A produção do filme Deus Não Está Morto 5 está sendo concluída para o lançamento ainda este ano, em um momento especial para os Estados Unidos, onde uma eleição presidencial poderá definir rumos diferentes para o país.
O quinto filme da franquia chegará aos cinemas pouco mais de dez anos depois do primeiro – que foi um sucesso estrondoso de bilheteria – com um roteiro que explora a “relação complexa” entre fé e política em meio a um ano eleitoral.
O título original foi alterado da proposta inicial, que trazia o subtítulo “Rise Up”, para God’s Not Dead: In God We Trust (Deus Não Está Morto: Em Deus Nós Confiamos), em referência à frase presente nas notas de dólar.
A previsão é que o filme chegue aos cinemas dos EUA em 12 de setembro, de acordo com informações do portal The Christian Post. Ainda não há data prevista para a estreia do filme no Brasil.
O roteiro se desdobra em cima do debate sobre como um cristão praticante pode influenciar a política nacional disputando um cargo de deputado: “Ambientado em uma época de convulsão política e espiritual, Deus Não Está Morto 5 acompanha o reverendo David Hill enquanto ele concorre ao Congresso após a morte repentina de um titular”, afirma uma sinopse.
“Enfrentando um adversário poderoso que pretende remover a religião da administração pública, o filme enfatiza a importância dos valores religiosos na formação de políticas e governança”, acrescenta a sinopse.
O filme foi produzido pela Pinnacle Peak Pictures em associação com a Great American Pure Flix. O filme é estrelado por David AR White, o protagonista, Isaiah Washington, Dean Cain e Scott Baio. White reprisa seu papel como Hill, agora concorrendo a um cargo público.
“Agora, mais do que nunca, os cristãos devem perceber que estamos sendo chamados para levar esperança a um país que está se sentindo sem esperança”, diz o personagem Hill de um púlpito, em cena no trailer do filme. “A fé começa onde sua zona de conforto termina. Precisamos dar um passo em direção a essa fé”, acrescenta o protagonista.
Fé para viver
O ator White declarou, em uma entrevista há dois anos, que sua fé em Cristo o sustenta, não importa os obstáculos que ele enfrente, dizendo: “A vida nem sempre acontece como você planeja. Esses momentos entram em nossas vidas de maneiras diferentes”.
O primeiro Deus Não Está Morto foi lançado em 2014, tornando-se um sucesso inesperado com um orçamento de cerca de US$ 2 milhões, e arrecadando mais de US$ 60 milhões nas bilheterias.
A série de filmes teve sua cota de críticas. Uma análise dos filmes feita em 2021 pelo cineasta e crítico cultural Joseph Holmes, publicada pela Religion Unplugged, chamou-a de “o garoto-propaganda de como os cristãos conservadores brancos exageram a realidade da perseguição cristã na América e, intencionalmente ou não, caricaturam e demonizam sua oposição”.