja por seu regime ditatorial mim considera como um simple obreiro, na igreja eu não posso nem me expressa como pastor, pois dizem logo, não ele é apanas um obreiro, nas igrejas evangelicas hoje alem de faltar incentivo para um pensamento critico, se voce criticar voce é cortado e ainda aparece os chavões, de algues puxa saco; dizendo, não toque no ungido de Deus, eu sempre fui aquela ovelha que diga assim procure conhecer quem é o seu pastor, procure conhecer o seu pastor, não se deixe enganar com palavra persoasivas, com falsal ilusões de profecias, Jesus ja dizia que nos ultimos tempos surgiria muitos falsos profetas

  26. Concordo plenamente com o Ruy, o Apostolo João em 1 ª carta 4:1 nos ensina a provar os espiritos, mas para isso temos que ter uma mente fundamentada na Palavra de Deus, a availiação requer raciocínio, para discernir: palavras, pessoas, movimentos. Isso é crucial e vital pois o fim está próximo e essas coisas já estão diante de nós. Cuidado

  27. Clark disse:

    Esse bloqueio já existe á muito tempo. Essa fé emburrecida que os pastores pregam a crente crédulo é fruto de uma teologia diabólica e manipuladora, não existe nada de Deus nisso. Isso é pastor tratando ovelha como gado. Alias indo mais além é Lobo tratando ovelha como gado, porque isso não é pastorear. A fé sim tem que começar na consciencia. Ou como as pessoas vão crer não lhes forem pregados a verdade?Tudo tem que ser lido nas escrituras cuja chave hermeneutica para se entender é Cristo e a sua manifestação sublime de amor que nos dá a graça.

    A fé e fundamentada no amor e esse amor é consciente e guiado pela sabedoria que só tem quem estuda o que está escrito.

    Seja quem for, apóstolo, pastor, bispo etc eles não diferem em nada não são melhores que ninguém alias eles é que estão numa situação complicada diante de Deus por pregarem besteiras e muitas vezes consciente da verdade.

  28. Não precisaria ser irracional mesmo, mas o que mais deparamos é com a irracionalidade, por isso o número de cristãos evangélicos cresce na mesma medida que o de torcedores de times de futebol… não são pessoas que "costumam " raciocinar e desenvolver uma crítica sadia sobre tudo… o fruto dessa alienação é o que se vê na política… ex-atletas… ex-artistas… bancada evangélica em um estado laico… por isso o Brasil anda pra trás…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *