Documentário mostra pesquisas que comprovam o êxodo do povo hebreu do Egito

6

O cineasta e pesquisador Tim Mahoney se dedicou a provar que o êxodo do povo hebreu narrado na Bíblia Sagrada é um fato histórico, e o resultado do trabalho está no documentário “Patterns of Evidence: The Exodus” (“Padrões de Evidências: O Êxodo”, em tradução livre do inglês).

Interessado em provar que a visão cética de muitas pessoas a respeito da abertura do mar para a travessia dos hebreus e a peregrinação ao longo de quatro décadas pelo deserto estava equivocada, Mahoney dedicou anos de estudo em uma extensa jornada.

De acordo com informações do Christian Today, o cineasta encontrou evidências que suportam a história do Êxodo escrito na Bíblia: “O que começou como uma crise de minha própria fé levou a uma incrível viagem de descoberta”, compartilhou Mahoney.

O cineasta explicou que os arqueólogos não conseguiam encontrar evidências históricas para legitimar a narrativa do livro do Êxodo porque eles estavam olhando para o período de tempo errado.


“A maioria dos estudiosos de hoje não veem as evidências para a história do Êxodo do Egito… A maioria das pessoas que dizem que não há nenhuma evidência [para o êxodo] está olhando para um período de tempo específico”, explicou, acrescentando que “quando eles olham para esse tempo e não veem nenhuma evidência, dão o caso por encerrado. Esta é uma situação onde as pessoas não têm feito as perguntas certas”.

No documentário “Patterns of Evidence: The Exodus”, ele resume suas descobertas e não apenas explora a narrativa bíblica sobre o êxodo, mas também fala sobre questões importantes ligadas ao governo de José no Egito e a conquista de Canaã pelos hebreus após a fuga.

“Eu acho que é muito provável que esses eventos aconteceram”, disse Mahoney, que está muito animado com o apoio que o documentário vem recebendo: “Nossa equipe dedicada, que trabalhou incansavelmente em ‘Patterns of Evidence: The Exodus’, não poderia ser estar mais entusiasmada com o apoio esmagador que nosso filme recebeu em todo os Estados Unidos”, concluiu.

6 COMENTÁRIOS

  1. Não tente mostrar para um incrédulo que ele está errado. É mais fácil ele acreditar em teorias de que houve uma explosão, e que A e B se juntaram e depois de muito tempo surgiu o macaco, que evoluiu e se transformou em gente e depois surgiu a bicharada que evoluiram de outros sem lá o que e que depis de algum tempo o macaco deixou de virar gente porque gente já se reproduzia e gerava mais gente até os dias atuais… A biblia nunca descartou a existência da pré-história e isso é algo vivo pois a biblia mesmo fala dos gigantes da terra… agora quem não quer crer em Deus cria qualquer história de carochinha pois é mais fácil acreditar em disco voador e moleques verdes de outro planeta, do que na existência de um Grande e Poderoso Deus.

  2. o próprio criador do documentário, pois em dúvida a narrativa do êxodo.
    "" eu acho que é muito provável que esses eventos aconteceram"".
    cadê as provas??.
    muitos também dizem: "" eu acho que é muito provável que o homem chegou á lua "".
    e a NASA tem provas.

  3. e cadê as evidências?

    para que período de tempo deve-se olhar então? se o relato biblico mostra um determinado faraó… não seria para esse período que deveria se olhar então?

    que matéria mais fajuta…

    diz o título que o documentário mostra pesquisas que comprovam o evento do “exodo”… mas cadê a comprovação? kd as evidências?

      • Olá Sandro,
        Não sei se você já teve oportunidade de ler toda a biblia, mas creio que voce conheça.
        A presença de Deus ela é continua, mesmo que voce se afaste dEle, ele não se afastou de voce. Nesse tempo que voce esteve longe, em nenhum momento Ele deixou de te defender e tudo que aconteceu não foi culpa dEle. Não ponha a culpa em Deus pois Ele que te libertou e Ele está pronto para te receber de volta. Jesus disse: Vinde a mim todos que estão cansados e oprimidos. Agora é a hora.
        Grande Abraço e Deus Abençoe.

  4. xto é para homens que não conhecem a Deus ….As coisas que o Swnhor faz estao acima do pensamento do homem em que eles ficam completament confundiods e sem saber o que questionar e fazer ate que ficam loucos…………………… A prova mais pura é o que Deus continua a fazer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. “O que começou como uma crise de minha própria fé levou a uma incrível viagem de descoberta”

    Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
    João 20:25

    Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
    E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
    Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
    João 20:27-29

    Sim, bem aventurados são os que creem em Jesus, na Bíblia e em Deus, sem a necessidade de provas.

    Para mim, a maior prova de existência de Deus é que o homem só surgiu na face do planeta Terra depois de tudo estar pronto para lhe dar suporte a vida.
    Já havia, água doce, nuvens, vegetais, dia, noite, animais, legumes, grãos, oxigênio, chuva, etc.
    Têm gente que pensa que o universo está em constante caos.
    Mas não, nós fazemos parte de um imenso universo, e para que estivéssemos aqui, Deus implantou a harmonia neste pequeno planeta, e assim como há harmonia para que o homem pudesse existir no planeta terra, também há harmonia no universo para que o nosso planeta exista, para que a nossa estrela brilhe, para que a nossa galaxia exista e para que tudo que está no universo exista ou deixe de existir.
    Sem um arquiteto, Deus, nada do que existe existiria pois aí sim o caos estaria instalado.

  6. Graça e Paz!Criei um blog, com o objetivo de edificar, orientar e aconselhar jovens trazendo um conteúdo espiritual e abordando assuntos da atualidade a luz da Palavra de Deus, visando direciona-las a sobressair diante de vários obstáculos que surgem em nosso dia a dia…
    Segue endereço da minha home page e blog!!! Tenho certeza que será um canal de bênçãos na sua vida!!!

    https://www.facebook.com/Juventudeemjesus
    https://juventudeemjesus.blogspot.com.br

  7. Pobres crentes evangélicos, vivem procurando evidências históricas para algo que nunca aconteceu na tentativa cômica e ingênua de imaginar ser possível estabelecer como fatos históricos os milagres todos relatados no livro de Êxodo. Sequer foram os livros atribuídos a Moises escritos por ele, sendo a redação de um período muito mais recente e repleta de plágios de autores mais antigos, como é o caso da narrativa do dilúvio de Gênesis.

DEIXE UMA RESPOSTA