A Netflix anunciou a roteirista e diretora dos novos filmes de As Crônicas de Nárnia, saga de fantasia escrita pelo autor cristão CS Lewis. A escolhida foi Greta Gerwig, que dirigiu o filme Barbie e Adoráveis Mulheres.
Desde que a Disney desistiu de seguir adaptando os livros As Crônicas de Nárnia para os cinemas, diversos rumores ocuparam as manchetes dos veículos de imprensa falando sobre novos filmes. Um dos livros mais cotados ao longo desses anos foi A Cadeira de Prata.
Em 2018, a Netflix adquiriu os direitos de adaptação dos livros para o cinema e televisão de todos os livros da saga. Após essa aquisição, um acordo havia sido anunciado para que os novos filmes e uma inédita série fosse produzida.
À época, o produtor Mark Gordon – que esteve envolvido na pré-produção do filme A Cadeira de Prata, que não vingou – foi anunciado como o responsável pelo projeto, que prometia “uma nova versão do universo fantástico muito diferente dos longas originais”, lançados pela Disney.
De acordo com informações da CBN News, essa é a primeira vez que uma empresa detém os direitos sobre todos os sete livros da saga. Os três filmes lançados pela Disney arrecadaram US$ 1,5 bilhão ao redor do mundo, e há expectativa por parte da Netflix de que o sucesso se repita com seus novos filmes.
A parceria entre a Netflix e a The CS Lewis Company prevê que os filmes e séries produzidos se complementem, reproduzindo a estratégia usada pela Marvel e também pela franquia de cinema Star Trek.
Os livros do autor cristão Clive Staples Lewis venderam mais de 100 milhões de cópias até hoje, sendo traduzidos para 47 idiomas ao redor do mundo.