Durante as últimas eleições, o pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se apresentou como um dos mais contundentes opositores ao governo da presidente Dilma Rousseff, anunciando publicamente seu voto “contra o PT”, e fazendo duras criticas à sua gestão. Porém agora, após a presidente ter sido reeleita, um dos deputados lançados por Malafaia sinaliza apoio ao governo.
Em uma manobra política que tem sido interpretada por analistas políticos, como o jornalista Lauro Jardim, da Revista Veja, o deputado federal eleito Sóstenes Cavalcante, candidato lançado por Silas Malafaia, visitou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para sugerir que Benedita da Silva seja a interlocutora entre o governo e os evangélicos.
Apesar de afirmar categoricamente que não tem intenção de atuar diretamente na política como candidato, o pastor Silas Malafaia ajudou a eleger oito candidatos nas últimas eleições, com seu apoio direto.
Entre os candidatos que receberam o apoio do pastor, foram eleitos os deputados estaduais Samuel Malafaia (PSD-RJ), Lula Cabral (PSB-PE), e Albert Dickson (PP-RN). Para deputado federal, Malafaia ajudou a eleger: Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Fabio Souza (PSDB-GO).
Segundo matéria no site ‘O Globo’, a bancada evangélica na Câmara crescerá 14% a partir do ano que vem, com os 80 deputados federais eleitos.