Um incêndio florestal de grande magnitude não destruiu uma cruz erguida em uma colina na propriedade de uma faculdade na cidade de Malibu, na Califórnia (EUA).
O monumento da cruz de madeira permaneceu intacto após o incêndio florestal devastador que consumiu milhares de m² na região. O terreno onde a cruz está instalada pertence à Pepperdine University.
Na imprensa local, o incêndio foi apelidado como Franklin Fire, e destruiu mais de 1,6 milhão de m² no Condado de Los Angeles até 9 de dezembro, segundo as autoridades da Califórnia.
Apesar da destruição, a cruz de madeira, com 6 metros de altura e ancorada em cimento, resistiu às chamas.
A universidade, situada abaixo da colina onde a cruz está localizada, implementou protocolos de emergência enquanto o incêndio avançava. Embora danos estruturais tenham sido reportados inicialmente, não houve feridos.
Em uma declaração, a universidade descreveu a preservação da cruz agora é visto como um símbolo “tangível para nos ajudar a superar a dificuldade”.
A cruz foi instalada em dezembro de 2018 pela fraternidade Sigma Chi, após uma tragédia local que resultou na morte de 12 pessoas. No mesmo ano ocorreu um incêndio apelidado de Woolsey, mas os membros da fraternidade reconstruíram a cruz no local atual, simbolizando resiliência e fé.
A estrutura já havia enfrentado provas de fogo no passado. Um dos membros da fraternidade disse que, embora a tinta da cruz seja à prova d’água, não é resistente ao fogo, tornando sua sobrevivência ainda mais significativa.
O presidente da Pepperdine University, Jim Gash, expressou orgulho pela resiliência da comunidade durante a emergência e citou a parábola dos dois construtores, narrada em Mateus 7:24-27, como uma lição para os eventos vividos.
“Com a ajuda de Deus, continuaremos firmes”, declarou Gash, encerrando com palavras de encorajamento para o restante de dezembro e o início do próximo ano, segundo informações do portal The Christian Post.
We hiked to the cross on the hills above campus this morning. pic.twitter.com/XnWwMQnGo4
— Pepperdine University (@pepperdine) December 11, 2024