A informação de que o missionário R. R. Soares havia sido entubado para auxiliar no tratamento contra a covid-19 foi negada por seu filho, David Soares (DEM-SP) em uma troca de mensagens por WhatsApp.
David Soares, que é deputado federal e integrante da Frente Parlamentar Evangélica (FPE, popularmente tratada como bancada evangélica), enviou mensagens aos colegas de Câmara relatando o estado do missionário.
“Meus irmãos, bom dia! Peço sinceramente desculpas pelo silêncio. Foram dias complicados. Agradeço as orações pelo nosso missionário. Em momento algum ele foi entubado”, introduziu David Soares.
O filho do fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus contou que o pai está em bom estado de saúde: “Está consciente e já dialoguei com ele hoje pelo vídeo. Está com a voz firme, corado, e com os exames excelentes”.
“Venceremos, com a ajuda de Deus e todo o apoio médico que estamos tendo. Deus abençoe a todos e contamos com as vossas orações. É nossa fé que muda o mundo!”, concluiu o filho de R. R. Soares.
No print da conversa que circula em veículos de comunicação, é possível notar a resposta de dois pastores: Marco Feliciano (Republicanos-SP), que reagiu com emoji de mãos em posição de prece, e Otoni de Paula (PSC-SJ), que escreveu “Graças a Deus”.
A internação
R. R. Soares foi internado no Hospital Copa Star, na última sexta-feira, 04 de junho. Ao longo do final de semana, mesmo com a confirmação da internação por parte do hospital, as redes sociais da Igreja Internacional da Graça de Deus ou do próprio missionário não faziam menção a seu estado de saúde.
No sábado, circulou a informação de que, por conta de sua idade – 73 anos – ele havia sido entubado para auxiliar na respiração, que é uma das funções mais comprometidas pela covid-19.
De acordo com informações do jornal O Globo, o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), líder da bancada evangélica, confirmou a veracidade do print: “A informação que tenho do próprio filho é de que seu pai está bem”.
O Hospital Copa Star confirmou que R.R. Soares segue internado, mas recusou entrar em detalhes do estado de saúde do missionário. A assessoria de imprensa do líder neopentecostal afirmou que “depois de dias de tribulação”, ele segue na “batalha pela restauração completa e a melhora tem sido contínua”.
O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), sobrinho de R. R. Soares, foi uma das poucas lideranças do meio evangélico a se manifestar publicamente sobre o estado de saúde do fundador da Igreja da Graça: “Nosso irmão Missionário RR Soares está graças a Deus se recuperando. Peço a todos que o mantenham em suas preces”, escreveu o bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus no último domingo, 06 de junho.