Um pastor se viu obrigado a usar seu treinamento em MMA para afastar um ladrão armado com um machado que invadiu uma igreja na manhã do dia de Ação de Graças.
O pastor subjugou o suspeito até a Polícia chegar, garantindo a segurança da propriedade da igreja. O incidente ocorreu na Igreja da Primeira Família em Antioch, Califórnia (EUA), na manhã da última quinta-feira, 27 de novembro, Dia de Ação de Graças.
Quando o sistema de alarme da igreja foi acionado, o pastor Nick Neves foi ao local e ao chegar, encontrou um homem quebrando as janelas com um machado, para tentar invadir o templo. Em vez de fugir, o intruso optou por confrontar Neves, levando a uma luta no estacionamento da igreja.
Neves, cujo histórico inclui treinamento em artes marciais mistas (MMA), como jiu-jítsu e kickboxing, conseguiu subjugar o criminoso até que os policiais pudessem prendê-lo, de acordo com informações do News Nation.
“Gritei para ele parar, e [avisei que] a Polícia estava a caminho. Ele correu e eu o agarrei, e acabamos brigando no estacionamento da igreja”, disse o pastor, pontuando que seu treinamento em artes marciais o ajudou a controlar a situação sem causar danos significativos ao criminoso.
“Eu consegui prendê-lo no chão, e ele se levantou e tentou fugir várias vezes, mas basicamente apenas tentando cansá-lo porque eu sabia que poderia suportar mais que ele”, contou o pastor Neves.
O Departamento de Polícia de Antioch confirmou o relato do pastor: “Quando o ladrão viu que suas ações perversas foram descobertas, ele decidiu lutar com o pastor em vez de se arrepender. O que ele não sabia era que o pastor venceria essa batalha do bem e do mal”, diz uma publicação feita pela Polícia no Facebook, que também fez referência às Escrituras: “Mas os justos são ousados como um leão”.
Não houve feridos
De acordo com a emissora WKRC, o suspeito estava usando o machado para quebrar janelas da igreja quando o pastor chegou: “É simplesmente irônico. Se ele tivesse vindo alguns dias antes, ele teria sido abençoado, teria recebido comida e sido cuidado”, disse o pastor.
A igreja concluiu recentemente um projeto comunitário com o objetivo de ajudar os necessitados. “Mas ele decidiu, em vez disso, quebrar janelas e profanar propriedades e fazer algo que prejudicaria os ministérios”, acrescentou Neves.
O motivo do suspeito para invadir a igreja ainda não foi esclarecido. As autoridades não revelaram se o indivíduo estava sob a influência de drogas ou álcool. A Igreja da Primeira Família teve as janelas quebradas, mas nenhum outro prejuízo.