Se por uma lado a comunidade científica está em uma corrida em busca da vacina contra o novo coronavírus, por outro pessoas do mundo inteiro procuram entender o surgimento dessa pandemia através de outras perspectivas, como a teológica.
Neste sentido, pastores como J.D. Greear acreditam que existem causas teológicas por trás do cenário de adoecimento em massa da população, mesmo que isso não tenha uma ligação direta com o retorno de Cristo ao mundo.
“Não é sensato dizer: ‘Ei, isso indica que a vinda de Jesus está chegando”, diz o pastor. “Mas, tendo dito isso, o que eu acho que Jesus está mostrando lá, é que Deus usa coisas como esta [pandemia] para indicar e abalar as fundações do mundo, dizendo que as fundações em que estão são frágeis e há uma nova realidade.”
O pastor argumenta que muito embora Deus não seja o responsável pelo surgimento da pandemia, o fenômeno biológico pode ser usado por Ele como um instrumento de despertar da espécie humana, a fim de que a população reconheça a sua fragilidade diante desta vida e se volte para o que realmente importa, que é a eternidade, possível apenas através de Cristo.
“Você apenas pensa em como algo que não conseguimos ver abalou os alicerces da nossa sociedade… as implicações econômicas disso serão surpreendentes”, ressalta o pastor, segundo informações do portal The Christian Post.
“Deus está dizendo que o mundo em que você está vivendo não é tão seguro quanto você pensa que é, e você precisa repensar os fundamentos que possui”.
Mesmo reconhecendo os elementos espirituais por trás da pandemia, o pastor Greear entende que Deus também colocou a ciência e pessoas especializadas no assunto como forma de trazer conhecimento para o mundo, motivo pelo qual os cristãos também devem seguir as orientações científicas.
“Nossa disposição como igreja, neste momento, é acatar o Ministério da Saúde e nosso governo. Acreditamos que é por isso que Deus nos deu funcionários do governo e, portanto, na ausência de qualquer motivo convincente para não seguir as instruções deles, é isso que vamos fazer”, conclui o pastor.