Martinho Lutero acreditava que, ao lado da teologia, a música era a forma mais elevada de adoração. E por séculos, o canto congregacional tem sido uma parte proeminente dos cultos da igreja.
“Um dom de Deus a ser nutrido e usado pelo homem para seu deleite e edificação, como meio de louvar o Criador e como veículo para a proclamação da Palavra de Deus”, dizia Lutero.
No entanto, muitas igrejas, infelizmente, não estão mais priorizando o canto congregacional como parte dos cultos hoje.
Em um mundo em conflito com a religião organizada em declínio, é imperativo que as igrejas restaurem um dos princípios favoritos de Martinho Lutero: o canto congregacional. Nossa responsabilidade como crentes em Deus é cantar juntos.
Ao longo das Escrituras, a ordem de cantar é dada ao povo de Deus mais de 400 vezes. Efésios 5:19 instrui os crentes a se dirigirem uns aos outros em “salmos, hinos e cânticos espirituais”.
Somos espiritualmente renovados, realinhados e santificados cantando ao Senhor e cantando uns aos outros como o corpo de Cristo.
No entanto, os números de hoje são reveladores: em 1998, 54% das igrejas nos Estados Unidos tinham um coral, de acordo com o National Congregations Study. Apenas 20 anos depois, a porcentagem de coros diminuiu para apenas 42% das congregações – uma queda de 12%.
As grandes igrejas evangélicas, principalmente, lideraram a tendência: passaram de dois terços (69%) com coros em 1998 para pouco mais de um terço (36%) em 2018. No lugar dos coros, que costumam servir de catalisador para a educação musical e a promoção do canto entre todas as idades, muitas igrejas optaram por ter músicos treinados se apresentando em um palco enquanto os fiéis ouvem em vez de cantar junto.
Outra grande razão pela qual uma congregação pode não estar envolvida com o canto é um pastor sênior que simplesmente não gosta disso. C. S. Lewis acreditava que cantar não apenas completa nossa fé, mas também é um ato que deve ser apreciado.
Em seu livro Reflexões sobre os Salmos ele escreveu:
“Acho que nos deleitamos em elogiar o que gostamos porque o elogio não apenas expressa, mas completa o prazer; é a sua consumação designada”.
Acredito que esse conceito também é o motivo pelo qual muitos de nossos heróis espirituais, como Martinho Lutero, Charles Spurgeon, JC Ryle e Philip Schaff, produziram hinários além de pregar e ensinar.
Outros, incluindo Richard Baxter e João Calvino, escreveram seus próprios hinos. Os pastores hoje têm a responsabilidade de modelar e demonstrar a importância do canto; eles devem se deliciar com o canto de sua congregação e participar com alegria e autenticidade.
Outras razões pelas quais o canto congregacional está em declínio são o uso de apresentações multimídia pelas igrejas que substituem o canto; menos pessoas frequentando a igreja pessoalmente (o canto congregacional praticamente não é o mesmo); assim como a seleção de músicas que não são inspiradoras.
O fato é que grandes canções resistiram ao teste do tempo. Eles foram transmitidos por gerações e devemos passá-los para nossos filhos. Reúna qualquer grupo de cristãos e praticamente todos podem cantar Amazing Grace (“Maravilhosa Graça”) com confiança e paixão.
Somos atraídos para cantar boa música, assim como somos atraídos para admirar uma bela pintura. Os pastores devem escolher a música que irá inspirar aqueles que a cantam.
À medida que nos reunimos em igrejas novamente, em meio à divisão e após uma pandemia devastadora, as igrejas em todo o mundo têm uma oportunidade incomparável de redefinir o canto congregacional, restaurar nossa esperança e reunir a Igreja na adoração centrada em Cristo.
E por causa de nosso próprio testemunho, agora é o momento perfeito para nos reunirmos como povo de Deus para cantar e proclamar a todas as nações que nossa esperança é encontrada somente em Cristo.
*Artigo do premiado compositor Keith Getty, originalmente publicado no portal The Christian Post.